NA HORA ESCURA

SENHOR, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.
Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus.
Porém tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte.
Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou.
Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam.
Levanta-te, SENHOR; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.
A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Salmo 3)

Foi um momento difícil para Davi. Perseguido pelo filho Absalão. A História encontra-se em 2Sm 16-19. Na realidade, Davi chegou a ser destronado (2Sm 15.14). A perseguição do filho já doía bastante. Além disto, a deslealdade de amigos (vv. 1, 6, cf. 2Sm 15. 12), os boatos de que Deus o abandonara (Salmo 3.v. 2), e crise no meio do povo por causa de uma guerra civil que Absalão desencadeara (v. 8 , onde ele pede pelo povo).


Na hora escura lembre-se:

1. AS PESSOAS FALHAM VV. 1-2

No verso 1 encontramos Davi espantado com o que acontece. Não esperava. Diminuíam os amigos e aumentavam os inimigos. Que lição! Muitos amigos somem na hora da crise, ou mudam de lado, quando caímos em desgraça. Os adversários esperam sua ruína. Os amigos o abandonaram. Isto também doía: Sl 55.12-14, Aïtofel e Husai, em 2Sm 16.15-16. Odiado pelo filho e traído pelos amigos. Mas houve um lado positivo: 2Sm 16.11-12. É na hora escura que mais se apresenta a necessidade de buscar a Deus.

2. DEUS SEMPRE NOS PROTEGE - VV. 3-4

Veja o versículo 3 - Diante disto: MAS. É assim que ele começa a confiar. Exército contra ele. Deus é seu escudo. Exalta a minha cabeça, em vez de abaixar a cabeça, Deus a levanta. As pessoas nos fazem cair, Deus nos levanta. Esta compreensão começa quando ele ora. Tem a certeza de que Deus responde (v. 4-b). Na hora da aflição, ele ora. Que fazemos? Arrancamos os cabelos? E oramos por orar ou na certeza de que ele ouve?

3. OS EFEITOS DA PROTEÇÃO DIVINA - VV. 5-6

No verso 5 Davi dorme sereno porque sabe que Deus vai ajudá-lo. Enquanto perdemos o sono. Ele foi dormir tranqüilo. Que contraste com a situação dele em 2Sm 15.30. No v. 6 vemos que por confiar em Deus ele não teme. "O Senhor me sustenta" (v. 6). Orar é mais que dizer palavras. É descansar em Deus. A igreja primitiva, na sua primeira hora de crise, agiu com a mesma confiança: Atos 4.24-31. Isto é uma lição para nós.

4. A VITÓRIA E A BÊNÇÃO DO QUE CONFIA - VV. 7-8

Davi era o rei. Não esperava apenas alívio. Esperava vitória. Somos chamados à realeza (Ap 22.5). Devemos esperar mais que alívio. Buscar vitória. O v. 7 parece duro? Os inimigos deviam ser vencidos (Davi não era um cristão, mas um hebreu). Sua salvação não vem de Aïtofel nem do exército. Vem de Deus (v. 8). Pede bênçãos para o povo também. Há pessoas que nunca intercedem. Só pedem por si. Eternos pidões, que nunca amadureceram. Quem recebe bênção, quer que os outros a tenham.

CONCLUSÃO

Do espanto (v. 1) à certeza da vitória (v. 8). Do pedido por si ao pedido pelo povo. Quem ora deve crer que será atendido. Quem recebe bênção deve buscar bênção dos outros. Mas a grande lição: a dor deve nos levar para mais perto de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário