JESUS: FONTE DE VIDA








JESUS: Fonte de Vida.

“...mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna”. (João 4.14).

TODO HOMEM TEM EM SI UM PROFUNDO ANSEIO POR VIDA ETERNA. Em todos os lugares vemos essa busca. A Ciência e a Medicina procuram por caminhos que permitam estender a vida. Muitas pessoas cercam-se de ideias utópicas ou vivem em um mundo imaginário de filmes, livros e sonhos. Todos têm medo da morte. Quando se pensa nela, surge a temerosa pergunta:

"O que virá depois?" O homem quer viver, viver eternamente, ele tem medo de morrer.

Deus criou o homem para a vida eterna.

CRISTO, É UMA FONTE DE ÁGUA VIVA A JORRAR PARA A VIDA ETERNA.

Deus criou o homem para a vida eterna, mas ele a desprezou e jogou fora. O homem preferiu o pecado que lhe trouxe a morte. Isso fez vir a morte sobre toda criatura e a miséria humana começou. Desde então o homem está procurando reencontrar a vida eterna. Ele procurou muito e criou inúmeras coisas para obter vida para si; é o que mostram as muitas religiões. Mas, ele não tem vida, ele nunca tem segurança.

ILUSTRAÇÃO: Certa vez, UM ARTISTA CONSTRUIU UMA MÁQUINA GIGANTESCA. Ao funcionar, ela fazia muito barulho e movimentava muitas engrenagens. Mas ela tinha uma desvantagem: não produzia nada.

Essa máquina mais parece uma cópia fiel de um SANDCRAWLER, aquela máquina de mineração gigante e inútil pouco útil, usada em Star Wars. (Guerra nas Estrelas).

O artista pretendia dizer algo com isso. Ele tinha feito uma representação da nossa época e da humanidade. Há muita movimentação, até demais! Em todos os cantos há barulho, atividade e burburinho – mas, sem objetivo, sem sentido, sem razão e sem frutos permanentes.

Deus, porém, fez tudo para dar-nos novamente a vida, a vida verdadeira e eterna. A este mundo dominado pela morte Ele enviou Seu único Filho, que é a própria Vida e de quem está escrito:

"Também sabemos que o Filho de Deus é vindo, e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna" (1 João 5.20).

Somente nEle nossa vida passa a ter sentido. Somente nEle temos o que é verdadeiro, aquilo que nossa alma anseia. E somente através dEle recebemos a vida que vai além dos poucos anos aqui na terra: a vida eterna!

Disse Jesus: “...EU LHES DOU A VIDA ETERNA, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão”. (João 10:28).

Portanto, o que interessa é que creiamos. Não importa, em primeiro lugar, entender, compreender logicamente, conseguir definir ou explicar o propósito de Deus. Não! Jesus simplesmente faz a pergunta: "Crês isto?" Todo o resto vem depois.

ILUSTRAÇÃO: - UMA PESSOA CONTOU CERTA VEZ:

"Ao passar por um cemitério quando jovem, meu olhar pousou sobre uma das lápides. O nome estava quase apagado. Mas a inscrição dos anos ainda era bem legível: 1840-1914. E então percebi repentinamente: O TRACINHO entre os números significava toda uma vida humana. Somente um traço! Nossa vida não é mais do que isso! Um traço entre dois números – tão pouco! Então entendi a responsabilidade que temos – a enorme responsabilidade de fazer algo significativo desse simples traço... Aí entreguei minha vida a Jesus, o Salvador, e decidi colocar essa pobre e pequena vida a Seu serviço..."

“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece”. (Tiago 4.14).

COMO ALCANÇAR A VIDA ETERNA?

“Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”. (João 6.68).

Jesus foi firme diante dos questionamentos dos judeus e até dos próprios discípulos sobre as "palavras duras de comer o seu corpo e o seu sangue."

47 Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê tem a vida eterna.

48 Eu sou o pão da vida.

49 Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram.

50  Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.  (João 6:47-50)

“Este é o pão que desceu do céu; não é como o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.   (João 6:58).

Diante da evasão de alguns, Ele deu um ultimato aos Seus seguidores: "Vós também vos quereis ir embora?"

66 Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele.

67 Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?   (João 6.66-67).

É muito interessante a reação de Jesus diante do abandono da maioria dos seus discípulos. Ele não arreda pé, mas com toda calma até convida os Doze para saírem, se não podem aceitar a sua palavra. Jesus não se preocupa com números – MAS COM A FIDELIDADE AO PAI.

Talvez até fique sozinho, mas não vai diluir em nada as exigências do seguimento da vontade do Pai. Um exemplo importante para nós, pois muitas vezes caímos na tentação de julgar o êxito pelos números! Igrejas cheias indicam sucesso! Mas nem sempre é assim – é mais importante ser coerente com o Evangelho, custe o que custar.

Diante do desafio de Jesus, Pedro resume a visão dos que percebem em Jesus algo mais do que um mero pregador. A quem iremos?

68 Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.

69 E nós já temos crido e bem sabemos que tu és o Santo de Deus.   (João 6:68-69).

POIS SÓ JESUS TEM AS PALAVRAS DE VIDA ETERNA!

O texto de hoje nos convida a nos examinarmos, a verificarmos se estamos realmente buscando a verdade onde ela se encontra, ou se a deixamos de lado, achando – como a multidão no texto – que o seguimento de Jesus "é duro demais"!

“Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?”  (João 6:60).

No meio de tantas propostas de vida, estamos convidados a reencontrarmos a fonte da verdadeira felicidade e da verdadeira vida, fazendo nossa a experiência de Pedro, que descobriu que Jesus "tem palavras de vida eterna". E então, com ele, clamarmos: A QUEM IREMOS SENHOR? SÓ TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA.

Alguns por não abraçarem as palavras de vida eterna, estão expostos ao INIMIGO:

- Não podendo criar família, ele leva os casais a destruição do Matrimônio através do divórcio, infidelidades e contendas;

- Não podendo gerar filhos, instiga ao aborto, abandono e maus tratos;

- Não podendo dar saúde, oferece a eutanásia e suicídio;

- Não podendo dar alegria, atrai os sofridos à depressão;

- Não podendo dar alívio, encaminha às drogas;

- Não produzindo, ensina a roubar;

- Não perdoando, dá a vingança;

- Não podendo amar, leva e eleva o ódio.

"O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância". (Jo 10,10)

Já Cristo tem as PALAVRAS DE VIDA ETERNA:

O desejo de Calvino de exaltar a Cristo a um lugar de supremacia singular é revelado em seus comentários do Novo Testamento. Até uma familiaridade superficial com esses comentários demonstra quão exata é a palavra “cristocêntrico” para descrever o evangelho que Calvino pregava e a ênfase que ele discerniu na teologia do Novo Testamento.

Nos comentários, ele escreveu:

• Não há qualquer aspecto de nossa salvação que não possa ser achado em Cristo (Romanos).

• Todo o evangelho está contido em Cristo (Romanos).

• Todas as bênçãos de Deus nos alcançam por meio de Cristo (Romanos).

• Cristo é o começo, o meio e o fim — nada pode ser achado à parte de Cristo (Colossenses).

SINCLAIR B. FERGUSON resumiu bem a supremacia de Cristo na teologia de Calvino, dizendo:

“Tudo que nos falta, Cristo nos dá; todo o nosso pecado Lhe é imputado; e todo o julgamento que merecemos foi suportado por Cristo”.

Jesus é a fonte de vida.

Só Ele tem as Palavras de Vida Eterna.

VIDA SOMENTE EM JESUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário