CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO

CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO.
Êxodo: 14.1 a 14.

Pecar é da natureza humana. Por conta do pecado, somos feridos por outros assim como ferimos outros.

O tempo não cura nenhuma de nossas feridas.

Conselheiros falam sempre com pessoas que carregam feridas por trinta ou quarenta anos. Feridas que são deixadas sem atenção infeccionam-se e espalham essa infecção pelo corpo inteiro. O tempo apenas aumenta o sofrimento se o problema não é resolvido. A Bíblia nos ensina como superar nossas feridas, dependências e complexos.

Se você reconhece que vive um “cativeiro” espiritual, se reconhece que deseja libertar-se desse mal, entre nessa jornada e comece a “celebrar” a sua recuperação.

Creia: VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO, COMECE HOJE SUA JORNADA DE RECUPERAÇÃO...

1. DEIXE DEUS MUDAR O RUMO DE SUA TRAJETÓRIA - vs. 1, 2 e 3.
“Disse o SENHOR a Moisés: "Diga aos israelitas que mudem o rumo e acampem perto de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar. Acampem à beira-mar, defronte de Baal-Zefom. O faraó pensará que os israelitas estão vagando confusos, cercados pelo deserto.”
Deus quer agir. Todavia Ele precisa de liberdade para atuar.

Deus quer orientar, mexer, mas para isto Ele precisa de liberdade e obediência irrestrita de sua parte.

O grande problema de nossas vidas é que sempre queremos decidir, controlar e muitas vezes precisamos nos deixar levar, e simplesmente obedecer, porque Deus é quem sabe o que é melhor.

O povo de Israel queria DISTÂNCIA DO EGITO, contudo, O RUMO OS DEIXAVA PERTO DE FARÁO. Tudo isso porque Deus estava confundindo Faraó.

Sensibilidade... Por que você está aqui hoje?

Você pode ter chagado aqui bem seguro da direção que você tem dado à sua vida. E Deus pode lhe falar: “mude o rumo do teu acampamento nesta noite”

2. CREIA QUE DEUS ESTÁ MUITO ACIMA DOS SEUS INIMIGOS - v. 4
“Então endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Todavia, eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército; e os egípcios saberão que eu sou o SENHOR". E assim fizeram os israelitas.”
Mesmo na adversidade Deus tem tudo sob controle. Não existe acaso, contratempo, acidentes, mau tempo em sua trajetória.

Você pode até ter o seu CRONOGRAMA. (do grego: Kronos)

Deus tem tudo MUITO MELHOR planejado e organizado, TUDO!
Até seus erros e pecados já foram levados em conta.

Coloque sua vida no KAIRÓSGRAMA de Deus.  (do grego: Kairós)

NADA PEGA DEUS DE SURPRESA
“De acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor” - Ef 3.11
“Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade.”
Ef 1.11
Deus permitiu a perseguição de Faraó ao povo de Dele, para que através de toda perseguição, o Seu nome fosse glorificado e o povo abençoado.

Realmente, muitas vezes, não entendo a forma como Deus age. Por vezes ela é oposta à forma de como eu faria, mas Ele é Deus!

3. MANTENHA-SE FIRME MESMO QUANDO A SITUAÇÃO SE MOSTRAR MUITO RUIM - vs. 5-6
“Contaram ao rei do Egito que o povo havia fugido. Então o faraó e os seus conselheiros mudaram de idéia e disseram: "O que foi que fizemos? Deixamos os israelitas saírem e perdemos os nossos escravos!”Então o faraó mandou aprontar a sua carruagem e levou consigo o seu exército.”

V. 7.  “Levou todos os carros de guerra do Egito, inclusive seiscentos dos melhores desses carros, cada um com um oficial no comando.”

Sl 20.7 e 8 – “Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do SENHOR, o nosso Deus. 8 Eles vacilam e caem, mas nós nos erguemos e estamos firmes.”
Está difícil? Se mantenha firme, confiante, otimista, foque em Deus e renove sua fé.

Não deixe que as situações da vida determinem a sua fé em Deus, pelo contrário, a sua fé em Deus é que deve prevalecer nas situações, foi numa situação como esta que o profeta Habacuque escreveu:

"Embora as figueiras tenham sido totalmente destruídas e não haja flores nem frutos, embora as colheitas de azeitonas sejam um fracasso e os campos estejam imprestáveis; embora os rebanhos morram pelos pastos e os currais estejam vazios, eu me alegrarei no Senhor! Ficarei muito feliz no Deus da minha salvação." Hb 3. 17 e 18 - A Bíblia Viva.

4. ESTEJA SEMPRE ALERTA PORQUE O SEU INIMIGO NÃO DESISTE FACILMENTE - v. 8
“O SENHOR endureceu o coração do faraó, rei do Egito, e este perseguiu os israelitas, que marchavam triunfantemente.”
A NBLH diz que o povo saiu de maneira vitoriosa; na Bíblia Viva diz que levava as riquezas do Egito.

Era só festa. Família, liberdade, riqueza acumulada, em direção à sua terra. Perfeito... Mas de repente quem aparece? Faraó com 600 carros de guerra.

Tem sempre alguém querendo TE JOGAR UM BALDE DE ÁGUA FRIA.

5. NÃO SE APOIE NA SUA NATUREZA HUMANA - vs 9 a 12
“Os egípcios, com todos os cavalos e carros de guerra do faraó, os cavaleiros{1} e a infantaria, saíram em perseguição aos israelitas e os alcançaram quando estavam acampados à beira-mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom. Ao aproximar-se o faraó, os israelitas olharam e avistaram os egípcios que marchavam na direção deles. E, aterrorizados, clamaram ao SENHOR.”
Vs.  11 e 12  - Disseram a Moisés:
"Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá? Já lhe tínhamos dito no Egito: Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios! Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto!"
- Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto?
- O que você fez conosco, tirando-nos de lá?
- Já lhe tínhamos dito no Egito: deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios!
- Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto!

Ainda bem que Deus não deu ouvidos a toda essa murmuração!

É impressionante como na hora do aperto falamos bobagens. Segure a língua nesta hora. Muita calma nestes momentos!

A murmuração é uma declaração de insatisfação para com Deus.

Quando murmuramos nós estamos dizendo a Deus que não concordamos com Ele, que Ele é injusto em permitir que determinadas coisas nos aconteçam, que Ele não se importa conosco, assim como os discípulos afirmaram no barco: "Não te importa que pereçamos!" A murmuração, além de não resolver só agrava o problema e é uma declaração antecipada de derrota.

É uma afirmação de incredulidade. Quando murmuramos, estamos dizendo de forma indireta para Deus que não confiamos Nele, nem nos seus propósitos. Finalmente, a murmuração não aperfeiçoa o nosso caráter, nem nos faz crescer.

Sua carne não melhora então, não se deixe guiar ou dirigir por ela!

6. PONHA A SUA FÉ  EM PRÁTICA. - v 13
“Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o SENHOR lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem.”
Há momentos em que devemos ficar quietos. Apenas precisamos deixar nossa fé em DEUS FALAR E AGIR POR NÓS.
Ex 14.13 -  “Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o SENHOR lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem.”
Há momentos da nossa espera e da ação de Deus.

Disse o salmista: "Esperei confiantemente no Senhor." Sl 40.1

"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus." Sl 46.10

Não é fácil, mas é a melhor solução!

7. CONFIE QUE DEUS LUTARÁ POR VOCÊ. - v 14

“O SENHOR lutará por vocês; tão-somente acalmem-se".

Assim diz a paráfrase da Bíblia VIVA:
“Tenham calma e vejam a maravilha que o Senhor vai fazer para nos libertar! Vai ser hoje! Os egípcios que vocês estão vendo hoje, nunca mais verão. O Senhor vai lutar por Israel, e vocês vão parar de reclamar!”
Fique tranquilo, o prognóstico pode ser ruim, pode haver muitos pontos desfavoráveis à sua batalha, mas lembre-se da promessa do Senhor:

Está escrito: Pv 21.30-31:
“Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum que possa opor-se ao SENHOR. Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o SENHOR é que dá a vitória.”
Sei que é difícil, mas fique calmo.

Seja você abençoado, porque esta é à vontade de Deus!

Tenho certeza que hoje, persuadido por Deus e sua Palavra você não tem dúvidas que Deus deseja te libertar e abençoar! Você recebe esta Palavra maravilhosa em seu coração?

Então, sem reservas, abra o teu coração para Jesus e confesse, agora mesmo, Ele como teu Senhor e salvador pessoal.

Como está Escrito: “Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.” – I Tm 6.12

Tome posse da sua salvação, conquistada por Jesus na cruz e faça confissão por Ele agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário