SIGA EM FRENTE

Você já percebeu como nós seres humanos, não temos muito desejo para ampliar nossos conhecimentos nas coisas corriqueiras do dia a dia? Tirando alguns intelectuais, a maioria quase não lê rótulos, manuais, contratos e as famosas letras pequenas. O fato é que vivemos em um imediatismo prático do produto pronto. Faz parte de nossa cultura e de nossa geração. Contudo a geração que ora chega, está sendo preparada para um entendimento mais lógico e intuitivo, começam manuseando o produto e por tentativas e associações descobrem como se utiliza o produto de maneira quase instantânea.

Agora queridos, quando o assunto é espiritualidade, nos deparamos com outros obstáculos que precisam ser desfeitos, pois dependendo dos conhecimentos adquiridos, eles vão sedimentar em nossa alma a maneira com que nos comportaremos diante de todos os acontecimentos de nossa vida, pois o conhecimento gera convicção e esta gera ação que desenvolve nossa fé.

Somos extremamente limitados em tudo o que conhecemos!

Será que esta limitação chega ao conhecimento do Deus a quem servimos?

Oséias declara que precisamos conhecer ao Senhor, como um incentivo, um desejo de que aconteça isto sempre.

“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra” Os 6.3

Hoje vamos usar como pano de fundo a vida de Moisés. No início de sua “carreira ministerial” ele se deparou com o Deus de seus antepassados, assim como com suas fragilidades e limitações.

Viveu 40 anos imerso na cultura egípcia, mais 40 anos como pastor em Midiã. Estava totalmente voltado a esta vida rude de pastor, lembrando que seus conhecimentos de hebreu foram esmagados durante todos esses anos. Na verdade eles foram reduzidos em mais ou menos três anos de sua vida, quando sua mãe ministrava a ele. Sua lembrança não estava assim tão clara e talvez nunca mais tivesse tido contato com Deus.

Talvez você esteja longe de Deus de diversas formas por não conhecê-lo o suficiente a ponto de não perdê-lo na memória ou no coração.

Gostaria de lhe fazer uma pergunta simples, e quase obvia, mas que pode nos levar a grandes reflexões:

Você conhece Deus? 

Por exemplo, o teólogo Langston diz em um de seus livros:
Deus pode ser definido com um Espírito pessoal, perfeitamente bom, que, em santo amor, cria, sustenta e dirige tudo. 
Deixo bem claro que nada que você faça pode levá-lo para mais perto de conhecer a Deus do que Ele mesmo se deixar ser conhecido por você, isto também é graça! Não se limite a livros e pregações, ele se revela também através do relacionamento.

Mas Deus é assim, Ele fala às pessoas comuns em dias comuns. Ele é surpreendente!

Em um dia rotineiro, Deus se apresenta...
Temos um Deus cujo ato de se autorrevelar é um dos mais favoritos passatempos Dele, temos várias exemplos dEle se definindo ou demonstrando como age. Com Moisés não foi diferente. Na experiência da sarça Moisés recebe de Deus conteúdo suficiente para responder a nossa pergunta. Gostaria de caminhar com vocês para dentro da cena e trazermos à memória, ou até para alguns, é ouvir pela primeira vez, perceba, há revelação surpreendente para você!

Como Deus se revela?
Vejamos no Livro de Êxodo Capítulo 3 e 4.

a) Através de seus atributos imutáveis (3.2)
                              “Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu...”

Literalmente Anjo é o “mensageiro de Yhweh” como o versículo fala do próprio Deus chamando Moisés do interior da sarça. “Anjo” parece ser aqui um sinônimo reverente para a presença do próprio Deus.

ATRIBUTOS DE DEUS

a. Atributos naturais que se baseiam no seu modo de proceder. Esses atributos são:
  • Onipresença (Salmo 139.7-12) – Literalmente significa que Deus está presente em todos os lugares ao mesmo tempo;
  • Onisciência – Deus sabe todas as coisas. Para ele não há nada desconhecido. Ele sabe de tudo. Ele é perfeito conhecedor da natureza de todas as coisas existentes. Por isto pode dirigir o universo sem que haja surpresas para Ele (Salmo 139.1-4).
  • Onipotência – Deus pode todas as coisas... (Isaías 50.2; Lucas 18.27; Jeremias 32.17).
  • Unidade –(Isaías 45.18, 21-24).
  • Imutabilidade –(Tiago 1.17).

b. Atributos morais – Entre eles podemos apontar:
  • Santidade – “(Levítico 19.2; 1Pedro 1.16).
  • Justiça – (Habacuque 1.13).
  • Amor – (1João 4.8)

b) Através de seu poder consumidor (3.2)
                              “... numa chama de fogo que saia do meio de uma sarça”.

O que chamava atenção de Moisés não era a sarça e sim o fogo que não queimava a sarça, e até então Moisés não percebia ser Deus o responsável por tudo.
Experiências extraordinárias podem ser sinais de Deus para lhe chamar a atenção!
“Em todo dia comum e em todo momento extraordinário há um Deus que o procura constantemente” (Charles Swindoll).

Na verdade somos sarças e Deus diz a este respeito: “Qualquer sarça serve, desde que Eu, o grande Deus de toda graça, esteja nela!

Você terá que ser inflamável! Não permita que o amianto da religiosidade impeça o fogo de Deus.

“Quero que você queime para mim como nenhum homem queimou antes. Você foi seco e provado nesta terra deserta, açoitada pelos ventos, durante todos estes anos. Eu queria que secasse! Despojei-o de todas aquelas coisas das quais dependia e que significavam tanto para você. Reduzi-o a um amor simples por mim. Isso é tudo que tem a oferecer agora, Moisés, e isso é tudo que quero”

O fogo é um símbolo da presença divina, o vemos no monte sinal na coluna de fogo e agora na sarça.

O simbolismo está nas virtudes purificadoras e também destrutivas do fogo Dt 4.24: o refinador de metais era figura bem conhecida no mundo antigo Ml 3.2. Normalmente, o fogo parece falar da santidade de Deus e, em particular, de Sua ira em relação ao pecado.

c) Através de sua graça irresistível (3.3)
                              “... Vou ver isso de perto”.

Esta atração chama-se “graça”. Deus ao ver Moisés se voltando a Ele diz: Moisés, Moisés! A palavra VENDO Deus em hebraico quer dizer “ao mesmo tempo”... quando somos cercados pela graça dEle temos que parar, e verificar de perto, sua graça é o caminho para sua revelação, só recebe revelação quem se rende à graça do Senhor!

Quando Deus fala através da sarça, Moisés ainda não sabe que é Deus, ele simplesmente diz “Sou eu”. Acredite é isto que Deus quer ouvir quando Ele lhe chamar, não é seu currículo e suas impressões... Moisés tinha passado pela escola do deserto e agora era somente ele mesmo.

Ele está avaliando sua humildade, sua sensibilidade e sua disponibilidade!

O nome Yhweh significará, a partir deste trecho da palavra no AT, tudo o que o nome Jesus significa para o novo testamento, pois este nome traz o centro de sua nova experiência de redenção e salvação.

A menção de Jesus (que nos remiu Gl 3.13), para nós nos remete à cruz, e Yhweh (que nos tirou do Egito Ex. 20:2) para o judeu, a sua libertação do Egito. Em ambas vemos a GRAÇA do Senhor.

Isto muda: sua visão, suas expectativas e suas limitações.

Para conhecer mais de Deus, você precisa de:

I. Um relacionamento íntimo com Ele. 

Conheça...       
a) Seu Nome (3.14)
                              “Disse Deus a Moisés: ‘Eu Sou o que Sou’”
“EU SOU O QUE SOU” são as letras do hebraico para Yhweh, Deus estava dizendo:
                              “O único ser de todo o universo com existência própria, infinito.”

No Antigo Testamento:

Elohim (plural) e Eloah (singular): fala de Deus tendo o Seu poder criativo e onipotência de forma intrínseca
                              “No princípio criou Deus (Elohim) os céus e a terra” (Gn 1:1)

El: Deus, como “Aquele que vai adiante ou inicia as coisas”.
El-Elyon: Deus Altíssimo (Gn 14:17-20).
Adonay: Senhor
“Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão” (Ex 20:7)

No Novo Testamento:

Theos: Deus 
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus (Theos), e o Verbo era Deus (Theos)" (Jo 1:1).

Kurios: Senhor
Pater: Pai 
"... e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor (Kurios) para glória de Deus Pai (Pater)" (Fp 2:11)

Nomes compostos que estamos mais acostumados
  • YHWH Rafa: O Senhor Que Te Sara (Ex 15-26)
  • YHWH Nissi: O Senhor é a Minha Bandeira. Moisés assim chamou o altar que edificou (Ex 17:15);
  • YHWH Shalom: O Senhor é Paz (Jz 6:24).
Para o hebreu nome significa caráter. Conhecer o nome de Deus é conhecê-Lo tal como Ele é, “invocar seu nome” é apelar a Ele com base em sua natureza revelada e conhecida.

Proclamar seu nome é descrever seu caráter!

Quando Deus se apresenta a Moisés diz que é o Deus de seus antepassados Abraão, Isaque e Jacó, não para lista dos mais mais, mas para mostrar sua graça, pois sem ela estes homens não fariam o que fizeram.Vejam Abraão, um mentiroso e Jacó um trapaceiro, na verdade Deus estava dizendo:,Moisés, sou o Deus dos homens que fracassaram. “Sou o Deus dos homens comuns que realizaram coisas extraordinárias na vida”, Moisés escondeu o rosto não por temor, mas por vergonha e por que Deus o lembrou quem de fato ele era... O nome de Deus é poderoso para nos curar!

b) Sua Santidade (3.5)
                              “...Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa”.

O termo hebraico para santa é separada. É como se Deus dissesse: Moisés, quero que se separe de seu passado, tire sua mente das responsabilidades imediatas e dê-me atenção.

Tirar a sandália é um símbolo asiático de adoração. Esta referencia pode ser um sinal da aceitação da posição de servo, pois o servo vivia descalço.
Está é a primeira vez que ocorre a palavra “santo” na Bíblia, e é bem significativo o fato de santidade estar ligado à pessoa de Deus.

c) Sua Presença  (3.7-9)
                              “De fato tenho VISTO...ESCUTADO...DESCI...”

Se algum dia você já duvidou do amor de Deus por ti,  leia isto e deixe o Espírito Santo lhe convencer...

“Certamente vi...”
“Ouvi seu clamor...”
“Conheço-lhe o sofrimento...”
“Por isso desci a fim de livrá-lo...”

Ele vê, Ele se importa, tem conhecimento e Se comove!
Sua presença é prova de seu caráter para cumprir a sua palavra. Cada vez que você entra na presença de Deus, Ele confirma e renova sua aliança conosco.

Isto muda: sua adoração, sua oração e seu ministério.

II. Uma permissão para o Seu agir 

1. Deixe que Deus tire sua incredulidade (4.13)
                              “Ah, Senhor! Peço-te que envies outra pessoa”.

Diante de tudo isso, porque resistimos a este Deus? Não faz sentido!

Tem uma resposta: a incredulidade. Simplesmente decidimos não crer ao invés de crer!

2. Deixe Deus transformar a sua Religiosidade (4.30-31)
                              “...Moisés realizou os sinais diante do povo e eles creram...”

"E a verdade é que Ele revela muito mais sobre si mesmo a determinadas pessoas do que a outras, não porque tenha os seus “favoritos”, mas porque lhe é impossível mostrar-se a alguém cuja mente e caráter lhe sejam inteiramente adversos." (C. S. Lewis)

Deus sabe que precisamos quebrar nossos corações duros pela letra e tradições, e Ele o faz através de sinais sobrenaturais, ESSA É A DIFERENÇA ENTRE O NOSSO DEUS e os outros deuses: em Salmos 115 diz que os outros deuses tem olhos, mas não vêem, ouvidos mas não ouvem... iguais a eles se tornam os que o adoram, talvez nossos ídolos são nosso conhecimento, nossa doutrina, nossa igreja e até nosso ministério..  Queridos! Se você adorar qualquer outra coisa que não seja o Senhor, ficará como o texto diz: sem ver a glória, ouvir o som de avivamento e sem tocar nos milagres.

Moisés não entendeu quando Deus falou que ele seria usado como libertador do povo, por isso disse: “quem sou eu?”. Espere um pouco, o chamado de Deus não era para ser o libertador, mas para ser o instrumento de libertação.

Deus tem um plano, mas Ele não espera que você execute esse plano. Ele o fará!

Não é humildade se recusar a se juntar a Deus, é religiosidade, pois seu julgamento é de que consegue tudo, mas o sobrenatural pode não dar certo se você o fizer no braço! Na verdade, Deus poderia ficar de lado em tudo o que você faz, pois na verdade não está!

Sua religião, sua performance, sua eloquência, sua inteligência não atraem a Deus. Amados ele chamou MOISÉS! Um homem com 80 anos, enrugado de sol, que trabalhava para o sogro onde morava, não conseguira ajuntar economias para ter o seu lugar e perdido em suas emoções, cultura e espiritualidade!

Você não teria escolhido JONAS que rejeitava vidas, nem GIDEÃO o medroso.

3- Deixe que Deus gere em você expectativa e desejo do seu mover (4.31)
                              “...quando o povo soube que o Senhor decidira vir em seu auxílio...curvou-se em adoração”

Quando souber do que Deus é capaz de fazer por você, por causa de Seu amor, não terá outra postura a não ser adorá-Lo em quebrantamento e total rendição.

Isto muda: seu caráter, sua intimidade com Ele e suas conquistas.

Conclusão

Prossiga em conhecer a Deus até o fim de sua vida, pois terá vigor e seus olhos verão o mover sobrenatural e o cumprimento das promessas. (Dt 34.7).
Hoje vemos em parte e um dia o veremos face a face!
(1 Co 13.12).
SIGA EM FRENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário