UM PASTOR SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

“E vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência" (Jeremias 3.15)

É muito bom celebrar mais um dia do pastor e poder agradecer ao nosso Deus a vida e ministério de um pastor tão abençoado como é o caso do Pr. JOÃO FALCÃO SOBRINHO.

Pr. Falcão é o filho de Arlindo Marinho Falcão e Maria Mendes Falcão. Nasceu em São Caetano do Sul, SP, em 21 de janeiro de 1930.

Em 1943, aos 13 anos, orando sozinho no seu quarto, na rua Conselheiro Brotero,198, Barra Funda, São Paulo, teve uma experiência com Jesus. Nesse tempo, freqüentava a Igreja Batista de Vila Mariana, em seu antigo templo da Rua Domingos de Morais, dirigida pelo pastor Rubens Lopes, por quem foi batizado em junho daquele ano (1943).

No mesmo momento de sua conversão, teve a convicção expressa no hino 298 do Cantor Cristão: “Eu quero fazer o que queres, Senhor, serei sustentado por ti”, aceitando o chamado de Deus para a obra do ministério.

Em 1946 Deus o trouxe para o Rio de Janeiro e aqui se matriculou no Seminário Betel para concluir o Ginásio, obtendo o diploma do 2º grau no Colégio Pedro II. Fez o curso teológico no Seminário do Sul, terminando em 1952, aos 22 anos de idade. Foi consagrado ao pastorado no dia 28 de dezembro de 1952 e trabalhou um ano como pastor itinerante visitando as igrejas do Estado de São Paulo. Tem completos, 57 anos de relevante serviço ministerial.

Casou-se no dia 9 de janeiro de 1954 com Zênia dos Santos, capixaba, filha de Moisés dos Santos e Luiza dos Santos, educadora religiosa formada pelo IBER.

Com Zênia tornou-se o pai de: Donaldo, Pastor de Visitação na PIB de Vila Velha, ES, casado com a Ministra de Música Ednéa; Carlos Henrique, Pastor da Igreja Batista da Liberdade, Rio, casado com a musicista e educadora Glaucieide; Sílvia Neli, Educadora cristã formada pelo IBER, fonoaudióloga, com pós graduação em pedagogia, Professora e pianista da Igreja Batista da Liberdade, Rio, casada com Aristeu, tesoureiro e professor da EBD da mesma Igreja.

Todos os seus sete netos são membros atuantes em igrejas batistas. São filhos de Donaldo e Edinea - Rafael e Flávia. Daniel, Ricardo e Leandro são os, filhos de Carlos Henrique e Glaucieide. As netas Ana Beatriz e Luísa Helena, filhas de Sílvia e Aristeu. Atualmente o Pr. Falcão e Zênia são membros da Igreja Batista Barão da Taquara – RJ.

Durante seus 57 anos ministério pastoral, pastoreou em São Paulo: Promissão, Quatá - onde foi diretor do Orfanato Batista da Alta Sorocabana - , Piracicaba e Vila Industrial. No Rio pastoreou: Acari, Irajá, Liberdade e Irajá pela segunda vez, Igreja que lhe concedeu a honra de elegê-lo Pastor Emérito. No Estado do Rio pastoreou: Central de São João do Meriti, interinamente. Entre as centenas de pessoas que batizou, perto de 40 são pastores e missionários, escritores, professores de seminários.

Durante cerca de 34 anos lecionou no Seminário do Sul e fez da sua sala de aula muito mais do que um lugar para construir conceitos teológicos (...) Fez das aulas, lugar de aconselhamento, lugar de confraternização, lugar de contrição, lugar de crescimento espiritual. Lecionou, Evangelismo, Administração Eclesiástica, Eclesiologia, Orientação Pastoral da Família e Orientação Pastoral de Grupos Específicos. Nos Seminários de Campo Grande e São João do Meriti, ensinou Ministério Pastoral.

Teve o privilégio de organizar e ser o primeiro presidente da UBLA - União Batista Latino-americana, hoje Departamento da Aliança Batista Mundial.

Com sua voz suave e amorosa, com sua marcante vida estará sempre presente em nossos corações, pois se trata de um pastor segundo o coração de Deus.

Com sincera gratidão de seu aluno

Pr. Carlos Elias de Souza Santos