SAINDO DO POÇO

Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
TIROU-ME DE UM POÇO DE PERDIÇÃO, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. (Sl. 40:1-2)
 
Quantas pessoas atualmente estão afundadas no poço da Depressão.

Os - ESTÁGIOS DE DEPRESSÃO

A maioria dos conselheiros designa os estágios de depressão como: Moderado ou desencorajado, desesperançado e desesperado.

O PRIMEIRO Passo pra cair no poço: desencorajado
O SEGUNDO Passo pra afundar no poço: Desesperançado
O TERCEIRO Passo pra FICAR no poço: Desesperado

A maioria das depressões começa com desencorajamento, degenera-se em desesperança e, a menos que o padrão de pensamentos seja mudado, resultam em desespero. Uma vez que a linha de desespero é atravessada, é possível que a depressão se torne tão aguda que a pessoa perca o contato com a realidade e necessite de tratamento médico até para permanecer vivo." (Tim LaHaye)
"Um padrão de pensamento negativo, alimentado por muito tempo, pode desencadear a produção de hormônios prejudiciais da glândula pituitária (hipófise) e provocar enfermidades físicas danosas que podem piorar a depressão." (TLH)


1. Desapontamento – Ponte para a Depressão

Nenhuma pessoa na terra tem todas as coisas acontecendo em sua vida do modo que gostaria que fosse. Quando isso acontece a primeira coisa que sentimos é desapontamento. Nada errado com isso. Mas é preciso saber lidar com este sentimento; do contrário ele se degenerará em algo mais sério.

O desapontamento é o primeiro passo para a depressão. Tim La Haye declara: "das centenas de casos de depressão que tenho examinado, sem exceção, eles começam com um desapontamento ou uma experiência na qual a pessoa se desgostou.” Embora o desapontamento seja a experiência de todo ser humano, você pode aprender a olhar para Jesus que nunca o desapontará.

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, (Fp. 3:13-13).

Paulo nos ensina a deixar de lado as causas do desapontamento e voltar-nos para o alvo que está em Deus. Fazendo isso teremos um novo foco e prosseguiremos para o alvo sem permitir que o passado nos prenda.

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo. (Is. 43:18-19).

Você nada pode fazer acerca do seu passado; de fato não tem domínio sobre seu futuro, mas pode viver o seu hoje intensamente, sabendo das coisas novas que Deus faz em sua vida.

"As misericórdias do Senhor renovam se cada manhã

As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lm. 3:22-23).

Cada dia é o novo dia, com ele há uma nova chance de provar a bondade e misericórdia do Senhor; portanto, permita que Deus faça algo novo e maravilhoso em sua vida hoje. Não tenha medo de esperar em Deus.

Coloque isto em seu coração:
Habitar no desapontamento custa caro. Custará a sua alegria, sua energia, o seu bem-estar, seus sonhos e projetos futuros. Mas a esperança nada custa, e pode trazer grandes lucros.

Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. (Rm. 5:5-5).

2. Expectativas frustradas – Base do Desapontamento

Normalmente as expectativas frustradas levam ao desapontamento. Todos nós temos expectativas acerca de muitas coisas: quanto ao que vai ocorrer no dia; quanto ao nosso trabalho; quanto à nossa profissão, estudos, namoro, casamento, filhos, cônjuges, ministério, amigos, etc. Temos expectativas acerca de nós mesmos e dos outros. Mas nem sempre essas expectativas são satisfeitas, o que nos leva a ficar desapontados até conosco mesmos. Também esperamos coisas de Deus que não estão dentro dos Seus planos.

Quando somos desapontados temos que tomar uma decisão sobre o que faremos e como responderemos. Duas pessoas podem ter a mesma experiência e reagir de modo diferente. Costumo dizer que os problemas têm a dimensão que lhes damos.

Se você deixar que o desapontamento povoe seus sentimentos por muito tempo, começará a sentir-se desencorajado. O desencorajamento é um pouco mais profundo do que o desapontamento e é, de fato aqui que começa o primeiro estágio da depressão.

3. Desencorajado – Primeiro estágio da Depressão

O dicionário Michaelis define desencorajamento como “Falta de coragem; desânimo”.

Desencorajamento é o oposto de coragem. Ser forte e corajoso é a base para ter sucesso em todas as coisas.

Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. (Js. 1:6-6).

Deus queria dar a terra ao povo, mas adverte a Josué que deveria manter a coragem. Se Deus encoraja, é porque Satanás tentaria desencorajá-lo. Devemos conhecer as táticas de Satanás e resistir a cada um dos seus ataques 1Pe 5:9

A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida. (Pv. 13:12).

Esperança e desencorajamento não podem andar juntos.

Para alcançar a vitória e conservar nossa atitude de esperança, precisamos renovar as nossas mentes com as promessas de Deus a respeito da nossa situação e permanecer na fé, crendo que Ele fará o que Sua Palavra diz que fará.

4. Comparando os Estágios da Depressão.

O primeiro poço pra sair do passo (passo rumo ao autor e consumador da nossa fé): O poço do desencorajamento.

1) O PRIMEIRO Passo pra cair no poço: desencorajado

a. Moderado ou desencorajado - A pessoa moderadamente deprimida pode sentir-se triste e sem vontade de falar com outras pessoas. Sente-se como se quisesse ser deixada sozinha. Seus pensamentos são negativos e sua atitude é azeda. A pessoa moderadamente deprimida ainda pode ter raios de esperança ocasionais. É aquele tipo de esperança que a ajudará a sair depressão.

O Segundo poço pra sair do Passo: Poço da desesperança.

2) O SEGUNDO Passo pra afundar no poço: Desesperançado

b. Desesperançado - A pessoa desesperançada tem todos os sintomas de uma pessoa deprimida, mas são mais profundos. Usando a terminologia do Salmo 37:24; 42:5, ela está abatida, perdeu a coragem e está afundando por falta de esperança.

O Terceiro poço pra sair do Passo: Poço do desespero.

3) O TERCEIRO Passo pra FICAR no poço: Desesperado

c. Desesperado - A pessoa em desespero, tem todos os sintomas de alguém deprimido, mas num nível ainda mais profundo que o desesperançado. A palavra grega para desespero significa "estar inteiramente sem direção", "está perdido, sem recursos." O desespero é distinto da desesperança no sentido de que o desespero é marcado por uma total falta de esperança, enquanto o desesperançado não. As pessoas desesperançadas ainda não perderam toda a esperança. É seguida por abandono de esforço, desistência de ação; o desespero às vezes é ligado com uma ação violenta, até mesmo a ira. Pessoas que cometem suicídio, um ato violento contra si mesmo, são pessoas em um profundo desespero. A tática de Satanás é a levar a pessoa a dar o primeiro passo em direção ao desespero: Expectativas frustradas, que geram o Desapontamento. Para evitar seguir o caminho para o desespero, estágio final da depressão, é muito importante lidar com as primeiras fases da depressão tão logo surjam seus sintomas!


I) - REGOZIJO – O PRIMEIRO PASSO PRA SAIR DO POÇO.

LER - Salmo 40.3

Deus convida o Seu povo a regozijar-se. Gozo é parte integrante da vida Cristã.

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. (Fp. 4:4).


Paulo e Silas conheciam o poder dessa verdade

Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.

De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos. (At. 16:25-26).

O mesmo poder que abriu as portas e quebrar os grilhões de Paulo e Silas e dos outros prisioneiros que estavam com eles está disponível a todo aquele que está nas prisões da depressão.

O que fizeram Paulo e Silas? Regozijaram-se simplesmente cantando louvores a Deus.

Todo aquele que nasceu de novo tem o gozo residente em si, pois o gozo é fruto do Espírito.

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria (gozo), paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. (Gl. 5:22-23).

Veja o que diz a Bíblia: "... a alegria vem pela manhã” Sl 30:5-5

“o coração alegre, aformoseia o rosto." Provérbios 15.13

A alegria libera o hormônio do bem-estar: a endorfina. Isso traz saúde física, mental e emocional.

O regozijo muda suas circunstâncias. Quando você libera logo pela manhã o gozo, as circunstâncias que Satanás está buscando colocar diante de você serão removidas.

Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração. (Sl. 32:11).


II). O Canto de libertação! A certeza de que já não se está mais no fundo do poço.

Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de cantos alegres de libertação. (Sl. 32:7).

A depressão é resultante de problemas físicos, mentais, emocionais ou espirituais:

David estava deprimido por causa de um pecado oculto que em sua vida (Sl 51).

Jonas estava deprimido porque estava fugindo do chamado de Deus e vivendo em desobediência (Jn 1 e 2).

Elias estava deprimido porque estava cansado (1 Rs 19:5-8). O texto diz-nos que o anjo do Senhor o alimentou com duas boas refeições e o deixou ter um período de sono ou repouso.

Não podemos colocar na mesma caixa todas as causas de um problema e tirar uma resposta correta.

Qual é a resposta: Mas Jesus sempre será a resposta certa, e não importa qual a causa que Satanás usou para trazer a depressão, Jesus nos conduzirá ao triunfo quando nós O seguimos. Ele mostrará a cada um de nós qual a nossa necessidade a fim de levar uma vida cheia de gozo.

Não importa qual a causa, tão logo nos sentimos deprimidos, precisamos resisti-lo imediatamente e tomar qualquer que seja a ação que o Senhor nos levar a tomar.

Em Isaías 61: 1-3 nos é dito por que Jesus veio:

O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória. (Is. 61:1-3).

Post relacionado: Escute Saindo do Poço  (Podcast - blogspot)

Nenhum comentário:

Postar um comentário