NATAL - CERTO OU ERRADO?

Anunciação aos pastores - Lucas 2:10



Se Deus quis que os Israelitas se regozijassem por causa da Sua bondade, nos condenaria Ele por causa de um espírito festivo no Natal? Não foi a mensagem da anjo aos pastores um das "boas novas de grande alegria" ? (Lucas 2:10). É verdade que a Bíblia não nos diz para celebrarmos o aniversário de Jesus. Nem sequer sabemos da data exata, e muito da época tem uma base pagã. Mas isso não faz com que seja errado celebrar, se Cristo ocupa o lugar mais elevado nas nossas vidas. Não pensamos no azevinho e na verdura, como sendo pagãos, assim como não associarmos o Domingo (em inglês – Sunday ou dia do sol) e a Segunda (Monday ou dia da lua) com o louvor e adoração dos deuses do sol e da lua, dos quais estes dias tomaram o nome. Só porque os descrentes abusam da época do Natal, não significa que não possamos gozar esta época. Conserva Cristo no centro. Celebra o Seu nascimento. Canta cânticos de Natal. Reúne-te com a família para festejar. Compra mesmo alguns presentes para lembrar a bondade de Deus. Quando amamos Jesus, Ele abençoa as nossas festividades.

Fonte: www.gospelcom.net/rbc/pd/2000/Dezembro2000.htm

A CONTA E O TEMPO

Deus pede estrita conta do meu tempo,
E eu vou, do meu tempo, dar-lhe conta;
Para dar minha conta feita a tempo,
O tempo foi me dado, e não fiz conta.

Mas, como dar, sem tempo, tanta conta,
Eu que gastei sem conta, tanto tempo?
Não quis, sobrando tempo, fazer conta,
Hoje quero dar conta, e não tenho tempo.

Ó vós, que tendes tempo sem ter conta,
Não gasteis vosso tempo em passatempo.
Cuidar, enquanto é tempo, em vossa conta.

Pois aqueles que, sem conta, gastam tempo,
Quando tempo chegar de prestar conta,
Chorarão, como eu, o não ter tempo.

"Frei Antônio das Chagas"
(Por volta do Século XVII.)

SEPARADOS NA MANJEDOURA

charge
Disse Jesus: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro." (Mateus 6.24)

O SIGNIFICADO DO NATAL



Aonde você vai com tanta pressa? Percebo que você tem pouco tempo...

Seria possível nos dar um minuto de sua atenção?

Já percebeu que há muita gente nas ruas, correndo como você?

Para onde vão todos?

Os shoppings estão lotados... Crianças são arrastadas por pais apressados,

Há uma correria generalizada... Alimentos e bebidas são armazenados...

E os presentes, então? São tantos a providenciar...

Entendo a razão de tão pouco tempo. Mas, qual é o motivo dessa correria?

Percebo, também, luzes enfeitando vitrines, ruas, casas, árvores...

Mas, confesso que vejo pouco brilho nos olhares...

Poucos sorrisos afáveis, pouca paciência para uma conversa fraternal...

É bonito ver luzes, cores, fartura... Mas seria tão maravilhoso ver sorrisos francos...

Apertos de mãos demorados... Abraços de ternura... Mais gratidão... Mais carinho...

Mais compaixão...

Talvez você nunca tenha notado que há pessoas que oferecem presentes por mero interesse... Que há abraços frios e calculistas... Que familiares se odeiam, sem a mínima disposição para a reconciliação.

Mas, porque você me emprestou um pouquinho do seu precioso tempo, gostaria de lhe perguntar novamente: Para que tanta correria?

A você que ainda tem tempo de meditar sobre o verdadeiro significado do Natal, ouso dizer:

O Natal não é apenas uma data festiva, é um modo de viver. O Natal deve ser a expressão do amor. Quem vive sem amor desconhece o encanto do mar que incessantemente acaricia a praia, num vai-e-vem constante...

Natal deve significar fraternidade... E a vida sem fraternidade é como um rio sem leito, uma noite sem luar, uma criança sem sorriso, uma estrela sem luz.

Mas o Natal também pode promover a união... E a vida sem união é como um barco furado, um pássaro de asas quebradas, um navegante perdido no oceano sem fim.

Pense: o natal é a expressão do amor, e a vida sem amor é desabilitada para a paz, porque em sua intimidade não sopra a brisa suave do amanhecer, nem se percebe o cenário multicolorido do anoitecer.

Viver sem a paz é como navegar sem bússola em noite escura... É desconhecer os caminhos que enaltecem a alma e dão sentido à vida.

Enfim, a vida sem amor... Bem, a vida sem amor é mera ilusão.
Já nos diz a Sagrada Escritura que “aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor (I João 4.8)”.

Que este Natal seja, para você, mais que festas e troca de presentes...
Que possa ser um marco definitivo no seu modo de viver, conforme o modelo deixado por Jesus: “...porquanto Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas”, (I Pedro 2.21).

Com os sinceros votos de um natal com significado para você.

A DIDÁTICA DOS ERROS


Este capítulo do Evangelho de Lucas retrata uma série de situações que os discípulos de Jesus enfrentaram, com seus equívocos, que muito bem nos servem como alerta. Você notará que os erros que os discípulos cometeram são os principais erros que os ministros de hoje continuam cometendo.

Os erros que identificamos neste capítulo, basicamente, derivam da superestima que os discípulos desenvolveram a partir da bem sucedida missão, descrita em 9:1-6. Eles receberam poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curarem doenças (v. 1) saíram pelas aldeias anunciando o evangelho e fazendo curas por toda parte (v. 6). Eles pensaram que já estavam prontos, maduros. Quando nos superestimamos, conseqüentemente, tendemos a subestimar o poder do nosso Deus! Passamos a agir como se não precisássemos tanto dEle.

SERÁ SEMPRE UM GRANDE ERRO:
ESTABELECER PLANOS BASEADOS EM NOSSA LÓGICA (Lc 9.12)

O verso 12 relata que os doze chegaram a Jesus com um plano perfeito: Despede a multidão, para que, indo às aldeias e aos sítios em redor, se hospedem, e achem o que comer; porque aqui estamos em lugar deserto. Eles estavam tão seguros de que tinham a melhor solução que nem se dão ao trabalho de perguntar a Jesus o que achava deste plano. Não trazem uma sugestão, uma possibilidade, mas um plano que, para eles, era a melhor opção.

Bem nos alerta o Senhor através do profeta Isaías: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos (Is 55:8 e 9).

Para surpresa dos presunçosos discípulos, o Senhor apresenta o Seu plano: Dai-lhes vós de comer (v. 13). Tanta presunção não os permitia entender de que maneira poderia o plano do Senhor dar certo, afinal, só dispunham de 5 pães e dois peixinhos! Estavam redondamente enganados: o Senhor multiplicou de forma maravilhosa os pães e os peixes e foram alimentados mais de 5 mil homens, mais mulheres e crianças. O verso 17 registra ainda que todos se fartaram e que o que sobejou encheu 12 cestos.

SERÁ SEMPRE UM GRANDE ERRO:
QUERER FALAR DELE SEM ANTES OUVI-LO (Lc 9.33-35)

Pode existir maior prova de soberba num pregador do que esta, de querer falar de Deus sem antes ter parado para ouvi-lo? O verso 33 descreve que, estando Pedro, Tiago e João no monte da transfiguração, o primeiro tomou a iniciativa e propôs: Mestre, bom é estarmos nós aqui; façamos, pois, três cabanas, uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia.

Quão imprópria e fora de contexto foi a palavra dirigida por Pedro a Jesus! Tanto que nem mereceu resposta do Senhor. O próprio Pai foi quem interrompeu a infeliz palavra de Pedro: E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho, o meu eleito, a ele ouvi (v. 35).

É preciso aprender a ouvi-lo, antes de querer falar dele! Em João 10, o Senhor descreve suas ovelhas como aquelas que ouvem e conhecem Sua voz: Quando o Bom Pastor tira para fora todas as ovelhas que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque conhecem a sua voz (Jo 10:4); Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um pastor (Jo 10:16); As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem. (Jo 10:27).

SERÁ SEMPRE UM GRANDE ERRO:
DEIXAR-SE DOMINAR PELAS FRAQUEZAS DA CARNE (Lc 9.28-36)

O mesmo trecho de Lucas 9 que retrata o episódio da transfiguração do Senhor revela que os três apóstolos levados por Jesus ao monte se haviam deixado vencer pelo sono (v. 32). Notemos que enquanto o Senhor se transfigurava e falava com Moisés e Elias, seus discípulos estavam vencidos pelo sono!

O sono pode simbolizar as coisas que estão no mundo para satisfazer a carne e que provocam a embriaguez da alma. Uma alma embriagada de “sono” é impedida de reconhecer a glória de Deus (compare dos versos 29 e 32; quanta coisa gloriosa será que os apóstolos deixaram de presenciar enquanto dormiam?).

Em Mateus 26:36ss, no Getsêmane, os mesmos discípulos dormiram novamente! Observe que o verso 37 conta que Jesus entristecia-se e angustiava-se. No verso 38 Ele mesmo declarou: A minha alma está triste até a morte. Apesar de Jesus ter sido tão enfático eles não conseguiram vigiar nem sequer uma hora!

Quando você deixa de vigiar, “dorme”, fica a mercê de cair em tentação. Para mim o texto de II Samuel 11:1 e 2, que narra a queda do rei Davi, bem ilustra esta verdade: Tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, Davi enviou Joabe, e com ele os seus servos e todo o Israel; e eles destruíram os amonitas, e sitiaram a Rabá. Porém Davi ficou em Jerusalém. Ora, aconteceu que, numa tarde, Davi se levantou do seu leito e se pôs a passear no terraço da casa real; e do terraço viu uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.

Para evitar este erro o apóstolo Paulo recomendou a disciplina de um atleta (I Co 9:24-27).

SERÁ SEMPRE UM GRANDE ERRO:
DESEJAR SER O MAIOR E NÃO PASSAR PELA PROVA DO SERVIÇO (Lc 9.46)

O texto bíblico narra: Suscitou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior. O texto paralelo de Marcos 9:33 acrescenta: Chegaram a Cafarnaum. E estando ele em casa, perguntou-lhes: que estáveis discutindo pelo caminho? Mas eles calaram, porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles era o maior. A questão de qual era o mais importante incomodava o grupo de discípulos de Jesus.

Eles não entendiam ainda do que Jesus realmente falava quando se referia a morrer (Lc 9:44 e 45 e Mc 9:32). Eles experimentaram o poder, viram o Senhor alimentar os mais de cinco mil homens, a transfiguração, a cura do menino epilético e muito mais! Os discípulos esperavam participar de um reino indestrutível, político, glorioso.

Houve outras ocasiões quando os discípulos deixaram as vaidades aflorar. Em Lucas 22:24 a 27 lemos: Levantou-se também entre eles contenda sobre qual deles parecia ser o maior. Ao que Jesus lhes disse: os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que sobre eles exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sereis assim; antes, o maior entre vós seja como o mais novo; e quem governa como quem serve. O pedido da mãe dos filhos de Zebedeu, Tiago e João, em Mateus 20:21 também pode ser incluído – ela queria que seus filhos fossem os maiores no reino de Jesus.

A lição que Jesus deu aos apóstolos é maravilhosa e inclui a figura de uma criança (Lc 9:47 e 48): qualquer que receber esta criança em meu nome, a mim me recebe. (...) pois aquele que entre vós todos é o menor, esse é grande.

LIÇÕES DOS MAGOS


Quem eram os magos que foram ver o menino Jesus? Entre os medos e persas, um grupo sacerdotal respeitável formava-se de magos. Constituíam eles um Conselho Secreto dos reis, administrando assuntos religiosos. Dedicavam-se ao estudo da natureza, com ênfase na astronomia, objetivando a influência dos astros sobre o comportamento e o destino humano (astrologia). Consta que adoravam os 4 elementos cridos como princípios básicos do universo - terra, ar, água e fogo. Ao fogo erigiam templos. Conferiu-se, mais tarde, essa designação a todos que cultivavam a astrologia, interpretação de sonhos e ciências ocultas. Na corte da Babilônia havia uma Ordem de Magos, cognominados sábios, sobre os quais foi estabelecido Daniel, que demonstrou ser mais sábio do que qualquer deles, agraciado com a divina orientação (Dn 2.48).

No tempo de Jesus surgiram, entre os gregos e os romanos, representantes dessa classe, explorando a credibilidade popular, como Simão e Elimas (At 8.9;13.6-8). Os magos de Mateus 2 parecem pertencer a uma classe antiga e honrada. Quem sabe teriam recebido influência do cativeiro judaico, disso decorrendo uma expectativa que os pusesse de plantão diante de profecias messiânicas.

Que lições os magos do oriente nos passam na sua ida a Belém?

1. INTERESSE POR JESUS - Como se percebe facilmente na Bíblia, o evangelho é para todas as classes sociais: lavradores, pescadores, carcereiros, comerciantes, militares, magistrados, sacerdotes, teólogos. Pobres e ricos, servos e senhores, indoutos e doutos. Admitindo-se que os magos eram sábios, é relevante lembrar que o preparo acadêmico não é incompatível com a fé, nem deve dispensá-la.
2. SACRIFÍCIO POR JESUS - Provavelmente residiam na Mesopotâmia, correspondendo ao atual Iraque. Meios de transportes precários, a jornada a Jerusalém cobrava renúncia e esforço. Como lidamos hoje com o desconforto? A distância, o frio, o calor, a chuva, o sol, tudo é empecilho a uma devoção mais proveitosa para a comunhão com o singular personagem do Natal.



3. ADORAÇÃO A JESUS - A seu modo, os magos prestaram um culto ao Messias de Deus. Ofertaram-lhe ouro, incenso e mirra, valores ligados à religiosidade judaica, com os quais se honravam reis. Ainda que adorar, no texto, comporte a idéia de homenagear, e não necessariamente o verdadeiro culto, aqueles visitantes se curvaram diante da pessoa certa. E nós? Gozando de luzes que os magos desconheciam, adoramos corretamente o Salvador? Refletimos no dia-a-dia a "resplandecente estrela da manhã"?





Que lições mais podemos aprender com os magos?


Há pessoas que, como os magos, estão fora do Povo de Deus mas buscam a verdade e há pessoas que pertencem ao Povo de Deus mas não a buscam. Podemos dizer de outra maneira: os magos eram pagãos mas procuraram o Messias e Herodes, os sacerdotes e os doutores da Lei, que tinham a Sagrada Escritura, e puderam saber onde é que o Messias ia nascer, esses não foram a Belém e Herodes procurou mesmo matar o menino.

Há muitas pessoas hoje que dizem: “Eu sou batizado. Sou cristão”. E gabam-se muito disso, e talvez mesmo critiquem aqueles que não entram numa igreja nem participam em qualquer cerimônia religiosa - mas não basta a pessoa ser batizada, nem basta uma pessoa participar dos cultos. É preciso buscar também viver com sinceridade, fazer a vontade de Deus.

Um escritor disse um dia: “O desejo de ter a Bíblia do nosso lado é uma coisa, e o desejo sincero de estarmos do lado da Bíblia é outra coisa muito diferente”.

Uma vez um velho crente, homem idoso de condição simples, ia para o culto na sua igreja e precisou de comprar uns comprimidos na farmácia. Levava a Bíblia debaixo do braço e o farmacêutico aproveitou para caçoar dele e disse: “Então o senhor acredita que nesse livro Deus fala com o ser humano?” “Sim, é nisso que eu creio”. “Pois eu não acredito nisso. Tenho lá uma Bíblia em casa mas não acredito que ela sirva de alguma coisa”. O velho crente pagou os comprimidos que comprou e depois apontando para um cartaz que estava na parede da farmácia disse: “Aquele cartaz diz que o medicamento é indicado para a tosse não é? Mas olhe que eu estou farto de ver o cartaz e continuo com tosse”. “Mas a tosse não passa olhando para o cartaz! É preciso tomar o medicamento!” – disse o farmacêutico - ao que respondeu o crente – “também não basta ter a Bíblia em casa e olhar para ela. Nem basta mesmo lê-la. É preciso cumpri-la”.

Foi uma resposta simples mas sábia. Também os doutores da Lei sabiam que o menino ia nascer em Belém. Também Herodes sabia disso, mas não usaram bem o seu saber.

Que sabiamente apredamos também com as lições dos magos.

JESUS, NOMES E TÍTULOS


Jesus esteve presente nos tempos eternos, nos quais, Deus alegrava-se com a idéia da criação; participou do gênesis ativamente e ainda nos dias iniciais da existência do homem, foi alvo de uma profecia – promessa – que apontava para o maior dos sacrifícios, através do qual, a humanidade seria restaurada e viveria uma nova dimensão, uma vida fundamentada na rocha, inabalável e firme o suficiente para suportar as intempéries do dia-a-dia.

Oh graças! Muitos séculos passaram-se desde aquele dia memorável, no qual a promessa foi firmada, mas, o Todo-Poderoso não se esquece! E no tempo oportuno, explicita o quanto gosta do homem, enviando o Senhor para o sacrifício que restauraria a comunhão pessoal com Ele.

Neste artigo, quero mostrar a grandiosidade do Senhor Jesus, apresentando os Títulos e Nomes, pelos quais foi reconhecido pelo Seu povo.


1) Advogado - 1Jo 2.1
2) Todo-Poderoso - Ap 1.8
3) Braço do Senhor  -  Is 51.9; 53.1
4)Autor e consumador da fé Hb 12.2
5) Autor da Salvação Hb 2.10 e 5.9
6) Filho Amado - Mc 1.11
7) Renovo – Is 4.2
8) Pão da Vida – Jo 6.35
9) Supremo Pastor – 1Pe 5.14
10) Cristo de Deus – Lc 9.20
11) Consolador de Israel - Lc 2.25
12) Pedra de Esquina – Sl 118.22
13) Conselheiro –  Is 9.6
14) Criador – Jo 1.3
15) Sol Nascente – Lc 1.78
16) Libertador – Rm 11.26
17) Porta – Jo 10.7
18) Eleito de Deus – Is 42.1
19) Pai Eterno – Is 9.6
20) Primeiro e Último – Ap 1.5
21) Primogênito – Ap 1.5
22) Precursor – Hb 6.20
23) Glória do Senhor –  Is 40.5
24) Deus – Jo 20.28; Rm 9.5
25) Bom Pastor – Jo 10.11
26) Guia – Mt 2.6
27) Sumo – Sacerdote – Hb 4.14
28) Cabeça da Igreja – Ef 1.22
29) Herdeiro – Hb 1.2
30) Santo Servo – At 4.27
31) Santo – At 3.14
32) Santo de Deus – Mc 1.24
33) Santo de Israel – Is 41.14
34) Salvação – Lc 1.69
35) Eu Sou – Jo 8.58
36) Imagem de Deus – 2Co 4.4
37) Emanuel – Is 7.14
38) Jesus – Mt 1.21
39) Jesus de Nazaré – Mt 21.11
40) Juiz de Israel – Mq 5.1
41) Justo – At 7.52
42)Rei – Zc 9.9
43) Rei dos Séculos – 1Tm 1.17
44) Rei dos Judeus – Mt 2.2
45) Rei dos Reis -  1Tm 6.15
46) Rei das Nações – Ap 15.3
47) Legislador – Is 33.22
48) Cordeiro –  Jo 1.29; Ap 13.8
49) Príncipe – Is 55.4
50) Vida – Jo 14.6
51) Luz do Mundo – Jo 8.12
52) Leão de Judá – Ap 5.5
53) Senhor da Glória – 1Co 2.8
54) Senhor dos Senhores –1Tm 6.15
55) Homem de Dores – Is 53.3
56) Mediador – 1Tm 2.5
57) Mensageiro da Aliança – Ml 3.1
58) Messias – Jo 1.41
59) Deus Poderoso – Is 9.6
60) Poderoso – Is 60.16
61) Estrela da Manhã – Ap 22.16
62) Nazareno – Mt 2.23
63) Filho Unigênito – Jo 1.18
64) Príncipe da Vida – At 3.15
65) Príncipe da Paz – Is 9.6
66) Profeta – Lc 24.19; At 3.22
67) Ressurreição e Vida – Jo 11.25
68) Rocha – 1Co 10.4
69) Raiz de Davi – Ap 22.16
70) Palavra de Deus – Ap 19.13
71) Salvador – Lc 2.11
72) Semente da Mulher – Gn 3.15
73) Pastor – 1Pe 2.25
74) Filho de Deus Bendito – Mc 14.61
75) Filho de Davi – Mt 1.1
76) Filho de Deus – Mt 2.15
77) Filho do Altíssimo – Lc 1.32
78) Filho do Homem – Mt 8.20
79) Filho da Justiça – Ml 4.2
80) Verdadeira Luz – Jo 1.9
81) Videira Verdadeira – Jo 15.1
82) Verdade – Jo 1.14
83) Palavra, Verbo – Jo 1.1
84) Bispo – 1Pe 2.25


Este é Jesus, grande o suficiente para jamais poder entendê-lo (Rm 9.5), mas, tão humilde e amável, quanto um cordeiro (Jo 1.29).

Sejamos pois, um com o Senhor Jesus Cristo!

Amém.

Elias R. de Oliveira

QUEM É JESUS PARA VOCÊ?

Veja quem é JESUS em cada um dos livros da Bíblia.

Se tivermos a curiosidade de resumir uma única mensagem para os 66 livros da Bíblia Sagrada, e a preocupação de Deus Pai em imprimir uma só mensagem, logo encontraremos um único tema: “A redenção do Homem”. Sabemos que existe um único autor que é o Espírito Santo de Deus, e um personagem Principal que aparece de Gênesis ao Apocalípse – Jesus Cristo !


LIVROS DO V.T. e N.T. :JESUS CRISTO DE GÊNESIS À APOCALÍPSE
GênesisDescendente da mulher
ÊxodoNosso Cordeiro Pascal
LevíticoNosso Sacríficio pelo pecado
NúmerosAquele que foi levantado para a nossa cura e redenção
DeuteronômioVerdadeiro Profeta
JosuéCapitão da Salvação
JuízesJuíz e Libertador
RuteNosso Parente Resgatador
I e II Samuel, I e II Reis, I e II CronicasNosso Rei
Esdras e NeemiasNosso Restaurador
EsterNosso Advogado
Nosso Redentor que vive
SalmosNosso Socorro e Alegria
ProvérbiosSabedoria de Deus
EclesiastesO Alvo Verdadeiro
Cantares de SalomãoO Amado da nossa alma
IsaíasO Messias que há de vir
Jeremias e Lamentações de JeremiasO Renovo da Justiça
EzequielO Filho do homem
DanielA Pedra que esmiúça
OséiasAquele que orienta o desviado
JoelO Restaurador
AmósDivino Lavrador
ObadiasO nosso salvador
JonasA nossa Ressurreicão e Vida
MiquéiasA Testemunha contra as nações rebeldes
NaumA Fortaleza no dia da angústia
HabacuqueO Deus da nossa salvação
SofoniasO Senhor Zeloso
AgeuO Desejado de todas as nações
ZacariasO Renovo da Justiça
MalaquiasO Sol da Justiça
MateusO Messias Prometido
MarcosO Servo de Deus
LucasO Filho do Homen
JoãoO Filho de Deus
AtosO Senhor Redivivo
1 CorintiosO Senhor Nosso
2 CorintiosA nossa Suficiência
GálatasO nosso Libertador do jugo da lei
EfésiosO nosso Tudo em todos
FilipensesA nossa Alegria
ColosensesA nossa Vida
1 TessalonicensesAquele que há de vir
2 TessalonicensesO Senhor que vai voltar
1 TimóteoO nosso Mestre
2 TimóteoO nosso Exemplo
TitoO nosso Modelo
FilemonO nosso Senhor e Mestre
HebreusO nosso Intercessor junto ao trono de Deus
TiagoO nosso Modelo singular
1 PedroA Preciosa Pedra Angular da nossa fé
2 PedroA nossa Força
1 JoãoA nossa Vida
2 JoãoA nossa Verdade
3 JoãoO nosso Caminho
JudasO nosso Protetor
ApocalipseO nosso Rei Triunfante

UMA ESTRELA A GUIAR ATÉ JESUS

Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo”. Mt 2.9-10

É sabido por toda a tradição cristã que uma estrela guiou os magos até onde Jesus estava. Mas o que era a estrela de Belém? Desde que estudiosos procuraram uma explicação astronômica para o que os magos terão visto no céu, que os astrônomos têm estudado o problema. Acredita-se que os magos do Oriente terão provavelmente vindo da Babilônia, atual Iraque, onde viviam algumas comunidades judias, ou da Pérsia, atual Irã, onde residiam também algumas comunidades judias. Os magos eram homens sábios, mágicos e astrônomos, altamente respeitados por todo o Médio Oriente, também chamados de reis devido a sua importância na sociedade daquele tempo.

Mas, o que terá sido, afinal, a estrela de Belém? Algumas respostas são muito simples. Foi um milagre, dizem alguns crentes, pelo que não há explicação possível. Muitos astrônomos, contudo, ficaram fascinados com o problema. Todos os anos aparecem novas interpretações e novos dados científicos e históricos. A polêmica persiste, contudo, e as explicações são variadas.

Abandonando a polêmica e tendo a certeza de que uma estrela os guiou perguntamos: E hoje como as pessoas chegarão até o menino Jesus?

Creio que ainda hoje Deus continua usando “estrelas” para levar as pessoas até ao Senhor Jesus. Creio que há ainda inúmeras estrelas por aí iluminando e apontando o caminho da manjedoura.

Que tipo de estrelas seriam essas dos nossos dias atuais? Sabe queridos! Li um texto de autor desconhecido que fala sobre pessoas, estrelas e sobre cometas. O texto nos diz que há pessoas estrelas e há pessoas cometas.

Os cometas passam. Apenas são lembrados pelas datas que passam e retornam. As estrelas permanecem, os cometas desaparecem. Há muita gente cometa, passam pela vida da gente, apenas por instantes. Gente que não prende ninguém e a ninguém se prende. Gente sem amigos. Gente que passa pela vida sem iluminar, sem aquecer, sem marcar presença. Há muita gente cometa, assim são muitos e muitos artistas. Brilham apenas por instantes nos palcos da vida. E com a mesma rapidez com que aparecem, também desaparecem.

Assim são muitos reis e rainhas de todos os tipos. Reis de nações, rainhas de clubes ou concursos de beleza. Assim rapazes e moças que se enamoram e se deixam com a maior facilidade. Assim são pessoas que vivem numa mesma família e que passam pelo outro sem serem presença. Importante é ser estrela, estar presente, marcar presença, estar junto. Ser luz, ser calor, ser vida. Amigo é estrela, podem passar os anos, podem surgir distâncias, mas a marca fica no coração, coração que não quer enamorar-se de cometas que apenas atraem olhares passageiros. E muitos são cometas por um momento, passam, a gente bate palma e desaparecem.

Ser cometa é não ser amigo, é ser companheiro por instantes, é implorar sentimentos, ser aproveitador das pessoas e das situações, é fazer acreditar e desacreditar ao mesmo tempo. A solidão de muitas pessoas é conseqüência de que não podem contar com ninguém, a solidão é resultado de uma vida cometa, ninguém fica, todos passam. E a gente também passa pelos outros.

O mundo que faz diferença é feito de estrelas. É maravilhoso todos os dias poder vê-las e senti-las, todos os dias poder contar com elas, todos os dias ver sua luz e calor. Assim são os amigos, estrelas na vida da gente, pode-se contar com eles. Eles são uma presença, são coragem nos momentos de tensão. São fortaleza nos momentos de fraqueza, são segurança nos momentos de desânimo. Olhando os cometas, é bom sentir-se estrela. Marcar presença, ter vivido e construído uma história pessoal. Ter sido luz e calor para muitos amigos. Ter sido calor para muitos corações, ser estrela neste mundo passageiro, neste mundo cheio de pessoas cometas, é um desafio, mas acima de tudo, uma recompensa. É nascer e ter vivido e não apenas existido!

Queridos amigos! Meu apelo é que nesse natal você seja uma estrela. Uma bela e linda estrela a iluminar o caminho daqueles que estão procurando encontrar Jesus. Quantos “magos” há hoje perdidos, no oriente e no ocidente à procura do nascimento de Jesus. Faça a diferença na vida desses “perdidos” e lhes aponte o caminho até Jesus.

DIA DA BÍBLIA: VOCÊ SABIA?


O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos" que significa livro. “Biblos” era o nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.;

É uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis.

É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais.

Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seus recém inventados prelos manuais, que dispensava as cópias manuscritas.

A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;

Foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica. Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes.

A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur dos Caldeus.

O Novo Testamento com seus 27 livros foi escrito em grego.

O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas o livro de Jó.

Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional.

A primeira tradução completa da Bíblia para o inglês foi feita por Wycliffe, em 1380. A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325). Martinho Lutero foi o primeiro tradutor da Bíblia para a língua do povo alemão.

A Bíblia já foi traduzida por mais de 1500 línguas e dialetos.

Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo?
R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.

Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação?
R: Lamentações, Jonas e Naum.

Qual o menor livro da Bíblia?
R: II João (possui somente 13 versículos).

Qual o maior livro da Bíblia?
R: Salmos (possui 150 capítulos).

Qual o menor capítulo da Bíblia?
R: Salmo 117 (possui 2 versículos).

Qual o maior capítulo da Bíblia?
R: Salmo 119 (possui 176 versículos).

Qual o menor versículo da Bíblia?
R: Jó 3:2 (possui 07 letras).

Qual o maior versículo da Bíblia?
R: Ester 8:9 (possui 415 caracteres).

Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente?
R: 773.693 palavras.

Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente?
R: 3.566.480 letras.

Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui?
R: 1.189 capitulos e 31.102 versículos.

Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus?
R: Ester e Cantares de Salomão.

Você sabe por que as duas divisões da Bíblia são denominadas testamentos?

Pense comigo: se você tivesse um parente que lhe deixasse uma herança, mas para tomar posse você tivesse que ler e entender o testamento deixado por esse parente, você o ignoraria e o deixaria misturado às traças e à poeira de sua estante? Ou... Pelo contrário, o leria com atenção para ter o entendimento completo de seus direitos a fim de reclamá-los? Ou se não o entendesse, de bom gosto, até pagaria um advogado para ensiná-lo tudo sobre aquele testamento e herdar os bens que ele lhe outorga? E a Bíblia? A Bíblia é o testamento de Deus para você. Será que a Bíblia é menos importante do que esse testamento do exemplo? Você não entende a Bíblia? Chame alguém que entenda e com prazer essa pessoa irá lhe ensinar; porque ela já leu e conhece a Bíblia, aprendeu a amar o próximo e sabe que ensinar sobre a herança que Jesus deixou é a única forma de todos os homens conhecerem o seu testamento.

Para saber mais, LEIA A BÍBLIA!

ALGUMAS MANEIRAS DE SE LER A BÍBLIA

Por ocasião do Dia da Bíblia, decidi postar este texto que nos mostra como algumas pessoas que conhecem a Bíblia decidem por “LER” a Bíblia de uma maneira muito particular, fazendo escolhas individuais e decidindo como “fazer” diante do conteúdo apresentado pela Palavra de Deus.

“Vemos uma situação estranha hoje em dia entre os que acreditam nas Escrituras como a palavra inspirada por Deus – os ensinamentos das mesmas Escrituras freqüentemente são ignorados. Porém a mesma passagem que afirma a inspiração divina das Escrituras também afirma a sua utilidade para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça (2 Timóteo 3:16-17). Certamente, Deus não teria deixado para que nós decidíssemos como tratar a sua palavra.

Deixe-me sugerir uma experiência. Eu consigo pensar em apenas quatro maneiras de como podemos “LER” a palavra de Deus. Coloquemos estas maneiras diante de nós e examinemos cada uma delas à luz do ensinamento bíblico para vermos qual é agradável (ou quais são agradáveis) a Deus. Primeiro, quais são estas quatro maneiras?

          1. Fazer o que Deus manda não fazer.
          2. Fazer o que Deus não mandou fazer.
          3. Falhar em fazer o que Deus mandou fazer.
          4. Fazer o que Deus mandou fazer.

Há exemplos de todas estas abordagens de como LER a Bíblia. Vejamos então como Deus reage a cada uma delas.

1. Fazer o que Deus MANDA não fazer.
Nos dez mandamentos, Deus disse: “Não farás para ti imagem de escultura” (Êxodo 20:4). Durante os próximos dias Deus fez uma aliança com os israelitas que teria como base a obediência do povo à palavra do Senhor (Êxodo 19:5-6; 24:3,7). Quando a aliança estava feita, Deus chamou Moisés para a montanha por quarenta dias (Êxodo 24:13-18). Ao final deste tempo o povo se tornou mais impaciente e exigiu que Arão fizesse um bezerro de ouro para eles (Êxodo 32:1). Arão fez uma escultura de um bezerro de ouro, e as pessoas a adoraram (Êxodo 32:2-6). Claramente, o povo fez o que Deus mandou não fazer.

Como Deus se sentiu sobre o comportamento de Israel? Ele disse a Moisés que “o teu povo, que fizeste sair do Egito, se corrompeu” (Êxodo 32:7). Então Deus disse a Moisés, “Deixa-me, para que se acenda contra eles o meu furor, e eu os consuma” (Êxodo 32:10). Obviamente Deus não se agradou. Moisés juntou os levitas, e saíram no meio do povo e mataram cerca de três mil pessoas, talvez as mais envolvidas (Êxodo 32:25-29). Pela leitura de Êxodo 32 a 34, é muito claro que esta abordagem à palavra de Deus não funcionou. De fato foi um desastre.

