FAMÍLIA O IDEAL DE DEUS PARA O SER HUMANO

1) FAMÍLIA O IDEAL DE DEUS PARA O SER HUMANO.

21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.
22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,  (Efésios 5:21-25)
1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
4 E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor (Efésios 6:1-4)

2)  Já afirmava Rui Barbosa que “Família é a célula mater da sociedade”. É a coluna vertebral da vida em comunidade. É espaço que proporciona identificação, aconchego e equilíbrio para o ser humano.

Sem ela, a vida seria uma carreira solo, um mar de solidão (Gn. 2:18).

Era assim que Adão se sentia até o momento que Deus decidiu inserir em sua vida o outro (Gn. 2:22).

Eva não representava o todo, mas era uma parte (Gn. 2:23) que faltava para a maior de todas as construções de Deus – A FAMÍLIA.

O apóstolo Paulo de forma brilhante procura estabelecer um Ideal para a família a partir da relação Cristo e a Igreja.

3) De forma maravilhosa Paulo ergue um paradigma que nos mostra que a família é uma igreja chamada família.

Nessa comunidade chamada de família, se desejamos experimentar o ideal de Deus, se desejamos viver e experimentar o plano de Deus para nossas vidas, será necessário abraçar a PALAVRA DE DEUS COMO REFERENCIAL ABSOLUTO para nossas vidas.

4)  O famoso filósofo francês, ateu, que morreu em 1778, talvez o maior escritor francês, Voltaire, crítico do Cristianismo, escreveu que:

5) “... num espaço de cem anos (com o desenvolvimento das ciências) não haverá nenhuma Bíblia na terra senão nas prateleiras, vitrinas e amostras de museus, para ser investigada (procurada) por algum curioso em antiguidades, passando à história”.

Mas aconteceu que quem passou à história foi Voltaire, visto que a circulação da Bíblia continua a aumentar em quase todas as partes do mundo, levando bênçãos aonde quer que vá.

A respeito da presunção de Voltaire, apenas cinquenta anos depois da sua morte, a Sociedade Bíblica de Genebra comprou a residência onde Voltaire escreveu a insidiosa declaração, transformando a sua casa num enorme depósito de distribuição e de impressão de Bíblias! Mais tarde aquela mesma casa tornou-se a sede da filial de Paris, da Sociedade Bíblica Britânica e Internacional, a qual distribui Bíblias em toda a Europa! Que ironia da história!

O que muitos não entendem está escrito de forma clara neste Salmo: “...o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples”.

"Passará o céu e a terra, mas as Minhas palavras jamais passarão" (Mateus 24.35).

Um cristão verdadeiro deposita toda sua fé na Palavra de Deus.
Charles Swindoll

6)  “Cristãos escolhem voluntariamente obedecer a Palavra de Deus, crendo que aquilo que ela diz é o melhor para suas vidas”. (Charles Swindoll)

 O que Deus diz a respeito do problema que você tem a enfrentar?

O que a Bíblia fala sobre família?

1 - A Revelação Bíblica começa com uma família - Gênesis 2.19-24

19. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.

20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.

21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;

22 E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.  (Gênesis 2.19-24).

Augustus Nicodemus Lopes
8)    “A criação da natureza é só a introdução para o começo oficial da revelação de Deus, que se dá com a criação do homem e da mulher”. (Augustus Nicodemus Lopes)

2 – Deus mostra a realidade da família e as crises decorrentes do pecado – Gênesis 3.8; 3.12; 4.8-12

A família é mostrada na Bíblia não como um romance em que tudo dá certo, mas sim como um grupo de pessoas que acerta e erra, tem momentos de grande alegria em família, e outros de terríveis tristezas.

9) Uma Casa Dividida Não permanecerá.

10) “A família é apresentada na Bíblia na sua realidade. Deus não esconde as dificuldades que existem no contexto dos relacionamentos dentro de uma família”. (Minka S. Lopes – A Bíblia e Sua Família) Esposa de  Augustus Nicodemus Lopes.


11)  a) O primeiro pecado aconteceu em um contexto de família - Gênesis 3.8

“Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim”.

A mesma Bíblia que narra a alegria do homem e da mulher ao se encontrem, narra também os efeitos terríveis que o pecado causou à vida do mesmo casal. A família é mostrada em sua fraqueza mais concreta através da queda.

12)  b) A primeira crise conjugal é narrada detalhadamente nas Escrituras - Gênesis 3.12

 “Disse o homem: ‘Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi’". 

O primeiro efeito do pecado na vida do casal foi o medo de Deus. Logo em seguida, veio o efeito sobre o relacionamento entre Adão e Eva.

16) ILUSTRAÇÃO - Numa determinada floresta havia 03 leões. Um dia o macaco, representante eleito dos animais súditos, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e disse:

- Nós, os animais, sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma dúvida no ar: existem 03 leões fortes. Ora, a qual deles nós devemos prestar homenagem? Quem, dentre eles, deverá ser o nosso rei?

Os 03 leões souberam da reunião e comentaram entre si:

- É verdade, a preocupação da bicharada faz sentido, uma floresta não pode ter 03 reis, precisamos saber qual de nós será o escolhido. Mas como descobrir?

Essa era a grande questão: lutar entre si eles não queriam, pois eram muito amigos.

O impasse estava formado. De novo, todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso. Depois de usarem várias técnicas de reuniões, eles tiveram uma idéia excelente. O macaco se encontrou com os 03 felinos e contou o que eles decidiram: - Bem, senhores leões, encontramos uma solução desafiadora para o problema. A solução está na Montanha Difícil.

- Montanha Difícil? Como assim?

- É simples, ponderou o macaco. Decidimos que vocês 03 deverão escalar a Montanha Difícil. O que atingir o pico primeiro será consagrado o rei dos reis.

A Montanha Difícil era a mais alta entre todas naquela imensa floresta. O desafio foi aceito. No dia combinado, milhares de animais cercaram a Montanha para assistir a grande escalada.

O primeiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

O segundo tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

O terceiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

Os animais estavam curiosos e impacientes, afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os 03 foram derrotados?

17) Foi nesse momento que uma águia sábia, idosa na idade e grande em sabedoria, pediu a palavra:

- Eu sei quem deve ser o rei!!! Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa.

- A senhora sabe, mas como? Todos gritaram para a águia.

- É simples, confessou a sábia águia, eu estava voando entre eles, bem perto e, quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse para a montanha.

O primeiro leão disse: Montanha, você me venceu!

O segundo leão disse: Montanha, você me venceu!

O terceiro leão também disse: Montanha, você me venceu, por enquanto! Mas você, montanha, já atingiu seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo.

A diferença, completou a águia, é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota e quem pensa assim é maior que seu problema: governa bem a si mesmo, está preparado para ser um rei para os outros.

Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente ao terceiro leão que foi coroado rei entre os reis.
Todos enfrentaremos problemas em nossa vida, a grande questão da vida é: Qual será nossa ATITUDE diante das adversidades?
A. W. TOZER

A. W. TOZER, Falando sobre atitude diz o seguinte:

18) “As Coisas são para nós não apenas o que elas são – elas são o que achamos que elas são. Isso quer dizer que a nossa atitude para com as coisas é provavelmente mais importante, afinal de contas, do que as próprias coisas em si mesmas”

*Este mundo: Lugar de Lazer ou Campo de Batalha? Pg. 7

19) “As Pessoas não mais pensam no mundo como sendo um campo de batalha, mas como um lugar de lazer. Não estaríamos aqui para lutar; estaríamos aqui para brincar”.

*(TOZER. A. W. Este mundo: Lugar de Lazer ou Campo de Batalha? Pg. 9).

c) O primeiro homicídio acontece dentro de um contexto familiar - Gênesis 4.8-12

“Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: ‘Vamos para o campo’. Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. Então o Senhor perguntou a Caim: ‘Onde está seu irmão

Abel? ’ Respondeu ele: ‘Não sei; sou eu o responsável por meu irmão? ’ Disse o Senhor:

‘O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando.

Agora amaldiçoado é você pela terra, que abriu a boca para receber da sua mão o sangue do seu irmão. Quando você cultivar a terra, esta não lhe dará mais da sua força. Você será um fugitivo errante pelo mundo’”.

O primeiro homicídio deixa claro como os problemas familiares podem ser terríveis.

O homicídio sempre é tratado na história como sendo algo praticamente abominável. E é um homicídio dentro do contexto familiar que é usado como um exemplo do quanto a família é perseguida por problemas que podem gerar consequências terríveis.

 “Ao matar seu irmão, Caim se torna o exemplo vivo de como os problemas familiares podem chegar a extremos. Não duvide do que pode acontecer dentro de uma família. Só mesmo a graça divina é capaz de garantir segurança à família”. (Paul E. Steele)

Quantas vezes nos esquecemos que nossos filhos estão de olho. Eles estão atentos a tudo o que fazemos. Dispostos quase sempre a serem imitadores de seus Pais.

Içami Tiba
21) “QUEM OUVE ESQUECE. Esquecer é um mecanismo mental natural para o cérebro eliminar o que não interessa. QUEM VÊ IMITA. A criança aprende imitando. Na primeira vez imita sem compreender, na segunda vez, ela fará sozinha, não será mais imitação”.  (Içami Tiba.  Educação Familiar: Presente e Futuro.  Pg. 34)

24) “A educação familiar tornou-se uma “Batata Quente”. ...A família não tem dado conta de suas funções, ela delegou a educação familiar de seus filhos à escola, que não tem preparo para cumprir essa função. A família reclama da escola, pois entende que a educação é dever dela e a escola reclama da família pois não tem em seu currículo a “educação familiar” e devolve para sua casa o aluno mal educado que recebeu de seus pais”.  (Içami Tiba. Educação Familiar: Presente e Futuro.  Pg. 30).

3 – Os problemas da família narrados na Bíblia mostram o quanto o ser humano precisa de Deus para viver em família – Efésios 5.18-21 

Esse é o texto clássico sobre a família no Novo Testamento. E é interessante que, nesse contexto, aparece um trecho interessantíssimo que em um primeiro momento não tem muito a ver com família, mas que, possivelmente, é o que há de mais específico sobre o assunto:

“Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo

Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de

coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em

nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo”. (Efésios 5.18-21).

Por que encher-se do Espírito?

28-  “O CONTENTAMENTO TORNA OS POBRES EM RICOS,
O DESCONTENTAMENTO TORNA OS RICOS EM POBRES”.
            Benjamim Franklin

Famílias precisam...

29)   - DE PLENITUDE ESPIRITUAL – “deixem-se encher pelo Espírito”. 

Ezequiel, osso seco pode voltar a viver? (Ezequiel 37. v. 3).

• As pessoas da Antiguidade responderiam sem pestanejar que não. Porque elas acreditavam que o espírito do morto se demorava apenas três dias ao lado do corpo.

Depois disso, segundo elas, desanimado e sem perspectivas, o espírito ia embora. Então, depois de três dias, o morto estaria morto para sempre. Ossos secos então, nem pensar! Viver de novo? De jeito nenhum!

• Deus pergunta, Ezequiel responde. O que você responderia?

30)  O pregador inglês Alexander MaClaren disse que:  o “orgulho responderia sim (Seria hoje a resposta da ciência, que pode clonar e recuperar a vida); a incredulidade responderia não; mas a resposta da fé se posiciona com humildade como Ezequiel: Senhor, Tu o sabes”.

“Não basta ser educado e amoroso. Há uma guerra espiritual contra a família e, para vencer, você precisa estar pleno espiritualmente”.

Você precisa ESTAR VIVO ESPIRITUALMENTE. Sua vida espiritual lhe dará suporte para enfrentar as lutas vividas no contexto familiar.

Famílias precisam...

31)  DE UM AMBIENTE EDIFICANTE – “falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor”. 

O ambiente familiar pode ser propício para a paz e alegria ou para o ódio e os problemas mais terríveis.

Cultive uma vida cristã simples, e use a simplicidade do evangelho para edificar a sua casa.

32)  "Se retirarmos a simplicidade de qualquer uma das disciplinas cristãs, iremos transformá-las em algo que realmente elas não são." Richard Foster.

33) "Ser SIMPLES é fixar os olhos unicamente na simples verdade de Deus quando todos os conceitos se mostrarem confusos, distorcidos, de pernas para o ar." Dietrich Bonhoeffer

“Traga Jesus para dentro de sua casa”. Imite a simplicidade de Jesus em sua vida.

Famílias precisam...

34)  - DE UM RELACIONAMENTO COM DEUS – “dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.

 Famílias precisam...
Hudson Taylor

35) - DE ATITUDES CRISTÃS NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL – “sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo”.

“Famílias precisam de Deus para ‘serem famílias’. As dificuldades que as famílias enfrentam só poderão ser vencidas com o poder de Deus”.

37) “Todos os gigantes de Deus eram homens fracos que fizeram grandes coisas para Deus porque contavam com a companhia de Jesus”. (Hudson Taylor)

38) - Como conseguiremos conviver melhor em família?

(1) OBSERVANDO O QUE A PALAVRA DE DEUS DIZ.

(2) SENDO VERDADEIROS CRISTÃOS A PARTIR DE NOSSAS FAMÍLIAS.

(3) AMANDO NOSSAS FAMÍLIAS DE TODO O NOSSO CORAÇÃO.

(4) SERVINDO A DEUS COMO FAMÍLIA.
Charles Spurgeon
39)  -  “Se eu pudesse converter todos vocês, qualquer outro poderia desconverter vocês. O que qualquer homem pode fazer qualquer outro homem pode desfazer. Somente o que Deus faz permanece”.  (Charles Spurgeon).

Nenhum comentário:

Postar um comentário