O PODER DA RENDIÇÃO

O PODER DA RENDIÇÃO

“Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele tudo fará” (Sl 37.5).

RENDIÇÃO! Imagine você abrir mão do controle e conscientemente escolher comprometer a sua vida e vontade aos cuidados e controle de Cristo. Que benção grandiosa.

Tal postura é difícil de se conquistar neste mundo atual.

Somos ensinados a nunca desistir. NUNCA DESISTA! Na nossa sociedade a palavra rendição significa descer, derrota, perda e fraqueza.

Há uma tendência nesse tempo de competitividade, concorrência, disputa e sonhos pessoais de que somente os mais fortes, aqueles que nunca desistem ou cedem é que serão os vitoriosos.

No geral todos nós preferimos desfrutar do crescimento, conquistas e sucesso.

Do que pensar na possibilidade de uma vida ligada a rendição obediência e submissão.

Porém, render-se a Deus deveria ser a essência do nosso relacionamento para com Deus, uma das formas de adorá-Lo.


Deus quer a sua vida – toda ela; 95% não será suficiente.

QUASE NÃO É! Quão doloroso deve ser alguém quase conseguir um emprego. Como é chato quase pegar um avião, mas, acabar deixado no aeroporto. Quão triste quase sobreviver afogamento, mas, acabar afundando na água. No entanto, como será terrível quase se converter, mas, acabar no lago de fogo para eternidade.

Tenha cuidado para não ser um quase-Cristão, pois para ser quase salvo é para ser certamente perdido.

A rendição pessoal na bíblia é descrita por Consagração, Reconhecimento do Senhorio de Cristo,
Carregar a cruz,

Morrer para si mesmo e submeter-se ao domínio e condução do Espírito Santo de Deus.

Render-se a Deus não é resignação passiva, fatalismo ou desculpa para a preguiça. Não é resignar-se com a situação, mas significa exatamente o oposto: sacrificar a vida ou sofrer, a fim de mudar o que precisa ser mudado. Deus frequentemente chama pessoas que se entregaram a ele, para batalhar em seu nome; render-se não é para covardes.

Na dimensão espiritual há vantagens em uma vida de rendição:

 - Você sente paz

Pare de disputar com Deus! Isso só acontece quando você decide viver concordando com ele. Você ao menos terá paz, e as coisas irão bem para você.

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:7)

- Você se sente livre

“Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado...vocês foram LIBERTOS do pecado e tornaram-se escravos da justiça”.  (Romanos 6.17-18).

- Você experimenta o poder de Deus na sua vida

“Tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4.13).

“Quanto mais deixamos que Deus assuma o controle sobre nós, mais autênticos nos tornamos – pois foi ele quem nos fez. [...] É quando me viro para Cristo e me rendo à sua personalidade que pela primeira vez começo a ter a minha própria e real personalidade”. (C. S.Lewis).


I.  CAUSAS COMUNS QUE IMPEDEM SUA RENDIÇÃO

a) SEU ORGULHO.

“A pessoa orgulhosa está a caminho da desgraça, mas a humilde é respeitada”. (Pv 18.12). - NTLH

Será que você precisa de uma maior dose de dor para recorrer ao controle de Deus?

b) SUA CULPA.

“Porque os problemas que enfrento são grandes demais, Meus pecados me atrapalham a visão; são muitos, mais que os fios de cabelo de minha cabeça. Por causa deles, me sinto fraco e desanimado”. (Sl 40.12 – BV).

Não existe pecado que Deus não possa perdoar.

c) SEU MEDO.

“No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor”.  (1 João 4:18).

Você está sendo controlado o tempo todo. É simplesmente uma questão de quem você escolhe para controlar você.

d) SUA PREOCUPAÇÃO.

“Não andem preocupados com coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”.   (Filipenses 4.6).

“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. (1 Pe  5.7)- NVI

No contexto deste texto, o Diabo o vosso adversário anda em derredor....(V.8) procurando lançar dúvidas sobre sua vida, para que você viva ansioso e preocupado.

e) SUA DÚVIDA. 

“Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento”.  (Tiago 1:6).

Uma pequena fé, e nenhuma dúvida, pode em Deus produzir grandes resultados.

 f) SUA RELIGIOSIDADE.

...E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". Jo 8.32
A religião aprisiona. O relacionamento com Deus liberta.


II. COMO ENTREGAR-SE EM TOTAL RENDIÇÃO?

1. ACEITE A JESUS COMO SEU SALVADOR

Eles responderam: 'Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa. At 16.31 – NVI

Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna. "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. João 3.14-17

Jesus olhou para os homens e os amou. Ele vê não somente o que um homem é; ele vê o que o homem pode ser. Ele vê não somente a atualidade num homem, ele vê o potencial. ... Jesus nos vê não somente como nós somos, mas como nós podemos ser; e ele diz: "Dê a sua vida a mim, e eu farei de você o que você tem potencial para ser".

Certa vez alguém encontrou Miguelangelo esculpindo com seu formão numa enorme rocha sem forma. A pessoa indagou ao escultor o que ele estava fazendo. "Estou soltando o anjo aprisionado nesta rocha." ele respondeu.

Jesus é aquele que vê e pode libertar o que há de melhor em cada homem.


2. RECONHEÇA O SENHORIO DE CRISTO

"Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." Gl 2.20

 A salvação é PELA GRAÇA, mas DECIDIR tornar-se um discípulo de Jesus lhe custará tudo.

A nova vida em Cristo não significa tentar domesticar o velho homem, mas disciplinar o novo!


 3. RECONHEÇA A SUA NECESSIDADE DE MUDANÇA.

“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável”. (Sl 51.10).

...pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus... Rm 3.23

Pecar faz parte da natureza humana. Nenhum de nós escapa. Por causa do pecado, já ferimos a nós mesmos e a outras pessoas e elas também nos feriram. Isso significa que cada um de nós precisa de arrependimento e mudança para que possa viver do modo que Deus quer.

Todos nós pecamos e por isto todos nós precisamos de ARREPENDIMENTO E MUDANÇA de Vida.

Não sei se você já conhece a história: “Os Três Eduardos” de Thomas Costain.

Ela descreve a vida de Raynald III, um duque do décimo quarto século, que viveu no que hoje é a Bélgica.

 Totalmente acima do peso, Raynald foi comumente chamado por seu apelido latino, Crassus, que quer dizer "gordo".

Depois de uma disputa violenta, o irmão mais jovem de Raynald, Eduardo, conduziu uma revolta bem sucedida contra ele. Eduardo capturou Raynald mas não o matou. Ao invés disso, ele o colocou num quarto no castelo de Nieuwkerk e prometeu que ele poderia recuperar o título e a propriedade dele assim que ele pudesse deixar o quarto.

Isto não teria sido difícil para a maioria das pessoas porque o quarto tinha várias janelas e uma porta de tamanho próximo ao normal, e nenhuma delas estava trancada. O problema era o tamanho de Raynald. Para recuperar a liberdade dele, ele precisava perder peso. Mas Eduardo conhecia o irmão mais velho, e cada dia ele enviava uma variedade de comidas deliciosas. Ao invés de fazer regime para sair da prisão, Raynald engordou mais.

Quando acusaram o Duque Eduardo de crueldade, ele tinha uma resposta pronta: "Meu irmão não é um prisioneiro. Ele pode sair quando ele bem quiser."

Raynald ficou naquele quarto durante dez anos e não saiu de lá até depois que Eduardo, seu irmão, morreu numa batalha. Mas a este ponto, a saúde dele já estava tão arruinada que ele morreu dentro de um ano. . . prisioneiro do seu próprio apetite.

Uma simples mudança de hábitos o poderia ter libertado.

Motivos para uma conscientização de que você precisa de arrependimento e MUDANÇA:

Ira, Dependência Química (Drogas, Álcool, Cigarro e Remédios) Depressão, Distúrbios na área sexual (Compulsão Sexual, Pornografia, Adultério, Homossexualismo), Mulheres Dependentes de Relacionamentos Destrutivos, Distúrbio Alimentar (Compulsão alimentar, Bulimia, Anorexia).

Temas em que muitas pessoas não sabem que precisam de ajuda e forças para que haja uma real mudança em sua vida.

Co-dependência, Procrastinação, Autocomiseração, Baixa Autoestima, Medo, Impaciência,

Compulsão por Compras, Julgamento, Murmuração, Maledicência, Ressentimento, Falsidade, Mentira, Rebeldia, Egoísmo, Materialismo.

 Temas que muitos não consideram como um erro, mas trazem grandes danos:

Perfeccionismo, Trabalho Excessivo (Workaholic), Timidez, Religiosidade (Farisaísmo). 

Aceite que você precisa de Mudanças!

 4. CREIA NA BÍBLIA PARA CONDUZIR SUA FÉ.

 "Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver."  2 Tm 3.16 – NTLH

Não se pode brincar com a Bíblia. A falta de estudo e leitura comprometida da Palavra de Deus tem levado crentes a uma frágil vida espiritual.

Imagine o que acontece com alguém que abre a Bíblia em qualquer lugar, PROCURANDO uma palavra para sua vida e lê: "Então Judas, ... retirou-se e foi enforcar-se" (Mt 27.5).

Certamente ficará desconfiado da mensagem, e procurará abrir em outro texto, buscando confirmação sobre o que leu. Por pura sorte e Lê: "Vai e procede tu de igual modo" (Lc 10.37).

Certamente tal pessoa ficará assustada, tentará mais uma vez, na esperança de ouvir uma ordem mais suave e menos rigora. Imagine que por pura SORTE, ele abre a Bíblia uma terceira vez, com grande expectativa e lê: "O que pretendes fazer, faze-o depressa" (Jo 13.27)!

Não se pode crescer e desenvolver uma vida séria com Deus deste modo. Isso é brincar de ser crente.

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Rm12.2

•Não se amoldem; moldar de forma semelhante.
•Transformai-vos; metamorfose (mudar, transfigurar, transformar).

5. ABRACE A VONTADE DE DEUS COMO SEU ESTILO DE VIDA.

“Tenho grande alegria em fazer a Tua vontade, ó meu Deus...”  (Sl 40.8 – NVI).


Desenvolva a sua capacidade de escutar a voz de Deus e seja guiado por ele.

"Eu lhes asseguro que aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
 O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz. Jo 10.1-4

 Ouvir a voz de Deus é uma questão de vida ou morte!

Não existe transformação sem uma boa audição!

6. RECEBA O PODER DE DEUS COMO SUA FORÇA PARA VIVER

“Porque eu posso fazer todas as coisas que meu Deus me pede com a ajuda de Cristo, que me dá a força e o poder”.  Fp 4.13 - BV

...Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. João 15.5

 Muitos buscam poder espiritual para manipular, se orgulhar ou melhorar sua autoestima.
Já os verdadeiros discípulos de Cristo se apropriam do poder do Espírito Santo para ter uma vida transformada, cheia de frutos para alegrar o coração de Deus!


CONCLUSÃO

Se você deseja mesmo se RENDER, a melhor coisa a fazer é orar e pedir isso ao SENHOR.

“Querido Deus, tentei resolver todos os meus problemas com as minhas próprias forças e falhei. Hoje quero entregar minha vida ao Senhor. Peço que seja o meu Salvador e Senhor.

Você é o primeiro e único Poder que conheço capaz de conduzir-me. Peço que me ajude a pensar menos em mim e na minha vontade.

Decido submeter minha vontade a você, dia após dia, procurando sua orientação e sabedoria para a minha vida.

Por favor, continue e me ajudar a superar as feridas, dependências e maus hábitos.

Peço que a minha vitória sobre essas coisas possa ajudar outras pessoas que verão seu poder operando transformação em minha vida. Ajuda-me a fazer sempre a sua vontade e assim desfrutarei do poder da minha rendição completa e irrestrita a Ti”.

Em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário