“Então
disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e
faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes.
E
respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de
Israel, e fiz assim e assim”.
(Josué
7.19,20).
Acã foi um dos guerreiros que lutou ao lado de Josué na
conquista da cidade de Jericó. Acã pecou, e por consequência do seu pecado,
estava decretado no meio do povo de Deus: Estado de Calamidade.
O assunto pecado nunca é fácil de ser abordado. Apesar de
as palavras virem tão facilmente aos lábios, porque existe tanta coisa para ser
dita, o tema é muito desagradável e extremamente difícil.
O pecado enluta o coração de Deus, traz muito dano ao
pecador, e quase sem exceção afeta os outros.
A história desse homem chamado Acã oferece um clássico
exemplo disso.
Tenho aprendido com a vida de Acã que:
1) FALHAR
E ANDAR NA ESCURIDÃO SÃO COISAS DISTINTAS.
Precisamos deixar algo claro. Cristãos – genuinamente
redimidos, cheios do Espírito Santo, membros transformados do Corpo de Cristo –
continuarão a lutar contra a tentação e o fracasso moral depois de receberem,
pela fé, o presente e a segurança da vida eterna.
Uma vez que fomos trazidos para a família de Deus pela
graça, precisamos continuar vivendo na graça. Ao mesmo tempo, entretanto não
temos desculpa para brincar com o pecado. O pecado na vida de um crente
esclarecido, não causa menos dano e diz muito a respeito de seu relacionamento
com Deus.
Esse é
o assunto muito bem abordado em 1 João 1. 5-10:
5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos:
que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.
6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não
praticamos a verdade.
7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos
comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica
de todo o pecado.
8 Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós
mesmos, e não há verdade em nós.
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo
para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a
sua palavra não está em nós. (1 João
1:5-10).
Você deve ter notado, que durante todo o texto, João
descarta qualquer desculpa por negação ou razão que possamos usar para
justificar o pecado.
QUANDO
ALGUÉM PECA, UMA DE DUAS COISAS É VERDADEIRA:
- Essa
pessoa ainda está seguindo o caminho da escuridão para o inferno, ou
- É um
crente que escolheu conscientemente viver na carnalidade e na rebelião.
Sinceramente, não sei qual é pior, mas pendo para o último,
já que o crente rebelde causa sério impacto em outras pessoas de sua própria
família e da família de Deus.
Quando falo de rebelião carnal, não me refiro àquelas vezes
em que estamos andando na luz e caímos de cara no chão. Isso é uma parte
natural de nosso crescimento diário, de provação e erro.
A
rebelião é diferente. É UMA ESCOLHA CONSCIENTE de continuar no comportamento pecaminoso, até
viciar-se. Isso é o que João diz a respeito de andar na escuridão:
“6 Se
dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos na escuridão, mentimos, e não
praticamos a verdade”. (1João 1.6).
ANDAR
NA ESCURIDÃO, é fazer a sua LIVRE ESCOLHA de viver como um não crente. E, quando isso acontece,
é hora de fazer um autoexame, construtivo, saudável e dolorosamente honesto.
Como conjugar essa livre escolha diante da tão grande
soberania de Deus? Tal livre escolha é possível?
Richard Dawkins, um ateu convicto, decidiu deliberadamente
atacar as religiões, e para isso escreveu um livro intitulado: “Deus um Delírio”.
Nele, Dawkins afirma que escolhas realmente legítimas são feitas ignorando-se a
existência de Deus e de suas normas.
Para Dawkins, “A maioria das pessoas sensatas concorda que
a moralidade na ausência de policiamento é mais verdadeiramente moral que o
tipo de falsa moralidade que desaparece assim que a polícia entra em greve ou
que a câmera de vigilância é desligada. Seja uma câmera de verdade ou uma
câmera imaginária no céu. ...SE NÃO HÁ
DEUS, POR QUE SE DAR AO TRABALHO DE SER BOM? (Pg 300).
Essa é uma equivocada compreensão sobre a moralidade humana
e sobre a liberdade de escolha concedida a cada ser humano.
Um bom antídoto para esse equívoco seria ler: O DELÍRIO DE
DAWKINS de ALISTER MCGRATH e Joanna Alister. McGrath, outrora ateu, doutorou-se
em biofísica molecular antes de tornar-se teólogo. Foi contemporâneo de Dawkins
na Universidade de Oxford.
Essa é a grande questão a ser considerada no tema LIBERDADE
DE ESCOLHA. Se Deus existe, tudo o que faço tem significativas e grandes
consequências, se ignoro a existência de Deus e suas Leis, tudo é permitido.
Esse é novamente o equívoco cometido por Jean-Paul Sartre
(1905-1980) em seu “O Existencialismo é um humanismo” quando afirma:
"Dostoiévski escreveu: 'Se Deus não existisse, tudo seria permitido.
(Referindo-se ao romance Os Irmãos Karamázov de autoria de Dostoiévski).
Para melhor nos fazer compreender a liberdade cristã, João
Calvino é bastante profundo ao trabalhar esse tema na “Instituição da Religião
Cristã”. Assim ele afirma:
“De fato, tão pronto se menciona a liberdade cristã,
imediatamente uns dão rédea solta a seus apetites, e outros promovem grandes
alvoroços, se oportunamente não se põe freio a esses espíritos superficiais,
que corrompem e põem a perder por completo quanto se lhes põe na frente, por
excelente que seja.
POIS
UNS, SOB PRETEXTO DE LIBERDADE, IGNORAM TODA OBEDIÊNCIA A DEUS E SE ENTREGAM A
UMA LICENÇA DESENFREADA; OUTROS INDIGNAM-SE E NÃO QUEREM OUVIR FALAR DESSA
LIBERDADE, CRENDO QUE COM ELA SE CONFUNDE E SUPRIME TODA MODERAÇÃO, ORDEM E
DISCRIÇÃO.
Que fazer em tal situação, vendo-nos cercados por todas as
partes e colocados em tal apuro? Será por acaso o melhor não fazer menção da
liberdade cristã nem a ter em conta, para evitar assim esses perigos?
MAS JÁ
DISSEMOS QUE, SEM O CONHECIMENTO DELA, NEM CRISTO NEM A VERDADE DE SEU
ESPÍRITO, NEM O REPOUSO OU A PAZ DE ESPÍRITO PODEM SER CONHECIDOS DEVERAS.
Sendo assim, devemos, pois, pelo contrário, pôr toda nossa
diligência para que uma doutrina tão necessária como essa não seja sepultada e
para que, ao mesmo tempo, fiquem refutadas todas as objeções absurdas que
costumam suscitar com respeito à matéria”. (Págs. 294-295)
Como então, alguém que conhece a Palavra de Deus, consegue
de forma consciente negar sua fé e viver de forma totalmente oposta à vontade
expressa de Deus? Alguns tem afirmado que tal comportamento tem se tornado cada
vez mais comum, e esse estilo de vida tem sido abraçado por aqueles que
escolhem a “indiferença”.
Esses
cristãos ateus, como bem definem AUGUSTUS NICODEMUS e CRAIG
GROESCHEL, em seus respectivos livros sobre este tema, decidem viver totalmente
“indiferentes” a vontade de Deus e a normas existentes em suas comunidades de
fé.
Para GEORGES MINOIS,
um historiador francês nascido em 1946, Doutor em História, tal comportamento é
fruto de um “tipo” de ateísmo tranquilo, sinônimo de indiferença:
“Para
muitos de nossos contemporâneos, o problema religioso nem sequer é um problema…”A
indiferença pura está próxima, já está aí, apesar das aparências. O ateísmo
engajado e agressivo não desapareceu inteiramente, mas foi substituído por um
ateísmo tranquilo, sinônimo de indiferença”. (História do Ateísmo, pg. 711).
Esse é o perigo de viver na indiferença. É conscientemente
escolher um caminho de morte. Acã fez exatamente assim, ao invés de escolher o que
Deus escolheu, ele preferir seguir suas próprias escolhas.
James
Hudson Taylor (1832 - 1895). Missionário que nasceu em
Yorkshire na Inglaterra e que fundou em 1865 a Missão Interior da China, dizia
o seguinte:
"Deus sempre dá o melhor para aqueles que deixam a escolha com
Ele".
Não há e não pode haver melhor escolha, do que escolher viver
segundo a vontade de Deus.
Tenho aprendido com a vida de Acã que:
2) O PECADO
ESCONDIDO TEM EFEITO PROGRESSIVO E MORTAL.
“O que
encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa,
alcançará misericórdia”. (Pv. 28.13).
Quando lemos Josué capítulo 7, conhecemos a história de uma
comunidade vitoriosa que desfrutava das bênçãos de Deus. Entretanto, não
demorou até que a comunidade começasse a enfrentar derrotas inexplicáveis, pois
um membro escolheu desobedecer a Deus.
A comunidade era a nação de Israel, antes que os israelitas
tivessem conquistado e se estabelecido inteiramente na Terra Prometida.
A geração anterior de Hebreus, que experimentaram a
primeira páscoa na terra do Egito e viram a poderosa mão de Deus abrir o Mar
Vermelho, já tinha morrido a essa altura. Essa geração não confiou no Senhor
que prometeu dar-lhe vitória, então Ele os fez viver nômades durante quarenta
anos no Deserto.
Esta nova e mais jovem geração precisava de encorajamento.
Então, Deus deu-lhes uma vitória miraculosa contra a cidade fortaleza de
Jericó. Essa história prepara o palco para a História de Acã, o homem cujo
pecado trouxe calamidade.
Leiamos
Josué 6. 15-21.
15 E
sucedeu que, ao sétimo dia, madrugaram ao subir da alva, e da mesma maneira
rodearam a cidade sete vezes; naquele dia somente rodearam a cidade sete vezes.
16 E
sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao
povo: Gritai, porque o Senhor vos tem dado a cidade.
17 Porém
a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a
prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa;
porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.
18 Tão-somente
guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e
assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis.
19 Porém
toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao
Senhor; irão ao tesouro do Senhor.
20 Gritou,
pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o
sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o
povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade.
21 E
tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o
homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e
ao jumento.
(Josué
6.15-21).
Percebemos nestas narrativas, que temos PECADOS INDIVIDUAIS
com grande IMPACTO NA VIDA DA COMUNIDADE. Como funciona isso?
Em seu livro: “A IGREJA E A SURPREENDENTE OFENSA DO AMOR DE
DEUS”, JONATHAN LEEMAN, um dos pastores
da Igreja Batista de Capitol Hill em Washington, tratando sobre o tema COMUNITARISMO,
afirma que:
“....
Nós, como indivíduos, devemos buscar viver nossa vida com mais mentalidade de
grupo ou comunidade, já que nenhum de nós é uma ilha, afinal. ” (Pg. 77).
Esse é um princípio que precisa ser observado pela igreja
hoje:
“Para
que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos
outros.
De
maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um
membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
Ora,
vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.
(1
Coríntios 12:25-27).
Vivemos em comunidade, somos uma comunidade, e tudo o que
fizermos afetará diretamente as pessoas de nossa comunidade.
Tenho aprendido com a vida de Acã que:
3) QUANDO
HÁ PECADO A VITÓRIA VIRA TRAGÉDIA.
Esta era uma vitória importante para o povo hebreu. Era a
sua experiência equivalente ao “mar vermelho”. A sua experiência com o
sobrenatural.
Deus permitiu a essa geração participar de uma vitória
miraculosa. Deus estava mostrando que estava liderando a campanha da ocupação
da Terra Prometida. Foi uma vitória estratégica, pois uma fortaleza do inimigo,
foi desativada.
A
conquista de Jericó foi muito parecida com a invasão da Normandia, na França,
durante a Segunda Guerra Mundial. Esta vitória significou para
os aliados o começo do fim do Nazismo. Todos sabiam disso, inclusive Hitler.
Durou de 6 de Junho de 1944 – 22 de
Agosto de 1944. (2 meses e 2 dias). Esta Operação chamada de Overlord, foi a
invasão das forças dos Estados Unidos, Reino Unido, França Livre e aliados na
França ocupada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial em 1944. No dia 6 de
junho de 1944 (chamado de Dia D), cerca de 100 mil soldados, com o apoio de 6
mil navios e 5 mil aviões, desembarcaram na costa da Normandia, França, abrindo
uma nova frente de guerra no oeste.
De maneira parecida, a vitória em Jericó significou que a
conquista final de Canaã era uma questão de tempo, mas ainda haveria muitas
batalhas a serem travadas.
“Assim
era o Senhor com Josué; e corria a sua fama por toda a terra” (Josué 6:27)
E
transgrediram os filhos de Israel no anátema; porque Acã filho de Carmi, filho
de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do SENHOR
se acendeu contra os filhos de Israel. (Josué 7.1).
“Mas os israelitas foram infiéis”. Essa pequena conjunção,
“mas”, torna-se aqui uma palavra muito poderosa. O que era celebração,
tornou-se um horror.
Vamos ver o que significa “se apossar”. (Tomou do anátema).
A cidade de AI, não era nada comparada a cidade de Jericó.
“Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que
está junto a Bete-Áven do lado do oriente de Betel, falou-lhes dizendo: Subi, e
espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram a Ai.
E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo;
subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo
o povo, porque poucos são”. (Josué 7:2,3).
O relatório é bem simples: Não se preocupe com essa cidade
Josué. O Nome AI, por si só já significa Ruína.
Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais
fugiram diante dos homens de Ai.
E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os
perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; e o coração do
povo se derreteu e se tornou como água.
(Josué 7:4,5).
Para um exército que destronou uma fortaleza como a Cidade
de Jericó, sair fugitivo de uma pequena cidade como Ai? O que havia mudado em
tão pouco tempo?
Acã, por sua vida de total indiferença para com Deus e com
o seu povo, se esqueceu de quem era Deus.
A grande questão aqui é:
13 E
NÃO HÁ CRIATURA ALGUMA ENCOBERTA DIANTE DELE; ANTES TODAS AS COISAS ESTÃO NUAS
E PATENTES AOS OLHOS DAQUELE COM QUEM TEMOS DE TRATAR. (HEBREUS 4.13).
Deus sabia o que Acã estava fazendo.
O que Acã estava fazendo agredia a vontade de Deus. Era
pecado aos olhos de Deus.
O que é Pecado?
“...pois o pecado é rebeldia”.(1 João 3:4).(Trad. Almeida
Revisada)
“Todo
aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a
transgressão da Lei”. (1 João 3.4). (Trad.
NVI)
De que nos serve a Lei?
Na “Instituição da Religião Cristã”, João Calvino afirma
que:
“O
ofício da lei consiste em advertir-nos de nosso dever e incitar-nos a viver em
santidade e inocência”. (Pg. 295).
A lei foi dada ao povo de Deus para ser uma fonte segura de
instrução e de direção.
O grande Rabi Moshê Ben Maimon (Maimônides)
ou simplesmente Rambam, que nasceu precisamente em 1135, na cidade de Córdoba,
na Espanha e faleceu em 13 de dezembro de 1204 – tendo sido sepultado na Cidade
de Tiberíades, em Israel, foi com certeza o maior intérprete da Torá para a
religião judaica. Em seus escritos Rambam afirma que cada um dos preceitos da
Torá serve para:
1.Transmitir atitudes apropriadas
2.Remover concepções errôneas
3.Estabelecer legislação
4.Eliminar a perversidade e a injustiça
5.Imbuir no indivíduo virtudes exemplares
6.Deter a pessoa perante as más inclinações.
Foi exatamente tudo isso que Acã jogou fora, quando decidiu
se apropriar, tomar posse, de outros valores, que não os valores de Deus.
Agostinho
de Hipona, em suas “confissões”
narra esse tipo de pecado, como um afastamento de Deus, ocasionado por nossa
total inversão de valores:
“O
OURO, A PRATA, OS CORPOS BELOS E TODAS AS COISAS SÃO DOTADAS DE UM CERTO
ATRATIVO...TODAVIA PARA A AQUISIÇÃO DE TODOS ESTES BENS, O HOMEM NÃO VOS DEVE
ABANDONAR NEM AFASTAR-SE DA VOSSA LEI, Ó SENHOR. COMETE-SE O PECADO, PORQUE
PELA PROPENSÃO IMODERADA PARA OS BENS INFERIORES, EMBORA SEJAM BONS, SE
ABANDONAM OUTROS MELHORES E MAIS ELEVADOS, OU SEJA, A VÓS, MEU DEUS, A VOSSA
VERDADE E A VOSSA LEI. (Confissões,
pg.57, Livro II - A causa ordinária do pecado).
O pecado de Acã foi exatamente o de trocar os valores de
Deus pelos valores do mundo. É uma total inversão de valores. Deus estava dando
ao seu povo cidades inteiras, fortalezas inteiras, uma cidadania e uma vida de estabilidade
numa terra onde eles estariam livres. Acã trocou tudo isso, por uma capa e um “saco”
de dinheiro. Quanta inversão de valores.
- “Vi
entre os despojos uma boa capa babilônica”. A Babilônia sempre
representou na Bíblia os valores destorcidos do mundo. Quando Acã rouba algo
considerado maldito e ainda coloca dentro de sua tenda, ele faz o que muitas
vezes nós fazemos em nossas vidas ao trazer para o nosso lar “capas
babilônicas”. HOJE OS VALORES DO MUNDO têm feito parte da vida do cristão de
uma forma muito sutil, através de modismos, televisão, músicas, vocabulário
usado em novelas que mesmo não sendo acompanhadas por alguns, chegam até dentro
dos lares através de mudanças de comportamento que estas novelas geram na
sociedade como um todo
- “Duzentos siclos
de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos”. Como você já
deve ter percebido, desta vez Acã roubou aquilo que era do Senhor já que toda a
prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao Senhor.
Tenho aprendido com a vida de Acã que:
4) O
PECADO SEMPRE SERÁ CONFRONTADO.
Josué orou e o Senhor lhe respondeu.
“Então disse o Senhor a Josué: Levanta-te; por que estás
prostrado assim sobre o teu rosto?
Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes
tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua
bagagem o puseram.
Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante
os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão
amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio
de vós.
Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para
amanhã, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Anátema há no meio de ti,
Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o
anátema do meio de vós.
Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e
será que a tribo que o Senhor tomar se chegará, segundo as famílias; e a
família que o Senhor tomar se chegará por casas; e a casa que o Senhor tomar se
chegará homem por homem.
E será que aquele que for tomado com o anátema será
queimado a fogo, ele e tudo quanto tiver; porquanto transgrediu a aliança do
Senhor, e fez uma loucura em Israel”. (Josué 7:10-15).
A derrota em AI, finalmente fez sentido. Fatos importantes
haviam sido revelados.
As permanentes vitórias do povo de Deus, estavam
condicionadas a obediência que lhes era exigida.
A cidade de nome Ruína, colocou o povo de Deus para correr.
Havia alguns motivos:
- Havia pecado no
meio do povo.
“Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para
amanhã, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Anátema há no meio de ti,
Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o
anátema do meio de vós”. (Josué 7.13).
- Alguém havia se
apossado de coisas pecaminosas.
Nos tempos antigos os soldados eram compensados com os
despojos das guerras. Esse era quase sempre o salário de um guerreiro.
Este não foi o caso desta batalha em Ai.
“Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto
houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela
estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.
Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis
nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o
perturbeis.
Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de
ferro são consagrados ao Senhor;
irão ao tesouro do Senhor”. (Josué 6.17-19).
Infelizmente, para o povo de Israel. Enquanto eles
batalhavam alguém colocou a oferta do Senhor no bolso, Josué era um bom líder e
inocente era diante de Deus. A grande maioria de Israel não era culpada. Mesmo
assim todo o Israel de Deus sofreu.
A conexão com Deus foi quebrada. A presença do pecado
interrompeu o desejo de Deus de abençoar a nação de Israel com mais essa
vitória.
Vamos ser sinceros, Deus quer mesmo abençoar o seu povo,
quase sempre nós é que atrapalhamos.
Charles
Swindoll em seu livro: Vidas
Incríveis diz o seguinte:
“Se
uma benção a curto prazo, vai causar um dano a longo prazo, não pode ser
chamada de graça. Deus nunca nos abençoará à custa da nossa santidade” (Pg.
117).
O problema é que no caso de Israel, tudo estava acontecendo
porque literalmente eles haviam enterrado o pecado.
5) UM
PECADO PESSOAL TEM CONSEQUÊNCIAS PÚBLICAS
Um dos soldados que havia participado da conquista e da
derrubada das muralhas de Jericó desobedeceu às ordens de Deus. Roubara um
tesouro que pertencia a casa de Deus e que era para ser consagrado ao Senhor.
Imagine como estava o coração daquele pecador, ele sabia de
cada uma das consequências do seu pecado.
O ladrão foi descoberto, tudo finalmente apontou para Acã.
Acã decidiu revelar o seu pecado, desenterra-lo de uma vez.
“E
respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de
Israel, e fiz assim e assim.
Quando
vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de
prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os;
e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata
por baixo dela”. (Josué 7:20,21)
Veja se você consegue perceber a espiral do Pecado.
VI –
COBICEI – PEGUEI – ESCONDI.
É assim que acontece, o problema é que ele não conseguiu
visualizar o fim do pecado: FUI PEGO.
Quando Acã decidiu pelo pecado, deve ter encontrado
inúmeras justificativas para fazer o que fez. Contudo, se esqueceu de calcular
as trágicas consequências de seu pecado.
6) O
PECADO SEMPRE SERÁ DURAMENTE CONFRONTADO.
Acã trouxe para dentro da sua vida, algo muito maior do que
ele imaginava, algo que nunca ficaria enterrado. Era uma ofensa enorme contra
Deus.
“Tomaram, pois, aquelas coisas do meio da tenda, e as
trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel; e as puseram perante o Senhor.
Então Josué, e todo o Israel com ele, tomaram a Acã filho
de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas,
e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto ele
tinha; e levaram-nos ao vale de Acor.
E
disse Josué: Por que nos casou essa desgraça? O Senhor te causara uma desgraça
neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de
apedrejá-los”. (Josué 7:23-25).
Acor é literalmente o vale da “desgraça”. E o nome Acã
significa literalmente “encrenca”.
O homem que procurou encrenca, recebeu sua justiça no vale
da desgraça.
“Levantaram sobre ele um grande montão de pedras, até o dia
de hoje; assim o Senhor se apartou do ardor da sua ira; pelo que aquele lugar
se chama o vale de Acor, até ao dia de hoje”. (Josué 7:26).
Chocante, não é? É ainda mais chocante para cada um de nós
que vive na era da graça.
Parece que quando ouvimos falar na era da graça, nós logo
interpretamos essa expressão como uma “licença para pecar”.
O pecado ainda que seja um ato pessoal, ele nunca é
isolado. O pecado sempre afeta os outros. Não há nada que satanás adore mais do
que o nosso esforço hipócrita por manter o nosso pecado enterrado. O Diabo
sempre nos tenta convencer de que nossas escolhas não afetaram a nossa
coletividade.
Uma pessoa que deliberadamente decide continuar a “andar na
escuridão”, contrária à mente de Deus, desgasta a eficácia de uma comunidade
inteira e tira a esperança de vitória.
-Um
Judas divide uma comunidade inteira de discípulos,
-Um
Acã interrompe o processo vitorioso de um povo.
-Um
pouco de fermento leveda toda a massa.
Alguém que vive na comunidade e cultiva um terrível pecado
enterrado, tem um impacto negativo tremendo.
7) PRINCÍPIOS
SÃO PARA SEREM LEMBRADOS.
Quando observamos a história do homem que trouxe a
calamidade para o seio do seu povo, devemos também observar alguns princípios:
1. É
preciso parar de se enganar e reconhecer que o pecado escondido está errado.
Uma das defesas mais antigas
do pecador é de negar o fato do pecado. Se você consegue se persuadir que seu
hábito não é pecaminoso, a consciência não vai doer tanto. Mas o padrão que
define o pecado é a palavra de Deus, não os desejos e opiniões do homem: "... o pecado é a transgressão da
lei" (1 João 3:4).
"Há caminho que ao homem
parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte" (Provérbios 14:12).
Podemos fechar os olhos à
verdade e recusar ouvir a palavra de Deus, mas tal rebeldia não mudará nem um
"i" da verdade revelada.
"O
que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável"
(Provérbios 28:9).
2. É
necessário arrepender-se.
O homem procura maneiras
suaves de tratar o problema do pecado, mas Deus não as aceita. Ele exige o arrependimento
verdadeiro, nascido da tristeza segundo Deus (2 Coríntios 7.10).
"O
que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e
deixa alcançará misericórdia" (Provérbios 28:13).
Para ficar livres do pecado, temos que deixá-lo.
3. É Preciso pedir perdão a Deus.
O
perdão divino é condicionado na confissão do pecador. João escreveu para
cristãos que, como todos, tinham seus defeitos. Mas ele não minimizou o
problema do pecado.
"Se
confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados
e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).
“Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus,
para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;
Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de
iniquidade”.
(Atos
8.22-23).
O arrependimento é o único caminho para o perdão dos
pecados e a única forma de alcançar o favor do Senhor.
Baseado
no livro:
SWINDOLL,
Charles R. Vidas Incríveis: histórias fascinantes sobre vidas esquecidas. Trad.
Eloisa Pasquini. São Paulo: Ágape: 2013.
REFERÊNCIAS:
MINOIS,
Georges. História do Ateísmo: os descrentes no mundo ocidental, das origens aos
nossos dias. Trad. Flávia Nascimento Falleiros. 1ª ed. São Paulo: Editora
Unesp, 2014. Pg. 711.
DAWKINS,
Richard. Deus um Delírio. Trad. Fernanda Ravagnani. São Paulo: Companhia das
Letras, 2007. Pg. 300.
CALVINO,
João. A Instituição da Religião Cristã. Tomo II, Livros III e IV. Trad. Elaine
C. Sartorelli e Omayr J. de Moraes Jr.. São Paulo: Editora Unesp, 2009. Págs.
294-295.
SWINDOLL,
Charles R. Vidas Incríveis: histórias fascinantes sobre vidas esquecidas. Trad.
Eloisa Pasquini. São Paulo: Ágape: 2013. Pg. 117.
LEEMAN,
Jonathan. A igreja e a surpreendente ofensa do amor de Deus: reintroduzindo as
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José dos Campos – SP: Editora Fiel, 2013. Pg. 77.
AGOSTINHO,
Santo, Bispo de Hipona. Confissões. Trad. J. Oliveira e Ambrósio de Pina. 26.
Ed. Petrópolis: Vozes, 2012. Pg. 57.
AUTORES
CITADOS E INDICAÇÕES DE LEITURA:
MAIMÔNIDES,
Moshê
Ben Maimon. Guia dos Perplexos. Trad. Paulo Rogério Rosenbaum. São Paulo:
Editora Sêfer, 2014.
GROESCCHEL,
Craig. O Cristão Ateu: crer em Deus, mas viver como se ele não existisse. Trad.
Jurandy Bravo. São Paulo: Editora Vida, 2012.
NICODEMUS, Augustus.
O ateísmo Cristão e outras ameaças à Igreja. São Paulo: Editora Mundo Cristão,
2011.
MCGRATH, Alister
e Joana. O Delírio de Dawkins. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2007.
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