SER IGREJA E ADORAÇÃO

Infelizmente em se tratando de música, existe em grande parte de nossos ministérios, uma "Liturgia" que associa a adoração congregacional exclusivamente com canções. Poucos líderes se preocupam com elementos de adoração a Deus que não seja a música. No livro de Atos, temos um exemplo de algumas dessas atitudes de adoração que, muitas vezes, são completamente distintas da música.

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." (Atos 2:42).

Aqui temos grandes elementos que precisamos incluir em nossa lista de necessidades de um ministério de Louvor & Adoração. Eles devem ser as prioridades absolutas em nossos grupos musicais, como também em nossa vida de adoração pessoal.

Vejamos o primeiro: a Verdade.

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, ..."

Precisamos compreender, antes de qualquer coisa, que verdade se distingue totalmente de leis e regras impostas por homens que buscam satisfazer sua necessidade de poder ou justiça.

Jesus sempre condenou a religião composta apenas de regras. Fez suas mais duras críticas, aos religiosos que baseavam sua adoração em leis injustas e rígidas. Conclamou o povo a uma única verdade simples, e a resumiu numa única frase: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo." (Lucas 10:27). Pronto, está definido que a verdade bíblica se baseia em amor a Deus e ao próximo.

Vejamos o segundo: a Comunhão

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, ..."

Um dos ingredientes mais complexos da verdade de amar a Deus e ao próximo é a comunhão que ela exige de nós. Isso mesmo, a partir do momento que você coloca Deus no centro de sua vida, impreterivelmente o “próximo” virá junto com Ele. Passaremos então a usufruir a COMUNHÃO com os irmãos, fruto dessa centralidade e da verdade de Deus na nossa vida.

Vejamos o terceiro: o Serviço

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, ..."

O serviço traz propósito à adoração. Na verdade, adquirimos uma dupla responsabilidade quando assumimos a Verdade & Comunhão como peças fundamentais em nosso ministério. Além de louvar a Deus, a adoração nos impulsiona ao serviço ao próximo. A experiência de adoração que temos enche-nos de amor, e esse amor é levado aos que necessitam dele.

Por isso, adoração e serviço, estão intimamente ligados, um te leva ao outro, um não consegue viver sem o outro. Separá-los é como tentar distinguir o gás-carbônico do oxigênio enquanto respiramos, é algo impossível de se fazer apenas com o nariz.
"Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará." (João 12:26).
Jesus (Marcos 10:45) disse: "Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." É por isso que quando se via frente à multidão de pessoas que o acompanhava tinha "grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor." (Mateus 9:36). Seu ministério estava totalmente voltado às pessoas, era para elas (pessoas) que tinha vindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário