METANÓIA - MUDANÇA DE MENTE

Você deve estar se perguntando: o que é metanóia? Isso morde? "Metanóia é uma nova maneira de enxergar a realidade. É a transformação.

Metanóia (Μετάνοια) é uma palavra grega que significa "arrependimento", "conversão". Quando Falamos de arrependimento e de conversão devemos pensar sempre em pessoas.

Pessoas são interessantes, mesmo em suas limitações e falhas. Eu aprendo muito observando e convivendo com pessoas todas os dias. Cada vida é uma história rica em experiências para aprendizado. Cada pessoa é um livro, mas nem sempre um "livro aberto". Há pessoas que são como "porco espinho", quando ameaçadas em suas emoções atacam impulsivamente, outras são simples como as pombinhas brancas, pacíficas e dóceis. Cada pessoa tem seu momento. E como diz a Bíblia: "Sempre que for possível e depender de você, tende paz com todas as pessoas" (Romanos 12:18).

Pessoas foram criadas a imagem e semelhança de Deus, mas a distorção do pecado original transformou radicalmente a vida e a história das pessoas. Hoje o mundo é um mar de gente...pessoas feridas, oprimidas, infelizes... gente que tenta fugir da vida, gente que finge que sua vida é bela quando na sua dura realidade não é. Pessoas que são atores da vida real, pois a vida é como um “reality show”, onde pessoas jogam para conquistar fama, aplausos, aceitação, aprovação da opinião pública, boa reputação, ignorando, não se preocupando em polir o caráter... onde o que mais vale não é o que você é de verdade, mas o que as pessoas pensam e falam de você. É a terrível crise entre o ser e o ter.

Quando determinada pessoa não sofre uma metanóia, ela na verdade não muda em nada o seu caráter, vive sendo sempre a mesma pessoa. Seu caráter será sempre o mesmo.  É a geração CARÁTER KIDS. Seu caráter não desenvolve, não cresce, não amadurece.

Pessoas e a vida são como uma orquestra sinfônica. Será preciso uma perfeita harmonia e ser conduzida por um bom maestro. Jesus é o Senhor da vida, a verdade e o caminho, mas também é o bom pastor que com seu cajado conduz (como um maestro faz) em harmonia suas ovelhas, pessoas que o buscam. Pessoas sem um bom pastor são como ovelhas morrendo no deserto ou sendo devoradas por lobos. Pessoas que desconhecem os propósitos de suas vidas, são como cegos perdidos em meio a um tiroteio ou numa via expressa tomada de carros em alta velocidade... correm risco de morte.

Pessoas são mesmo interessantes, mesmo em suas complexidades, que nem sempre Freud consegue explicar, com suas alterações de humor, seus transtornos emocionais e psicológicos... mas valiosíssimas para Deus que nos fez a excelência da criação. Pessoas precisam de cura, de consolo, pessoas precisam de amor, mas a vida para muitos parece um teatro de terror. E o que fazer da vida? Muitas pessoas não reconhecem o valor da vida. Isso é muito triste.

As Pessoas não são a cor de sua pele, tipo sanguíneo e afins (apesar disso ser um diferencial no traço de cada pessoa); pessoas tocam o coração de Deus, e esse poder é fascinante. Mas é triste ver pessoas vítimas de preconceitos por causa da cor da pele ou dos olhos, tipo de cabelo, nível sócio-econômico, pois a vida vale muito mais do que isso. Pessoas são alvos perfeitos do amor de Deus.

Pessoas... como você as vê? Números, multidão, em muitos casos, rostos desconhecidos?! E como está o seu relacionamento com as pessoas que o cercam?! Bom?! Como está seu convívio com sua família?! Há alegria e prazer ou mero contato por causa do fator sanguíneo?? O que você tem feito de extraordinário para as pessoas que você chama de amigos? Ou você tem oferecido um mero relacionamento trivial, superficial?! Pessoas são cheias de falhas, mas tem seu valor e possuem também virtudes. Pessoas não foram feitas para serem avaliadas como objetos, mas para serem amadas como imagem e semelhança do Rei do amor.

Se para você pessoas são complexas demais, saiba você precisa se tornar uma pessoa melhor, para entender melhor outras pessoas. Pessoas precisam de amor.

"O meu mandamento é este, que vos amei uns aos outros, assim como eu vos amei". (João 15:12)

Tudo perfeitamente viável e possível através da Metanóia.

Ou você permite que Deus mude sua mente, ou nada muda.

CAMINHANDO NOS ACRESCIMOS DE DEUS

"..... E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos". (Atos 2.47)

EXISTEM várias maneiras de ser útil e de servir no Reino de Deus.

Cada membro precisa entender sua função no corpo (dom espiritual) e, sobre tudo, porque recebeu o dom (função).

Hoje trago um tema que é de suma importância: Quando Deus nos acrescenta os que são Salvos.

O texto básico é:

Atos 2.47
“..... E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”.

Para exemplificar de forma bem didática o que é receber um salvo, ou seja, um novo convertido na igreja, utilizaremos o exemplo da conversão de Saulo.

Atos 9.1-19
1 Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,
2 pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém.
3 Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu.
4 Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”
5 Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?”Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.
6 Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer”.
7 Os homens que viajavam com Saulo pararam emudecidos; ouviam a voz mas não viam ninguém.
8 Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E os homens o levaram pela mão até Damasco.
9 Por três dias ele esteve cego, não comeu nem bebeu.
10 Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” “Eis-me aqui, Senhor”, respondeu ele.
11 O Senhor lhe disse: “Vá à casa de Judas, na rua chamada Direita, e pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando;
12 numa visão viu um homem chamado Ananias chegar e impor-lhe as mãos para que voltasse a ver”.
13 Respondeu Ananias: “Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém.
14 Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome”.
15 Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.
16 Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome”.
17 Então Ananias foi, entrou na casa, pôs as mãos sobre Saulo e disse: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo”.
18 Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se, foi batizado
19 e, depois de comer, recuperou as forças.

Este texto narra o momento da conversão de Paulo. Começa com sua formação judaica... suas experiências de vida – perseguição aos cristãos, principalmente a morte de Estevão e o testemunho destes cristãos.

Do texto lido podemos e devemos retirar algumas lições para nós:

1) DEUS MESMO TEM BUSCADO PESSOAS PARA ACRESCENTAR A SUA IGREJA

3 Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu.
4 Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”
5 Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?”Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.

- Na história de Paulo, vemos como Deus agiu, tomando a iniciativa para que ele buscasse a salvação.

Tem sido de Deus a iniciativa por buscar os “acréscimos” para Sua igreja. Ele nos acresce a cada dia os que são salvos.

Cada pessoa que chega a igreja de Cristo, pode até pensar que foi ela que buscou a Deus, mas este sentimento vem de sua resposta ao agir de Deus. Você o buscou porque Ele, de alguma forma tomou a iniciativa usando situações, sentimentos ou pessoas.

Creio que a “maioria” das pessoas que chegam aqui na igreja, são enviadas por Deus, e devem ser bem recebidas por nós. Eles são os acréscimos de Deus, e sem eles a igreja não cresce no caminho que Deus escolheu: acrescentar diariamente os que iam sendo salvos.

Atos 2.47
“..... E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”.

Cremos então, e podemos afirmar que as pessoas que estão na igreja, com certeza, em sua grande maioria, foram enviadas por Deus. Seria algo assim: “o dono da igreja as envia aqui para serem ajudadas”

2) NÓS SOMOS AS PESSOAS QUE DEUS ESCOLHEU PARA AJUDAR A RECEBER OS SEUS ACRÉSCIMOS

v. 6 “Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer”.

- De alguma maneira Deus tem enviado as pessoas para A SUA igreja, a fim de  serem ajudadas através de nós.

No caso de Paulo, Deus:
- Usou Judas – para hospedá-lo
- Usou Ananias – para orar por ele e dar as primeiras orientações
- Usou Barnabé – posteriormente, para ajudar no início do seu ministério.

- Como você tem tratado as pessoas que Deus tem “acrescentado” a sua igreja?

Pessoas que passam por você que trabalham no estacionamento;

Na recepção...

Que sentam ao seu lado na hora dos cultos;

- Qual tem sido a sua  reação diante dos “acréscimos” de Deus?: Medo? Insegurança?

Foi exatamente isto que aconteceu com Ananias e acontece com muitos hoje.

13 Respondeu Ananias: “Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém”.
14 “Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome”.

Ao saber de quem se tratava, Ananias ficou com medo e com cautela.

O  mesmo, acontece hoje em dia com muitas pessoas que chegam na igreja.  Por serem em sua maioria, pessoas desconhecidas para  nós agimos assim. Mas lembre-se: NÃO SÃO PARA DEUS! Na verdade elas chegaram na Igreja por causa de Deus. Ele mesmo as acrescentou.

Deus precisou COMUNICAR essa verdade a Ananias, o instrumento que ele queria usar para cuidar do seu acréscimo:

15 Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. 16 Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome”.

3) PRECISAMOS NOS ESFORÇAR PARA COMPREENDER OS ACRÉSCIMOS DE DEUS

v.7 “Os homens que viajavam com Saulo pararam emudecidos; ouviam a voz mas não viam ninguém”.

Considere sabiamente que em sua grande maioria, aqueles que são “acrescidos” por Deus para a sua igreja, quase sempre não são compreendidos por seus amigos e companheiros mais próximos. Como se já não bastasse isso, em muitos casos, nem os da igreja, quando os recebem, parecem também compreendê-los ou mesmo ajudá-los.

Quando alguém da igreja recebe mal ou não procura compreender aquele que Deus mesmo enviou para sua igreja, certamente deve ser considerado como uma pessoa: “não espiritual”.

Veja o que a Bíblia ensina, abra a sua Bíblia, vamos ler:

1 Coríntios 2
14 Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.
15 Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois
16 “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?” “Nós, porém, temos a mente de Cristo”.

Homens naturais (que não tiveram a experiência do novo nascimento) não entendem as coisas espirituais e as pessoas espirituais.

Esperamos que você tenha sido chamado por Deus para compreender e ajudar na nova caminhada dos “acréscimos” de Deus. Seja você um cristão “espiritual”, que discerne todas as coisas.

Conclusão

Nossa missão na igreja de Cristo é receber as pessoas que Deus tem enviado; ajudá-las e procurar entender o que se passa com elas.
Cada um que faça parte de um ministério em sua igreja precisa cumprir esta função. Comece ainda hoje a CAMINHAR NOS ACRÉSCIMOS DE DEUS.

JUVENTUDE COMO PARADIGMA

“... Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes...” (1 João 2.14).

"O que o jovem pensa de Cristo hoje determina o destino de nossa nação amanhã"
(Thomas Jefferson)

Juventude é paradigma de alguma coisa? Etimologicamente a palavra paradigma provém do grego parádeigma, que significa padrão ou exemplo. Paradigma pode ser entendido por um exemplo, um modelo, uma referência, uma diretriz, um parâmetro, um rumo, uma estrutura, ou até mesmo ideal. Algo digno de ser seguido. Podemos dizer que um paradigma é a percepção geral e comum - não necessariamente a melhor - de se ver determinada coisa, seja um objeto, seja um fenômeno, seja um conjunto de idéias. Ao mesmo tempo, ao ser aceito, um paradigma serve como critério de verdade e de validação e reconhecimento nos meios onde é adotado. Foi o físico Thomas Khun que o utilizou como um termo científico em seu livro A Estrutura das Revoluções Científicas, publicado em 1962.

Não é raro encontrar na sociedade moderna as pessoas que têm na juventude um paradigma. Quando se é uma criança entrando na fase da adolescência, percebe-se logo no discurso, que o seu desejo é chegar logo á fase da vida em que pode se sentir o “dono do seu nariz” e de assumir as suas responsabilidades. É a tão sonhada independência que se abre no auge da juventude e da maioridade. No outro lado, encontramos aqueles que já foram jovens, e andam por aí se queixando: “tempo que não volta mais”, “foi bom enquanto durou” e outras do tipo. É nesse sentido que o ser “jovem” é uma fase marcante e paradigmática.

Mas, como se vê, o que pensa e quem é o jovem de hoje? Essa tal "Geração Y", que está ingressando hoje no mercado de trabalho, cresceu num período econômico próspero, com as inovações tecnológicas ao seu alcance e estímulos constantes por parte de seus pais a desenvolverem suas habilidades; são jovens de autoestima elevada. A "Geração Y" é motivada por desafios e interesse de ascensão rápida, seus integrantes mudam de direção quando percebem que isso não acontecerá em um curto espaço de tempo.

Com toda essa correria e dinâmica do mundo moderno essa força pode se “esgotar” e o cansaço pode alcançar a nossa juventude: "Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão." (Is 40.29-31).

Por que então escrever aos jovens fortes? Certamente João sabia que a nossa força é o Senhor. Veja o que nos recomenda o apóstolo Paulo: "Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”.(Ef 6.10).

De que servirá tamanha força jovem? Certamente que essa força deverá ser direcionada para alcançar a própria juventude.  Nunca em outros tempos a juventude foi tão diversificada. São inúmeras "tribos", como eles mesmo se autodenominam. Os alternativos, os góticos, os emos, os punks; Os burgueses; os blogueiros; os sonoros; os metaleiros; roqueiros, funqueiros, sertanejos, pagodeiros. São diversas as formas de tribos urbanas que se formam no ideal de aproveitar toda essa força jovem.

O que Deus espera de nossa juventuda batista é que assumamos um compromisso de abençoar e trabalhar de forma especial para alcançar a nossa geração.  Ele disse que “somos fortes”, e mais, disse que nos faria ainda mais fortes: “...os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão." (Is 40.29-31).

Nosso desejo é que nossa “força jovem” seja um modelo, uma referencia, uma diretriz para as futuras gerações.

Que para tanto o Senhor nos abençoe.

DO MEU JEITO OU DO DE DEUS?

CADA pessoa tem um jeito. É gente de todo tipo pra viver de todo o jeito.
Não é difícil perceber o jeito distinto de cada pessoa.
Você já conheceu pessoas com costumes estranhos?


- Gente que só bebe num único tipo de caneca
- Gente que canta no chuveiro;
- Gente que não usa desodorante;
- Gente que não gosta de tomar banho;
- Gente que não larga o smartphone;
- Gente que espirra e coloca no twitter/facebook “espirrei”;
- Gente que acha que canta afinado
- Gente que não joga o “velho” pijama fora
- Gente que fala muito alto ou muito baixo
- Gente que se considera médico e receita remédios
   para todo mundo;
- Gente que não para de falar;

Qual o seu jeitão? Tem gente com um “jeitão” tão forte que deseja um mundo do seu jeito.
Num mundo como o nosso, onde quase tudo é “ao gosto” do freguês. O que vemos é a procura cada vez maior por “igrejas” que sejam cada vez mais do nosso jeito. É a religião ao gosto do freguês.

Existe Deus ao gosto do freguês?
Que tipo de Deus você procura?
Que tipo de Deus você serve?

I. Você procura um Deus do seu JEITO

“E o homem, em seu orgulho, criou Deus, a sua imagem e semelhança”.
(Friedrich Nietzsche)

O tipo de deus que a maioria das pessoas procura:

- deus que realiza desejos instantaneamente (como o gênio da lâmpada)
- deus que faz dos seu poder um show para provar sua soberania
- deus que tem compromisso apenas no conforto das pessoas
- deus que fala somente o que se gosta de ouvir

A postura dessas pessoas com relação a Deus é: “Se você não me decepcionar (meus desejos egoístas) eu creio em você”.

O que faz Deus ser Deus é que Ele não está preso aos nossos conceitos e ao nosso senso de justiça. O que faz Deus ser Deus é que Ele não é nosso empregado ou escravo, que existe em função dos nossos desejos e prazeres. Nós é que precisamos Dele, e não Ele de nós.

Na mitologia grega podemos ver bem de perto o que significa criar um deus que satisfaça o nosso jeito de ser. Veja que para Homero, Zeus (deus na mitologia) era “imaginado” de duas maneiras diferentes. É representado como o deus da justiça e da misericórdia, o protetor dos fracos e o punidor do mau. Como marido de sua irmã Hera, ele é o pai de Ares, o deus da guerra; Hebe, a deusa da juventude; Hefaísto, o deus do fogo; e Ilíthia, deusa do parto. Ao mesmo tempo, Zeus é “descrito” como um deus que se apaixona por uma mulher a cada instante e usando de todos os artifícios para esconder sua infidelidade da esposa. Os relatos de suas travessuras eram numerosos na mitologia antiga, e muitos de seus filhos eram o produto de seus casos de amor tanto com deusas quanto com mulheres mortais.

É esse tipo de Deus que você procura?

II - Um Deus que é do seu jeito, não serve para ser o seu Deus!

O Deus verdadeiro... 

– Responde a quem O busca com fé e sinceridade.
– Fala o que você precisa e não o que você quer ouvir.
– Está mais interessado no seu crescimento do que no seu conforto.
– Tudo o que Ele faz é bom.
– Exige sua fé e rendição completa (não negocia com você).
– Sempre mostra que Ele sabe o que faz.

Conheça um pouco mais sobre a história do povo que “sobrou” em Israel, quando a cidade foi invadida e tomada pela Babilônia no tempo do profeta Jeremias: 

  • - O povo já tinha percebido que Deus tinha falado e eles não tinham ouvido, por isso, estavam em uma situação difícil. Assim decidiram procurar a direção de Deus;
  • - Eles procuraram Jeremias pedindo que ele buscasse a Deus e trouxesse a resposta. Eles criam que Deus ainda falava, que Deus respondia, que Deus daria uma direção.
  • - Jeremias revelou o caráter de Deus, não agiu com rancor e vingança, Ele se dispôs a buscar a Deus mais uma vez em favor do povo, que tinha um histórico de desobediência e rebeldia;
  • - Deus respondeu ao que o povo pediu: “para onde devemos ir e o que devemos fazer”. A resposta foi: fiquem, não vão para o Egito.
  • - Diante da resposta, eles já tinham um plano sobre o que fazer, e por isso rejeitam a voz de Deus. (Tinham medo de ficar em Israel e queriam encontrar abrigo no Egito);

NÃO TAMBÉM É BÊNÇÃO

“Pedis e não recebeis...” (Tiago 4.3)


Já parou para pensar na possibilidade de que um não, bem dito e de forma bem clara, pode ser a melhor forma que Deus encontrou para abençoar a sua vida.

Pense comigo hoje na possibilidade de que um NÃO de Deus não é um “cartão vermelho” e sim a forma pela qual você pode conhecer a vontade de Deus para a sua vida.

Hoje quero pensar no NÃO de Deus enquanto sua resposta negativa às nossas orações, como sendo uma bênção. Quando o NÃO de Deus é o nosso livramento e quando a sua resposta contrária à nossa vontade é o maior gesto da sua misericórdia por nós.

I.  O NÃO, É UMA BENÇÃO DE DEUS PARA ESTABELECER LIMITES

Muitos são os que se queixam sem razão. Muitos são aqueles que sendo hoje tanto mais do que eram, e tendo tanto mais do que tinham, e estando tanto mais honrados do que estavam, ainda se queixam.

Adão antes de Deus o formar não era nada. Formado, era uma estátua de barro. Recebendo o sopro de Deus, pôs Adão em pé e começou a ser homem. Recebeu tanta honra que Deus lhe deu a presidência da terra: sobre todos os animais; a presidência do ar: sobre todas as aves e a presidência do mar: sobre todos os peixes. Parece que não podia ser mais nem melhor. Contudo, nem Adão nem Eva ficaram satisfeitos. Ainda queriam mais. E o que queriam? Queriam ser igual a Deus.

Há tal ambição de subir e tal desatino de crescer?

anteontem, nada;
ontem, barro;
hoje, homem;
amanhã, Deus?

Quem ontem era barro, não contentará com ser hoje homem, e o primeiro homem? Quem anteontem era nada, não contentará com ser hoje tudo, e mandar tudo? Adão estava descontente, mas sem razão.
Vejam aqui como o “NÃO” foi necessário. O não de Deus estabeleceu um abençoado limite.

Davi, em 2 Sm 7:8 está escrito: “Tomei-te da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel”. Não só diz Deus o lugar onde o pôs, senão também o lugar donde o tirou. Tirou-o das pastagens pedregosas de Belém e o colocou no trono. Lembre-se o descontente com Deus, onde estava e onde está. Lembre-se com Adão, do que era e do que é. E logo verá que as nossas queixas não são razoáveis.

Os filhos de Zebedeu pediram para Jesus um lugar de honra no seu Reino. Enquanto Jesus fala da cruz, eles falavam da coroa. Enquanto Jesus sentia a dor da morte, eles estavam encantados com o poder. Jesus lhes diz que eles NÃO sabem o que pedem e NÃO lhes atende o pedido. Então, eles viram o excesso da sua ambição. Ontem remando a barca e remendando as redes. Hoje, apóstolos de Jesus; amanhã, desejando ser maiores do que os outros? É por isso que Tiago diz: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal”. (Tiago 4.3)

II. O NÃO, É UMA CLARA EXPRESSÃO DE QUE EXISTE A VONTADE DE DEUS

Sabe meu amigo, se existisse no mundo somente a sua vontade, todos diriam sim a tudo o que você pedisse ou mesmo desejasse. Graças a Deus existe o “não” para lembrá-lo que existe uma diferença entre a sua vontade e a vontade de Deus.

Muitas vezes não sabemos também o que pedimos. Vejamos:

Raquel, fez uma das mais importunas e impacientes petições que uma mulher pode fazer ao marido em sua vida: “Dá-me filhos, senão eu morrerei” (Gn 30:1). Respondeu-lhe Jacó, que os filhos só Deus os dá, e só ele os pode dar. Raquel tinha o amor de Jacó, mas isto não era o suficiente para ela. Ela queria filhos para continuar vivendo.

Sua petição foi atendida, mas o resultado foi o contrário do que pediu. O que pedia Raquel não só era filho, senão filhos e assim lho concedeu Deus, porque a fez mãe de José e Benjamim. Mas, ao cabo dando à luz ao segundo filho, morreu de parto e no mesmo parto do segundo filho.

Vejamos os termos com que Raquel pedia os filhos: “Dá-me filhos, senão eu morrerei”. E quando cuidava que havia de morrer se não tivesse filhos, porque teve filhos, no mesmo ponto em que os teve, morreu. Cuidava que pedia a vida, e pedia a morte; cuidava que pedia a alegria sua e de sua casa, e pedia o luto e a orfandade dela. Tão certo é que no que pedimos com maiores ânsias, não sabemos o que pedimos.

Sansão e o Filho Pródigo. Sabida é a história de Sansão, e sabida a do Pródigo; ambos famosos por seus excessos. Deixados, pois os princípios, e progressos de uma e outra tragédia, ponhamo-nos ao fim de ambas, e vejamos o estado de extrema miséria, a que os passos de cada um os levaram por tão diversos caminhos.

Vejam aquele homem robusto e agigantado, que com aspecto ferozmente triste, tosquiados os cabelos, cavados os olhos, e correndo sangue, atado dentro de um cárcere a duas fortes cadeias. Pois aquele é Sansão.
Vejam aquele jovem macilento e pensativo, que roto e quase despido, com uma corneta pendente no ombro, arrimado sobre um cajado, vivendo na pocilga e com fome. Pois aquele é o Pródigo.

Que mudanças! Um era tão valente e outro tão altivo. Agora o Pródigo com fome só tem autorização para comer as bolotas dos porcos e Sansão, o imbatível e jogado em público para chacota do povo, foi escarnecido e afrontado até à morte. Mas qual a causa dessas mudanças tão estranhas? Essas mudanças aterradoras não tiveram outra causa que a resposta positiva que ambos fizeram.

Sansão pediu a seus pais que lhe dessem por mulher uma filistéia. Concederam-lhe os pais o que pediu; e esta filistéia foi a causa das guerras que Sansão teve com os filisteus, e dos enganos e traições de Dalila, e da sua prisão, e do seu cativeiro, e da sua cegueira, e das suas afrontas e por fim da sua própria morte.

O Pródigo pediu a seu pai que lhe desse em vida a herança que lhe havia de caber por sua morte. Concedeu-lhe o Pai o que pedira: e esta herança consumida em larguezas, e vícios da mocidade, foi a causa da sua pobreza, da sua vileza, da sua miséria, da sua fome, da sua servidão, da sua desonra, que só tiveram de desconto o pesar e o arrependimento.

Que falta lhe fez um não! Uma simples questão de sim ou de não.

Pediria Raquel filhos se soubesse que o ter filhos lhe havia de custar a vida?

Pediria Sansão a filistéia, se soubesse que ela havia de ser a causa de sua afronta, de sua morte e de perder os olhos com que a vira?

Pediria o Pródigo a herança antecipada, se soubesse que com ela havia de comprar a miséria, a fome, a servidão e desonra?


“...Não recebeis, porque pedis mal”. (Tiago 4.3)

Nos casos em questão, eles poderiam até não entender, mas seria uma benção conviver com esse Não retumbante de DEUS. O sim nestes casos foi de “difícil” aprendizado.

Porque o pediram então? Vocês já sabem a resposta: Pediram porque não sabiam o que pediram.

Isso deve nos ensinar a aceitar o Não de Deus com gratidão.

Ele conhece o futuro e sabe o que é melhor para nós. Ele nos atende não segundo a nossa vontade, mas segundo a perfeita vontade.

III. O NÃO É UMA BENÇÃO PARA OS QUE SE SUBMETEM À VONTADE DE DEUS.

Jesus ensina no Sermão do Monte: “Pedi e dar-se-vos-á”. E para maior confirmação desta promessa acrescenta: “Pois todo o que pede, recebe” (Lc 11:9-13).

Não diz Jesus que todo o que pede recebe o que pede. Diz Jesus que todo o que pede recebe. Muitas vezes, porém, recebe o contrário do que pede.

Jesus confirma seu ensino com três exemplos familiares:

“Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião?” Pois esta é a razão porque Deus, que nos trata como filhos, nos diz muitas vezes um NÃO e nos nega o que pedimos; porque pedimos pedras, porque pedimos serpentes, porque pedimos escorpiões.

Cuidamos que pedimos sustento e pedimos veneno; cuidamos que pedimos o que havemos de comer e pedimos o que nos há de comer; cuidamos que pedimos com que viver, e pedimos o que nos há de matar – e isto é pedir serpentes e escorpiões. Louve ao Senhor se ele lhe responde com seu “Não” abençoador.

Quando somos tão néscios que não distinguimos o escorpião do ovo, nem a serpente do peixe, nem o pão da pedra, Deus que é Pai e tão bom Pai, nos nega o que tão perigosamente pedimos.

Para concluir, o apóstolo Paulo diz que Deus nos assiste em nossa fraqueza porque não sabemos orar como convém. Não sabemos orar porque não conhecemos o futuro nem sabemos o que é melhor para nós. Como filhos de Deus, precisamos aprender dois princípios básicos ensinados por Tiago:

1. Devemos sempre orar a Deus e pedir a ele o que necessitamos

Diz Tiago: “Nada tendes, porque nada pedis”. Jesus ensinou: “Pedi e dar-se-vos-á”. A falta de oração retém as bênçãos do céu. Podemos ser ousados para pedir, pois Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós.

2. Devemos sempre nos alegrar quando Deus responde NÃO às nossas orações. Deus é soberano. Ele está no controle do universo e das nossas vidas. Ele trabalha todas as coisas para o nosso bem. Ele age no seu tempo e de acordo com a sua vontade. Ele sempre tem o melhor para nós. Ainda que ele nos leve para o deserto, ou pelos vales, ou pelas ondas, ou pelos rios, ou até mesmo pelo fogo. Ele tem um propósito em mente: nos transformar à imagem de Jesus.

Recebamos o NÃO DE DEUS com sinceridade! O não também é benção!

MAIS UM DIA DOS PAIS

Hoje é mais um dia dos Pais. Mas, o que significa a palavra Pai?

Do latim pater, a palavra pai designava originalmente toda pessoa que dava origem a outro ser. O Direito Romano, base de nosso ordenamento civil, conferia ao pai o título de paterfamiliae, o cidadão romano chefe de família. Já definiam os romanos que “is est pater quem justae nuptiae demonstrant” (o pai legítimo é aquele que o matrimônio como tal indica). E nesta condição, todos os seus descendentes a ele se vinculavam sem poder de oposição, onde se incluía a própria esposa.

Em sentido jurídico, pai é o ascendente masculino de primeiro grau. Eis, portanto, a definição legal. Mas a palavra pai não se limita a letra da Lei e surge de formas variadas em nosso dia a dia. Pai significa amor, ternura e carinho. Neste último sentido a figura do pai se torna cheia de significado.

Sonora Luise
Por que um dia dos Pais? O Dia dos Pais foi criado para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Sonora Louise Smart Dodd, de Washington, foi quem primeiro propôs a idéia de comemorar a data, em 1909. Ela queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê.

O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas.

No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953.

Estamos exatamente no segundo domingo de agosto e celebrando mais um dia dos Pais. Esperamos que seja um dia cheio de significado para você e para toda a sua família.

A você Pai Cristão, lembramos que você realmente é o instrumento na mão de Deus na questão da paternidade. Assim como o cristianismo é a única religião verdadeira, e Deus em Cristo é o único Deus verdadeiro, a única forma possível de se promover uma educação proveitosa para os filhos é a disciplina e admoestação do Senhor. Isso só será possível através de um Pai (ou de pais) realmente Cristão (s). Todo o processo de instrução e disciplina deve ser aquele que Ele (Deus) prescreve e administra, para que Sua autoridade possa estar em contato constante e imediato com a mente, coração e consciência dos filhos.

Neste seu dia dos Pais, peço a Deus que este não seja apenas mais um dia. Peço a Deus que seja um dia especial para assumir de fato a consciência de sua tão grande missão.

Feliz dia dos Pais!

DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO

“SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração”. (Salmo 90.1)


Surgiu recentemente a necessidade de se nomear as gerações de forma a não alinhar com as mesmas características indivíduos de épocas diferentes. Até há pouco tempo atrás, quando nos referíamos a crianças, adolescentes ou pessoas de meia ou terceira idade acabávamos generalizando comportamento e características, independente da época em que viveram.

Hoje é inaceitável imaginar o comportamento de um adolescente, independente da época que tenha vivido. Assim, fica fácil entender que um adolescente do Século XIX, com certeza terá características diferentes de um adolescente do início do Século XX, ou dos anos 50, 60 ou 90.

De acordo com sociólogos, hoje temos uma mudança geracional de cada 10 a 15 anos. As diversas gerações convivem entre si, mas sem saber nada uma da outra. Se você tem 30 anos de idade e quer falar com alguém de 15 anos, normalmente olhará para ele como um desajustado que se veste de forma esquisita, e ele olhará para você como um velho muito “devagar” quase parando.

Por causa dessas diferenças, se optou por chamar as gerações (independente de sua idade, já que as gerações envelhecem) por nomes específicos

As principais classificações das gerações são:

Geração X- A primeira denominação moderna foi a que se denominou Geração X. Esta geração é composta dos filhos dos “Baby Boomers” da Segunda Guerra Mundial. (Baby Boomer é uma definição genérica para crianças nascidas durante uma explosão populacional - Baby Boom em inglês, ou, em uma tradução livre, Explosão de Bebês. Dessa forma, quando definimos uma geração como Baby Boomer é necessário definir a qual Baby Boom estamos nos referindo). Os integrantes da Geração X têm sua data de nascimento, localizada, aproximadamente, entre os anos 1960 e 1980.

Geração Y- A Segunda geração foi denominada de Geração Y. Apesar de não haver um consenso a respeito do período desta geração, a maioria da literatura se refere à Geração Y como as pessoas nascida entre os anos 1980 e 2000. São, por isso, muitos deles, filhos da geração X e netos da Geração Baby Boomers.

Geração Z - Formada por indivíduos constantemente conectados através de dispositivos portáteis e, preocupados com o meio ambiente, a Geração Z não tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Geração Y, já que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Geração Z entre 1990 e 2009.

Diferentemente de seus pais, sentem-se à vontade quando ligam ao mesmo tempo a televisão, o rádio, o telefone, música e internet. Enquanto os demais buscam adquirir informação, o desafio que se apresenta à Geração Z é de outra natureza. Ela precisa aprender a selecionar e separar o joio do trigo. Em meio à abundância de informação a qual está exposta, é necessário saber utilizá-la da melhor forma possível.

Estamos no mês da juventude e hoje é o dia do adolescente batista. Estamos falando das gerações Y e Z. No Brasil, São 20,12% os jovens entre 15 e 24 anos de idade, mais de 34 milhões de cidadãos. É nesta faixa etária que se encontra parte da população brasileira atingida pelos piores índices de desemprego, evasão escolar, falta de formação profissional, mortes por homicídio, envolvimento com drogas e criminalidade. É fato também que os jovens de hoje já não se articulam como os cara pintadas da década de 90 (geração Y), ou aqueles das décadas de 60, 70 ou 80, que saiam nas ruas para protestar contra a ditadura, debatendo sobre a política e os assuntos de interesse da sociedade.

Os desafios são imensos. Devemos entender o comportamento das novas gerações para podermos ajudá-las a adquirir maturidade, influenciando-as para o bem de todos.

Que este seja um mês para o crescimento de nossa igreja e fortalecimento no relacionamento de nossas gerações. “O Senhor tem sido o nosso refúgio”.

Do seu amigo e pastor (X) de todas as gerações.