QUEM DISSE QUE SERIA SIMPLES?

QUEM DISSE QUE SERIA SIMPLES?

24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32 Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

(Mateus 6.24-34).

Introdução

Quando nos tornamos discípulos de Jesus, sendo alcançados pela sua graça salvadora, somos convidados a viver pela fé.

Se alguém não cria em Deus, começa a crer em um ser que não pode ver e não pode fazer uma imagem visual dele. Não me diga que é simples crer em Deus.

Crê em um Salvador a quem tampouco viu. Não tivemos a felicidade de ver fisicamente o Senhor Jesus como os primeiros discípulos. Viver pela fé é crer naquilo que não se vê. Mas Jesus ensina que viver pela fé é algo mais. É viver confiantemente no Senhor. É descansar na provisão e cuidado divinos, mesmo que tudo pareça ir em direção contrária.

Jesus convida seus seguidores a viverem pela fé.

Ele os tranquiliza, mas não diz que isso seria simples. Não é simples viver pela fé!

Viver pela fé é simplesmente complexo.

Algumas coisas precisam acontecer com o indivíduo para que ele consiga viver assim.

1. VER TRANSFORMADA A SUA NATUREZA HUMANA.

Em sua essência o ser humano vive no visual. Aquilo que ele não pode ver, ouvir e apalpar é muito difícil de aceitar.

É por isso que, mesmo no campo da fé, o homem comum comete o erro de usar objetos e imagens para “auxiliar” a sua crença.

É por isso que é mais fácil para o ser humano (e mais natural) se garantir com o material, com o dinheiro. Fazendo isso, o indivíduo acaba tentando servir a “dois senhores” como Jesus disse: a Deus e às riquezas.

“24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”.

Para que o ser humano consiga viver pela fé, primeiro ele precisa mudar lá dentro: isso é conversão.

Só um convertido pode afirmar:

“Porque vivemos por fé e não pelo que vemos” (2Co 5.7).

2.  VER MUDAR A SUA ESCALA DE VALORES

A próxima transformação, e que não é nada fácil, pois tira o ser humano da sua “zona de conforto” é mudar a sua escala de valores. As coisas que ele acreditava serem muito valiosas precisam ser substituídas. Jesus propõe isso aos seus ouvintes. Eles precisavam mudar seus valores.

A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por ABRAHAM MASLOW, (Abraham Maslow (1 de Abril de 1908, Nova Iorque — 8 de Junho de 1970, Califórnia) foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta Hierarquia de necessidades de Maslow).

Em sua pirâmide ele diz que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.

Em seu sermão o Senhor Jesus demonstra conhecer claramente as que coisas que precisamos:

V. 32 - “....Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas”.

É a partir das coisas que necessitamos que Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.

- necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;

- necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;

- necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;

- necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;

- necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser.

Através da fé e de nossa vida cristã, nossa escala de valores é muito transformada. Nosso gênero de Primeiro Necessidade é:

Vers. 33 – “Mas, buscai primeiro o reino de Deus”.

Agora um lírio do campo era mais rico que Salomão,

“28...Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; 29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles”. (v.28-29)

Agora, um passarinho era modelo de cuidado divino.

Aquele que já passou pela transformação do seu íntimo pode falar como Paulo falou:

“Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.

Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo”. (Filipenses 3:7-8).

A segurança de Paulo estava em sua posição, poder, influência, carreira. Agora tudo aquilo não tinha mais valor para ele. Ele havia descoberto como viver pela fé.

3. VER MUDAR TODO O SEU COMPORTAMENTO

Jesus convida os seus discípulos e os ouvintes do seu sermão a mudarem de atitude. O comportamento deles deveria refletir a mudança de pensamento de quem, agora, havia decidido que os tesouros ajuntados na terra não poderiam ser levados para o céu, não serviriam de mais nada, só para preocupações.

Jesus nunca disse que nós deveríamos parar de trabalhar e começar a viver esperando o maná cair do céu.

Jesus apenas acalmou aqueles que estavam tão preocupados com o seu sustento, a ponto de perder a alegria de viver, de se tornarem escravos das coisas materiais. Os primeiros cristãos a lerem o evangelho de Mateus estavam sendo perseguidos diariamente. Eles não sabiam se estariam vivos no dia seguinte. Essas palavras foram de grande alento para eles. É como o salmista escreveu: “Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão” (Sl 37.25). Isso, mais do que uma constatação do salmista, era uma promessa e um alivio!

Conclusão

O mais maravilhoso de viver pela fé é saber que pela ela temos a certeza de que um dia estaremos com o Senhor. Vivemos pela fé de que somos salvos e perdoados dos nossos pecados. Um último texto resume essa mensagem:

"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus" (Ef 2:8).

Não é simples viver pela fé, mas uma vez que somos atingidos pela graça de Deus a obra do Senhor é feita em nossas vidas e assim podemos vivera cada dia bastando a cada dia os seus próprios problemas. Que Deus o ajude a viver pela fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário