VIDA PLENA E MEIO AMBIENTE

Na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora”. Romanos 8.21-22

O Tema que tem preocupado e vai ser alvo de estudos e palestras e até mensagens bíblicas dos Batistas Brasileiros neste ano de 2011, é o que diz respeito à VIDA PLENA E MEIO AMBIENTE. Se este tema e as discussões da sociedade em geral têm chamado a atenção de Governantes, de Juristas, de Educadores, e do próprio Ministério Público na preservação do meio ambiente, porque não preocupar também o Povo Batista Brasileiro, que é singularmente um Povo comprometido com os programas e anseios que visam o bem estar das pessoas? Toda a preocupação com este tema de importância tão destacada para a sociedade teve o seu nascedouro, podemos assim dizer, em uma das Conferências da FAO, que é um dos órgãos das Nações Unidas que objetiva cuidar de maneira muito especifica, dos problemas que dizem respeito a alimentação e também a agricultura, fatores fundamentais para o desenvolvimento dos povos.

Daí em diante, as Nações de modo geral começaram a voltar as suas atenções para as questões de criação dos animais, para as regiões onde se poderia cultivar de maneira próspera diversos plantios que viessem a promover meios de subsistência para amenizar a fome dos países, e, tudo isso deveria ser produzido nas zonas rurais das Cidades, Vilas e Povoados, todavia com um cuidado constante de se preservar os recursos naturais, sempre disponíveis no meio ambientes, tais como os mangues, a mata atlântica, as árvores de inúmeras espécies que estão situadas em determinados lugares das Cidades, e que se constituem em locais de absorção de carbono, de impurezas, locais que são verdadeiros pulmões ambientais e, como tais não podem deixar de ser preservados.

Hoje, umas das áreas do Direito, que tem sido muito debatida, e , tem requerido de muitos juristas e mestres, a realização de cursos e seminários, pois, é assunto do momento, é a especialidade do Direito Ambiental. Pois bem, o Povo de Deus, in especie, os BATISTAS, não poderia se calar, diante de tantos reclamos, verdadeiros gritos de preservação contra a destruição e o desmatamento que assola e destrói o nosso Brasil, e de maneira abrupta retira as defesas para o próprio organismo dos homens.

Precisamos ter como Povo Batista, a consciência de que o uso sustentável dos recursos naturais disponíveis no ambiente em que nós vivemos, inseridos no contexto habitacional e de labor, têm de ser vislumbrados como a única forma de progresso possível, e todos esses fatores, nos demonstram a olhos claros , que os problemas advindos da exploração indiscriminada dos recursos naturais e das práticas predatórias em certas e determinadas culturas , em pouquíssimo tempo, inviabilizará o uso das terras e a extração desses recursos naturais e, lamentavelmente, se não houver preocupação e preservação, não poderá existir vida plena.

O texto do apóstolo soa como um grito profético, como um clamor asseverado há cerca de milênios atrás, e que nos dias atuais ecoa com força em todo o mundo, pois o que se pretende hoje é tentar redimir a sociedade e o povo de todos os lugares, do flagelo da corrupção, visto que a sede do homem é desmedida, de querer efetivar derrubadas de árvores, visando a qualquer preço o recebimento de lucro, do vil metal, sem pensar nas consequencias, mesmo à despeito da criação e da natureza estarem sofrendo, gemendo de dor, movida por uma angustia perturbadora, valendo dizer, que esses problemas tem atravessado os séculos, até os dias em que agora estamos vivendo. Que será de nossos netos e dos filhos de nossos netos, se este grito ecoado há tantos séculos, não tomar corpo e sejam coibidos todas as investidas cometidas contra a humanidade e o meio ambiente?
Nosso planeta tem sofrido a cada ano que passa, com a destruição insana pelo homem dos recursos naturais, de modo que não tem podido haver sustentabilidade, nem tão pouco vida plena, para o meio ambiente, vez que está sendo destruido, e todos sabemos que serão drásticas e imprevisíveis as consequencias que estão por vir. Temos de agir enquanto é tempo, com o fito de prover a sustentabilidade do meio ambiente , e esta não pode e nem deve ser apenas a meta buscada por qualquer indivíduo ou grupo que necessite de recursos naturais para sobreviver, mas , deve ser o objetivo e a meta dos batistas brasileiros para este ano de 2011.

Vamos nos esforçar para agir como povo batista com muito respeito à natureza e, tendo sempre o cuidado com o uso sustentável dos recursos naturais, precisamos envidar esforços para manter a biodiversidade local e evitar a erosão que destrói as áreas cultiváveis, pois, se assim fizermos, estaremos pondo em prática aquilo que é economicamente viável, e isto representa também manter, por muito mais tempo, a terra em condições de gerar riquezas e de prover o sustento das populações que dela dependem.

A vida plena só poderá ser obtida em termos ecológicos, se conseguirmos obter um resultado satisfatório para podermos garantir a sustentabilidade do meio ambiente, pois a observância deste aspecto, garantirá, antes de qualquer coisa, que a fome, a pobreza e a miséria sejam afastadas definitivamente e, com isso, estaremos coibindo e aniquilando a dura realidade que induz as pessoas a praticarem a exploração predatória dos recursos naturais disponíveis em determinadas áreas de nosso Brasil , da nossa Amazônia e do nosso Planeta.

É pois, com muita alegria que recebemos como Batistas Brasileiros, um tema tão sugestivo e desafiador, para que no decurso dos dias e dos meses de 2011, possamos desenvolver, discutir, debater e estudar, haja vista que esse era o desejo do apóstolo Paulo, quando escreveu : “Na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora”. Romanos 8.21-22.

Temos de ter nobres propósitos para colocar em prática este tema tão desafiador neste ano de 2011, pois a esperança não podemos perder, neste ano a criação não será redimida mesmo do triste cativeiro da corrupção que grassa o nosso País e o Mundo, pois a sede de destruição dos homens é grande, até e principalmente com relação ao meio ambiente, mas, podemos nos esforçar para minorar tantas angústias e continuar gritando e clamando como Paulo o apóstolo. Sabemos também, que o meio ambiente por sua vez, ainda não produzirá vida plena, todavia, como batistas, vamos participar, vamos lutar, vamos reivindicar, agradecidos a Deus, porque temos algo maravilhoso, a vida plena, senão ambiental, mas, a vida plena nós já temos em Jesus.

Pr. Isaias Andrade Lins Filho
Igreja Batista dos Mares
Salvador-Bahia
Originalmente publicado em: http://www.batista.org.br/csite/modules/smartsection/item.php?itemid=50

Veja um pequeno vídeo de Andrhey Ferreira sobre a importância do Desenvolvimento Sustentável para a manutenção da vida no planeta. (via vidaemeioambiente.wordpress.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário