O PASTOR E SUAS RESPONSABILIDADES

“Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino. PREGA A PALAVRA, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.” ( 2 TIMÓTEO 4.1-2).

“PREGA A PALAVRA”

Como é importante no ministério receber do Senhor o que também vai entregar (1 Cor 11.23). Como é importante investir tempo no contato diário com a Palavra de Deus. Para falar das verdades de Deus, será preciso saber Dele.

“Certa feita um grupo de seminaristas foi fazer uma prova. De uma única questão: Fale sobre Deus e sobre o diabo.

Foi-lhes dado 60 minutos para responder.

Um deles pegou uma folha e começou a escrever sobre Deus.

Dissertou sobre suas maravilhas, sua obra, seu Filho, sobre a salvação. E o fez de maneira tão apaixonada que, não atentando para o relógio, passaram-se 59 minutos.

Quando o professor alertou que faltava apenas um minuto, o jovem escreveu no rodapé da página:

FIQUEI TÃO ENVOLVIDO COM DEUS, QUE NÃO TIVE TEMPO PARA SATANÁS.

Apesar de não ter cumprido o que lhe foi solicitado, sua dissertação foi considerada a melhor de todas.

“PREGA A PALAVRA”. Por quê?

“... Porque VIRÁ TEMPO em que não suportarão a sã doutrina mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas....” (Vs. 3-4)

Três sugestões sobre como enfrentar um tempo assim:

1) “Vade Retro*” (Mateus 16.23)

(*Isso é Latim, e significa vai para trás, recua).

O exemplo do diálogo entre Jesus e Pedro nos mostra claramente que nem tudo que nos pedem para fazer é possível. Quantas vezes as pessoas estão até bem intencionadas (de boas intenções o inferno está cheio), mas estão também totalmente equivocadas em relação a vontade de Deus. É neste tempo que devemos encher a boca e dizer: “Vade Retro” (vai para trás, recua).

Vejamos o exemplo de Paulo em 2 Timóteo 4.14-15 sobre Alexandre o Latoeiro. Sua recomendação a Timóteo é que deveria evitá-lo.

Um pastor de verdade deve cuidar bem de suas amizades.

a) Um pastor não assenta na roda de escarnecedores. (Salmo 1)
b) Não mantém amizade com o mundo
“Infiéis, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. (Tiago 4.4)

c) A histórias de Elias e Acabe (1 Reis 21.20) diz muito sobre os relacionamentos do homem de Deus e sua postura diante do pecado: “Perguntou Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? Respondeu ele: Achei-te, porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau perante o Senhor.”

1) “Vade Retro*” (Mateus 16.23)
2) “Vá de Jetro” (Êxodo 18. 17-24)

Quando o trabalho for árduo e pesado (Números 11. 10 a 15), e o trabalho vai sempre parecer pesado, vá de Jetro.

Não há nada melhor do que o conselho de Jetro para Moisés : “E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez”.

Todo o homem de Deus precisa se unir a pessoas assim, gente que teme a Deus, homens de verdade. A Bíblia nos diz que Deus ajunta 70 homens (Números 11.16) para fazer a obra. O próprio Jesus envia 70 para a obra de evangelização (Lucas 10. 1).

Paulo é alguém que demonstra ter entendido bem às recomendações de Jetro:
- Chamou Timóteo pra perto dele – 2 Timóteo 4.9
- Ficou firme com Lucas ao seu lado – 2 Timóteo 4.11
- E pediu que buscassem Marcos para estar com ele – (4.11)

Uma boa recomendação para estruturar sua igreja e seu ministério: vá de Jetro.

1) “Vade Retro*” (Mateus 16.23)
2) “Vá de Jetro” (Êxodo 18. 17-24)
3) “Vá Direto” (Efésios 2.18 e 3.12)

Como é precioso no ministério cristão saber que podemos ir direto ao trono do Senhor o nosso Deus. A palavra nos orienta e recomenda a que busquemos cada vez mais essa postura para nossas vidas. “Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito”. (Efésios 2.18). “No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele”. (Efésios 3.12). Um pastor precisa ter contato DIRETO com o Senhor.

Aprender de Deus. Depender de Deus. Ter contato direto com Ele é imprescindível no ministério pastoral.

Uma pequena história nos dá conta de alguém que começou a estudar num seminário teológico, aquela era a primeira vez que o convidavam para pregar e ele tinha certeza que ia ser uma "benção", pois havia se preparado suficientemente.

Encostou a Bíblia no peito e caminhou até o altar feito um general.

No entanto, sua pregação foi um fiasco. Parecia até que Deus o havia deixado sozinho, desamparado, lá na frente de todo mundo.

Saiu de cabeça baixa e só foi até a porta da frente cumprimentar os irmãos porque o pastor da igreja insistiu com ele.

Ele não conseguia entender o que havia saído errado, até que um senhor idoso abraçou-o e coxichou em seu ouvido:

Se você tivesse entrado do jeito que saiu, teria saído do jeito que entrou.

Quantos se perdem exatamente aqui: Depender de Deus em tudo.

Moisés foi um líder que clamou por esse contato direto com Deus e não abriu mão disso – (Êxodo 33.18) “Rogo-te que me mostres a tua glória”.

Isaías exclamava e dizia “Eu vi o Senhor”. (Isaías 6.1).

Ninguém mais do que Paulo sabia como era importante esse CONTATO DIRETO com Deus.
(2 timóteo 4.16) – Ele disse: “Todos me abandonaram”. Mas ele afirmou saber e confiar que Deus estava com ELE: “Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios e fiquei livre da boca do leão, E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará salvo para o seu reino celestial a quem seja glória para todo o sempre. Amém." (2 Timóteo 4.17-18)

Amado Pastor,
“Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas: porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” – (I TIMÓTEO 4.16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário