RESTAURANDO O SEU VIGOR

“Restaura-me o vigor." NVI
“Ele restaura a minha alma." NBLH
“Ele me devolve a paz de espírito quando me sinto aflito” BV (Sl 23.3)

A depressão é uma doença, pode atingir pessoas de todas as idades e religiões, existem ateus e cristãos que podem estar sofrendo de depressão. Lembro-me que no passado quando se falava que uma pessoa morreu de desgosto, na verdade era a depressão.

Realmente é algo terrível. A vida perde o prazer, a cor e a beleza.

O transtorno depressivo é um transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades. Caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias (anedonia), apatia, alterações cognitivas(diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar ou/e de tomar decisões), psicomotoras (lentidão, fadiga e sensação de fraqueza), alterações do sono (mais freqüentemente insônia, podendo ocorrer também hipersonolência), alterações do apetite (mais comumente perda do apetite, podendo ocorrer também aumento do apetite), redução da interesse sexual, retraimento social, ideação suicida e prejuízo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar).

A depressão não é tristeza. É uma doença que precisa de tratamento.

Qualquer ser humano pode estar sujeito a ficar desencorajado, deprimido, e desesperado. Experimentamos canseira, fracassos, frustrações e medos. Todos nós temos algum tipo de ferida emocional de situações passadas. Carregamos ferimentos, cicatrizes de guerra, lixo emocional que Deus deseja eliminar da nossa vida. Ele quer restaurar a sua alma.

•   Quais são as causas da depressão?

Podem ser inúmeras e controversas.

Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, separação dos pais, rejeição, drogas, problemas na escola e outros fatores estão relacionados com o surgimento ou agravamento da doença.

Culpa, angústia e ressentimento são três VENENOS que podem manter você emocionalmente desequilibrado e a uma terrível depressão.

O que fazer primeiro?

1. DEIXE DEUS REMOVER SUA CULPA: Sl 38.5 e 6
“Minhas feridas cheiram mal e supuram por causa da minha insensatez. Estou encurvado e muitíssimo abatido; o dia todo saio vagueando e pranteando.”
Nada pode destruir a alma mais rapidamente do que a culpa.

Culpa é um problema sério por duas razões:

1.    Todos nós temos razões de sobra para nos sentir culpados.
       Todos nós cometemos erros. Naturalmente carregamos culpa em nossa vida.

2.    Não é possível fugir da culpa. Ela está na nossa mente.
       Mesmo quando mudamos, geograficamente falando, nossa consciência culpada nos acompanha.  A mudança geográfica é até uma mudança de latitude, mas não representa uma mudança de atitude.

Não adianta tentar fugir de você.
“O SENHOR nos deu uma mente e uma consciência. Não podemos nos esconder de nós mesmos.” - Pv 20.27
Como se libertar da culpa? Como tratar da culpa em nossa vida?
As pessoas geralmente tentam  algumas dessas opções:

a. Você pode negá-la; fazer de conta que ela não existe.

Você pode enterrar o passado – mas não funciona. Se ainda está vivo, ele revive. Quando você pensa que ele se foi, ele reaparece em sua mente numa hora bem inapropriada. Negar a culpa não nos liberta da culpa.

b. Você pode minimizá-la.“ Aquilo não foi nada; não foi um grande pecado.”

Mas, então, porque você ainda se lembra dela? Por que você não se esquece dela? Minimizá-la não funciona.

c. Você pode negociar com ela, rebaixando seus valores.

Se você sente culpa a respeito de alguma coisa, é só dizer “Os tempos mudaram; não creio que isso ainda seja errado.”  Os chineses tem um ditado que diz: “Cometa um pecado duas vezes e ele não vai mais parecer como sendo pecado.” O décimo assassinato não vai parecer tão ruim quanto o primeiro. É uma verdade.  Se você repetidamente pratica uma mesma ação, eventualmente, seu consciente ficará calejado, mas isso também não remove a culpa.

d. Você pode racionalizar sua culpa -  “Todo mundo faz isso!”

Em primeiro lugar, todo mundo não faz isso. Mesmo se todo mundo fizesse, justificá-la com base no comportamento de outros não torna você isento de responsabilidade. Você sempre conseguirá achar alguém que é pior que você! Quando eu racionalizo a minha culpa, estou tentando convencer meu coração a respeito de algo que eu sei, com a minha cabeça, que é errado, dizendo “Tudo bem.”  Mas o coração sempre acaba ganhando da cabeça.

e. Você pode jogar a culpa nos outros.

Mentalmente mantemos um registro tanto das coisas erradas que praticamos contra os outros, assim como das que os outros praticam contra nós. E procuramos manter um equilíbrio -  eu me sinto culpado por isso, então jogo a culpa no outro por aquilo. Mas o fato de culpar os outros não torna você isento de responsabilidade.

f. A maioria de nós se auto flagela. Nós punimos a nós mesmos.

Porque interiormente, sabemos que alguém vai ter que pagar o pato pelas coisas de errado em nossa vida. Subconscientemente, nos preparamos para pagar por nossos pecados. Será que sentimento de culpa pode fazer a gente ficar doente? Sem dúvida.  Será que sentimento de culpa pode causar depressão? Certamente!

Será que sentimento de culpa pode nos levar a fracassar? Pode contar com isso. Quantas pessoas bem sucedidas estão vivendo numa boa e, de repente, implodem? Por que? Existe aquele pequeno sentimento de culpa interior que diz: você não merece ser bem sucedido.

Nenhuma dessas alternativas funciona!

Existe somente uma maneira para você solucionar o problema da sua culpa.

Você precisa colocá-la nas mãos de Deus. Ele é o único que pode removê-la! Só Deus faz uma cirurgia em nossa alma e espírito. Neste lugar só Deus pode operar!

Todos nós pecamos, apesar disso Deus nos declara “isentos de culpa” se crermos em Jesus Cristo que em Sua misericórdia graciosamente perdoa os nossos pecados. Rm. 3.23 e 24.

- Como é que Deus perdoa?
“Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz.” – Cl. 2.13-14.
TODOS os nossos pecados.

Eliminou a evidência. Anulou-a completamente. Quando Deus perdoa, Ele perdoa completamente. Ele perdoa os seus pecados e lança-os no fundo do mar, coloca uma placa que diz:  “Proibido Pescar

Tem gente que confessa um pecado a Deus, mas não pára de ficar pedindo perdão.

Se Deus esquece pecados confessados, você também não deveria esquecer?

Por que ficar se acusando de algo que Deus não está lhe acusando?

2. DEIXE DEUS ALIVIAR SUAS MÁGOAS: Ef 4.31

“Livrem-se de toda amargura”
“Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos.” – Hb 12.15
Nem tudo o que fere a nossa vida é algo que nós mesmos fazemos. Às vezes eu sofro por causa de coisas que são feitas contra mim. Outras vezes eu sofro por ver outras pessoas sendo feridas.

A verdade é que teremos sofrimentos durante a vida!

Experimentaremos solidão na vida. Aqui não é o céu ainda. A terra é imperfeita.

Algum dia desses, você vai sentir solidão. Algum dia desses o seu coração vai ser quebrado. Algum dia desses você vai sentir desespero. Algum dia desses você vai experimentar angústia, dor e ressentimento.

O que você faz quando o seu coração é partido?

O que você faz quando a angústia toma conta da sua vida? Você dá uma festa para sua auto-piedade? Entra no jogo do “Se tal coisa acontecesse”? Ou  procura se isolar do mundo, dizendo “Nunca mais deixarei que alguém me machuque novamente”? Você se retrai e pede demissão da vida, vivendo de um modo miserável para o resto da vida?

Existem outras opções. Você pode dar a Jesus a oportunidade de restaurar a sua alma.

O Salmista Davi  foi uma pessoa que conhecia bem o significado de viver angustiado. Ele experimentou o quanto que o sofrimento danifica a alma.
“Misericórdia, SENHOR! Minha vida é consumida pela angústia, e os meus anos pelo gemido; minha aflição esgota as minhas forças e os meus ossos se enfraquecem.”
Sl 31.9-10
Ele está dizendo que sabe o quanto o sofrimento danifica a alma.

Às vezes nós sofremos por causa da estupidez dos nossos próprios atos. Fazemos tolices e cometemos erros sérios, e nos metemos em tudo quanto é tipo de confusão. Isso nos deixa angustiados. Outras vezes  ficamos angustiados ao ver outras pessoas passando por sofrimento. Por causa de uma grande perda. Porque somos vítima inocente da crueldade de outras pessoas.

O que Davi fez com a sua angústia?

Ele fez três coisas. Estas são as coisas que você precisa fazer para que Deus venha restaurar a sua alma.

a. NÃO TENTE MUDAR O QUE NÃO PODE SER MUDADO:
"Enquanto a criança ainda estava viva, eu jejuei e chorei. Mas, agora ela está morta por que devo eu jejuar? Poderia eu trazê-la de volta à vida?"
  2 Samuel 12.22-23
Você tem sido magoado por seja lá quem for - seus pais, sócios e amigos. Mas, por mais que você queira se lamentar, nada pode alterar o que aconteceu no passado.

O primeiro passo para se restabelecer a saúde emocional, a cura, a restauração da alma, é aceitação.

Aceite aquilo que não pode ser alterado.

Aceitação é o primeiro passo para curar a mente, à vontade e as emoções.

Esta é a primeira chave para se desfrutar de paz de espírito.

Aceite e encare o que não pode ser mudado!

b. ENTREGUE-SE AOS CUIDADOS DE DEUS:

Sofrimento na vida é inevitável, mas permanecer como vítima é opcional. 

A Bíblia diz que devemos ser realistas e colocar tudo o que nos afeta nas mãos de Deus. 
"Entregue o seu caminho ao Senhor."  - Sl. 37.5
Ao invés de dizer “Isto, prá mim, é uma tragédia insuportável!”
Diga “Deus, me ajude a passar por esta situação.”
“Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do SENHOR e o adorou.” II Sm. 12.20
c. DIRECIONE SUA VIDA PARA O QUE AINDA É, E NÃO PARA O QUE JÁ SE FOI:
“Depois Davi consolou sua mulher BateSeba e deitou-se com ela, e ela teve um menino, a quem Davi deu o nome de Salomão.” - II Sm. 12.24.
Alguns de vocês hoje aqui estão passando por um período angustiante.

Deus ainda não acabou de cumprir o plano que Ele tem para a sua vida. Ele não
terminou a obra em você ainda. É doloroso, mas não vai devastar a sua vida, se você abrir sua vida para Cristo e permitir que Ele cure suas emoções.

Peça a Deus: “Remova minha culpa, alivie  minha angústia.” 

Enquanto você estiver vivo, Deus ainda tem propósitos para a sua vida.

E o restante da sua vida pode ser a melhor parte da sua vida. Creia mesmo que O MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR!
“E dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do SENHOR, para manifestação da sua glória.” – Is 61.3
Você não precisa permanecer prisioneiro da sua angústia. É uma escolha que você tem a fazer.

3. DEIXE DEUS TRATAR SEUS RESSENTIMENTOS:

Ressentimento é o resultado do que outras pessoas fazem contra mim.

Eu sinto culpa pelo que faço contra as pessoas, mas eu fico ressentido por causa do que elas fazem contra mim. Uma hora ou outra, ficaremos magoados nesta vida; esta é uma realidade.

A vida é injusta. Pessoas vão nos magoar. Às vezes intencionalmente, outras vezes involuntariamente.

De qualquer jeito, ficamos magoados e ressentidos.

Mas, o modo como tratamos o ressentimento determina se...

CRESCEMOS OU ENCOLHEMOS. A ESCOLHA É NOSSA!

Eu posso escolher se a situação vai me devastar ou se vai me dar uma nova direção; se me ajudará a prosseguir ou a retroceder; refinar ou estagnar.

O que eu faço com as feridas que tenho acumulado, com o lixo emocional de que continuo me ressentindo, com aquelas pessoas que, só de pensar, me dão dor de estômago? O que é que eu faço?
“Ficar desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo que leva à morte.”
Jó 5.2
Por quê?

O ressentimento nunca fere a outra pessoa; ele somente fere a nós mesmos.

A outra pessoa pode nem estar sabendo que estou ressentido contra ela. Elas continuam vivendo numa boa.

Alguns seguem permitindo que pessoas do seu passado continuem magoando vocês hoje! Isso é uma estupidez. O que passou, passou. Elas não podem magoar você, a menos que você continue passando um replay na sua mente.

Você não tem nada a ganhar ficando ressentido. Pelo contrário, você é quem fica ferido.
“Com sua raiva, você está ferindo a si próprio.” - Jó 18.4
O que você faz com suas mágoas? Com os ressentimentos que tem causado feridas emocionais?
Novamente: “Livrem-se de toda amargura … perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” – Ef. 4.31-32.
Existe um céu de verdade, e um inferno de verdade. Um dia Deus vai acertar as contas – Deus é justiça.

Enquanto isso, Ele diz: livre-se de toda amargura, perdoando um ao outro, assim como Deus perdoou você. Se você tem recebido perdão, Deus espera que você ofereça perdão. Você nunca terá que perdoar alguém, mais do que Deus já tem perdoado você.

Uma das maiores declarações de Martin Luther King foi: “A amargura é cega.” Se eu permitir que a amargura entre no meu coração, ela vai me cegar. Cegar para reconhecer a verdade, reconhecer tudo o que é de bom no mundo.

Você nunca será curado das suas mágoas e ressentimentos senão receber o perdão de Deus através de Jesus Cristo, para então poder oferecer perdão às outras pessoas. Existe alguma coisa sobre a qual você sente culpa? O que vem à sua mente e lhe incomoda, quando eu começo a falar sobre culpa?

Racionalizar, minimizar, negociar, transferir culpa e se auto flagelar não servem para coisa alguma.

Jesus Cristo pode remover a sua culpa! Somente Ele pode lhe dar um novo começo.

O que é chamado de nascer de novo. Ele pode limpar a sua ficha. Não existe razão alguma neste mundo para você continuar com uma consciência culpada, quando Ele lhe oferece o perdão. Simplesmente aceite-o. Pare de condenar a si mesmo pelo que já passou.
 
Jesus Cristo quer curar suas emoções danificadas. Ele vai restaurar sua alma se você lhe der a oportunidade.
“Por que você está abatida, ó minha alma?
Ponha a sua esperança em Deus.” Sl. 42.5
Você está com a sua alma abatida?

Davi usou uma palavra que todo pastor de ovelhas entendia. Abatida.

Quando acontece de uma ovelha ficar nessa posição, ela não tem como sair dela. Não somente a ovelha fica indefesa no caso de ser atacada por outros animais, mas o que é pior, ela pode morrer sufocada por gases provenientes do estomago. Não há coisa alguma que elas possam fazer por si mesmas. Elas precisam de um pastor que restaure suas almas.

Conclusão:

Jesus Cristo quer restaurar sua alma!

Se você está abatido por qualquer razão, Ele é o único que pode lhe ajudar a se levantar novamente.

Quando Ele restaura a sua alma, Ele restaura a sua confiança, sua alegria, sua paz e suas forças. Nós podemos restaurar muitas coisas – carros, quadros, gravações, edifícios, etc.

Todavia, somente Deus pode restaurar uma alma.

Jesus Cristo quer restaurar sua alma. Como que Ele faz isso?
"Contudo, se você lhe consagrar o coração e estender as mãos para ele; se afastar das suas mãos o pecado e não permitir que a maldade habite em sua tenda, então você levantará o rosto sem envergonhar-se; será firme e destemido. Você esquecerá as suas desgraças, lembrando-as apenas como águas passadas.” – Jó 11.13-16
“Restaura-me o vigor." NVI

OS PRIMEIROS PASSOS PARA SUA RECUPERAÇÃO

“Mas o fruto do Espírito é... o domínio próprio. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.” Gl 5.22-24

“Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.” II Pe 1.5-7

INTRODUÇÃO

Muitos problemas são causados pela falta de domínio próprio:
  • Por que não consigo superar um mau hábito?
  • Por que não consigo pagar minhas contas?
  • Por que não consigo abandonar aquele relacionamento?
Não consegue porque precisa de domínio próprio:

PORQUE O SEU MAIOR PROBLEMA NÃO SÃO OS OUTROS!

SEU MAIOR PROBLEMA É VOCÊ MESMO!

Ed René Kivitz. disse:
"A distância entre Deus e o Homem não é moral, é ontológica, pois pecado não é o que eu faço, é o que eu sou".
Talvez você sinta que sua vida está fora de controle (como carro com direção quebrada e derrapando na pista).

Por isso Deus disse em Pv 25.28:
“Como a cidade com seus muros derrubados,
assim é quem não sabe dominar-se. ”
O domínio próprio é fator chave para qualquer sucesso! Sem autodisciplina provavelmente você não vai conseguir nada na vida:

Sem ESFORÇO, sem VITÓRIA!

Se quisermos alcançar liberdade, precisamos de domínio próprio. A vida plena só virá se você lutar da maneira correta a luta que lhe está proposta.

Antes de lutar contra o mundo e contra Satanás, você precisará vencer sua própria carne, que é maligna por natureza, e sempre tendente para o erro.

O filósofo grego Epíteto, que viveu entre os anos 50 a 115 d.C. disse:
“Nenhum homem é verdadeiramente livre até que se domine”.
Para Epíteto, a vida feliz e virtuosa são sinônimos. Felicidade e realização pessoal são consequências naturais de atitudes corretas.

Jesus disse:
"Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.”- Jo 8.34
Sansão pode ter sido o homem mais forte do mundo, mas sem domínio próprio... Lembra o que aconteceu a ele? Foi seduzido por Dalila.

Sansão teve força, mas não teve domínio!

Hoje as pessoas tentam quase tudo para obter autocontrole: remédios, terapias, seminários, cirurgias, aromas, pagam muito e tentam tudo. Você como crente não precisa de mais nada, porque o tudo que você precisa já está dentro de você. O PODER DO ESPÍRITO!

Veja em que lista Paulo coloca a falta de domínio próprio: II Tm 3.2-4
“Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,”
Comece a dar hoje OS PRIMEIROS PASSOS PARA SUA RECUPERAÇÃO:

1. ADMITA O SEU PROBLEMA PESSOAL - Tg 1.14
“As pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos”.
Esse é o primeiro passo para desenvolver o domínio próprio.

Entende o que Tiago diz?

Somos responsáveis por nosso comportamento.

Com frequência tentamos ignorar nossos problemas: “Eu não tenho problema”, tentamos dizer:

1.    Procrastinando,
2.    Terceirizando,
3.    Fugindo,
4.    Ignorando.

Acusamos qualquer um, encontrando o chamado “bode expiatório”.

Mas o primeiro passo para ter domínio próprio é admitir que nós temos o problema da falta de controle.

Por isso, se você tem um problema a resolver com a comida, bebida, palavras, temperamento, dinheiro, roupas, tempo, sexo, precisa de domínio próprio!

O segundo passo para você desenvolver domínio próprio, e que é muito importante, é o seguinte:

2. DEIXE O PASSADO PARA TRÁS - Fp 3.13 -14
“Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”
E Paulo realmente tinha muita bagagem pesada para deixar para trás, para conseguir viver, ele era um suicida, torturador. Matou pessoas! Como iria viver com Jesus com esta realidade de passado de pecado?

Não foque no pecado, porque você terá mais pecado! Foque na liberdade, na vida, nas promessas e obras de Jesus!

Se você focar no pecado, você foca na obra do diabo.

Se você foca na redenção, você foca na obra redentora de Jesus!

Qual vai ser sua decisão?

Se você viveu um passado ruim, cheio de pecados, você não pode mudar essa realidade, mas também não precisa viver nela hoje. Se você não “exorcizar” seu passado definitivamente, ele vai viver atormentando sua vida no presente.

Essa frase denuncia um conceito errado que afasta você do domínio próprio:

Uma vez fracassado, sempre fracassado!

Isto não é verdade!

Talvez você diga: já tentei quinze vezes. Penso nunca serei capaz de me controlar...

É UM CONCEITO ERRADO!

O fracasso do passado não significa que nunca será capaz de mudar.

O que você não pode é ficar olhando para os fracassos do passado (se fizer, irá repeti-los)

- Ilustração:

Todo automóvel tem por dentro o retrovisor, nele se vê o que ficou para trás do veículo... Se o motorista ficar olhando o retrovisor o tempo todo, vai colidir!

Já observou um bebê que está começando a andar? Geralmente ele cai muitas vezes, mas não para, ele sempre se levanta e continua, até que consegue andar plenamente!

Você poderia imaginar onde estaria se tivesse desistido de aprender a andar?

O maior inventor de todos os tempos, o norte-americano Thomas Edison disse certa vez:
“Não diga que foi um fracasso, diga que foi uma lição (aprendizado).
Agora pelo menos você sabe que não funciona!” 
NÃO TENHA PENA DE VOCÊ MESMO!

Este é um sentimento pequeno, medíocre, covarde, para os pobres e miseráveis, e você não é um desses, porque você é um cristão. E quem tem Jesus Cristo não é um derrotado, não é um coitado, é um VENCEDOR!

Disse Jesus:
"Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” Jo 5.24
“Você nunca terá fracassado até que você desista!”
Rick Warren
VENCEDORES!
“Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” – Rm 8.37
Porque você já venceu...

A tristeza, o pecado, a morte!

E isso, não por que você é um supercrente, mas porque o seu Deus é o GRANDE DEUS!

Pare de chorar e de se lamentar. Viva a vida bem-resolvida com Cristo, e pare de alimentar sua fraqueza com o primeiro pecado fácil que vier à sua frente!

O próximo passo que você precisa dar para tornar-se mais autocontrolado é:

3. REFLITA SOBRE OS SEUS SENTIMENTOS  - Rm 7.19-20
“Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.”
Você não pode ir simplesmente fazendo só porque deu vontade, ou porque veio um impulso.

Você precisa questionar, lutar... Nem tudo que me dá vontade de fazer é correto.
"Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica.” – I Co 10.23
Você pode até manter relações sexuais antes do casamento, isto é praticar a fornicação ou namorar com alguém casado. Isto não é crime, não é ilegal, para a sociedade sem valor, em estado de decomposição também, mas Deus diz que isto é pecado, é errado, e tem consequências terríveis para sua vida. E ai? É permitido, só por que é permitido você vai fazer? Se fizer vai sofrer consequências!

Atualmente damos muita importância aos sentimentos, achando que tudo precisa nos proporcionar bons sentimentos senão não compensa.

Você já ouviu a expressão: “Mas eu o amo...”

Dizemos: “Não sinto que ela goste de mim... não sinto que vão conseguir... não sinto que preciso ler a Bíblia... ou: sinto que devo dar o troco... sinto que preciso me afastar dessa pessoa!” 

Não dê tanta autoridade aos sentimentos, eles não são dignos de confiança. Deus já nos lembrou que duvidoso e enganoso é nosso coração!

DEUS NÃO QUER QUE VOCÊ SEJA CONTROLADO PELOS SENTIMENTOS!

Portanto aprenda a desafiar suas emoções! Confronte sua carne e nunca seja dominado por ela, resista!

O quarto passo:

4. CREIA QUE VOCÊ PODE MUDAR  - I Co 10.13
“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.”
É possível mudar!

Sabe quem não acredita nisto? O seu inimigo!

Para mudar e se tornar mais autocontrolado, você tem que começar a crer que pode mudar.

Toda mudança começa na mente.

Mudança de mente é METANOIA!

Sua crença se transforma numa profecia que se cumpre:

A pessoa que diz “Eu não consigo”, nunca conseguirá... a que diz: “Eu consigo”, poderá falhar uma, duas, três vezes, mas conseguirá. Neste sentido o “pensamento positivo” funciona.

Você deve focalizar sua mente nas promessas positivas de Deus de ajuda e de força.

Creia, quando uma tentação vier, Deus dará forças a você para suportá-la, e assim você poderá sair dela.

É um fato:

Se você é crente, não pode dizer: “A tentação foi forte demais; não aguentei” – a Bíblia diz que Deus é fiel: Ele não permitirá que seja tentado além do que pode suportar.

Portanto, focalize seus pensamentos nas promessas positivas de Deus. Pare de se programar para o fracasso, de se criticar e se desprezar: CREIA QUE PODE MUDAR.

5º Passo:

5. NÃO SE EXPONHA EM SUAS ÁREAS DE RISCO  - I Co 7.5
“para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.”
Da mesma maneira que a Defesa Civil alerta a população sobre as áreas de risco na cidade, você tem o Espírito Santo e o bom senso, que te avisam as áreas em tua vida que você precisa tomar cuidado e atenção.

Você sabe onde pode cair!

E a pessoa mais fraca aqui, é a que ignorar esta realidade!

É o bom-senso:

Fuja das coisas que o tentam – fuja das situações que enfraquecem o seu domínio próprio,

Se não quiser ser picado, fuja das abelhas!

Você pode planejar com antecedência e evitar situações que vão provocar tentações na vida.

Não guarde doces no armário se está fazendo regime.

Em Ef 4.27 lemos:
“Não dêem ao diabo oportunidade para tentar vocês”.
Ilustração:
Uma vez foi perguntado a um homem que havia deixado de fumar, como ele estava se saindo.

Ele disse:
“Eu molhei todos os meus fósforos!” Quando chegava a hora de acender um cigarro, a situação estava sob controle.”

Coloque água nos seus cigarros!

O que você precisa evitar em sua vida, de que precisa se livrar?

E cuidado com quem você está andando, conversando, a Bíblia diz em
I Co 15.33: “...as más companhias estragam os bons costumes."
Talvez você precise se manter afastado de algumas pessoas urgente ou talvez você precise se mudar de bairro!

Agora vamos ao passo final:

6. DEPENDA DO PODER DE DEUS - II Co 13.4
“Pois, na verdade, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Da mesma forma, somos fracos nele, mas, pelo poder de Deus, viveremos com ele para servir vocês.”
E Pedro afirmou:
“Mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.” I Pe 1.5
Se quiser desenvolver domínio próprio, aprenda a depender do poder de Deus para ajudá-lo. Sem o poder de Deus não temos nenhum poder espiritual!

7. ENTREGUE A SUA VIDA PARA A DIREÇÃO DO ESPÍRITO  - Gl 5.16
“Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.”
Observe a seqüência nesse verso, ela é muito importante:
“Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.”- vs 17
Só por Deus mesmo!

Temos uma promessa aqui: você NÃO SATISFARÁ os desejos da natureza humana.

Observe que não diz que você não terá esses desejos (pessoas cheias do Espírito de Deus ainda vão ter os desejos da carne), mas não os satisfarão mais.

Essa questão de sequencia das coisas é muito importante.

Geralmente falamos:
“Minha vida é uma bagunça. Quando me acertar, quando me endireitar, então vou pra igreja, vou viver a lei de Deus... aí vou deixar o Espírito Santo dirigir minha vida... mas depois de resolver tudo”.
Deus diz: não é essa a sequencia correta das coisas.

Ele não diz “primeiro resolva tudo e então ajudarei você”. Não. O que Deus diz é: “Deixe-me entrar em sua vida.”
“Deixe o meu Espírito Santo controlar você ENQUANTO você luta com seus problemas – vou ajudá-lo a mudar”.
A sequencia faz uma incrível diferença! Na verdade: TODA diferença

O que você pensaria se eu dissesse: “Primeiro vou sarar e depois vou consultar o médico”?

Você diria que fiquei louco. É uma ideia ridícula: “Estou me sentindo melhor, por isso vou tomar o remédio”.

CONCLUSÃO

São sete passos, mas você pode dar um de cada vez...

Minha recuperação já COMEÇOU!

DEUS TEM O PODER DE MUDAR SUA VIDA HOJE! CREIA!

CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO

CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO.
Êxodo: 14.1 a 14.

Pecar é da natureza humana. Por conta do pecado, somos feridos por outros assim como ferimos outros.

O tempo não cura nenhuma de nossas feridas.

Conselheiros falam sempre com pessoas que carregam feridas por trinta ou quarenta anos. Feridas que são deixadas sem atenção infeccionam-se e espalham essa infecção pelo corpo inteiro. O tempo apenas aumenta o sofrimento se o problema não é resolvido. A Bíblia nos ensina como superar nossas feridas, dependências e complexos.

Se você reconhece que vive um “cativeiro” espiritual, se reconhece que deseja libertar-se desse mal, entre nessa jornada e comece a “celebrar” a sua recuperação.

Creia: VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO, COMECE HOJE SUA JORNADA DE RECUPERAÇÃO...

1. DEIXE DEUS MUDAR O RUMO DE SUA TRAJETÓRIA - vs. 1, 2 e 3.
“Disse o SENHOR a Moisés: "Diga aos israelitas que mudem o rumo e acampem perto de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar. Acampem à beira-mar, defronte de Baal-Zefom. O faraó pensará que os israelitas estão vagando confusos, cercados pelo deserto.”
Deus quer agir. Todavia Ele precisa de liberdade para atuar.

Deus quer orientar, mexer, mas para isto Ele precisa de liberdade e obediência irrestrita de sua parte.

O grande problema de nossas vidas é que sempre queremos decidir, controlar e muitas vezes precisamos nos deixar levar, e simplesmente obedecer, porque Deus é quem sabe o que é melhor.

O povo de Israel queria DISTÂNCIA DO EGITO, contudo, O RUMO OS DEIXAVA PERTO DE FARÁO. Tudo isso porque Deus estava confundindo Faraó.

Sensibilidade... Por que você está aqui hoje?

Você pode ter chagado aqui bem seguro da direção que você tem dado à sua vida. E Deus pode lhe falar: “mude o rumo do teu acampamento nesta noite”

2. CREIA QUE DEUS ESTÁ MUITO ACIMA DOS SEUS INIMIGOS - v. 4
“Então endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Todavia, eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército; e os egípcios saberão que eu sou o SENHOR". E assim fizeram os israelitas.”
Mesmo na adversidade Deus tem tudo sob controle. Não existe acaso, contratempo, acidentes, mau tempo em sua trajetória.

Você pode até ter o seu CRONOGRAMA. (do grego: Kronos)

Deus tem tudo MUITO MELHOR planejado e organizado, TUDO!
Até seus erros e pecados já foram levados em conta.

Coloque sua vida no KAIRÓSGRAMA de Deus.  (do grego: Kairós)

NADA PEGA DEUS DE SURPRESA
“De acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor” - Ef 3.11
“Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade.”
Ef 1.11
Deus permitiu a perseguição de Faraó ao povo de Dele, para que através de toda perseguição, o Seu nome fosse glorificado e o povo abençoado.

Realmente, muitas vezes, não entendo a forma como Deus age. Por vezes ela é oposta à forma de como eu faria, mas Ele é Deus!

3. MANTENHA-SE FIRME MESMO QUANDO A SITUAÇÃO SE MOSTRAR MUITO RUIM - vs. 5-6
“Contaram ao rei do Egito que o povo havia fugido. Então o faraó e os seus conselheiros mudaram de idéia e disseram: "O que foi que fizemos? Deixamos os israelitas saírem e perdemos os nossos escravos!”Então o faraó mandou aprontar a sua carruagem e levou consigo o seu exército.”

V. 7.  “Levou todos os carros de guerra do Egito, inclusive seiscentos dos melhores desses carros, cada um com um oficial no comando.”

Sl 20.7 e 8 – “Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do SENHOR, o nosso Deus. 8 Eles vacilam e caem, mas nós nos erguemos e estamos firmes.”
Está difícil? Se mantenha firme, confiante, otimista, foque em Deus e renove sua fé.

Não deixe que as situações da vida determinem a sua fé em Deus, pelo contrário, a sua fé em Deus é que deve prevalecer nas situações, foi numa situação como esta que o profeta Habacuque escreveu:

"Embora as figueiras tenham sido totalmente destruídas e não haja flores nem frutos, embora as colheitas de azeitonas sejam um fracasso e os campos estejam imprestáveis; embora os rebanhos morram pelos pastos e os currais estejam vazios, eu me alegrarei no Senhor! Ficarei muito feliz no Deus da minha salvação." Hb 3. 17 e 18 - A Bíblia Viva.

4. ESTEJA SEMPRE ALERTA PORQUE O SEU INIMIGO NÃO DESISTE FACILMENTE - v. 8
“O SENHOR endureceu o coração do faraó, rei do Egito, e este perseguiu os israelitas, que marchavam triunfantemente.”
A NBLH diz que o povo saiu de maneira vitoriosa; na Bíblia Viva diz que levava as riquezas do Egito.

Era só festa. Família, liberdade, riqueza acumulada, em direção à sua terra. Perfeito... Mas de repente quem aparece? Faraó com 600 carros de guerra.

Tem sempre alguém querendo TE JOGAR UM BALDE DE ÁGUA FRIA.

5. NÃO SE APOIE NA SUA NATUREZA HUMANA - vs 9 a 12
“Os egípcios, com todos os cavalos e carros de guerra do faraó, os cavaleiros{1} e a infantaria, saíram em perseguição aos israelitas e os alcançaram quando estavam acampados à beira-mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom. Ao aproximar-se o faraó, os israelitas olharam e avistaram os egípcios que marchavam na direção deles. E, aterrorizados, clamaram ao SENHOR.”
Vs.  11 e 12  - Disseram a Moisés:
"Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá? Já lhe tínhamos dito no Egito: Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios! Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto!"
- Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto?
- O que você fez conosco, tirando-nos de lá?
- Já lhe tínhamos dito no Egito: deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios!
- Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto!

Ainda bem que Deus não deu ouvidos a toda essa murmuração!

É impressionante como na hora do aperto falamos bobagens. Segure a língua nesta hora. Muita calma nestes momentos!

A murmuração é uma declaração de insatisfação para com Deus.

Quando murmuramos nós estamos dizendo a Deus que não concordamos com Ele, que Ele é injusto em permitir que determinadas coisas nos aconteçam, que Ele não se importa conosco, assim como os discípulos afirmaram no barco: "Não te importa que pereçamos!" A murmuração, além de não resolver só agrava o problema e é uma declaração antecipada de derrota.

É uma afirmação de incredulidade. Quando murmuramos, estamos dizendo de forma indireta para Deus que não confiamos Nele, nem nos seus propósitos. Finalmente, a murmuração não aperfeiçoa o nosso caráter, nem nos faz crescer.

Sua carne não melhora então, não se deixe guiar ou dirigir por ela!

6. PONHA A SUA FÉ  EM PRÁTICA. - v 13
“Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o SENHOR lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem.”
Há momentos em que devemos ficar quietos. Apenas precisamos deixar nossa fé em DEUS FALAR E AGIR POR NÓS.
Ex 14.13 -  “Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o SENHOR lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem.”
Há momentos da nossa espera e da ação de Deus.

Disse o salmista: "Esperei confiantemente no Senhor." Sl 40.1

"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus." Sl 46.10

Não é fácil, mas é a melhor solução!

7. CONFIE QUE DEUS LUTARÁ POR VOCÊ. - v 14

“O SENHOR lutará por vocês; tão-somente acalmem-se".

Assim diz a paráfrase da Bíblia VIVA:
“Tenham calma e vejam a maravilha que o Senhor vai fazer para nos libertar! Vai ser hoje! Os egípcios que vocês estão vendo hoje, nunca mais verão. O Senhor vai lutar por Israel, e vocês vão parar de reclamar!”
Fique tranquilo, o prognóstico pode ser ruim, pode haver muitos pontos desfavoráveis à sua batalha, mas lembre-se da promessa do Senhor:

Está escrito: Pv 21.30-31:
“Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum que possa opor-se ao SENHOR. Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o SENHOR é que dá a vitória.”
Sei que é difícil, mas fique calmo.

Seja você abençoado, porque esta é à vontade de Deus!

Tenho certeza que hoje, persuadido por Deus e sua Palavra você não tem dúvidas que Deus deseja te libertar e abençoar! Você recebe esta Palavra maravilhosa em seu coração?

Então, sem reservas, abra o teu coração para Jesus e confesse, agora mesmo, Ele como teu Senhor e salvador pessoal.

Como está Escrito: “Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.” – I Tm 6.12

Tome posse da sua salvação, conquistada por Jesus na cruz e faça confissão por Ele agora.