ONDE ESTÁ O TEU IRMÃO?

ONDE ESTÁ O TEU IRMÃO?





Texto: Gênesis 4.1-15

1.    E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
2.    E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3.    E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
4.    E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
5.    Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
6.    E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7.    Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
8.    E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
9.    E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
10.         E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
11.         E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
12.         Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
13.         Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
14.         Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
15.         O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.                                    (Gênesis 4.1-15).

Às vezes me pergunto por que Deus preservou os fatos deste grave incidente e os colocou estrategicamente no início do relato Bíblico.

Na primeira aparição o pecado é um SUÍCIDIO do homem. “No dia em que comeres certamente morrerás”.  Assim o homem morreu espiritualmente.

Na segunda aparição o pecado é um FRATRICÍDIO, Caim matando o próprio Irmão.

Observe que o primeiro homicídio aconteceu na segunda geração da humanidade. Inegavelmente descobrimos, que o ser humano após sua queda se tornou incrivelmente mau.

Esse início da vida humana nos procura informar que não somos pecadores porque cometemos pecado. Neste caso, após a queda, nós pecamos porque somos pecadores. Nós fazemos o que é errado porque nos tornamos pessoas erradas.

O primeiro homicídio descrito na Bíblia é o fruto de um problema existente no coração que todo o ser humano partilha. O pecado cometido aqui é o fruto de uma natureza torcida e egoísta, que contaminou toda a humanidade como resultado da queda de nossa humanidade.

É interessante que logo após a opção do primeiro casal pelo seu total suicídio, o pecado não segue uma linha tênue e calma de sequência, imaginemos primeiro mentiras, pequenos furtos, até chegar num homicídio. Não! A corrupção não tem graus. A corrupção não emerge lentamente, ela é avassaladora.

Um homicídio por si só é horroroso, mas quando acontece dentro da própria família ele tem uma dimensão excepcionalmente horrorosa.

A palavra irmão é usada seis vezes nos versículos de 8 a 11, certamente salientando a seriedade do crime.

São dois os irmãos encontrados nessa história: Caim, que significa: Obter ou criar.

E Abel, que significa: fôlego, vapor ou futilidade.

Caim escolheu ser um fazendeiro como seu pai.
Abel, tornou-se um pastor de ovelhas.

Esses dois irmãos trouxeram suas ofertas em culto ao Senhor.

3.       E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
4.       E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
5.       Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. (Gênesis 4. 3-5).

Deus se mostrou satisfeito com a oferta de Abel e descontente com a oferta de Caim, o que causou a faísca do conflito entre os irmãos.

Percebe-se neste sacrifício oferecido pelos irmãos, que a forma do sacrifício e o espírito com que é oferecido são igualmente importantes. A oferta de Caim não tinha a forma nem o espírito que Deus desejava. A oferta de Abel foi excelente aos olhos de Deus.

Vejo um grande alerta neste texto, sobre aqueles que pensam que Deus vai aceitar qualquer coisa que a Ele for oferecida desde que sejamos sinceros.

Para muitos, nenhuma crença é certa ou errada, conquanto busquemos a Deus com sinceridade.  Isso não é verdade.
Quem pensa assim, está sinceramente errado.

1) OBEDIÊNCIA NÃO É NEGOCIÁVEL.

Não se deixe enganar. Você pode colocar sua confiança com sinceridade em qualquer outro meio, ou em qualquer outra pessoa que não seja Jesus Cristo, e Deus sinceramente não o receberá. Ainda que isso soe áspero para você, permita-me oferecer duas visões sobre o tema:

- O Senhor é amoroso e bondoso, mas Ele é justo. Deus é muito específico sobre a maneira que devemos nos achegar a Ele. Deus fez tudo o que precisava ser feito, e desta forma pede somente uma coisa: receba este presente.

- A fé exige ação – Se você realmente acredita em Deus, você fará exatamente como Ele disse.

Em Resumo, Abel comparece diante de Deus a maneira de Deus e Caim comparece diante de Deus a sua maneira.

É assim que a história fez registrar a adoração desses dois irmãos:

4 Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. (Hebreus 11.4)

A verdadeira fé, sempre será marcada pela obediência.

10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.
11 Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
12 Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. (1 João 3.10-12).

Esse é o veredicto de Deus dado sobre cada uma das ofertas.

2) NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS AFETA TUDO.

A qualidade de nossos relacionamentos horizontais depende inteiramente de termos um bom relacionamento vertical. Se você não estiver bem com Deus, você não estará bem com mais ninguém, inclusive com você mesmo.
Veja por exemplo a índole de Caim:

5.       Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

Como resultado por ter feito o que era errado e ter experimentado resposta justa de Deus, Caim “irou-se fortemente”. (v.5).

O que chama a nossa atenção é que Caim sabia o que deveria fazer, e optou por não fazer.

Veja o que Deus disse:
7. Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

Deus havia tornado evidente o caminho para a aceitação, e ainda mais requereu que Caim sobre seus desejos dominasse.

Acreditamos que Caim deu lugar ao ciúme. Isso mesmo, provavelmente Abel despertou o ciúme de Caim.

Quando uma pessoa recebe algo, que nós achamos que outra ou eu mesmo mereço, a reação mais comum é o ciúme.

Escolher fazer a coisa errada faz com que a pessoa fique em desacordo consigo mesma.

Se você fizer errado, assuma a culpa, É sua culpa, não ponha a culpa nos outros.

Uma canção de Anna Russel, (1911 – 2006), escrita provavelmente nos anos 60, fala um pouco sobre essa mania de colocar a culpa nos outros.

Originalmente intitulada: Jolly Old Sigmund Freud
(O Velho e Espirituoso Sigmund Freud).

Fui ao meu psiquiatra
 Para ser analisada
 Para descobrir por que matei o gato
 E deixei o meu marido de olho roxo.
 Ele me colocou no divã.
 Para ver o que poderia descobrir
 Então aqui está o que ele conseguiu
 Do meu subconsciente:

Quando eu tinha um ano
Minha mãe escondeu minha boneca no baú.
 Então, é natural que eu esteja sempre bêbada.
 Quando eu tinha dois anos,
Um dia, eu vi o meu pai Beijar a empregada,
 E é por isso que eu sofro agora de cleptomania.

Aos três anos, eu tinha o sentimento de Ambivalência para os meus irmãos,
 Então é Natural que eu tenha envenenado todos os meus amantes
 Mas estou feliz; agora aprendi a lição
 A lição que aprendi;
 Que tudo o que faço de errado -
 A culpa é de outra pessoa.

Meu amigo, você é responsável por todas e por cada uma das escolhas que você faz na vida. As consequências que vierem sobre você, são de sua única e exclusiva responsabilidade.

3) PECADOS NÃO RESOLVIDOS CORROMPEM TUDO.

“...E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar”. (v.7)

O pecado é uma fera traiçoeira, um oportunista covarde. Todavia, se assumirmos a responsabilidade pelo nosso erro, nos arrependermos e obedecermos, poderemos dominar o pecado.  Este é um alerta de amor.
Esse é um alerta de Deus, que ainda há tempo de voltar atrás e de procurar fazer a coisa certa do jeito certo. É Deus dizendo para Caim, que ele ainda pode trazer uma oferta apropriada.

Na vida espiritual, ainda há tempo para começar a fazer o que é certo.

26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
27 Não deis lugar ao diabo.   (Efésios 4:26,27).

Infelizmente, Caim não aceitou o conselho paterno de Deus. De maneira não surpreendente, seu ressentimento se alastrou como um câncer:

8.       E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.

O pecado de Caim é realmente grave. Caim está irado com seu irmão, mas também está revoltado com a direção e a exigência que recebeu de Deus.
Sabe como podemos ler essa atitude de Caim:

Deus! Você não requereu de mim um sacrifício? Aí está o seu sacrifício de sangue? Foi assim que deliberadamente Caim derramou o sangue de Abel pelo chão.

4) ESCOLHA RESOLVER OS CONFLITOS

Não consigo me esquecer que o mesmo coração humanamente caído que pulsava em Caim, também pulsa dentro de cada um de nós.
O pecado que bateu a porta de Caim, também bate a minha porta todos os dias.

Dou graças a Deus que minha lista de execuções está hoje vazia.
Nunca ignore o poder de um ressentimento. Alimente seu ressentimento, e dele brotará a sua ira. Essa ira vai produzir raízes bem profundas e crescerá e se transformará em ódio. E o fruto do ódio é o homicídio.

Não se deixe enganar. Nenhum homicida, acordou de manhã e decidiu ser homicida. Na verdade, eles foram aos poucos, se tronando capazes de cometer tais crimes. Alimentaram suas vidas com ressentimento até que o fruto desse ressentimento envenenasse sua vida.

5)  PECADOS NÃO RESOLVIDOS ENDURECEM O CORAÇÃO.

Após o fatídico homicídio, não sabemos quanto tempo se passou, em que Caim pensou com clareza sobre o que havia feito. Um irmão que com ele andou, sorriu, cantou e fez tantas coisas, estava morto.

O tempo passou e Caim está ainda mais duro em seu coração:

9.       E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
10.     E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.

UM PECADO EM SEGREDO NA TERRA É UM ESCÂNDALO ABERTO NO CÉU. Nunca se esqueça disso!

Seja o que for que você esconde nessa terra, já é inteiramente conhecido por Deus. “A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra’.

Diante do pecado Deus RESPONDE COM JUSTIÇA:

11. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
12. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.

O pecado de Caim fez com que o cultivo se tornasse impossível, o que acabou com sua subsistência.

A implacável justiça de Deus faz com que Caim demonstre agora alguma emoção e sentimento sobre o ocorrido:

RESPOSTA DE CAIM.

13. Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
14. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.

Deus pressionou Caim e o levou a uma confissão e deu-lhe todas as oportunidades de arrependimento e quebrantamento com respeito ao homicídio de Abel. Mas a única compaixão de Caim foi por ele mesmo.

Diante da resposta de Caim, DEUS RESPONDE COM GRAÇA.

15.     O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.

Que sinal Deus teria colocado em Caim? Você está pronto para ouvir a resposta certa? Ninguém sabe!

A única coisa evidente aqui é que Deus preservou a vida de Caim.

O que Deus está dizendo aqui:

Em algum tempo, nos anos restantes de sua vida, se você achar um lugar para o arrependimento em seu coração endurecido, estarei pronto a te ouvir. Estou pronto a perdoar. Eu não posso permitir, que outro assassinato cruel mantenha você longe de mim. Não permanentemente.

Vejo que Deus tem feito a mesma obra para com cada um de nós hoje:

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”. (2 Pedro 3.9).

CONCLUSÃO

Ao terminar esta mensagem gostaria de procurar lições práticas dessa porção da Palavra de Deus, que nos sirvam de inspiração ao longo de nossa caminhada cristã.

Se foi ruim para Caim, não necessariamente precisa ser ruim para nós.
Considere:

- O caminho de Deus é o único aceitável. Siga por ele!

Deus não desperdiça palavras. Portanto, quando Deus dá uma instrução clara, nossa reação precisa ser a obediência.

- O ciúme é um pecado que não pode ser escondido.

O ciúme é um matador. Ele planta no seu coração sementes que levam a ira, ao ressentimento, ao ódio. Aprenda a ficar satisfeito com aquilo que é certo.

- Nunca deixe o conflito ou o pecado sem ser resolvido.

Toda ira que não é tratada e é deixada para depois, nunca desaparece. Ao contrário multiplica, queima e retorna mais forte. A maioria dos erros não se corrige por si mesmo. Será preciso atenção e esforço.

Não sei se você já ouviu a história da águia e da doninha.
 
Uma pessoa viu uma águia dando rasantes e voando alto, procurando sua presa.

De repente, a águia desceu e pegou um animal com suas garras, e subiu novamente.

Enquanto a pessoa apreciava a águia voando, viu que de repente as asas da águia se fecharam, e a águia começou a girar em queda livre, descendo girando até o chão.

Essa pessoa ficou surpresa, e foi na direção onde a águia quedou, e lá começou a examinar o acontecido.

A águia havia capturado uma doninha para o seu jantar. Enquanto voava para seu ninho, a doninha encontrou um local vulnerável na águia e mordeu uma artéria do seu pescoço. A águia, ferida por sua vez, sangrou até morrer. Como estavam em grande altitude a doninha também morreu em função da grande queda. Ali estavam os dois, mortos.

Que ilustração para falar do perigo que encaramos quando seguramos o ressentimento ou a ira.

A ira não é pecado, é só uma emoção. Ás vezes, o ressentimento é uma reação compreensível quando se é desprezado. Mas se você mantiver um “ressentimento” em suas garras, ele possivelmente irá destruí-lo e certamente fará mal a mais alguém.

Quando resolvemos o conflito ou o pecado (Sem se importar de quem é a culpa), o melhor lugar para começar é em seu relacionamento com Deus. Seja responsável diante de Deus, e confesse qualquer pecado. Fazendo assim, você ficará em paz com seu irmão ou com sua irmã.

Faça isso e você deixará um impacto duradouro nas pessoas à sua volta, mesmo sendo pecador.





Baseado no Livro:


SWINDOLL, Charles R. Vidas Incríveis: histórias fascinantes sobre vidas esquecidas. Trad. Eloisa Pasquini. São Paulo: Ágape: 2013. Págs. 35-57.

Nenhum comentário:

Postar um comentário