DECISÕES ESPIRITUAIS.

“E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.
E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu”. (Atos 16:6,7).



INTRODUÇÃO

Um dos grandes desafios na vida cristã é tomar decisões: vocação profissional, namoro, casamento e etc.

Ilustrar: Ao procurar um médico, a paciente perguntou: - O que preciso tomar para ser Feliz? O médico respondeu: Tome decisões!

 A nossa vida, nossa caminhada e nosso futuro dependerão totalmente das decisões e escolhas que fizermos.

No contexto (Atos 15) ao texto que lemos, faz-se registrar que havia uma divergência na igreja de Jerusalém: Circuncisão para gentios (Atos 15.1 e 5). Para solucionar a divergência, foi estabelecida uma decisão espiritual.

DECISÕES ESPIRITUAIS...

1) SÃO TOMADAS POR CRISTÃOS DIRIGIDOS PELO ESPIRITO SANTO.

“E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;
E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé”.  (Atos 15.8,9).

Sabemos que havia uma divergência na igreja de Jerusalém: Circuncisão para gentios (Atos 15.1 e 5). Outra divergência posterior acontece na liderança, ocorrida entre Paulo e Barnabé por causa de João Marcos, essa desavença foi tamanha que eles não caminharam mais juntos (At 15:36-41), contudo, pelas epístolas de Paulo se percebe que a desavença foi posteriormente vencida (Cl 4:10; 2 Tm 4:11).

É nesse contexto de contenda e desavenças que o Espirito Santo se manifestou para ajudar a igreja na busca para solucionar seus problemas.
As decisões espirituais foram:

a)   Decisões importantes tomadas por líderes cristãos – Atos 15.2.
b)   Decisões com a orientação de uma Liderança Espiritual – Atos 15.7-9 e Atos 15.13.
c)   Decisões de uma Igreja guiada pelo ES. “Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja...” (Atos 15:22).
Pareceu-nos bem, reunidos concordemente... Atos 15:25.
d)   Decisões duplamente espirituais – Atos 15.28. “Pareceu bem ao Espirito Santo e a nós”.
e)   Decisões na vida de quem já tem a direção do ES. – Atos 15. 37-39.

DECISÕES ESPIRITUAIS.

 2)   IMPEDEM QUE PROSSIGAMOS NA DIREÇÃO ERRADA.

“Passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.
E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu”. (Atos 16:6,7).

Estamos na segunda viagem missionária de Paulo. Ao partir, ele tinha a intenção de visitar as Igrejas que ele havia implantado (At 15:36,41), após ter escolhido Silas como companheiro de viagem, conheceu a Timóteo na cidade de Listra e decidir leva-lo com eles (At 15:40; 16:1-3), tomaram rumo a “região frígio-gálata” visitando as Igreja explicando e orientando aos irmãos que observassem as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros de Jerusalém fortalecendo as Igrejas (At 15:1-30; 16:4-5).

Posteriormente, após percorrerem a região frígio-gálata, DECIDIRAM PREGAR A PALAVRA NA ÁSIA, mas, de alguma forma, durante a viagem, foram “impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia,…” (At 16:6).

Muitos de nós já nos deparamos com portas fechadas a nossa frente. Muitos de nós podem ter tentado mover-se em uma direção, buscado algo que geralmente é a vontade de Deus, apenas para descobrir que a porta na qual estávamos batendo não estava aberta. Bem, nós não somos os únicos. Isso também aconteceu com o apóstolo Paulo. Seu propósito era pregar a Palavra de Deus.

Paulo encontrou a porta fechada - não pelo diabo, e não pelo povo, mas pelo Espírito Santo. Como diz a Escritura: "Eles foram impedidos pelo Espírito Santo de pregar a Palavra na Ásia". Então, eles tentaram ir para Bitínia - outra área da Ásia Menor - mas, novamente, o Espírito não lho permitiu. Sim, alguns podem acreditar, estarem em alinhamento com a vontade de Deus e, consequentemente, baterem em algumas portas - mas estas podem não abrir. A razão - e veremos isso no caso de Paulo também - é porque o Senhor quer dirigir seus planos por caminhos que reflitam melhor a Sua vontade.

No caso de Paulo e seus companheiros, as portas que Deus fechou, os levou a Trôade, um lugar próximo à Macedônia, o lugar onde Deus queria que eles fossem. Quando eles estavam em Trôade, o Senhor deu-lhes as instruções: Ele não os queria na Ásia, mas na Macedônia. Era o momento para a Europa também ouvir a Palavra de Deus e era lá onde Deus queria que eles fossem agora.

Se você sabe que algo é a vontade de Deus, mas você ainda não encontrou uma porta aberta: "batei e abrir-se-vos-á", diz a Palavra (Lucas 11:9). Paulo não ficou em Jerusalém ou em Antioquia, esperando a visão. Ele estava batendo em portas. Ele estava a caminho. Embora as portas que ele tentasse estivessem fechadas, elas o levaram muito perto do lugar onde Deus queria que ele fosse. Foram as portas fechadas que levaram o apóstolo Paulo para perto de Deus e do seu planejamento missionário.

Paulo refez rapidamente o plano e ao se aproximar da região de “Mísia, tentaram ir para Bitínia”, contudo, mais uma vez foram impedidos de tomarem aquela direção, o próprio “Espírito de Jesus não permitiu” que continuassem a viagem naquela direção (At 16:7), então tomaram rumo a Trôade (At 16:8).

Quantas vezes perdemos a dimensão de quem é Jesus:

7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz O QUE É SANTO, O QUE É VERDADEIRO, o que tem a chave de Davi; O QUE ABRE, E NINGUÉM FECHA; E FECHA, E NINGUÉM ABRE:
8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. (Apocalipse 3:7,8).

Penso que eles devem ter ficado perplexos, afinal eles tinham partido com uma boa intenção, e eles estavam fazendo a vontade de Deus. Não está registrado como o Espírito Santo disse a Paulo que não fossem para Ásia ou para Bitínia. Pode ter ocorrido de várias formas, talvez, mediante um profeta, uma visão, uma convicção interna ou alguma outra circunstância. Conhecer a vontade de Deus não significa que devemos escutar sua voz de forma audível, falando diretamente aos nossos ouvidos, como aconteceu na conversão de Paulo (At 9:4-6). Uma porta fechada pode ser um bom sinal para não prosseguir.

DEUS É SOBERANO:

a. Deus é soberano sobre nossas vidas. Ele tem o direito de decidir aonde vamos, e o que vamos fazer.
b. Temos necessidade de discernir a direção do Espírito Santo. Saber que é Ele quem está por trás de circunstâncias adversas.
c. Deus nem sempre nos explica porque não quer que façamos algo. Ele simplesmente fecha as portas.
d. Não devemos insistir em fazer algo, quando Deus já disse ‘não’. Devemos nos submeter a soberania de Dele.
e. Tampouco devemos ficar paralisados diante de uma negativa de parte de Deus. Devemos ouvir sua voz e caminhar na nova direção.

Paulo aceitou e entendeu, pelas evidências, que Deus o queria em outro lugar. Veja o que aconteceu: “E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedónia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos” (Atos 16:8-9).

Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, CONCLUINDO que Deus nos tinha chamado para lhes pregar o evangelho. (Atos 16:10).

DECISÕES ESPIRITUAIS.

3) NOS FAZEM ENCONTRAR A DIREÇÃO CORRETA.

E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos.
E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho. (Atos 16:9,10).

Paulo entendeu a visão!! Ele ouviu o clamor daquele homem da Macedônia! “E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho” (Atos 16:10).

FORAM DE GRANDE SIGNIFICADO OS RESULTADOS DA DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NESTA VIAGEM DE PAULO:

A)  Lídia, a primeira convertida na Europa, converteu-se ao Senhor Jesus através da pregação de Paulo. (Lidia é de Tiatira na Ásia). Paulo não foi até a Ásia, foi a Ásia que veio até ele. (Atos 16.14).
B)  A jovem que tinha um espírito maligno de adivinhação, foi liberta pelo poder do nome de Jesus. (Atos 16.18)

C)  Um carcereiro se converte a Cristo e junto com ele toda sua família foi batizada. (Atos 16.33).

Tomar decisões espirituais não é fácil:

1)   Muitos homens podem ser afetados por essas decisões e o preço por muitas vezes é bastante alto. (Atos 16. 19-23).

2)   Nossos planos e pensamentos são diferentes do que Deus deseja. “Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido de fazê-lo até agora”. (Romanos 1:13)

3)   O inimigo faz de tudo para atrapalhar.

14 Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles,
15 Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens,
16 E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim.
17 Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por um momento de tempo, de vista, mas não do coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto;
18 Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu. (1 Tessalonicenses 2:14-18).

CONCLUSÃO:

Deus tem sempre razão! Nossas decisões precisam ser profundamente espirituais.

14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. (1 Coríntios 2.14,15).


Quando Ele nos impede de caminharmos em certas direções, é porque os planos que Ele tem para nós, são mais excelentes, embora, humanamente falando, possam ser mais dolorosos, mas com certeza, os resultados serão eternos!

Ao buscar decidir espiritualmente lembre-se:

8 Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.
9 Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti. (Salmos 32:8,9).

Se a porta que você desejava entrar estiver fechada, Creia:
Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. (Filipenses 2:13).

Vai decidir! A minha recomendação é: Por isso digo: vivam pelo Espírito... (Gálatas 5:16).



Nenhum comentário:

Postar um comentário