FAMÍLIA O IDEAL DE DEUS PARA O SER HUMANO

1) FAMÍLIA O IDEAL DE DEUS PARA O SER HUMANO.

21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.
22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,  (Efésios 5:21-25)
1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
4 E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor (Efésios 6:1-4)

2)  Já afirmava Rui Barbosa que “Família é a célula mater da sociedade”. É a coluna vertebral da vida em comunidade. É espaço que proporciona identificação, aconchego e equilíbrio para o ser humano.

Sem ela, a vida seria uma carreira solo, um mar de solidão (Gn. 2:18).

Era assim que Adão se sentia até o momento que Deus decidiu inserir em sua vida o outro (Gn. 2:22).

Eva não representava o todo, mas era uma parte (Gn. 2:23) que faltava para a maior de todas as construções de Deus – A FAMÍLIA.

O apóstolo Paulo de forma brilhante procura estabelecer um Ideal para a família a partir da relação Cristo e a Igreja.

3) De forma maravilhosa Paulo ergue um paradigma que nos mostra que a família é uma igreja chamada família.

Nessa comunidade chamada de família, se desejamos experimentar o ideal de Deus, se desejamos viver e experimentar o plano de Deus para nossas vidas, será necessário abraçar a PALAVRA DE DEUS COMO REFERENCIAL ABSOLUTO para nossas vidas.

4)  O famoso filósofo francês, ateu, que morreu em 1778, talvez o maior escritor francês, Voltaire, crítico do Cristianismo, escreveu que:

5) “... num espaço de cem anos (com o desenvolvimento das ciências) não haverá nenhuma Bíblia na terra senão nas prateleiras, vitrinas e amostras de museus, para ser investigada (procurada) por algum curioso em antiguidades, passando à história”.

Mas aconteceu que quem passou à história foi Voltaire, visto que a circulação da Bíblia continua a aumentar em quase todas as partes do mundo, levando bênçãos aonde quer que vá.

A respeito da presunção de Voltaire, apenas cinquenta anos depois da sua morte, a Sociedade Bíblica de Genebra comprou a residência onde Voltaire escreveu a insidiosa declaração, transformando a sua casa num enorme depósito de distribuição e de impressão de Bíblias! Mais tarde aquela mesma casa tornou-se a sede da filial de Paris, da Sociedade Bíblica Britânica e Internacional, a qual distribui Bíblias em toda a Europa! Que ironia da história!

O que muitos não entendem está escrito de forma clara neste Salmo: “...o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples”.

"Passará o céu e a terra, mas as Minhas palavras jamais passarão" (Mateus 24.35).

Um cristão verdadeiro deposita toda sua fé na Palavra de Deus.
Charles Swindoll

6)  “Cristãos escolhem voluntariamente obedecer a Palavra de Deus, crendo que aquilo que ela diz é o melhor para suas vidas”. (Charles Swindoll)

 O que Deus diz a respeito do problema que você tem a enfrentar?

O que a Bíblia fala sobre família?

1 - A Revelação Bíblica começa com uma família - Gênesis 2.19-24

19. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.

20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.

21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;

22 E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.  (Gênesis 2.19-24).

Augustus Nicodemus Lopes
8)    “A criação da natureza é só a introdução para o começo oficial da revelação de Deus, que se dá com a criação do homem e da mulher”. (Augustus Nicodemus Lopes)

2 – Deus mostra a realidade da família e as crises decorrentes do pecado – Gênesis 3.8; 3.12; 4.8-12

A família é mostrada na Bíblia não como um romance em que tudo dá certo, mas sim como um grupo de pessoas que acerta e erra, tem momentos de grande alegria em família, e outros de terríveis tristezas.

9) Uma Casa Dividida Não permanecerá.

10) “A família é apresentada na Bíblia na sua realidade. Deus não esconde as dificuldades que existem no contexto dos relacionamentos dentro de uma família”. (Minka S. Lopes – A Bíblia e Sua Família) Esposa de  Augustus Nicodemus Lopes.


11)  a) O primeiro pecado aconteceu em um contexto de família - Gênesis 3.8

“Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim”.

A mesma Bíblia que narra a alegria do homem e da mulher ao se encontrem, narra também os efeitos terríveis que o pecado causou à vida do mesmo casal. A família é mostrada em sua fraqueza mais concreta através da queda.

12)  b) A primeira crise conjugal é narrada detalhadamente nas Escrituras - Gênesis 3.12

 “Disse o homem: ‘Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi’". 

O primeiro efeito do pecado na vida do casal foi o medo de Deus. Logo em seguida, veio o efeito sobre o relacionamento entre Adão e Eva.

16) ILUSTRAÇÃO - Numa determinada floresta havia 03 leões. Um dia o macaco, representante eleito dos animais súditos, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e disse:

- Nós, os animais, sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma dúvida no ar: existem 03 leões fortes. Ora, a qual deles nós devemos prestar homenagem? Quem, dentre eles, deverá ser o nosso rei?

Os 03 leões souberam da reunião e comentaram entre si:

- É verdade, a preocupação da bicharada faz sentido, uma floresta não pode ter 03 reis, precisamos saber qual de nós será o escolhido. Mas como descobrir?

Essa era a grande questão: lutar entre si eles não queriam, pois eram muito amigos.

O impasse estava formado. De novo, todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso. Depois de usarem várias técnicas de reuniões, eles tiveram uma idéia excelente. O macaco se encontrou com os 03 felinos e contou o que eles decidiram: - Bem, senhores leões, encontramos uma solução desafiadora para o problema. A solução está na Montanha Difícil.

- Montanha Difícil? Como assim?

- É simples, ponderou o macaco. Decidimos que vocês 03 deverão escalar a Montanha Difícil. O que atingir o pico primeiro será consagrado o rei dos reis.

A Montanha Difícil era a mais alta entre todas naquela imensa floresta. O desafio foi aceito. No dia combinado, milhares de animais cercaram a Montanha para assistir a grande escalada.

O primeiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

O segundo tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

O terceiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

Os animais estavam curiosos e impacientes, afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os 03 foram derrotados?

17) Foi nesse momento que uma águia sábia, idosa na idade e grande em sabedoria, pediu a palavra:

- Eu sei quem deve ser o rei!!! Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa.

- A senhora sabe, mas como? Todos gritaram para a águia.

- É simples, confessou a sábia águia, eu estava voando entre eles, bem perto e, quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse para a montanha.

O primeiro leão disse: Montanha, você me venceu!

O segundo leão disse: Montanha, você me venceu!

O terceiro leão também disse: Montanha, você me venceu, por enquanto! Mas você, montanha, já atingiu seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo.

A diferença, completou a águia, é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota e quem pensa assim é maior que seu problema: governa bem a si mesmo, está preparado para ser um rei para os outros.

Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente ao terceiro leão que foi coroado rei entre os reis.
Todos enfrentaremos problemas em nossa vida, a grande questão da vida é: Qual será nossa ATITUDE diante das adversidades?
A. W. TOZER

A. W. TOZER, Falando sobre atitude diz o seguinte:

18) “As Coisas são para nós não apenas o que elas são – elas são o que achamos que elas são. Isso quer dizer que a nossa atitude para com as coisas é provavelmente mais importante, afinal de contas, do que as próprias coisas em si mesmas”

*Este mundo: Lugar de Lazer ou Campo de Batalha? Pg. 7

19) “As Pessoas não mais pensam no mundo como sendo um campo de batalha, mas como um lugar de lazer. Não estaríamos aqui para lutar; estaríamos aqui para brincar”.

*(TOZER. A. W. Este mundo: Lugar de Lazer ou Campo de Batalha? Pg. 9).

c) O primeiro homicídio acontece dentro de um contexto familiar - Gênesis 4.8-12

“Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: ‘Vamos para o campo’. Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. Então o Senhor perguntou a Caim: ‘Onde está seu irmão

Abel? ’ Respondeu ele: ‘Não sei; sou eu o responsável por meu irmão? ’ Disse o Senhor:

‘O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando.

Agora amaldiçoado é você pela terra, que abriu a boca para receber da sua mão o sangue do seu irmão. Quando você cultivar a terra, esta não lhe dará mais da sua força. Você será um fugitivo errante pelo mundo’”.

O primeiro homicídio deixa claro como os problemas familiares podem ser terríveis.

O homicídio sempre é tratado na história como sendo algo praticamente abominável. E é um homicídio dentro do contexto familiar que é usado como um exemplo do quanto a família é perseguida por problemas que podem gerar consequências terríveis.

 “Ao matar seu irmão, Caim se torna o exemplo vivo de como os problemas familiares podem chegar a extremos. Não duvide do que pode acontecer dentro de uma família. Só mesmo a graça divina é capaz de garantir segurança à família”. (Paul E. Steele)

Quantas vezes nos esquecemos que nossos filhos estão de olho. Eles estão atentos a tudo o que fazemos. Dispostos quase sempre a serem imitadores de seus Pais.

Içami Tiba
21) “QUEM OUVE ESQUECE. Esquecer é um mecanismo mental natural para o cérebro eliminar o que não interessa. QUEM VÊ IMITA. A criança aprende imitando. Na primeira vez imita sem compreender, na segunda vez, ela fará sozinha, não será mais imitação”.  (Içami Tiba.  Educação Familiar: Presente e Futuro.  Pg. 34)

24) “A educação familiar tornou-se uma “Batata Quente”. ...A família não tem dado conta de suas funções, ela delegou a educação familiar de seus filhos à escola, que não tem preparo para cumprir essa função. A família reclama da escola, pois entende que a educação é dever dela e a escola reclama da família pois não tem em seu currículo a “educação familiar” e devolve para sua casa o aluno mal educado que recebeu de seus pais”.  (Içami Tiba. Educação Familiar: Presente e Futuro.  Pg. 30).

3 – Os problemas da família narrados na Bíblia mostram o quanto o ser humano precisa de Deus para viver em família – Efésios 5.18-21 

Esse é o texto clássico sobre a família no Novo Testamento. E é interessante que, nesse contexto, aparece um trecho interessantíssimo que em um primeiro momento não tem muito a ver com família, mas que, possivelmente, é o que há de mais específico sobre o assunto:

“Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo

Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de

coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em

nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo”. (Efésios 5.18-21).

Por que encher-se do Espírito?

28-  “O CONTENTAMENTO TORNA OS POBRES EM RICOS,
O DESCONTENTAMENTO TORNA OS RICOS EM POBRES”.
            Benjamim Franklin

Famílias precisam...

29)   - DE PLENITUDE ESPIRITUAL – “deixem-se encher pelo Espírito”. 

Ezequiel, osso seco pode voltar a viver? (Ezequiel 37. v. 3).

• As pessoas da Antiguidade responderiam sem pestanejar que não. Porque elas acreditavam que o espírito do morto se demorava apenas três dias ao lado do corpo.

Depois disso, segundo elas, desanimado e sem perspectivas, o espírito ia embora. Então, depois de três dias, o morto estaria morto para sempre. Ossos secos então, nem pensar! Viver de novo? De jeito nenhum!

• Deus pergunta, Ezequiel responde. O que você responderia?

30)  O pregador inglês Alexander MaClaren disse que:  o “orgulho responderia sim (Seria hoje a resposta da ciência, que pode clonar e recuperar a vida); a incredulidade responderia não; mas a resposta da fé se posiciona com humildade como Ezequiel: Senhor, Tu o sabes”.

“Não basta ser educado e amoroso. Há uma guerra espiritual contra a família e, para vencer, você precisa estar pleno espiritualmente”.

Você precisa ESTAR VIVO ESPIRITUALMENTE. Sua vida espiritual lhe dará suporte para enfrentar as lutas vividas no contexto familiar.

Famílias precisam...

31)  DE UM AMBIENTE EDIFICANTE – “falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor”. 

O ambiente familiar pode ser propício para a paz e alegria ou para o ódio e os problemas mais terríveis.

Cultive uma vida cristã simples, e use a simplicidade do evangelho para edificar a sua casa.

32)  "Se retirarmos a simplicidade de qualquer uma das disciplinas cristãs, iremos transformá-las em algo que realmente elas não são." Richard Foster.

33) "Ser SIMPLES é fixar os olhos unicamente na simples verdade de Deus quando todos os conceitos se mostrarem confusos, distorcidos, de pernas para o ar." Dietrich Bonhoeffer

“Traga Jesus para dentro de sua casa”. Imite a simplicidade de Jesus em sua vida.

Famílias precisam...

34)  - DE UM RELACIONAMENTO COM DEUS – “dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.

 Famílias precisam...
Hudson Taylor

35) - DE ATITUDES CRISTÃS NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL – “sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo”.

“Famílias precisam de Deus para ‘serem famílias’. As dificuldades que as famílias enfrentam só poderão ser vencidas com o poder de Deus”.

37) “Todos os gigantes de Deus eram homens fracos que fizeram grandes coisas para Deus porque contavam com a companhia de Jesus”. (Hudson Taylor)

38) - Como conseguiremos conviver melhor em família?

(1) OBSERVANDO O QUE A PALAVRA DE DEUS DIZ.

(2) SENDO VERDADEIROS CRISTÃOS A PARTIR DE NOSSAS FAMÍLIAS.

(3) AMANDO NOSSAS FAMÍLIAS DE TODO O NOSSO CORAÇÃO.

(4) SERVINDO A DEUS COMO FAMÍLIA.
Charles Spurgeon
39)  -  “Se eu pudesse converter todos vocês, qualquer outro poderia desconverter vocês. O que qualquer homem pode fazer qualquer outro homem pode desfazer. Somente o que Deus faz permanece”.  (Charles Spurgeon).

CRENDO CONTRA TODA A ESPERANÇA


Crendo contra toda A ESPERANÇA

“Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência" (Rm 4.18).

“Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: "Assim será a sua descendência". (Romanos 4:18)

“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? PONHA A SUA ESPERANÇA EM DEUS! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”. (Salmo 42.11).

Esperando contra a esperança, essa frase é curiosa.

Como pode alguém “esperar contra a esperança”? Abraão realizou esse feito e se ele foi um homem que agradou a Deus, certamente devemos aprender com ele.

Há um ditado popular que diz: A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE.

Na verdade nossa esperança, de fato morreu, mas ressuscitou ao terceiro dia, Ela se chama Jesus.

A Bíblia no diz que a fé de Abraão o fez esperar vinte e cinco anos pela realização de uma promessa, sem perder a alegria diária.  Abraão era um homem de oração e colocava toda sua expectativa no Senhor Deus e não no aspecto natural das coisas.

Hoje em dia, diante dos inúmeros desafios que se apresentam no empenho de “remar mar adentro”, «o que se requer não é paralisia, mas a ação. Sente-se a necessidade da força da esperança, que é mais profunda e infinitamente mais criativa.

A esperança é a expectativa de um bem, um bem que ainda não se possui, mas que por razões suficientes alguém crê e espera poder alcançar no futuro.

Na vida diária há muitas situações em que vivemos da esperança:

-se estamos enfermos, esperamos recuperar logo a saúde;

-se empreendemos um projeto, esperamos ter êxito; enfim, inúmeros são os exemplos que encontramos na vida cotidiana, e por isso podemos dizer como

Agostinho de Hipona nos diz que "nenhum homem vive sem esperança".

 A esperança leva à ação decidida, à luta tenaz, porque quem tem esperança sabe que o bem está ali, ao seu alcance, mas sabe também que “não cai do céu”: tem que conquistá-lo. Pela esperança nos vemos alentados e motivados a pôr todo o nosso empenho, todo o nosso engenho, toda a nossa criatividade, todas as nossas energias e forças, dons e talentos, para poder alcançar finalmente o bem esperado.

O que é Esperança? Vamos procurar entender o que significa.

ILUSTRAÇÃO: Certa vez um jovem procurou um sábio na intenção de descobrir o que realmente significava esperança. O jovem estava ansioso, e acreditava que o sábio iria lhe oferecer um bom tempo de profundo conhecimento, acreditava que iria desfrutar, certamente de uma das mais preciosas palestras de sua vida. Ao chegar percebeu que o local, uma aldeia, era muito simples, e perguntando pelo sábio descobriu também que residia em uma casa modesta, com fogão a lenha, sem luz elétrica, sem eletrodomésticos, nada muito sofisticado. Era um homem do campo. Isso lhe trouxe preocupação e perguntas: como pode ser um sábio morando em lugar tão ermo e vivendo nesta simplicidade?

O jovem ao chegar fora muito bem recebido, acolhido. E logo foi fazendo perguntas e mais perguntas, ficando impressionado com sua sabedoria, até chegar naquilo que mais queria:

Como o senhor sendo sábio, o mais sábio, definiria a esperança? Foi então para isso que você veio? perguntou o sábio. O jovem assentiu com a cabeça. Pois bem, é como o nascer do Sol. O jovem ficou pensativo e na sua expressão percebia-se a decepção. Então disse: Mas como…, só isso? O sábio respondeu: a escuridão da noite traz medo e preocupação, esperamos o sol raiar e com ele um novo dia. Simples como deve ser. Concluiu.

E PARA UM CRISTÃO, O QUE SGNIFICA ESPERENÇA?

No texto sagrado a Palavra ESPERANÇA tem sido utilizada com três sentidos diferentes:

O Primeiro.

TIQVAH:Vem do verbo hebraico gavah que significa:

“Olhar esperançosamente em uma direção particular” ou “esticar uma corda” (Strong 08615)

Essa foi a esperança realizada na vida de Raabe (Josué 2: 18 - 21) e que aparece cerca de 33 vezes somente no Antigo Testamento.

Esperança era o cordão na cor vermelha esticado na porta da casa de Raabe, para livrá-la e a toda família da morte.

E em acordo com a afirmação de que Jesus era a esperança tanto dos antigos, como das novas gerações, Ele é essa Tiqvah na porta da casa de Raabe em semelhança ao sangue espargido na entrada das  tendas dos israelitas ao serem  resgatados da servidão do Egito: Êxodo 12:13: 13: “ O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito.”

Em Cristo, todos poderiam ser libertos da escravidão.  Meu Deus, isso é grandioso, e não é um sonho feito de palha, é realidade! Milhões de pessoas em todo o mundo estão confessando essa esperança e tendo as vidas transformadas. Estão cantando novas canções em substituição aos gemidos de morte.

O segundo:

YACHAL: É o mesmo que “permanecer confiante”, “aguardar pacientemente” (Strong 03176).

Ocorre pelo menos 38 vezes no Antigo Testamento, isto é: de forma explicita, porque “yachad' é revestimento dos que põem a força da vida no Senhor Jesus, e destes se faz a história de fé e milagres em todas as gerações.

A primeira ocorrência de Yachad está ligada a vida de Noé em Gênesis 8:10: “E esperou ainda outros sete dias, e tornou a enviar a pomba fora da arca. "

Noé aguardou firmemente e enquanto a arca balançava sobre as águas do dilúvio, ele acreditava alegremente que veria novamente a terra seca, pisaria sobre ela com toda sua família. Os animais correriam para seus lugares também alegremente, saltitando entre pastos e riachos. Noé esperou o retorno da pombinha trazendo uma folha verdosa em seu bico, que símbolo magnifico de esperança! O Espirito Santo de Deus tornando novas todas as coisas porque um homem permaneceu confiante na Promessa de salvação!

Romanos 12. 12 . "Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração."

ILUSTRAÇÃO - Numa determinada floresta haviam 03 leões. Um dia o macaco, representante eleito dos animais súditos, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e disse:

- Nós, os animais, sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma dúvida no ar: existem 03 leões fortes. Ora, a qual deles nós devemos prestar homenagem? Quem, dentre eles, deverá ser o nosso rei?

Os 03 leões souberam da reunião e comentaram entre si:

- É verdade, a preocupação da bicharada faz sentido, uma floresta não pode ter 03 reis, precisamos saber qual de nós será o escolhido. Mas como descobrir?

Essa era a grande questão: lutar entre si eles não queriam, pois eram muito amigos.

O impasse estava formado. De novo, todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso. Depois de usarem várias técnicas de reuniões, eles tiveram uma idéia excelente. O macaco se encontrou com os 03 felinos e contou o que eles decidiram: - Bem, senhores leões, encontramos uma solução desafiadora para o problema. A solução está na Montanha Difícil.

- Montanha Difícil? Como assim?

- É simples, ponderou o macaco. Decidimos que vocês 03 deverão escalar a Montanha Difícil. O que atingir o pico primeiro será consagrado o rei dos reis.

A Montanha Difícil era a mais alta entre todas naquela imensa floresta. O desafio foi aceito. No dia combinado, milhares de animais cercaram a Montanha para assistir a grande escalada.

O primeiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

O segundo tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

O terceiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

Os animais estavam curiosos e impacientes, afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os 03 foram derrotados?

Foi nesse momento que uma águia sábia, idosa na idade e grande em sabedoria, pediu a palavra:

- Eu sei quem deve ser o rei!!! Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa.

- A senhora sabe, mas como? Todos gritaram para a águia.

- É simples, confessou a sábia águia, eu estava voando entre eles, bem perto e, quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse para a montanha.

O primeiro leão disse: Montanha, você me venceu!

O segundo leão disse: Montanha, você me venceu!

O terceiro leão também disse: Montanha, você me venceu, por enquanto! Mas você, montanha, já atingiu seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo.

A diferença, completou a águia, é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota e quem pensa assim é maior que seu problema: governa bem a si mesmo, está preparado para ser um rei para os outros.

Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente ao terceiro leão que foi coroado rei entre os reis.

O terceiro e último significado Bíblico para esperança é: 

ELPIS: Ocorre em 1 Tessalonicenses 1:3: "Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai". Aqui, no idioma grego, se refere a “permanecer confiante em uma promessa” (Strong 1680).

Esperança na graça de Deus para vencer o mundo terreno firmado na promessa de eternidade com Cristo. É interessante porque sem Cristo essa certeza de vencer a vida e a morte, não se concretiza. Nenhuma filosofia, por mais racional e envolvente que pareça, garante o acesso a eternidade com Deus:

 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12.

Não sei qual o motivo de sua espera, mas todos nós esperamos e todos os dias. Coisas rotineiras e que julgamos pequenas ou coisas que de uma forma mais intensa, consome nossos esforços, é um sonho maior. Aprendamos com as três faces da esperança, sabendo que nada grande se alcança sem que antes valorizemos “o pequeno, o simples”.

Abraão esperou por 25 anos a chegada de Isaac (riso), mas foi preciso aprender com cada passo dado em direção a Terra Prometida.

Noé fez toda diferença em sua geração, não se curvou as ofertas, não se intimidou com as críticas, renunciou a uma série de coisas para olhar firmemente para Deus. Enquanto os demais, comiam, bebiam, brincavam de ser feliz seguindo os seus padrões, Noé buscava conhecer a vontade de Deus para ele. Deve ter sido chamado de doido, careta e tudo o mais. Porém, teve a maior recompensa.

Esperança é uma palavra bonita e originada no coração de Deus. Nas cartas para as igrejas, essa palavra é citada juntamente com a fé e o amor: (1 Cor 13.13)

"Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.”

Ele me ensina que não posso me deixar abater pelos mesmos gigantes que afrontaram a terra em que morou Raabe, eles afrontaram o povo de Deus, e nessa guerra havia um cordão estendido sobre a porta de uma casa que foi salva da destruição. Quero essa promessa, preciso manter viva essa esperança para não ser derrotado, nem as pessoas que amo.

Aprendo que as muitas águas do dilúvio afundaram uma multidão de pessoas sem esperança, mas por causa de um que manteve viva essa virtude, foi concedida a prolongação da vida. Não houve nada nesse mundo que fizesse Noé desviar os olhos da promessa de Deus!

E o que dizer de elpis ,  que até  me lembra “alpes": lugares altos, acima, elevados. Quando esse mundo maltratar , perseguir, ferir, elevemos  os olhos para elpis, porque a esperança do cristão repousa na eternidade! E que essa trindade da esperança seja uma boa lembrança para todos nós praticarmos, trazendo a memória aquilo que mantêm viva nossa alegria em um resgate,  promessas e  mundo vindouro.

Vivamos alegremente, por cada passo em direção a Terra de Canaã, sabendo que um só com a esperança posta em Cristo pode fazer diferença para uma geração, ainda que seja uma geração de poucos, como os oito salvos na época de Noé e por essa causa, cá estamos hoje, falando sobre esperança. Que essas bênçãos sejam reais para nós.

Paulo disse: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, porém o maior destes é o amor” (1 Coríntios 13:13).

Estas três palavras aparecem juntas várias vezes no Novo Testamento, pois descrevem atitudes fundamentais na vida cristã.

A relação destas três atitudes é bem explicada em 1 Tessalonicenses 1:3 –

“Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”. Aqui aprendemos fatos importantes sobre estas características cristãs.

1. A fé precisa ser ativa. Paulo elogia os tessalonicenses pela operosidade da fé. A fé que agrada a Deus é muito mais do que apenas pensamentos ou aceitação mental do testemunho das Escrituras. A fé verdadeira opera: “...a fé sem obras é morta” (Tiago 2:26).

2. O amor precisa ser sacrificial. É mais do que um sentimento. O amor exige abnegação, colocando outros acima dos nossos próprios interesses (Romanos 12:9-10,16).

3. A esperança precisa ser firme. Se vacilarmos na confiança em Deus, não conseguiremos resistir nas horas de provações e tentações.

“Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel” (Hebreus 10.23).

“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”. (Salmo 42.11).

Confiarei em ti Senhor.

QUEM DISSE QUE SERIA FÁCIL?


QUEM DISSE QUE SERIA FÁCIL?
João 16.1-33

Muitas pessoas abandonam a fé em Jesus Cristo, deixam de frequentar a igreja, não creem mais em Deus porque alguém gerou nelas expectativas erradas quando se converteram, quando decidiram ser discípulos do Senhor Jesus.

Há um “evangelho” cujo lema é “seus problemas acabaram” sendo vendido (literalmente) por aí. Não é o verdadeiro evangelho. Essa mensagem deturpada ensina que é fácil ser cristão.

Ensinam que, uma vez com Cristo, os problemas fugirão da sua frente. Ninguém disse que seria fácil ser cristão, pelo menos na Bíblia. Jesus não disse que seria fácil ser um discípulo dele.

Vamos ler João 16.1-33

1.    Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis.
2.    Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus.
3.    E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim.
4.    Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco.
5.    E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?
6.    Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza.
7.    Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
8.    E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
9.    Do pecado, porque não crêem em mim;
10.    Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11.    E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
12.    Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
13.    Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
14.    Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
15.    Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
16.    Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; porquanto vou para o Pai.
17.    Então alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: Que é isto que nos diz? Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Porquanto vou para o Pai?
18.    Diziam, pois: Que quer dizer isto: Um pouco? Não sabemos o que diz.
19.    Conheceu, pois, Jesus que o queriam interrogar, e disse-lhes: Indagais entre vós acerca disto que disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis?
20.    Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
21.    A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo.
22.    Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará.
23.    E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.
24.    Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.
25.    Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai.
26.    Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai;
27.    Pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes, e crestes que saí de Deus.
28.    Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.
29.    Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma.
30.    Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus.
31.    Respondeu-lhes Jesus: Credes agora?
32.    Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.
33.    Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.   (João 16:1-33).

QUEM DISSE QUE SERIA FÁCIL?

“Deus nunca disse que a jornada seria fácil: Mas Ele disse que a chegada valeria a pena”.
                    Max Lucado.

Nesse texto: Jesus está preparando seus discípulos para a sua morte iminente, mas também os prepara para tempos de tristeza, perseguição, falta de fé e dúvida.

Tempos estes que se tornaram bem evidentes:
- Entre 64 a 68, período do Imperador Romano Nero 
- E também entre 95 a 96, período de perseguição do Imperador Romano Domiciano.  
Segundo a tradição Cristã, todos os apóstolos morreram de forma violenta*.
-Mateus sofreu martírio pela espada na Etópia; 
-Marcos Morreu em Alexandria, no Egito depois de ser arrastado pelas ruas da cidade. 
-Lucas foi enforcado numa oliveira, na Grécia. 
-Tiago foi decapitado em Jerusalém; 
-Tiago, o Menor, foi lançado de um pináculo em Jerusalém e depois espancado até morrer; 
-Filipe foi enforcado numa coluna na Frígia, a oeste da Anatólia (Atual Turquia);  
-Bartolomeu foi esfolado vivo em Albanópolis (Atual Derbent na província russa de Daguestão). 
- André foi preso a uma Cruz, e dali pregou aos seus perseguidores até morrer, na cidade da Pátras, na Grécia. 
- Matias foi apedrejado e depois decapitado em Jerusalém. 
-Barnabé foi apedrejado até a morte pelos Judeus, em Salônica, na Grécia 
- Paulo foi Decapitado 
- Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, na capital do Império em Roma, por ordem do imperador Nero. 
-João foi posto em um caldeirão de óleo fervente, mas escapou da morte, foi deportado para a ilha grega de Patmos, no tempo do Imperador Domiciano.
* FRANKLIN FERREIRA. A Igreja Cristã na História. Das origens aos dias atuais. (Pgs. 35-37)

Isso acontece hoje também:

1. NÃO É FÁCIL SER CRISTÃO DIANTE DE ALTÍSSIMA REJEIÇÃO (V.2).

“Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus”.

Eu, particularmente, nunca vi tanta rejeição aos cristãos, tanta perseguição ideológica contra o cristianismo, tanta zombaria e ataques, até mesmo físicos, contra os cristãos como estou vendo hoje em dia.

É claro que isso nem se comprara ao que aconteceu com os discípulos de Jesus. Todos eles foram martirizados, sem exceção.

Também não chegamos ao ponto em que estão os cristãos nos países de maioria muçulmana. Mas a rejeição contra a fé cristã está aumentando. 

Jesus alertou quanto a isso quando disse: “Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus”(v.2).

Alguns acreditam e pregam que o fim da religião, principalmente da fé evangélica é um serviço à sociedade.

O fato é que somos e seremos rejeitados e até perseguidos e não poderemos fazer muita coisa a respeito.

HOJE, MAIS DE 100 MILHÕES DE CRISTÃOS SÃO PERSEGUIDOS POR CAUSA DE SUA FÉ.

D. A. Carson em seu livro Cristo & Cultura diz o seguinte:

“Com frequência se diz que o sangue dos mártires é a semente da igreja... A perseguição tende a reduzir o número de falsos convertidos e de “cristãos” que não sérios...”. ( pg.194)

- Cristãos perseguidos, e se FOSSE VOCÊ? O que você faria???

Lembre-se: SER CRISTÃO É ANDAR NA CONTRAMÃO DO MUNDO.

2. NÃO É FÁCIL SER CRISTÃO DIANTE DE TAMANHA INCREDULIDADE (V.3,9,31)

“E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim” (v.3).

“...porque não crêem em mim”. (v.9)

“Respondeu-lhes Jesus: Credes agora?”. (31).

Se Jesus fosse um palestrante motivacional, ele teria dito que os discípulos seriam invencíveis e que eles seriam bem-sucedidos em qualquer situação, que todos acreditariam neles.

Mas Jesus diz: “Farão essas coisas (a perseguição) porque não conhecem nem ao Pai e nem a mim” (v.2); “...os homens não creem em mim”(v.9) e se admirou da falta de fé dos próprios discípulos quando exclamou “Agora vocês creem?”.

Se houvesse mais fé no mundo, a vida dos cristãos seria muito fácil, mas a fé está se extinguindo!

Jesus conta a parábola do Juiz iníquo e pergunta ao final:

“Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lucas 18.8).

Ser cristão não é MODA, é mudança de vida.

3. NÃO É FÁCIL SER CRISTÃO QUANDO DEUS PARECE ESTAR EM SILÊNCIO (V.22,24)

“Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará”. (v.22).

“Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra”. (24)

Quando Jesus falou essas coisas aos seus discípulos, ele os alertou que iria se ausentar por algum tempo.

Haveria “silêncio” da parte de Deus por algum tempo.

Aquele tempo seria de tristeza para eles.

Talvez, para muitos cristãos, a pergunta seja: “Por que Deus não toma alguma providência imediata quanto ao que está acontecendo comigo, ou no mundo”. Assim como Jesus disse que se ausentaria por algum tempo (entre a sua morte e ressurreição) e voltaria para eles, assim será conosco.

Deus não nos abandonou, Jesus não nos abandonou. Ao contrário, ele cumpriu a sua promessa e enviou o Espírito que é o nosso Conselheiro e Consolador enquanto não nos reunimos com Cristo novamente. Há um aparente silêncio de Deus, mas somos nós é que não estamos sabendo ouvir o Senhor nesses tempos de aflição.

4. NÃO É FÁCIL SER CRISTÃO NUM MUNDO CHEIO DE AFLIÇÕES (V.33)

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. 

Note que Jesus foi muito claro ao informar que nós não seríamos poupados das aflições, dos mesmos problemas que qualquer ser humano está sujeito nesse mundo. Não é fácil ser cristão num mundo cheio de aflições porque o mundo cobra isso de nós como cobravam do povo de Israel “Onde está o teu Deus?” (Sl 42.3).

O que o mundo não compreende é que Cristo não veio para resolver nossos problemas materiais e físicos, ele veio para nos buscar e salvar porque estávamos perdidos (Lc 19.10).

Ele pode e tem nos poupado, quando Ele assim decide, nos poupar de aflições, mas ninguém disse que nesse mundo estaríamos isentos dessas aflições. O que Ele disse é que não precisamos ficar desanimados com isso.

“MUITAS SÃO AS AFLIÇÕES DO JUSTO, MAS O SENHOR, O LIVRA DE TODAS” (SALMO 34.19).

Ser Cristão é: NADAR CONTRA A CORRENTEZA.

5. SÓ É POSSÍVEL SER CRISTÃO, PORQUE AQUELE QUE VENCEU O MUNDO POR NÓS, ENVIOU O CONSOLADOR E NOS GARANTIU A VITÓRIA!

“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo”. (v. 7-8)

Em primeiro lugar Jesus garante que não nos deixaria sós. Ele diz: “Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (v.7-8).

Então o que nos dá forças para continuar apesar das dificuldades é a presença do Espírito Santo em nós.

