SER COMO CRISTO

 
Lucas 4:17-21

Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito:
"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor".
Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele; e ele começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir".
(Lucas 4:17-21)

Isaías 61:1-11
O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.
Eles reconstruirão as velhas ruínas e restaurarão os antigos escombros; renovarão as cidades arruinadas que têm sido devastadas de geração em geração.
Gente de fora vai pastorear os rebanhos de vocês; estrangeiros trabalharão em seus campos e vinhas.
Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus. Vocês se alimentarão das riquezas das nações, e no que era o orgulho delas vocês se orgulharão.
Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla, e ao invés da humilhação, ele se regozijará em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna.
"Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade. Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna.
Seus descendentes serão conhecidos entre as nações, e a sua prole entre os povos. Todos os que os virem reconhecerão que eles são um povo abençoado pelo Senhor."
É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias.
Porque, assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Soberano Senhor fará nascer a justiça e o louvor diante de todas as nações.  (Isaías 61:1-11)


- INTRODUÇÃO


Não sei se você já sabe, mas, o tema para os Batistas Brasileiros em 2012, é um tema bem desafiador.

Nossa Ênfase “DESAFIADOS À PRÁTICA DA BÍBLIA PARA SER PADRÃO DE INTEGRIDADE”

Nosso Tema "Ser como Cristo praticando a Bíblia!"

Nossa Divisa "...Até que Cristo seja formado em vós." (Gálatas 4.19b).

Também na Igreja esse tema tem que ser experimentado e praticado a cada dia.

Nossa igreja tem um chamado para SER IGREJA, e você também faz parte deste chamado. Você nasceu para CUMPRIR esse chamado..

A Igreja de Cristo deve refletir a vida de Cristo, cada crente TEM QUE SER COMO CRISTO. Sendo assim, baseado neste texto que fala de Cristo e sua missão entre nós, hoje quero destacar alvos para sua vida pessoal.

Você faz parte de uma grande Igreja. Somos uma forte e crescente igreja, e para continuar assim cada Crente precisa buscar SER IGUAL A CRISTO.

•    PARA SER COMO CRISTO É NECESSÁRIO:



1. TER CONSCIÊNCIA DE SEU CHAMADO
. - v. 1.

"O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu...”

Precisamos da unção do Senhor, por que a missão da igreja é espiritual.

Em todo tempo isto precisa estar em sua mente e coração, para não desistir, para não desanimar, para vencer desânimos, críticas, dificuldades, atravessar vales e buscar sempre a direção do Senhor para sua vida.

Você tem um chamado para seguir Jesus, para cumprir teu ministério.

PARA SER COMO CRISTO É NECESSÁRIO:


2. ESTAR COMPROMETIDO COM A MISSÃO E O MINISTÉRIO DELE
- v. 1b.

“para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;"

-    Pregar as Boas Novas,

-    Restaurar os contritos de coração,

Na universidade, no trabalho, em casa, no lazer, um cristão comprometido.


Este ministério foi recebido através da sua igreja!

Você só está onde está por causa do Senhor e pela causa do Senhor

Paulo escreveu: “A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor!” –  (Efésios. 3: 10-11).


PARA SER COMO CRISTO É NECESSÁRIO:

3. SER O PORTADOR DE SUA MENSAGEM PROFÉTICA AO MUNDO
- v. 2

"para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes.”

-    Proclamar a liberdade aos oprimidos,

-    Apregoar o Ano do Senhor,

-    Consolar os feridos.

Você tem uma mensagem de restauração ao mundo, uma mensagem de compaixão.

E Isso a igreja não pode fazer com o poder da mente, do coração, da boa vontade e muitos menos com o raciocínio da lógica, ou com força física. Tudo pode ajudar. Porém só Deus pode realizar pela sua unção! Somente na unção do Senhor!

Is. 44: 6 e 45: 18:
"Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro."

PARA SER COMO CRISTO É NECESSÁRIO:

4. VIVER A ADORAÇÃO COMO O SEU ESTILO DE VIDA - v. 3
"a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado."
-    Somos feitos para o louvor da Sua glória!

Note bem: isto precisa ser EVIDENTE. Vestido de louvor, ao contrário de espírito reprimido.

PARA SER COMO CRISTO É NECESSÁRIO:


5. TER A MENTE ABERTA PARA OUTRAS REALIDADES SOCIAIS E CULTURAIS
-  v. 5
"E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinheiros."
O Reino de Deus são as pessoas, nobres e plebeus, ricos e pobres, brancos e negros, crianças e idosos, israelitas, gregos e brasileiros. Se no céu será assim por que não na igreja?

Não somos a igreja da elite e nem tão pouco só dos desfavorecidos. Temos que ser a igreja pra todos. Falar para todas as faixas etárias.

Somos igreja de Jesus, instituída através de pessoas, pecadoras como nós, lavadas e redimidas pelo sangue de Jesus!

Precisamos ser uma igreja de TODOS e para TODOS. Porque a igreja tem um chamado ESPIRITUAL a ao mesmo tempo cultural a cumprir na sociedade.

Cada vez mais, o mundo que vivemos, será formado de pessoas diferentes.

PARA SER COMO CRISTO É NECESSÁRIO:

6.  CRESCER EM TODOS OS NÍVEIS DE SUA VIDA - v. 6
"Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações, e na sua glória vos gloriareis."
Qual é a diferença?

Um está voltado para Deus (Sacerdote)  e outro para o povo (Ministros).

Somos sacerdotes de Deus e ao mesmo tempo somos ministros do povo!
-    Proclamação, adoração, evangelização, missões e ação social, não é para alguns ministros chamados por Deus e sim para todos os crentes. Inclusive o pastoreio é de todos os crentes.

Porém da mesma forma que o dom de evangelista é de alguns, porém todos devem evangelizar. Pastorear sua família!

Ajudem-me a zelar, cuidar, da vida de nossos irmãos! Sirva com honra!

Assim você será cada dia mais perecido com Jesus.

vs. 7-8 – "e terão perpétua alegria….fielmente lhes darei sua recompensa, e farei com eles um pacto eterno."


- CONCLUSÃO

SER como Cristo é assim:
 “...Todos os que os virem reconhecerão que eles são um povo abençoado pelo Senhor. "
É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! (Isaías 61). Quando você tomar posse desta promessa poderá dizer:  "Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir".
(Lucas 4:17-21)