2. Fazer o que Deus NÃO mandou fazer.
Repare a diferença entre esta abordagem e a anterior. Neste caso, não estamos pensando em fazer o que Deus proibiu. Estamos pensando em alguém fazer algo no louvor que Deus não mandou. A Bíblia conta a história da consagração de Arão e seus filhos ao sacerdócio (Levítico 8 e 9). Deus havia instruído cuidadosamente a Moisés, Arão e seus filhos o que fazer para as cerimônias de consagração (Êxodo 29), e estas instruções haviam sido cuidadosamente seguidas (Levítico 8 e 9). No mesmo dia em que Arão começou no seu papel, a Bíblia diz: “Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que lhes não ordenara” (Levítico 10:1). A coisa estranha sobre o fogo foi que Deus não havia ordenado. Nadabe e Abiú fizeram o que Deus não mandou fazer. Deus se agradou? “Então, saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor” (Levítico 10:2). Obviamente, Deus não apreciou o que haviam feito.

Nos versículos seguintes Deus implica claramente que, quando Nadabe e Abiú fizeram uma oferta de louvor que ele não havia mandado, isso não o santificou (Levítico 10:3). Assim temos um veredicto claro de Deus de como ele vê quando os homens fazem o que ele não mandou. Esta abordagem não funciona.

3. Falhar em fazer o que Deus MANDOU FAZER.
Quando os filhos de Israel saíram do Egito, viajaram até Monte Sinai. No caminho os amalequitas esperaram escondidos e pegaram os desfalecidos entre os israelitas, os abatidos e afadigados. (Deuteronômio 25:17-18). Josué levou o povo a uma batalha para afastar Amaleque (Êxodo 17), e naquela hora Deus disse a Moisés: “Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu” (Êxodo 17:14,16).

Deus é o Deus de toda a terra, e o juiz de todas as nações. Ele determina se as nações se levantam ou caem. Nos dias do rei Saul, Deus decidiu cumprir a sua palavra e executar a sua vingança em Amaleque (1 Samuel 15). As suas instruções para com Saul foram: “Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhes poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos” (1 Samuel 15:3). Esta ação não envolvia apenas uma ação militar contra um inimigo, em que se tomaria os bens de um inimigo conquistado. Nesta campanha, Saul e Israel agiriam como o braço de Deus. Assim, não poderiam tomar bem algum, nem poupar inimigo algum.

Saul desceu e “destruiu” os filhos de Amaleque, com exceção do rei, Agague. Ele matou todos os seus animais, com exceção dos melhores de suas manadas (1 Samuel 15:8-9). Saul não destruiu tudo conforme Deus lhe havia mandado. Quando Deus observou a falha de Saul em fazer o que lhe havia sido mandado, ele disse a Samuel: Saul “não executou as minhas palavras” (1 Samuel 15:11). Samuel foi encontrar Saul e lhe contar do desagrado de Deus. Quando Saul encontrou a Samuel, o rei disse: “Bendito sejas tu do Senhor; executei as palavras do Senhor” (1 Samuel 15:13). Saul disse que havia cumprido o mandamento do Senhor, e Deus disse que Saul não havia cumprido seu mandamento.

Samuel disse a Saul: “Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei” (1 Samuel 15:23). Claramente, esta abordagem não agradou a Deus, e não lhe agradará agora. Temos que ter certeza quando louvamos a Deus que fazemos de acordo com o que ele disse, e não com o que ele não disse.

4. FAZER o que Deus MANDOU fazer.
A través da Bíblia, a única abordagem que agrada a Deus é lhe obedecer no que ele manda. Porém esta questão envolve muito mais do que isso. Deve-se lembrar que ao lidar com a palavra de Deus, estamos lidando com Deus. A coisa que Deus exige é uma reverência para com ele que comove até a obediência, seja esta obediência em relação a uma proibição, ou uma questão de honrar o silêncio de Deus, ou de examinar as Escrituras para ter certeza daquilo que ele quer.

Quando Deus repetiu a Isaque as promessas dadas a Abraão, ele disse que cumpriria estas promessas, “Porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis” (Gênesis 26:4-5). Quando Saul falhou em cumprir o que Deus lhe havia dito, Samuel disse a ele: “Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros” (1 Samuel 15:22).

"O coração de um filho amável procura obedecer ao pai. Se amarmos a Deus, vamos querer fazer a sua vontade, independente de como ele expressá-la. Jesus falou daqueles que estavam dispostos a fazer a vontade do Pai (João 7:17). A prova mais verdadeira da devoção a Deus não é simplesmente fazer a sua vontade, mas fazer a sua vontade porque assim desejamos”.
-Como podemos agradar ao Senhor? por Bob Waldron


Faça uma leitura da forma de sua leitura Bíblica, e aproveite este “dia” da Bíblia par fazer a escolha certa.

Deus o abençoe através de sua Palavra.