UM BOM CONSELHO NUNCA É DEMAIS

"Mas Roboão não seguiu o conselho dos homens mais velhos". 1 Reis 12:8
Quando Roboão, filho de Salomão, começou a reinar, sentiu necessidade de buscar conselho para tomar as decisões corretas. Afinal, ser rei de uma grande nação não era uma atividade como qualquer outra. Além disso, o pai dele tivera uma sabedoria sobrenatural que, infelizmente, não era hereditária.

Entretanto, o relato bíblico nos conta que Roboão não seguiu os conselhos dos sábios. Na verdade, ele fez tudo ao contrário. E o resultado não podia ser pior: deu tudo errado na vida do pobre filho de Salomão.

Pense que os bons conselhos são como uma luz e preste atenção na história a seguir:
Um grande navio cruzava o oceano numa noite escura, quando o capitão notou uma luz piscando adiante, e exatamente em sua rota. Imediatamente, ele deu o sinal para avisar o capitão do outro navio.

– Por favor, altere seu curso dez graus para leste – ele avisou.

– Altere você seu curso dez graus para oeste – foi a resposta.

O capitão ficou perplexo com tal atitude e transmitiu nova mensagem:

– Eu sou o capitão deste navio; você está em minha rota. – Eu sou William, marinheiro, não posso mudar de rota – foi a resposta do ponto de luz.

Indignado, o capitão resolveu assustar o marinheiro William:

– Altere já seu curso dez graus para leste, pois estamos num navio de guerra.

– Altere já seu curso dez graus para oeste – replicou William. – Estou num farol.
Não é preciso nem dizer quem teve de mudar seu curso, não é mesmo? Nenhum capitão de navio gostaria de trombar em um farol!

Quando deixamos de ouvir o conselho das pessoas mais experientes, corremos o risco de perder a luz que nos ajudaria a encontrar o caminho. E caminhar no escuro é um risco muito grande, você não acha?

Jesus, que é a Luz do mundo, nos deixou muitos mandamentos e conselhos que nos podem tornar mais felizes. Podemos obedecer-lhes, ou agir como Roboão, fazendo tudo errado. A escolha é nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário