DEUS SALVE A FAMÍLIA!


É provável que a maioria de nós já tenha ouvido muito esse tipo de exclamação: "Deus salve a América” (God save America), Deus salve a Rainha (God Save the Queen), salve Deus a nossa pátria.

Quando me voltei para o tema DEUS SALVE A FAMÍLIA! Tinha em mente a dura realidade que enfrenta a família ao tentar se manter como uma instituição divina em meio a tantos bombardeios e ataques do inimigo.

Um dos maiores ataques de Satanás tem sido contra as relações entre marido e mulher. O que originalmente deveria significar união permanente (Gên. 2:24; Mat. 19:5; Efés. 5:31), fiel e feliz, acabou por se tornar um retrato da degradação causada pelo pecado. Mas a expectativa de Deus é a restauração do Seu propósito para o casamento, o que só será possível quando os cônjuges conseguirem perceber essa relação como um dom do Senhor. O mesmo pode ser observado nas relações dos filhos para com os pais e vice-versa; o relacionamento entre irmãos e parentes extensivos alcançará o ideal de paz, afirmação e felicidade quando a família for percebida e desfrutada como um presente de Deus ao ser humano.

Quando Deus criou Adão, ele se sentia só. "Nenhum homem é uma ilha" é pensamento amplamente conhecido que traduz uma verdade inegável. Não podemos viver sozinhos. Não podemos, porque o Criador nos fez seres sociais, pessoas para viver em relacionamentos. A vida pressupõe, pelo menos, cinco esferas de relacionamentos fundamentais a serem considerados: (1) Com Deus; (2) com o ambiente natural físico e biológico; (3) com o cônjuge e a família; (4) com os semelhantes; (5) com a sociedade organizada. É mais do que atestado pelas ciências e situações práticas do viver que os seres humanos são tanto mais felizes quanto mais sadios forem os seus relacionamentos. É pensando assim que percebemos claramente que Eva é um presente de Deus para Adão.

Deus salve a família! Por que isso é tão importante hoje? Para quê salvar a família? Para acabar com a solidão eu ousaria responder. Deus disse que não seria bom manter o homem solitário. Assim, criou a mulher para ser-lhe companheira. E que criação maravilhosa, que obra-prima! O homem é um ser sociável, mas também é um ser espiritual, partilhador, que precisa de alguém com quem conversar intimamente, alguém com quem partilhar as alegrias, as tristezas, as vitórias, os fracassos, os projetos, alguém que interaja com ele, que o constranja, que o elogie, que lhe dê carinho e atenção, com quem possa relacionar-se fisicamente. Deus resolveu a solidão, instituindo a família!

Homem e mulher foram criados para serem parceiros, e não concorrentes! Há casais que concorrem entre si, numa disputa impensada e infantil, para ver quem ganha mais dinheiro, quem recebe mais diplomas, quem consegue maior sucesso, quem conquista mais os filhos, quem obtém os melhores elogios, quem vive mais que o outro. Não foi para serem concorrentes que Deus fez homem e mulher, mas "parceiros"!

Sim, a família é um projeto de Deus. Foi pra sermos felizes que Deus a criou. E quando somos resgatados por Cristo somos também restaurados à posição de família conforme o desejo original de Deus. Homem e mulher. Pais e filhos. Deus e seus filhos. Como é lindo!

Que Deus abençoe as famílias do mundo inteiro! "DEUS SALVE A FAMÍLIA!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário