CORRUPSAMBA

Luiz Sayão: Corrupsamba


A corrupção é um dos mais terríveis flagelos da sociedade contemporânea, principalmente no Brasil. O uso indevido dos recursos públicos e a ineficácia da justiça são facetas desse mal lamentável. A preservação da corrupção está muito relacionada com a poderosa indústria de alienação. No Brasil, um dos seus principais mecanismos de continuidade é o Carnaval. É o ritmo do "corrupsamba"! A idéia popular é esquecer a vida e cair na “gandaia e na folia”. Enquanto todos os desmandos são praticados, o povo “se diverte”. Apesar de sua face tupiniquim, o problema da corrupção não atinge apenas os países emergentes e subdesenvolvidos. Na verdade, poucos países do mundo são exemplos de honestidade e transparência. A lista dos dez primeiros lugares em 2006 traz: Finlândia, Nova Zelândia, Dinamarca, Islândia, Cingapura, Suécia, Suíça, Noruega, Austrália e Holanda. Oito países são europeus, cinco são escandinavos, nove são de tradição protestante! Os Estados Unidos não são exemplo nesta área; estão na posição 17, junto com o Chile. O Brasil amarga a posição 57, para a vergonha nacional!

No caso da corrupção americana, mereceram destaque o escândalo da Worldcom e os abusos da Guerra do Iraque. Além disso, ricos suspeitos como Bill Clinton, O. J. Simpson e Michael Jackson nunca foram condenados! O Brasil e a vasta maioria da América Latina, ou a “América Católica” de Caetano Veloso, têm sofrido com uma corrupção grotesca por décadas. A percepção geral é a do salmista:

Os ímpios andam altivos por toda parte, quando a corrupção é exaltada entre os homens (Sl 12.8).

Para piorar, a situação tornou-se sobremodo alarmante no cenário brasileiro nos últimos anos. O cenário político recente é vergonhoso. A violência e o caos da segurança pública é revoltante. Parece que o Brasil e o mundo tendem a se tornar reféns do tráfico de armas e de drogas, “indústrias” das mais poderosas. Diante desse caos, o nosso sentimento é semelhante ao descrito em outro salmo:
Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo? (Sl 11.3).
A decadência de uma sociedade passa pelo desrespeito de seus valores fundamentais. Quando os representantes da democracia, da fé e da imprensa não cumprem mais os seus papéis, o que restará? A vitória da corrupção só é possível quando política, imprensa e religião tornam-se cúmplices do mal.

Um exemplo da “ausência de fundamentos” pode ser dado aqui. Como vimos no Salmo 11, os cristãos autênticos e sinceros estão entre os que mais sofrem nesse cenário de ilegitimidade. São discriminados e confundidos com os falsos apóstolos e líderes, também conhecidos pela corrupção. São discriminados pela imprensa e mídia em geral. Para se confirmar até que ponto chega a loucura, basta ler a letra de uma simples música de Gabriel, o pensador:
“Com uma bíblia na mão e uma cara de débil mental, pregando a enganação da Igreja Tal
(ou será que era alguma outra igreja dessas?
Ah, 'num' faz mal, Igreja de enganar otário é tudo igual).
E o coitado foi soltando aquele papo de crente; eu rezando: Deus me dê paciência!
Mas o pentelho desceu, pra alegria da gente, e na saída do ônibus sofreu um acidente.
Se distraiu e foi atropelado pelo caminhão; morreu esmagado com a bíblia na mão.
(É? Morreu? Melhor do que viver nessa ilusão.
'Num' queria Deus? Foi pro céu, então –
'num' sei, não).
Enquanto todos se benziam com pena do crente, eu fui rimando, bola pra frente ...”
Imaginem se trocassem o “crente” por “muçulmano”, “judeu”, ou por “negro”, ou por “gay”? Como reagiriam essas comunidades?

Mas, Gabriel, o “odiador”, não está só! Quem desconhece a ridicularização expressa na letra do grupo Asa de Águia?:
“Na casa do Senhor não existe Satanás
Xô, Satanás, xô, Satanás”.
Para quem acha pouco, basta ouvir ou ler alguns comentários do “ilustre” Arnaldo Jabor, que descarrega o ódio e o preconceito contra os evangélicos de todas as formas. É um dos seus temas prediletos. E tudo em nome da “democracia”, é claro!!!

Talvez seja por isso que vemos que a corrupção aparece ao lado de outros índices terríveis da realidade brasileira: liberdade de imprensa e democracia. Para variar, os países escandinavos, de tradição protestante luterana, lideram os dois índices. Já o Brasil tem posição 52 no item liberdade de imprensa e 51 em democracia. Estamos atrás de Burkina Faso e do Benin! É a falta de justiça em todos os seus desdobramentos.

Que esperar de uma nação que passa uma semana bebendo e fazendo orgia? O mais terrível é que “o Show do Corrupsamba” é amplamente valorizado pelos políticos, pela imprensa e até por religiosos!

Como lidar com tal horror? Como posicionar-se politicamente como cristão? Em primeiro lugar, as falsas esperanças do “messianismo político” e da “esquerda marxista antiga” são modelos absurdos e ultrapassados falidos na raiz. Nunca deram certo! Infelizmente, o nível de corrupção e injustiça, aliado ao efeito Bush, tem transformado Fidel Castro e Hugo Chaves em paradigmas desejáveis da realidade nacional! A pauta política constrói-se sobre os desacertos “do horroroso governo Bush”. Em segundo lugar, não podemos nos iludir com nenhum sistema político. Vale aqui mencionar o escritor cristão francês Jacques Ellul. Sua proposta chama-se “anarquia cristã”. A idéia de Ellul não é anárquica; ele sugere que os cristãos não poderiam confiar jamais em qualquer sistema político. Ao contrário, teriam sempre de protestar contra o mal, como verdadeiros exemplares do legítimo “sal da terra”, pois nunca poderíamos nos vender para nenhum sistema! Em terceiro lugar, é preciso enfatizar que a questão ética começa de fato no âmbito da individualidade:
Quem é fiel no pouco é fiel no muito (Lc 19.17). 
A sociedade se tornará menos corrupta quando seus membros forem absolutamente honestos. Um político desonesto é apenas um cidadão que “chegou lá”. Finalmente, nunca podemos perder o foco de que a justiça divina plena só irá se manifestar e triunfar com o dia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Todos os corruptos serão pegos! Será o fim do Carnaval! E do “corrupsamba”!

Voltando aos salmos, devemos ter esperança, pois
Um pouco de tempo, e os ímpios não mais existirão; por mais que você os procure, não serão encontrados" (Sl 37.10). E tem mais: "Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!" (Sl 1.6). 

Fonte: Revista Enfoque