DIA DA BÍBLIA: VOCÊ SABIA?


O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos" que significa livro. “Biblos” era o nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.;

É uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis.

É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais.

Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seus recém inventados prelos manuais, que dispensava as cópias manuscritas.

A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;

Foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica. Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes.

A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur dos Caldeus.

O Novo Testamento com seus 27 livros foi escrito em grego.

O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas o livro de Jó.

Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional.

A primeira tradução completa da Bíblia para o inglês foi feita por Wycliffe, em 1380. A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325). Martinho Lutero foi o primeiro tradutor da Bíblia para a língua do povo alemão.

A Bíblia já foi traduzida por mais de 1500 línguas e dialetos.

Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo?
R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.

Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação?
R: Lamentações, Jonas e Naum.

Qual o menor livro da Bíblia?
R: II João (possui somente 13 versículos).

Qual o maior livro da Bíblia?
R: Salmos (possui 150 capítulos).

Qual o menor capítulo da Bíblia?
R: Salmo 117 (possui 2 versículos).

Qual o maior capítulo da Bíblia?
R: Salmo 119 (possui 176 versículos).

Qual o menor versículo da Bíblia?
R: Jó 3:2 (possui 07 letras).

Qual o maior versículo da Bíblia?
R: Ester 8:9 (possui 415 caracteres).

Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente?
R: 773.693 palavras.

Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente?
R: 3.566.480 letras.

Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui?
R: 1.189 capitulos e 31.102 versículos.

Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus?
R: Ester e Cantares de Salomão.

Você sabe por que as duas divisões da Bíblia são denominadas testamentos?

Pense comigo: se você tivesse um parente que lhe deixasse uma herança, mas para tomar posse você tivesse que ler e entender o testamento deixado por esse parente, você o ignoraria e o deixaria misturado às traças e à poeira de sua estante? Ou... Pelo contrário, o leria com atenção para ter o entendimento completo de seus direitos a fim de reclamá-los? Ou se não o entendesse, de bom gosto, até pagaria um advogado para ensiná-lo tudo sobre aquele testamento e herdar os bens que ele lhe outorga? E a Bíblia? A Bíblia é o testamento de Deus para você. Será que a Bíblia é menos importante do que esse testamento do exemplo? Você não entende a Bíblia? Chame alguém que entenda e com prazer essa pessoa irá lhe ensinar; porque ela já leu e conhece a Bíblia, aprendeu a amar o próximo e sabe que ensinar sobre a herança que Jesus deixou é a única forma de todos os homens conhecerem o seu testamento.

Para saber mais, LEIA A BÍBLIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário