UM ABENÇOADO DIA DOS PAIS

Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente...
Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.

Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do pai. O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.

O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu de um jornal do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto. Data que se observa até os dias de hoje.

Na cultura judaica tradicional, o pai é responsável pela educação religiosa dos filhos. O destaque fica para a educação do menino, que, a partir dos 7 anos, começa a aprender os rituais religiosos. Com 13 anos, o pai o leva à sinagoga, onde, depois da cerimônia conhecida como Bar-Mitzva, o garoto se torna membro efetivo e participante da comunidade. Nas famílias judaicas, exemplos de patriarcalismo, os pais recebem todo o respeito e obediência dos filhos.

Na visão de Deus o Pai deve considerar os filhos como plantas de oliveira, ao redor da mesa. (Sl 128.3) O que significa plantas da oliveira?. A oliveira produz oliva que produz o óleo, que simboliza a unção de Deus sobre as pessoas. Quando é citado no salmo como estando ao redor de sua mesa a palavra está falando de comunhão. O que fazemos à roda da mesa? Ceiamos! Ceia fala de comunhão, ou seja, quando a palavra fala dos nossos filhos está sugerindo que nós vamos repassar o amor e conhecimento que temos do Senhor à medida que mantivermos comunhão com os filhos. Que tragédia é hoje o uso demasiado da TV; o trabalho exagerado ou as atividades que nos roubam dos filhos. Nunca repassaremos aos filhos a intimidade que temos com o Senhor, se não tivermos comunhão com eles.

Peço a Deus que o dia dos pais não seja apenas mais um dia comercial, mas que seja um dia muito especial e uma ótima oportunidade para que pais e filhos desfrutem juntos os privilégios e bênçãos de Deus.

A todos os papais desejamos um abençoado dia dos pais.

Um comentário:

  1. Olá meu pastor!
    Quer dizer que o senhor agora também é blogueiro! Que bom! É sempre bom ter conteúdo de qualidade na internet!
    Que Deus lhe inspire há escrever cada postagem e que você possa ser uma grande bênção na blogosfera!
    A pouco também virei blogueiro, faz dois meses, quando tiver um tempo passa lá no meu blog e dá uma opnião.

    http://simplicidadedoevangelho.blogspot.com/

    Não deixe de ir lá! Vê se eu to escrevendo certinho ou se tem coisa errada rs. (brincadeira)

    Fica com Deus pastor! Agora só falta fazer um twitter para divulgar o blog.

    ResponderExcluir