Para Ilustrar:

A Vida do Bispo Hugh Latimer (Hugo Latimer)

A história da vida e da morte de Hugo Latimer continua a impressionar ao longo dos séculos. Latimer, de um dos mais fortes opositores da Reforma, e um dos padres católicos mais importantes do seu tempo, se tornou o maior pregador cristão do seu tempo e um dos ícones da mensagem do Evangelho, que proclama com convicção inabalável até ao martírio.

Hugo Latimer nasceu em Thurcaston, Leicestershire, em uma família de prósperos fazendeiros em 1492. Ele foi educado na Universidade de Cambridge, o enclave católico, onde completou seus estudos teológicos em 1514. No ano seguinte veio a nomeação papal para ser ordenado padre. Aos 22 anos já era um Padre respeitado.

Excelente e dedicado, foi apresentado como um contrapeso às idéias luteranas foram divulgados através das Ilhas Britânicas e infiltrados para os claustros da universidade. Mas Latimer também um erudito, era um homem profundamente religioso. Sua fidelidade à Igreja de Roma não foi maior do que a sua sincera crença em Jesus Cristo.

THOMAS BILNEY foi um amigo muito próximo de Latimer, e graças a ele que Hugo Latimer aprendeu a verdade na palavra de Deus.

Conta a história deste resultado: naqueles dias era um padre em Cambridge distinguido por um fervor que culminou com o fanatismo. Era sempre o primeiro nas procissões e ele olhou orgulhosamente carregar a cruz da Universidade

Como um novo Saulo, perseguia os amigos da Palavra de Deus e, alguns discursos foram tão bem sucedidos que muitos acreditavam que havia aparecido um homem capaz de medir-se com Lutero e dar um triunfo deslumbrante à Igreja de Roma.

THOMAS BILNEY concebeu o plano de ganhá-lo para o evangelho para que os seus dons fossem postos ao serviço de uma melhor causa, e para começar sua difícil tarefa recorreu a um procedimento um tanto incomum.

Pela ação e graça de Deus, Bilney foi até onde Latimer estava e pediu-lhe para ouvir a sua confissão.

O que aconteceu? Um campeão da heresia pede para se confessar com o campeão do papado!

Latimer acreditava que seus discursos tinham conseguido convencer a Thomas Bilney e, assim poderia fazer o mesmo com todos os seus companheiros.

O suposto penitente se ajoelha perante seu satisfeito confessor, mas faz uma confissão bastante diferente do que estão acostumados a ouvir os sacerdotes, se referia a ele como era grande a angústia da sua alma e como inúteis as obras, as cerimônias e sacramentos para removê-las.

E então, Thomas Bilney, com sua voz emocionada e sinceridade contagiante, fala de como ele encontrou a paz quando ao deixar todas estas coisas, passou a confiar no Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Fala à Lamiter sobre o espírito de adoção que tem recebido e da experiência de ser capaz de chamar a Deus de seu Pai.

O confessor (Latimer) caiu surpreso ao ouvir tal testemunho, em vez de uma confissão mecânica. Seu coração se abriu e a palavra cheia de unção do piedoso Bilney penetrou no íntimo do seu ser. Essa palavra simples, mas cheia de vida, entrou como uma espada de dois gumes.

O Espírito de Deus trabalhou em Latimer, a luz brilhou de verdade nessa hora, desta forma inesperada.

Sua conversão foi instantânea, como Saulo no caminho de Damasco. Latimer ainda queria levantar objeções, mas poucas respostas cheias de amor foram suficientes para dissipar todas as dúvidas. Hugo Latimer disse mais tarde: "Eu aprendi mais com esta confissão, que antes por meio de muitos estudos e em muitos anos. Agora, tenho prazer na Palavra de Deus e deixo aos doutores das escolas humanas com todas as suas extravagâncias".

Latimer se converteu a Cristo, dando um novo impulso para o movimento da genuína fé cristã, como a mesma força que tinha anteriormente, agora usava para defender as grandes verdades bíblicas que eu havia conhecido. "

Em 1529, juntou-se a idéia e os esforços de outros reformadores que pretendia difundir a Bíblia traduzida para o Inglês.

Hugo Latimer, se tornou o pregador mais famoso de seu tempo. Assim como outros mensageiros do Evangelho, não só falou de religião, mas também pediu uma maior justiça social, a difusão da cultura e a redução da pobreza.

Quando assumiu o poder Mary Tudor, que assumiu o nome de Maria I de Castela. Mulher, também conhecida como Queen "Blood" Mary, iniciou uma feroz perseguição contra os protestantes.

Hugo Latimer, neste período, foi acusado de traição e heresia, foi preso imediatamente. Depois de passar mais um ano de prisão foi condenado à morte.

Nicholas Ridley
Em 16 de outubro de 1555, foi posto na estaca e queimado na fogueira, em Oxford, com seu amigo Nicholas Ridley.

"Tende bom conforto, Mestre Ridley, e seja homem; nós seremos neste dia como uma vela, pela graça de Deus, na Inglaterra, assim como eu creio que jamais se apagará." (Latimer).

O Solilóquio*:

“Latimer! Latimer! Latimer! Cuidado com o que dizes.

O Rei da Inglaterra está aqui, [...] Latimer! Latimer! Latimer!

O Rei dos reis está aqui”.  Sermão proferido na presença do Rei Henrique VIII.

O Rei dos reis está aqui! Ao dizer isso, apontava para seu coração e dizia, reconhecendo o Espírito Santo de Deus presente em sua vida.

SER CRISTÃO É SER GUIADO PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

Jesus nos garantiu a vitória sobre as lutas por causa da vitória que Ele obteve na cruz. Ele afirmou:

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo"(v.33).

Conclusão

Realmente não é fácil ser cristão! Não estamos imunes às doenças, acidentes, violência e perseguição.

“Então de que compensa ser cristão?”, alguém poderia perguntar. Compensa porque apesar das aflições podemos ter paz com Deus. Recebemos dele o perdão de nossos pecados e nos reconciliamos com Ele para a nossa salvação através do seu Filho, Jesus Cristo.

Com ele podemos atravessar os vales de sombra e morte, mas sem o pavor daqueles que não tem um Deus que os ama tão profundamente a ponto de ter sofrido, Ele mesmo em nosso lugar na cruz.

O que você fará com tudo isso a partir de agora?

QUEM VAI GANHAR?

QUEM VAI GANHAR?
1 Coríntios 9.24-27

Introdução

-Não sabemos ao certo, mas quem sabe a competição do dia a dia tenha inspirado essa idéia das pessoas competirem entre si por resultados.

-Quase sempre competidores estão buscando um lugar no pódio.

Quando assistimos a um jogo, aquilo que mais queremos saber é quem vai ganhar. E queremos que seja o nosso time! Ou então, quando não é um confronto direto, torcemos contra o nosso time adversário.

VAMOS ABRIR A BÍBLIA - Leia o texto de 1 Co 9.24-27.

24 Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.

25 Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.

26 Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar.

27 Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.

A cidade de Corinto era um lugar que só perdia para Grécia em sua importância nos esportes.

A arquitetura e arte destas cidades tornam evidentes a paixão desses povos pelo Esporte.

É por esta razão que Paulo usa isso para falar da vida cristã. Paulo era um apreciador dos esportes, porque não foram poucas as vezes que ele fez referência a eles para falar da vida em Cristo. Então, a partir deste texto, descobrimos quem é que vai ganhar:

1. Ganha quem corre com um alvo

Paulo diz: “não corro como quem corre sem alvo”. Ele sabia que quem corresse nas competições sem um objetivo, poderia até chegar a algum lugar. Mas não seria um vitorioso.

Ditado Popular: Se você não sabe aonde vai, qualquer caminho serve.

É por isso que na vida cristã deve haver um foco, um alvo. Paulo também diz em outro lugar: 

“"...prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus..."  Fp 3.14. 

O nosso alvo é o prêmio que está em Cristo Jesus. O nosso alvo é agradar a Deus, fazendo dele o nosso salvador e Senhor. O nosso alvo é ser iguais a Cristo.

 2. Ganha quem luta contra o inimigo

Paulo diz: “não luto como quem esmurra o ar”.  Os lutadores também lutavam nos estádios. Os seus socos tinham que atingir o oponente. Não podiam lutar como que esmurrando o ar. Esmurrar o ar era só no treinamento. Na hora da luta o inimigo tinha que ser conhecido e definido, senão a luta estava perdida. Na vida cristã é a mesma coisa. Não estamos em treinamento. Agora é pra valer! 

E contra quem lutamos?

- Muitas vezes contra nós mesmos. Precisamos lutar conosco mesmo para uma mudança de atitude. A atitude diante da adversidade é muito importante.

“As Coisas são para nós não apenas o que elas são – elas são o que achamos que elas são. Isso quer dizer que a nossa atitude para com as coisas é provavelmente mais importante, afinal de contas, do que as próprias coisas em si mesmas” (TOZER. A. W. Este mundo: Lugar de Lazer ou campo de batalha? Pg. 7).

- Batalha espiritual - “...pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais" (Ef 6.12).

“As Pessoas não mais pensam no mundo como sendo um campo de batalha, mas como um lugar de lazer. Não estaríamos aqui para lutar; estaríamos aqui para brincar”. (TOZER. A. W. Este mundo: Lugar de Lazer ou campo de batalha? Pg. 9).

- Batalhar pela Fé - “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo”. (Judas 1:3-4).

3. Ganha aquele cujo o Espírito domina sobre a carne.

O que será que Paulo quis dizer com “esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo”?

Ele é masoquista? Ele se autoflagelava? Obviamente que não. Ele está falando sobre a disciplina do espírito sobre a carne.

O Espírito X Carne – Há uma luta sendo travada, e não alcançaremos a paz tão almejada enquanto não travarmos com êxito essa batalha.
   
Em seu Clássico devocional Imitação de Cristo, Thomás de Kempis diz o seguinte:

“Não devemos buscar uma paz livre de tentações nem uma vida sem adversidades.  Não é fugindo das tentações que encontraremos paz, mas sendo provados por elas. Encontraremos a paz depois que tivermos sido tentados e passarmos pela prova”. (pg. 185).

Veja o que o apóstolo Paulo diz em outra carta.

"Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja".  (Rm 8.5).

É assim que você vencerá.

4. Ganha quem alcançar o prêmio conquistado por Jesus na cruz.

“...nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre”. (1 Cor 9.25).

É importante lembrar que nada do que fizermos nos fará merecedores do prêmio.

Paulo compara o prêmio que os atletas da sua época levavam para casa. Era uma coroa vegetal, de louros, que murchava e se desfazia.

Mas a cora que alguém alcança é Cristo é incorruptível! (v.25).  O autor de Hebreus, também faz menção de um estádio lotado de testemunhas de uma corrida. Ele diz:

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.” (Hb 12.1-3).

Os corredores tinham que se livrar de todo peso para correr em direção à meta. No caso do cristão, Jesus já alcançou a meta e já ganhou esse prêmio por nós, de forma que nós não o merecemos, mas apenas o recebemos pela graça de Deus.

-Bem aventurado o homem que suporta provação, porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1,12.

“...guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. (Apocalipse 3:11).

Conclusão

Quem vai ganhar?

No cinema, quando alguém ganha o prêmio, o apresentador diz: O Oscar vai para....
Na Bíblia – O Livro da Vida.

“E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro”. (Apocalipse 21:27).

Aquele que colocar os olhos em Cristo.

Aquele que não corre segundo suas próprias forças.

Aquele que não depende da carne, mas do Espírito.

Aquele que imita o seu Senhor, Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Que você seja “mais que vencedor”. 

“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Rm 8.37).

Somos mais que vencedores em Jesus.