E SE EU NÃO TIVESSE AMOR

E SE EU NÃO TIVESSE AMOR.

MINHA ORAÇÃO DESTE DIA: “Senhor peço humildemente que me ensines com amor, faça deste teu servo um homem mais amoroso que reflita o seu amor”.

Sabemos que aquele que não AMA não conhece a Deus porque Deus é amor. (1 João 4.8)
Como seria então viver a vida ou mesmo fazer as coisas sem a inspiração do amor?

Assim nos ensina a Palavra de Deus.

1)      E SE EU NÃO TIVESSE AMOR: (1 Coríntios 13).

SE não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
Se não tivesse amor, NADA seria. (Não deve existir coisa pior na vida do que não ser NADA).
Se não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. (Para quem deseja somente aproveitar a vida essa é uma péssima notícia, apesar de ainda continuar sendo uma boa nova = Evangelho).

2)      O QUE O AMOR É:

O amor é sofredor, é benigno. Maduro (já, já, você entenderá! Ele está implícito no texto)

3)      O QUE O AMOR NÃO É:

O amor não é invejoso. O amor não é INGÊNUO. (Sujeito totalmente presente, contudo oculto no texto). Na língua portuguesa, o sujeito ainda que  oculto no texto, tem parte direta na interpretação e no sentido do mesmo.

4)      O QUE O AMOR NÃO FAZ:

O amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha.

O PROBLEMA NA QUESTÃO DE INTERPRETAR E COMPREENDER O AMOR, É QUE QUASE SEMPRE DECIDIMOS NOS ATER SOMENTE NESTAS PARTES QUE OFERECEM APENAS UMA “PARTE” (PARTÍCULA) DO SENTIDO DA INTERPRETAÇÃO DO QUE O AMOR É.

Paulo mostra-nos com clareza o seu diagnóstico sobre nossa míope visão do amor: “Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos”. Partículas pequenas do sentido ainda maior.

MINHA ORAÇÃO NESTE MOMENTO DO TEXTO: “BUSQUEMOS CULTIVAR O AMOR PERFEITO”:

“Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado”. Precisamos aniquilar a visão partida e buscar a visão completa.

BUSQUE CONHECER  E EXPERIMENTAR O AMOR MADURO: (Sentido ainda mais completo no texto).

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei (aniquilei) com as coisas de menino”. (Maturidade de forma prática).

O amor MADURO é o exato momento, quando, o que é em parte está sendo aniquilado.

O DIFÍCIL NA TAREFA DE AMAR, É CHEGAR A SER HOMEM (Quer seja macho ou fêmea). A FASE MADURA E PRONTA PRA SE AMAR DE VERDADE.

“Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido”.

O QUE PAULO COMBATE É EXATAMENTE O AMOR INGÊNUO (Sujeito oculto no texto). É o acabar de fato com as coisas de menino.

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”.

QUE AMOR É ESTE? É O AMOR QUE NOS LEVARÁ PARA O CÉU OU MESMO NOS PODERÁ TIRAR DE LÁ. “...aquele que não AMA não conhece a Deus...”

Não ser ingênuo, é reconhecer que não existe amor, sem que ao mesmo tempo exista a ira. Não existe amor sem ao mesmo tempo existir o mandamento que nos ordena a amar. O mandamento é uma ORDEM. Se o amor é um mandamento, então ele não é um vazio SENTIMENTO.

O amor de Deus e a Sua ira frequentemente andam juntos (Num 14:18; Rom 11:22; Heb 12:5) e verdadeiramente a ira de Deus é uma expressão do Seu amor (Sal 136:14-21). Repito: uma expressão do seu amor.

Se Deus não tivesse ira os Seus atributos seriam falhos. Se não houvesse a ira de Deus, Ele seria indiferente ao pecado, mostraria uma ausência de morais e aceitaria tolices e corrupção. Por Deus ser puro, necessariamente, Ele precisa odiar o que é impuro (A. W. Pink). Repito: Ele precisa odiar que é impuro.

Se você adentra um ambiente, ou mesmo um lugar e descobre que seu coração está irado. Não significa que você não ame os que ali estão ou que é incapaz de amar e de sentir compaixão por cada um deles. Sua Ira (bíblica e totalmente espiritual) é o legítimo fruto de seu amor por eles. Sei que é difícil entender, por isso não é uma palavra para ingênuos e sim para gente madura.

VEJA O AMOR REVELADO NA CRUZ. Na cruz o amor e a ira estão lado a lado. Veja o amor nos braços abertos, na entrega E NA DOAÇÃO DA VIDA DE JESUS. Veja a ira nos cravos perfurando suas mãos, na coroa de espinhos rasgando o seu semblante. Amor direcionado aos homens, ira direta e clara contra o pecado.

ISSO É AMOR MADURO E NÃO INGÊNUO. O amor de verdade de quem está aprendendo a amar.

O que o amor não é, e nunca poderá ser?: INGÊNUO. Isso nunca!
O que então esse amor precisa ser?: MADURO.
Como alcançar isso?: AMADURECER. (Acabar com as coisas de menino).

Por isso um capítulo tão extenso e tão poderoso como este. Não dá pra falar dele em partes, isso é ver a questão em parte. Será como tentar e nunca descobrir o ENIGMA. Paulo disse: precisamos vê-lo por inteiro. FACE A FACE. Ficar frente a frente, para ver olho no olho. Isso é uma forma linda de amar. Isso é o amor de Deus se revelando a nós.

Do coração do pastor, para o coração das suas ovelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário