TABITA KRAUL DE MIRANDA PINTO

“Na cidade de Jope havia uma seguidora de Jesus chamada Tabita. (Este nome em grego é Dorcas.) Ela usava todo o seu tempo fazendo o bem e ajudando os pobres.  Naqueles dias Dorcas ficou doente e morreu”. (Atos 9.36-37).


Faleceu hoje, dia 05/02/2010 a irmã Tabita Kraul de Miranda Pinto, aos 87 anos (faria 88 em maio próximo). Viúva do Pr. José de Miranda Pinto.

O corpo será levado para a Igreja Batista do Méier hoje (05/02/2010) a partir das 17 horas.

O culto será celebrado às 8h da manhã de sábado (06/02/2010) na IB do Méier. O sepultamento está previsto para as 11 horas no cemitério do Caju.

Tabita nasceu em Riga, capital da Letônia, quatro anos antes da independência do país e no ano em que o governo promoveu a reforma agrária, em 1922. O pai dela era pastor e batizou a própria filha quando ela era uma adolescente de 13 anos. Com a ocupação da Letônia pela Rússia em junho de 1940, a família do pastor Carlos Kraul refugiou-se no Brasil e fixou-se no interior do Estado de São Paulo.

Quando era aluna do Colégio Batista de São Paulo, Tabita ouviu o presidente da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira falar sobre missões. Atraída por esse ministério, a mocinha estrangeira matriculou-se no Seminário Teológico Betel, no Rio de Janeiro, e apresentou-se à junta na expectativa de ser enviada à Bolívia como missionária. Mas o plano não deu certo por culpa do próprio pastor que despertou nela a vocação missionária. Então diretor e um dos professores do seminário, esse homem de Deus mandou chamar Tabita para comparecer ao seu gabinete. Uma escrivaninha separava o solteirão José de Miranda Pinto, de 48 anos, de Tabita, que tinha a metade da idade de seu interlocutor. Sem mais nem menos, o professor perguntou à aluna: “Você quer se casar comigo?” Algum tempo depois, também sem mais nem menos, a moça deu resposta positiva.

Em agosto de 1946, quatro meses antes do casamento, o casal de noivos assinou um documento muito mais sério que o documento de casamento civil exigido pela lei. Deram-lhe o solene título de Contrato de amor.

O pai de José de Miranda Pinto era um engenheiro da antiga Leopoldina Railway, homem de posses, que se converteu numa Igreja Batista em Campos, RJ, onde nasceu o filho, em 1898. Embora tivesse sido batizado aos 14 anos de idade, Miranda Pinto foi uma vocação tardia. Ordenou-se em junho de 1934, aos 36, deixando a carreira de engenharia. Foi pastor da Igreja Batista do Meier por longos 30 anos. Estudou teologia no Eastern Baptist Theological Seminary, nos Estados Unidos e fundou a Associação Evangélica de Fé, o Seminário Teológico Betel, o Recolhimento Betel e o Colégio do Seminário Betel.

O Seminário Betel tem formado muitos pastores piedosos e de forte visão evangelística e missionária, de várias denominações. O Recolhimento Betel persiste por 65 anos, abrigando hoje 25 senhoras. O atual diretor da instituição é Neander Kraul de Miranda Pinto, o mais velho dos três filhos.

Irmã Tabita esteve por muitos anos na direção do Seminário Betel. O Seminário Teológico Betel é uma das instituições mantidas pela Associação Evangélica de Fé, entidade filantrópica, de utilidade pública, fundada em 1939 por José de Miranda Pinto, pastor batista, inspirado nos ideais e na obra de George Müller, filantropo alemão do século XIX radicado na Inglaterra.

A Associação Evangélica de Fé nasceu do exercício de fé de um grupo de irmãos da Igreja Batista do Meier em resposta aos desafios que Deus colocara em seus corações. Para tornar evidente ao mundo que Deus responde a oração do crente, este grupo de irmãos estruturou-se numa sociedade de fé disposta a manter empreendimentos sociais e educacionais que tornassem compreensível ao mundo o amor e o cuidado de Deus. Neste ideal foram organizados o Recolhimento Betel, destinado a abrigar senhoras sem família e sem recursos; o Seminário Teológico Betel, visando a educação teológica; o Colégio do Seminário Betel , com o objetivo de atender jovens e adultos com educação propedêutica.

Desde sua fundação, pela graça de Deus, o Seminário Teológico Betel vem atendendo as mais diversas denominações evangélicas, preparando os obreiros por elas enviados num ambiente propício ao desenvolvimento do caráter cristão e de uma vida de fé incondicional no Criador e Sustentador de todas as coisas.

O Seminário tem uma forte vocação missionária que busca imprimir em seus alunos e, para tanto, mantém em anexo à suas instalações o Centro de Missões, que reúne em condomínio diversas organizações missionárias evangélicas e serve como espaço de treinamento para os alunos com chamado missionário.

Minha sincera homenagem e gratidão a Deus por vida tão abençoada e Especial.

Pr. Carlos Elias de Souza Santos.


Prédio do Seminário - ano de 1953





Depoimento da Irmã Tabita no youtube.
Extraído do: História do SemTeoBetel

Nenhum comentário:

Postar um comentário