SIGA EM FRENTE

Você já percebeu como nós seres humanos, não temos muito desejo para ampliar nossos conhecimentos nas coisas corriqueiras do dia a dia? Tirando alguns intelectuais, a maioria quase não lê rótulos, manuais, contratos e as famosas letras pequenas. O fato é que vivemos em um imediatismo prático do produto pronto. Faz parte de nossa cultura e de nossa geração. Contudo a geração que ora chega, está sendo preparada para um entendimento mais lógico e intuitivo, começam manuseando o produto e por tentativas e associações descobrem como se utiliza o produto de maneira quase instantânea.

Agora queridos, quando o assunto é espiritualidade, nos deparamos com outros obstáculos que precisam ser desfeitos, pois dependendo dos conhecimentos adquiridos, eles vão sedimentar em nossa alma a maneira com que nos comportaremos diante de todos os acontecimentos de nossa vida, pois o conhecimento gera convicção e esta gera ação que desenvolve nossa fé.

Somos extremamente limitados em tudo o que conhecemos!

Será que esta limitação chega ao conhecimento do Deus a quem servimos?

Oséias declara que precisamos conhecer ao Senhor, como um incentivo, um desejo de que aconteça isto sempre.

“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra” Os 6.3

Hoje vamos usar como pano de fundo a vida de Moisés. No início de sua “carreira ministerial” ele se deparou com o Deus de seus antepassados, assim como com suas fragilidades e limitações.

Viveu 40 anos imerso na cultura egípcia, mais 40 anos como pastor em Midiã. Estava totalmente voltado a esta vida rude de pastor, lembrando que seus conhecimentos de hebreu foram esmagados durante todos esses anos. Na verdade eles foram reduzidos em mais ou menos três anos de sua vida, quando sua mãe ministrava a ele. Sua lembrança não estava assim tão clara e talvez nunca mais tivesse tido contato com Deus.

Talvez você esteja longe de Deus de diversas formas por não conhecê-lo o suficiente a ponto de não perdê-lo na memória ou no coração.

Gostaria de lhe fazer uma pergunta simples, e quase obvia, mas que pode nos levar a grandes reflexões:

Você conhece Deus? 

Por exemplo, o teólogo Langston diz em um de seus livros:
Deus pode ser definido com um Espírito pessoal, perfeitamente bom, que, em santo amor, cria, sustenta e dirige tudo. 
Deixo bem claro que nada que você faça pode levá-lo para mais perto de conhecer a Deus do que Ele mesmo se deixar ser conhecido por você, isto também é graça! Não se limite a livros e pregações, ele se revela também através do relacionamento.

Mas Deus é assim, Ele fala às pessoas comuns em dias comuns. Ele é surpreendente!

Em um dia rotineiro, Deus se apresenta...
Temos um Deus cujo ato de se autorrevelar é um dos mais favoritos passatempos Dele, temos várias exemplos dEle se definindo ou demonstrando como age. Com Moisés não foi diferente. Na experiência da sarça Moisés recebe de Deus conteúdo suficiente para responder a nossa pergunta. Gostaria de caminhar com vocês para dentro da cena e trazermos à memória, ou até para alguns, é ouvir pela primeira vez, perceba, há revelação surpreendente para você!

Como Deus se revela?
Vejamos no Livro de Êxodo Capítulo 3 e 4.

a) Através de seus atributos imutáveis (3.2)
                              “Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu...”

Literalmente Anjo é o “mensageiro de Yhweh” como o versículo fala do próprio Deus chamando Moisés do interior da sarça. “Anjo” parece ser aqui um sinônimo reverente para a presença do próprio Deus.

ATRIBUTOS DE DEUS

a. Atributos naturais que se baseiam no seu modo de proceder. Esses atributos são:
  • Onipresença (Salmo 139.7-12) – Literalmente significa que Deus está presente em todos os lugares ao mesmo tempo;
  • Onisciência – Deus sabe todas as coisas. Para ele não há nada desconhecido. Ele sabe de tudo. Ele é perfeito conhecedor da natureza de todas as coisas existentes. Por isto pode dirigir o universo sem que haja surpresas para Ele (Salmo 139.1-4).
  • Onipotência – Deus pode todas as coisas... (Isaías 50.2; Lucas 18.27; Jeremias 32.17).
  • Unidade –(Isaías 45.18, 21-24).
  • Imutabilidade –(Tiago 1.17).

b. Atributos morais – Entre eles podemos apontar:
  • Santidade – “(Levítico 19.2; 1Pedro 1.16).
  • Justiça – (Habacuque 1.13).
  • Amor – (1João 4.8)

b) Através de seu poder consumidor (3.2)
                              “... numa chama de fogo que saia do meio de uma sarça”.

O que chamava atenção de Moisés não era a sarça e sim o fogo que não queimava a sarça, e até então Moisés não percebia ser Deus o responsável por tudo.
Experiências extraordinárias podem ser sinais de Deus para lhe chamar a atenção!
“Em todo dia comum e em todo momento extraordinário há um Deus que o procura constantemente” (Charles Swindoll).

Na verdade somos sarças e Deus diz a este respeito: “Qualquer sarça serve, desde que Eu, o grande Deus de toda graça, esteja nela!

Você terá que ser inflamável! Não permita que o amianto da religiosidade impeça o fogo de Deus.

“Quero que você queime para mim como nenhum homem queimou antes. Você foi seco e provado nesta terra deserta, açoitada pelos ventos, durante todos estes anos. Eu queria que secasse! Despojei-o de todas aquelas coisas das quais dependia e que significavam tanto para você. Reduzi-o a um amor simples por mim. Isso é tudo que tem a oferecer agora, Moisés, e isso é tudo que quero”

O fogo é um símbolo da presença divina, o vemos no monte sinal na coluna de fogo e agora na sarça.

O simbolismo está nas virtudes purificadoras e também destrutivas do fogo Dt 4.24: o refinador de metais era figura bem conhecida no mundo antigo Ml 3.2. Normalmente, o fogo parece falar da santidade de Deus e, em particular, de Sua ira em relação ao pecado.

c) Através de sua graça irresistível (3.3)
                              “... Vou ver isso de perto”.

Esta atração chama-se “graça”. Deus ao ver Moisés se voltando a Ele diz: Moisés, Moisés! A palavra VENDO Deus em hebraico quer dizer “ao mesmo tempo”... quando somos cercados pela graça dEle temos que parar, e verificar de perto, sua graça é o caminho para sua revelação, só recebe revelação quem se rende à graça do Senhor!

Quando Deus fala através da sarça, Moisés ainda não sabe que é Deus, ele simplesmente diz “Sou eu”. Acredite é isto que Deus quer ouvir quando Ele lhe chamar, não é seu currículo e suas impressões... Moisés tinha passado pela escola do deserto e agora era somente ele mesmo.

Ele está avaliando sua humildade, sua sensibilidade e sua disponibilidade!

O nome Yhweh significará, a partir deste trecho da palavra no AT, tudo o que o nome Jesus significa para o novo testamento, pois este nome traz o centro de sua nova experiência de redenção e salvação.

A menção de Jesus (que nos remiu Gl 3.13), para nós nos remete à cruz, e Yhweh (que nos tirou do Egito Ex. 20:2) para o judeu, a sua libertação do Egito. Em ambas vemos a GRAÇA do Senhor.

Isto muda: sua visão, suas expectativas e suas limitações.

Para conhecer mais de Deus, você precisa de:

I. Um relacionamento íntimo com Ele. 

Conheça...       
a) Seu Nome (3.14)
                              “Disse Deus a Moisés: ‘Eu Sou o que Sou’”
“EU SOU O QUE SOU” são as letras do hebraico para Yhweh, Deus estava dizendo:
                              “O único ser de todo o universo com existência própria, infinito.”

No Antigo Testamento:

Elohim (plural) e Eloah (singular): fala de Deus tendo o Seu poder criativo e onipotência de forma intrínseca
                              “No princípio criou Deus (Elohim) os céus e a terra” (Gn 1:1)

El: Deus, como “Aquele que vai adiante ou inicia as coisas”.
El-Elyon: Deus Altíssimo (Gn 14:17-20).
Adonay: Senhor
“Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão” (Ex 20:7)

No Novo Testamento:

Theos: Deus 
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus (Theos), e o Verbo era Deus (Theos)" (Jo 1:1).

Kurios: Senhor
Pater: Pai 
"... e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor (Kurios) para glória de Deus Pai (Pater)" (Fp 2:11)

Nomes compostos que estamos mais acostumados
  • YHWH Rafa: O Senhor Que Te Sara (Ex 15-26)
  • YHWH Nissi: O Senhor é a Minha Bandeira. Moisés assim chamou o altar que edificou (Ex 17:15);
  • YHWH Shalom: O Senhor é Paz (Jz 6:24).
Para o hebreu nome significa caráter. Conhecer o nome de Deus é conhecê-Lo tal como Ele é, “invocar seu nome” é apelar a Ele com base em sua natureza revelada e conhecida.

Proclamar seu nome é descrever seu caráter!

Quando Deus se apresenta a Moisés diz que é o Deus de seus antepassados Abraão, Isaque e Jacó, não para lista dos mais mais, mas para mostrar sua graça, pois sem ela estes homens não fariam o que fizeram.Vejam Abraão, um mentiroso e Jacó um trapaceiro, na verdade Deus estava dizendo:,Moisés, sou o Deus dos homens que fracassaram. “Sou o Deus dos homens comuns que realizaram coisas extraordinárias na vida”, Moisés escondeu o rosto não por temor, mas por vergonha e por que Deus o lembrou quem de fato ele era... O nome de Deus é poderoso para nos curar!

b) Sua Santidade (3.5)
                              “...Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa”.

O termo hebraico para santa é separada. É como se Deus dissesse: Moisés, quero que se separe de seu passado, tire sua mente das responsabilidades imediatas e dê-me atenção.

Tirar a sandália é um símbolo asiático de adoração. Esta referencia pode ser um sinal da aceitação da posição de servo, pois o servo vivia descalço.
Está é a primeira vez que ocorre a palavra “santo” na Bíblia, e é bem significativo o fato de santidade estar ligado à pessoa de Deus.

c) Sua Presença  (3.7-9)
                              “De fato tenho VISTO...ESCUTADO...DESCI...”

Se algum dia você já duvidou do amor de Deus por ti,  leia isto e deixe o Espírito Santo lhe convencer...

“Certamente vi...”
“Ouvi seu clamor...”
“Conheço-lhe o sofrimento...”
“Por isso desci a fim de livrá-lo...”

Ele vê, Ele se importa, tem conhecimento e Se comove!
Sua presença é prova de seu caráter para cumprir a sua palavra. Cada vez que você entra na presença de Deus, Ele confirma e renova sua aliança conosco.

Isto muda: sua adoração, sua oração e seu ministério.

II. Uma permissão para o Seu agir 

1. Deixe que Deus tire sua incredulidade (4.13)
                              “Ah, Senhor! Peço-te que envies outra pessoa”.

Diante de tudo isso, porque resistimos a este Deus? Não faz sentido!

Tem uma resposta: a incredulidade. Simplesmente decidimos não crer ao invés de crer!

2. Deixe Deus transformar a sua Religiosidade (4.30-31)
                              “...Moisés realizou os sinais diante do povo e eles creram...”

"E a verdade é que Ele revela muito mais sobre si mesmo a determinadas pessoas do que a outras, não porque tenha os seus “favoritos”, mas porque lhe é impossível mostrar-se a alguém cuja mente e caráter lhe sejam inteiramente adversos." (C. S. Lewis)

Deus sabe que precisamos quebrar nossos corações duros pela letra e tradições, e Ele o faz através de sinais sobrenaturais, ESSA É A DIFERENÇA ENTRE O NOSSO DEUS e os outros deuses: em Salmos 115 diz que os outros deuses tem olhos, mas não vêem, ouvidos mas não ouvem... iguais a eles se tornam os que o adoram, talvez nossos ídolos são nosso conhecimento, nossa doutrina, nossa igreja e até nosso ministério..  Queridos! Se você adorar qualquer outra coisa que não seja o Senhor, ficará como o texto diz: sem ver a glória, ouvir o som de avivamento e sem tocar nos milagres.

Moisés não entendeu quando Deus falou que ele seria usado como libertador do povo, por isso disse: “quem sou eu?”. Espere um pouco, o chamado de Deus não era para ser o libertador, mas para ser o instrumento de libertação.

Deus tem um plano, mas Ele não espera que você execute esse plano. Ele o fará!

Não é humildade se recusar a se juntar a Deus, é religiosidade, pois seu julgamento é de que consegue tudo, mas o sobrenatural pode não dar certo se você o fizer no braço! Na verdade, Deus poderia ficar de lado em tudo o que você faz, pois na verdade não está!

Sua religião, sua performance, sua eloquência, sua inteligência não atraem a Deus. Amados ele chamou MOISÉS! Um homem com 80 anos, enrugado de sol, que trabalhava para o sogro onde morava, não conseguira ajuntar economias para ter o seu lugar e perdido em suas emoções, cultura e espiritualidade!

Você não teria escolhido JONAS que rejeitava vidas, nem GIDEÃO o medroso.

3- Deixe que Deus gere em você expectativa e desejo do seu mover (4.31)
                              “...quando o povo soube que o Senhor decidira vir em seu auxílio...curvou-se em adoração”

Quando souber do que Deus é capaz de fazer por você, por causa de Seu amor, não terá outra postura a não ser adorá-Lo em quebrantamento e total rendição.

Isto muda: seu caráter, sua intimidade com Ele e suas conquistas.

Conclusão

Prossiga em conhecer a Deus até o fim de sua vida, pois terá vigor e seus olhos verão o mover sobrenatural e o cumprimento das promessas. (Dt 34.7).
Hoje vemos em parte e um dia o veremos face a face!
(1 Co 13.12).
SIGA EM FRENTE.

FELIZ DIA DE HOJE!

“Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele”.
(Salmos 118:24).

Hoje é dia de quê?

Você já percebeu que todo dia é dia de alguma coisa? Sabemos que as datas comemorativas do calendário estão nele mais para movimentar a economia do que para qualquer outra coisa. Mas também que elas conseguem extrair de nós certa atenção, algumas mais do que outras, por exemplo: o dia das mães que é o dia mais movimentado no comércio em quase todo o mundo.
Se você levasse a sério o calendário comemorativo de datas especiais, quase todo dia você teria algo para comemorar ou um presente para dar.

Hoje é um dia feliz, não por ser o dia disso ou daquilo.

“Feliz dia de hoje!” É o que Deus fala para você todos os dias! É sobre isto que vamos falar hoje.

Em 2010 foi lançado o livro “Feliz dia de hoje” do empresário Edro de Carvalho, pai do vice-presidente da Rede TV. Aos 84 anos, com muita vitalidade. Com base em sua experiência pessoal, profissional, e reflexões sobre os valores da vida, Edro de Carvalho apresenta neste livro na forma de 'pílulas de atitudes', decisões e ações que podem produzir grandes transformações em nossas vidas. Numa linguagem simples, o autor conta fatos de sua vida e subverte o lugar comum dos pensamentos e comportamentos que repetimos sem questionar. Ele mostra a importância de não ficar a maior parte da vida planejando e adiando as conquistas.

Num exemplo prático: Carvalho lê a seção de obituários do jornal ‘Estadão’ pelas manhãs. Motivo? “Fica contente por não ver o seu nome lá.”

E você diante de tudo isso?

Imagino que você já tenha recebido várias promessas mirabolantes de uma vida completamente feliz e acabou decepcionado. Isto lhe deixou cético. Seus erros lhe deixaram frustrado, as atitudes ruins das outras pessoas o deixaram desconfiado com tudo e com todos. As notícias ruins lhe deixaram negativo e a falta de boas perspectivas sobre a vida pode ter o deixado amargo.

Porém há alegria e esperança para o dia de hoje em sua vida. Jesus nos dará o que promete:
Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu. (Rm 5.5)

Para viver um dia feliz hoje:

1 – Construa um passado bem-resolvido.
Então Jesus disse à mulher: - Os seus pecados estão perdoados.
Lc 7.48 NTLH
Perdoar os pecados foi a ação de Jesus para resolver o passado.

O grande problema de muita gente é estar preso ao passado. Isso acontece quando há fatos mal resolvidos em sua história.

A Palavra de Deus afirma que Deus tem:
um passado perdoado,
um presente de paz,
um futuro de esperança para os seus,

Mas, quando se está preso ao passado, isso te deixa fora dos planos de Deus para o “hoje” e para o “amanhã”.


Como proceder então?

a) Recicle a sua dor
-    Como alguém que foi perdoado, você não deve ter orgulho do seu pecado, mas pode decidir utilizar os erros do passado para seu crescimento e para ajudar outras pessoas. Existem marcas na vida que nunca vão sumir para sempre, mas todas podem ser recicladas.

    “...onde abundou o pecado, transbordou a graça” (Rm 5.20b) NVI
b)    Libere perdão aos outros, a você mesmo e faça as pazes com Deus
Liberte a sua vida de outras pessoas. Se você foi perdoado por Deus, agora pode perdoar todas as pessoas que lhe ofenderam. Se você foi perdoado por Deus, faça as pazes com Ele. Receba de Deus as provas de que Ele não é culpado pelo seu sofrimento e não é culpado pela sua dor. Ele entregou seu único filho para lhe perdoar sendo você ainda pecador.

“Se não perdoarem os outros, o Pai de vocês, que está no céu, também não perdoará as ofensas de vocês”. (Mc 11.26) NTLH

c)    Coloque sua vida no “modo gratidão”.
Perceber o perdão de Deus e se colocar no “modo gratidão” é um ótimo passo a ser dado. Se você não é grato a Deus é porque ainda não percebeu o perdão que Ele liberou sobre a sua vida ou talvez não tenha ainda recebido. Mas o fato é que já foi liberado da parte de Deus para você. Viver agradecido é viver sem achar que todos devem algo a você. Aquele que acha que todos lhe devem algo e acha que não está recebendo o que deve receber, vive na insatisfação, com dor e amargura. Viva com gratidão e você viverá na satisfação, viverá muito mais feliz.

Ao invés de contagiar com murmuração e negativismo, contagiará com alegria e gratidão.
“Por isso sejamos agradecidos, pois já recebemos um Reino que não pode ser abalado. Sejamos agradecidos e adoremos a Deus de um modo que o agrade, com respeito e temor”. ( Hb 12.28) NTLH.
Quem não agradece, não vive de fato.
“Eles sabem quem Deus é, mas não Lhe dão a glória que Ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão”.  (Rm 1.21). NTLH

Se sua mente é vazia, sua vida também será vazia.

Para viver um dia feliz hoje::

2 – Desfrute do presente agora mesmo.
Mas Jesus disse à mulher: - A sua fé salvou você.
Lc 7.50a
Salvar pela fé foi a atitude de Jesus para o tempo presente.

…mas digo essas coisas para que vocês sejam salvos. Jo 5.34b

Hoje mesmo, Jesus lhe salva.

A salvação de Jesus não é apenas para o passado ou apenas para o futuro. É para hoje, é para agora. Agora mesmo.

Ele o livra dos seus pensamentos maus, dos seus desejos ruins, da morte e do vazio da alma. Hoje Ele lhe cura, Ele salva diariamente. Todos os dias há uma ação fresca de salvação de Jesus para sua vida. Não sei o que virá sobre você amanhã, mas durante todo o dia a vida de Jesus estará lhe salvando. Basta que você olhe e foque sempre nEle. Por isso, somos incentivados pela Bíblia a pensar e a focar a nossa vida nas coisas que são do alto. Não seja influenciado pelas notícias ruins ou pela sua própria carne. Olhe para Jesus, para suas Palavras, para sua Vida e viva conforme tudo o que Ele tem para você.

Ser positivo não é ter uma perspectiva falsa da vida, é apegar-se às promessas divinas, é saber que Deus tem para mim tudo que eu preciso para viver bem.
Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. (Sl 37.4). NTLH
O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a ele, por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade. (2 Pe 1.3). NTLH

Passe a viver de acordo com a ação de Jesus para hoje!

Feche a porta da ansiedade e da autopiedade.
Livre-se daqueles pensamentos de morte, de pessimismo de que já deu tudo errado.
Com Jesus, já deu certo!

Viva a sua transformação diária pela fé! Desenvolva a sua salvação diariamente!

d)    Levante-se da cama, não fique lá achando que tudo está perdido;
e)    Declare as verdades de Deus todos os dias. Inicie o dia com elas;
f)    Se você tem falta de algo, peça para Deus;
g)    Se você se sente tentado a desistir, conte com a força e o socorro de Deus, não desista!
h)    Milagre não é mágica, é trabalhar com Deus e contar com o seu sobrenatural, olhe para frente, levante-se, aja e espere pela ação de Deus;
i)    Livre-se da preguiça e esteja pronto em todo tempo para agir e para trabalhar com Deus!
j)    Livre-se do medo, não permita que nada paralise a sua fé;
k)    Vença a depressão, e a escravidão emocional com a fé e dependência diária de Deus;
l)    Desembrulhe cada dia como um grande presente, como um dia cheio de oportunidades;
m)    Deixe para trás o que foi e deixe nas mãos de Deus o presente, viva com esperança.
Ele é o nosso Deus; nós somos o povo que ele guia, somos o rebanho do qual ele cuida. Escutem hoje o que ele nos diz... ( Sl 95.7). NTLH

Para viver um dia feliz hoje:

3- Projete um futuro de paz e esperança.

...vá em paz - Lc 7.50b

Se estiver preso no passado seu presente será de dor e feridas,
 Se não estiver bem resolvido quanto ao futuro, seu presente será um presente de medo.

Paulo estava muito bem resolvido quanto ao futuro, a ponto de dizer: “Morrer é lucro”, por isso ele pôde dizer a segunda afirmação sobre o presente: “Viver é Cristo”. Se seu presente é Cristo ou seu futuro certamente será lucro (ganho e não perda).

A Bíblia nos ensina a viver, a decidir o melhor. Porque todas as decisões que tomamos terão grandes impactos na eternidade. Na perspectiva divina olhamos para frente e não vemos morte, vemos vida. Não vemos fim, vemos uma continuação para um mundo melhor. A eternidade é para quem está bem resolvido quanto ao seu futuro.

Construir o futuro dos seus sonhos vendo cada ação com os olhos da eternidade. Você construirá uma vida excepcional aqui e na vida após a morte.

A perspectiva da eternidade muda completamente a sua vida hoje. Ele agiu no passado, está agindo agora mesmo e agirá no futuro. Isto é viver com esperança, apegado às promessas de Deus e na certeza de que ele fará o melhor, pelo seu caráter e pela sua natureza:

Deus integra tudo em um momento só. Ele faz com o que o seu passado coopere para o seu bem, que o presente seja de fé e mudança e que o futuro lhe traga paz e esperança.

 Se o céu é Cristo, eu posso ter grande parte dele hoje mesmo. Se a eternidade é Cristo, posso desfrutar da grandeza da eternidade hoje mesmo.


CONCLUSÃO

Viva corajosamente, vencendo o medo, com esperança, alegria e fé. Viva positivamente, viva pela fé. Você foi criado para não desistir, para dar certo. Você foi criado com um anseio pela eternidade e com a capacidade de crer.

Para viver cada dia um dia realmente feliz, o único caminho é Jesus!
Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
(1 Pe 1.3).
1 - Construa um passado bem resolvido.
2 - Desfrute do presente agora mesmo.
3 - Projete um futuro de paz e esperança

Resolva sua vida com o passado e o futuro. Viva o hoje como um presente!

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal...para dar-lhes um futuro e uma esperança! (NVI) (Jeremias 29.11).

O ANO ESTÁ ACABANDO E AGORA?

“...porque tudo passa rapidamente, e nós voamos” (Salmo 90:10b).

Estamos exatamente no começo do fim. Isso mesmo, no começo do fim do ano. Significa dizer que o ano está acabando. E agora o que fazer?

Para muitos não muda nada, pois o que estamos dizendo aqui não significa nada. Isso mesmo, para muitos não faz qualquer diferença se um ano está começando ou terminando. A vida há muito caminha sem essas preocupações com o início e o fim do ano.

Muitos estão tão ocupados com o seu trabalho que não tem tempo de pensar nessas coisas. A propósito não entendo a razão desta falta de tempo. Pense comigo. Considere uma pessoa que trabalha oito horas por dia em média. Faça a contas e veja a razão de sua falta de tempo. Quantas horas têm o dia? 24h, Vinte e quatro horas, é lógico.  Muito bem! O ano tem 365 dias de 24 horas. Se você trabalha um terço do dia, então 1/3 de 365 dias é 121. É o que você trabalha. São 52 domingos. Se você não trabalha domingo, diminua 121 menos 52 (domingos) restam apenas 69 dias. Assim, você só trabalha 69 dias no ano.

- É! É isso mesmo! Se tudo está indo bem com seu contrato de trabalho, você tem férias, certo?  Quantos dias de férias você tem? Por lei 30 dias. Diminua 69 menos 30, restam apenas 39 dias de trabalho árduo e que justificam sua falta de tempo. Portanto, você trabalha 39 dias por ano! Alto lá. Estamos no final de ano, contando o Natal, Ano-Novo, Sexta-Feira da paixão, Aniversário da Cidade e outros feriados mais, nós temos 12 dias de festas onde não se trabalha. Agora faça as contas, são os restantes 39 dias, menos 12, ficando apenas 27 dias de trabalho árduo. Fique feliz, você só trabalha 27 dias por ano!  Não, calma! Você precisa se lembrar do sábado. Sábado você trabalha meio-expediente só, certo? Meio dia em um ano, dão exatos 26 dias certo? Claro que estou certo, é matemática simples. Só sobraram 27 dias de trabalho, menos 26 dias é igual a um. Você só trabalha um dia por ano! É isso mesmo: 01 (um) dia somente.  Espero que esse dia não seja o Primeiro de Maio, o famoso dia do trabalho que não apareceu nas minhas contas, pois no DIA DO TRABALHO, e ninguém trabalha. E se esse era o seu único dia de trabalho, acho que você terá tempo sobrando esse ano.

Para você que não se escondeu atrás das desculpas da falta de tempo ou mesmo do seu trabalho árduo, pra você essa é uma data marcante. Certamente esse é o período de concluir um curso, terminar o ano letivo ou mesmo concluir um projeto que a um ano atrás se iniciou. Para aqueles que traçaram metas ao longo deste ano e que projetaram objetivos claros a serem alcançados, essa é uma data muito importante.

Ao chegar ao final do ano, é sempre bom pensar no que ficou para trás, fazer um balanço de nossa vida, um Check–Up da alma. É bom lembrar que um ano passa muito rápido e corremos o risco de nos perdermos em meio as nossas coisas. Acredito que o grande problema, ou seja, o maior pecado que um crente pode cometer é de estar consciente de sua missão e função no mundo e não realizá-la.

A vida é muito curta. Moisés, ao escrever o Salmo 90.8 disse; “Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento”. Um breve pensamento é na verdade um curto espaço de tempo, chamado vida. O que temos feito deste breve pensamento? Por quem temos lutado? Quais são os nossos sonhos?

Acredito que podemos fazer mais, na verdade, precisamos fazer sempre mais e o melhor para o nosso Deus.

O ano está acabando! Essa é a frase que mais ouviremos ao longo do nosso último mês do ano de 2011. Portanto, mais uma vez aqui segue o nosso apelo ao seu coração: Faça a sua parte! Pare de “assistir” e comece agora mesmo a participar. Seja você um vaso de bênçãos nas mãos do Senhor. Pare de se acomodar e comece a se moldar na forma de Cristo. Ao invés de reclamar comece a clamar por mudanças.

O ano está acabando mais ainda há tempo para muitas coisas. Creio que dá tempo para visitar alguém que espera por sua visita, ainda há tempo de orar por uma pessoa, de discipular e deixar o legado de Cristo para uma vida que tanto precisa e necessita do amor de Deus. Ao invés de fugir, você pode agir.

“Mesmo se eu soubesse que amanhã o mundo se
iria partir aos pedaços, eu ainda plantaria
a minha macieira.”
~Martin Luther King Jr.
Deixo ao seu coração a Palavra de Deus em Jeremias 48.10 que nos diz: “Maldito aquele que faz a obra do Senhor relaxadamente” e fazer a obra de Deus relaxadamente significa fazê-la “de qualquer jeito”, “da maneira que eu puder”, “quando sobrar tempo”, “quando eu quiser”, “quando me der vontade”. Acredito que o Deus que eu conheço quer ter alegrias com a sua vida e com a minha vida. Portanto, eis aí a oportunidade. Faça, aja, não fique esperando, vá, corra atrás, não cometa o pecado de ser um crente frio, infrutífero e indiferente, um observador ao invés de um investidor no reino de Deus. Para a honra e a glória do nome de Jesus, a sua vida pode ser uma bênção! Sê tu uma bênção! (Gn 12.2b).

O ano está acabando, contudo ainda há tempo para ser uma benção!.

Que Deus te abençoe.