É TEMPO DE UNIDADE

Buscando ser fiel à oração do Senhor Jesus Cristo: "para que todos sejam um" (João 17.21), desejo buscar aqui forças em Deus para desafiar nossa denominação e igrejas a “unidade”. Precisamos celebrar essa “unidade”. Celebrar a unidade é fortalecer os laços, é aprofundar o conhecimento mútuo, é crescer em direção à unidade, na prática comum da adoração, do louvor e da oração. Para que haja unidade, é importante que tal prática cresça mais ainda. Em cada um de nossos encontros denominacionais, será importante que se experimente a celebração conjunta. Temos certeza de que, através das celebrações em comum, o Senhor Jesus nos ajudará e fortalecerá no caminho da unidade. Nossas Assembléias são e devem ser uma ótima oportunidade para isso. É a celebração em conjunto e a oração pela unidade que nos fará crescer em fé, esperança e amor, apesar das diferenças existentes.

Não obstante, não se pode ignorar tais diferenças existentes. Ainda que, em muitos aspectos, as nossas igrejas estejam bem próximas umas das outras, entre algumas delas há divergências. E se queremos celebrar o que nos une, é fundamental que em nosso entusiasmo não voltemos a nos magoar reciprocamente, olhando e enfatizando nossas diferenças. O que é possível e normal, e até mesmo essencial para uns, pode não sê-lo para outros, por uma simples razão de costume. O que parece lógico e perfeitamente ajustado na liturgia de minha comunidade pode não sê-lo para a outra. Se desejamos a unidade de nossas igrejas precisamos dialogar constantemente sobre tais questões.

Se desejamos realmente buscar a unidade, temos que evidenciar a expressão de nosso grande anseio e de nossa mais forte esperança por uma unidade cada vez mais efetiva das nossas igrejas, apesar das dificuldades que todos nós sentimos em buscar concretizá-la. Temos certeza de que, no futuro, o Senhor mesmo nos reunirá a todos em torno de sua presença.

A unidade porque as Igrejas aspiram é uma busca espiritual que tem em vista viver em conjunto a comunhão espiritual com a pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo. Ela só poderá chegar, quando todos nós buscarmos "a mente de Cristo", "o amor de Cristo", "a fé de Cristo", "a humildade de Cristo", "a disposição sacrifical de Cristo" e de modo geral quando buscarmos tudo aquilo que é de Cristo, quando desejarmos sinceramente viver como Ele quer que vivamos.

Neste delicadíssimo esforço espiritual, surgem dificuldades devidas ao fato de que a maior parte dos homens com muita freqüência apresenta as suas posições, opiniões e considerações como se elas fossem expressões da mente, do amor e, em geral, do espírito de Cristo. As discórdias emergem porque estas opiniões e considerações pessoais e, por vezes, até mesmo as próprias experiências pessoais, não coincidem entre si, nem com a experiência de vida de Cristo. Em boa fé, mediante os diálogos eclesiásticos, procuremos compreender-nos uns aos outros com abundante amor; e procuremos inclusivamente constatar em que e por que motivo se diferenciam as nossas experiências de vida, que se expressam com diversas formulações dogmáticas. Entre tantos estilos de vida, que se exprimem mediante diferentes formulações, procuremos aquilo que expressa retamente, ou pelo menos da forma mais completa possível, o Espírito de Cristo.

Paulo destaca em suas epístolas que o que nos une é o fato de estarmos em Cristo. E isso segundo Paulo, é muito maior do que pequenas diferenças que poderiam existir entre os cristãos. Essas diferenças deveriam ser tratadas com amor, compaixão e as exortações deveriam ser exercidas da mesma maneira. Se estamos em Cristo, nossa motivação deve ser glorificar Seu nome com o que fazemos e como lidamos uns com outros. Por isso, não há espaço para ambições egoístas ou vaidade. Podemos perceber a mesma preocupação de Paulo em Romanos 14:19: “Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua” e Romanos 15:5-7: “O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só voz vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Para que sejamos um com os irmãos, è fundamental termos Jesus como nosso espelho: Ele se submeteu a Deus, se humilhou, se deu, a fim de que todos o adorem e reconheçam Sua soberania. A unidade da Igreja leva à glorificação do nome de Jesus, atrai as pessoas a Ele e nos leva, enquanto igreja a percebermos nossa dependência e nossa necessidade dele.

Na busca pela unidade, as igrejas precisam da bênção de Deus. Desde os tempos do deserto, o Deus que libertara seu povo do Egito instituiu a sua bênção sobre sua assembléia. Aarão e seus filhos receberam de Deus, através de Moisés, a tarefa de abençoarem o povo dizendo: "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto, e te dê a paz" (Nm 6,24-26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário