UM RAIO DE LUZ. Uma fonte de Esperança.

UM RAIO DE LUZ

Uma fonte de Esperança



“O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz". (Mateus 4.16).

O início do ministério terreno de Jesus foi na Galileia; local onde pregou o arrependimento porque o Reino de Deus está próximo. (Reino=Basiléia em grego, da idéia de domínio de Deus).

A Galileia era uma região desprezada pelos outros judeus que viviam mais ao sul porque contava com uma população mista, em sua maioria gentílica, com poucos judeus, por isso o termo Galiléia dos gentios.

O termo "dos gentios" em grego é "Ethnos"; dá idéia de povos não judeus, pagãos, desconhecedores de Deus.

Com sua presença na Galiléia, e com sua mensagem libertadora, Jesus cumpriu a profecia de Isaías 9, onde diz:

“Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão. O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”. (Isaías 9.1-2).

No original em hebraico, língua em que foi escrito o Antigo Testamento, a palavra "escuridão" é "muaph", dá idéia de penumbra, tristeza, melancolia negra.

Essa penumbra é o descaso ou ignorância sobre Deus; e foi exatamente neste lugar que brilhou a Luz de Cristo.

O Diabo, o príncipe das trevas, trabalha duro para deixar o evangelho encoberto aos olhos e aos ouvidos de muitos. Na perspectiva paulina:

“...O deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. (2 Coríntios 4.4).

Ao observar a história da Galiléia, vemos que aquele território pertenceu às tribos de Issacar, Zebulom, Aser e Naftali nos dias do Antigo Testamento.
O nome Galiléia vem da raiz “Galil” que na língua dos judeus significa pequeno círculo.

Em Gênesis 49.13-21, vemos Jacó abençoar seus filhos com palavras futuras, e com relação especificamente a estas 4 tribos, diz-se que elas seriam prósperas, habitariam em portos de navios:

13 Zebulom habitará no porto dos mares, e será como porto dos navios, e o seu termo será para Sidom.
14 Issacar é jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos.
(Gênesis 49.13,14).

De Aser e Naftali se diz:

20 De Aser, o seu pão será gordo, e ele dará delícias reais.
21 Naftali é uma gazela solta; ele dá palavras formosas.
(Gênesis 49.20,21).

Mas, o próprio Jacó também disse que se renderiam à trabalhos forçados. Na benção de Jacó, Issacar, que era um jumento forte, se curvaria:

“E viu ele que o descanso era bom, e que a terra era deliciosa e abaixou seu ombro para acarretar, e serviu debaixo de tributo”.
(Gênesis 49.15)

Essa  palavra sobre o encurvamento do povo de Deus se cumpriu mais tarde nos 2 seguintes trechos:

1-   Quando Salomão tentou presentear com 20 cidades da Galiléia a Hirão rei de Tiro (1 Reis 9.11-13).

11 (Para o que Hirão, rei de Tiro, trouxera a Salomão madeira de cedro e de cipreste, e ouro, segundo todo o seu desejo); então deu o rei Salomão a Hirão vinte cidades na terra da Galiléia.
12 E saiu Hirão de Tiro a ver as cidades que Salomão lhe dera, porém não foram boas aos seus olhos.
13 Por isso disse: Que cidades são estas que me deste, irmão meu? E chamaram-nas: Terra de Cabul, até hoje.
(1 Reis 9.11-13)

Porém o Rei de Tiro desprezou-as e mais tarde devolveu-as para Salomão. (2 Crônicas 8.2 ).

“Que Salomão edificou as cidades que Hirão lhe tinha dado; e fez habitar nelas os filhos de Israel”.  (2 Crônicas 8.2)

Não sei se você consegue perceber o tamanho da tristeza e da dor desse povo:

- Foi rejeitado pelo seu próprio Rei (Salomão) e entregue para ser súdito de um outro Rei.
- Foi Rejeitado e desprezado pelo seu novo Rei.

Esse povo estava literalmente sentado sobre as trevas e no vale da sombra e da morte.

Foi para este povo rejeitado e humilhado que Jesus levou sua luz e a mensagem do Evangelho. É assim que resplandeceu a luz.


2- Em (2 Reis 15.29); vemos que algumas regiões junto com a Galiléia foram as primeiras a sofrerem o ataque da Assíria sob o reinado de Tiglate-Pileser (732 a.C.). E depois os povos destas regiões foram deportados para a Assíria.

“Nos dias de Peca, rei de Israel, veio Tiglate-Pileser, rei da Assíria, e tomou a... Gileade, e a Galiléia, e a toda a terra de Naftali, e os levou à Assíria”. (2 Reis 15.29)

Isso nos deixa claro, e nos faz entender como aquela região tinha caído em seu pecado e futuramente na escuridão do afastamento de Deus.
Nesse momento da história, a Galiléia está: “...servindo debaixo de tributos”. (Gênesis 49.15)
Esse é o pano de fundo histórico para entender a profecia de Isaías:

“Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão. O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”. (Isaías 9.1-2)

A PROMESSA:

- NÃO MAIS ESCURIDÃO
- NÃO MAIS HUMILHAÇÃO
- NO FUTURO HONRARÁ A GALILÉIA DOS GENTIOS.

No momento de DENSAS TREVAS NA VIDA DO POVO, de grande adversidade no seu ministério, o Senhor Jesus resgata essa profecia de Isaías, como quem acende um facho de luz numa noite escura, e anuncia ao povo da Galiléia, a razão pela qual ele estava ali: Ser a luz em meio a escuridão.

É sábio o Evangelista Mateus, quando registra na Escritura sagrada:

“E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali; PARA QUE SE CUMPRISSE o que foi dito pelo profeta Isaías”.  (Mateus 4:13,14).


No cumprimento desta profecia aprendemos que:

- Jesus é a Luz do Mundo:

 1)    LUZ QUE BRILHA DIANTE DA ADVERSIDADE.
“Quando Jesus ouviu que João tinha sido preso, voltou para a Galiléia”.  (Mateus 4.12).

Era difícil aceitar a prisão de João Batista. Ele é muito querido para Jesus. Era João também um pregador, um anunciador do Reino de Deus. Em Mateus no capítulo 14 se faz registrar a morte de João Batista, pelas mãos do Rei Herodes.

Ainda, neste mesmo contexto o Senhor Jesus estava sendo tentado:  “Então o diabo o deixou”.  (Mateus 4.11).
Após resistir bravamente e vencer a tentação, o Senhor Jesus é mergulhado numa grande provação.
- Jesus ouviu que João tinha sido preso. (Mateus 4.12)
Aquele que foi colocado diante do Senhor Jesus para preparar o caminho no deserto, estava preso.


APLICAÇÃO:
- Em tempos de grande adversidade apoie sua fé, nas promessas do Senhor. Elas são verdadeiras. Elas são firmes, elas se cumprem a cada dia.
- Como Jesus declara e ao mesmo tempo invoca aquela profecia sobre a vida de seu povo, nós também podemos crer, que suas promessas estão ainda hoje sobre as nossas vidas.
- O povo que andava em trevas VIU UMA LUZ. Abra você também seus olhos espirituais e veja a luz:
- Do sol da justiça (Malaquias 4.2)
-  Da luz do mundo. (João 9:5).
-  Da resplandecente estrela da manhã. (Apocalipse 22.16)

Disse Jesus: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. (João 8.12).
Jesus é a Luz que brilha em meio a Adversidade:
“A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram”. (João 1.5)

Jesus é a Luz do Mundo:

2) LUZ QUE BRILHA MEDIANTE AO ARREPENDIMENTO.

“Daí em diante Jesus começou a pregar: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo". (Mateus 4.17).

A palavra arrependimento é de origem grega (μετάνοια , metanoia ) e significa conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos, caráter, trabalho, geralmente conotando uma evolução.

A luz somente iria brilhar se: “o povo que vivia nas trevas”, praticasse o arrependimento.

Seria necessário, ao povo que escutava as palavras de Jesus, que ele, o povo, reconhecesse que estava em trevas e se abrisse para VER A LUZ.
A luz foi posta: “sobre os que viviam na terra da sombra da morte”.

A terra da sombra e da morte não é algo figurativo, ela é muito real e presente:

Davi fala sobre à existência desta terra de sombras e morte.

“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”. (Salmos 23:4).

As sombras vieram sobre sua vida quando da cobertura do seu palácio viu uma mulher e a desejou. (2 Samuel 11.4)

Trilhando pelo caminho das sombras, ele adulterou com ela.

Esse é um terrível vale das sombras.

Após pecar com a mulher de Urias, Davi decide mata-lo. (2 Samuel 11.15)
Davi seguiu direto do vale das sombras para o vale da morte.

O QUE PODERIA MUDAR A SITUAÇÃO DE DAVI? Um Rei que vivia nas trevas.

Essa é a grande mensagem do Senhor Jesus:

O arrependimento é para todos aqueles que estão vivendo:
“Na terra da sombra da morte”.

Louvado seja Deus que Davi se arrependeu do seu pecado e se permitiu ver a luz, reencontrou o resplendor da luz.

1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
2 Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.
3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
(Salmos 51.1-4)

Para concluir, voltemos ao contexto histórico do cumprimento desta profecia na Galiléia.

A história diz que em períodos mais modernos, a Galiléia foi pertencente provavelmente à Fenícia e com isso o culto naquela região se tornou mais pagão e místico ainda; depois foi conquistada pelos Macabeus.

Mais tarde na época de Jesus, a Galiléia foi governada por Herodes e depois por Agripa também.

É nesta época que Jesus se manifesta naquele local de escuridão, de total ausência da luz de Deus, por causa do pecado daquele povo misto, e que provavelmente tinha uma falsa luz, que se firmava na prosperidade de seus portos.

A Galiléia deste tempo, mas se parece com o Brasil da atualidade, que mergulhado nas trevas da corrupção, acreditou na falsa luz que se sustentava nas plataformas de petróleo espalhadas pelo Brasil.

É justamente nesta Galiléia, que a Misericórdia de Deus brilhou em Cristo, depois a notícia desta Luz chegou aos gentios, e hoje aqui estamos nós pecadores alcançados pela luz de Cristo no Brasil.

Esta luz de Cristo derrotou o Diabo, a morte, nossos pecados, a melancolia, a depressão e a ilusão dos prazeres transitórios dos portos dos prazeres desta vida.

Por isso, como o salmista rendemos graças:

"Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre" (Salmos 107.1-43).

Em Isaías 60.3 vemos a luz de Cristo que nos deixa radiantes de alegria, pois o pecado de todos os povos é escuridão.

“E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu’. (Isaías 60.3).

Esse é o resplandecer da luz de Deus. Esse é sentido para o nascimento e para a vida de Jesus.

- NÃO MAIS ESCURIDÃO
- NÃO MAIS HUMILHAÇÃO
- NO FUTURO HONRARÁ A GALILÉIA DOS GENTIOS.

ESTÁ SE CUMPRINDO.

Agradeçamos ao nosso Deus, pois fomos chamados por Cristo para viver na luz e em santidade.

12 “...dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.
13 Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,
14 em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados”.
(Colossenses 1.12-14)

Agradeçamos a Deus, pois fomos chamados para viver na eternidade da luz de Deus:

3 Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.
4 Eles verão a sua face, e o seu nome estará em suas testas.
5 Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre.  (Apocalipse 22.3-5)





Nenhum comentário:

Postar um comentário