NAS PROVAÇÕES DESTE DIA

NAS “PROVAÇÕES” DESTE DIA FAÇA A OPÇÃO DE CRESCER!

Do coração do pastor para o seu coração.

Quer vencer as provas deste dia? ACRESCENTE SABEDORIA À INTELIGÊNCIA.

Em termos práticos, a inteligência nada mais é que suas emoções, idéias e estratégias. Enquanto que a sabedoria parte do principio básico das ações. Sabedoria é agir. É colocar em prática o que sua inteligência lhe mostrou através de sonhos, sentimentos, visões e intuições. É guiar-se confiante em busca de seus sonhos através da emanação de suas emoções que fluem em ritmo de constante adrenalina, revigorando-o, lhe dando forças para a batalha do dia seguinte. É ter a certeza que irá conseguir a vitória (sobre a provação) não importando como e quando, pois sua meta é simplesmente acompanhar esse pensamento e alcançar seu objetivo duplo: vencer os obstáculos e crescer durante as provações.

Ambas, SABEDORIA e INTELIGÊNCIA, assim como o medo e a coragem, não podem andar separadas. Pois como tudo na natureza de Deus é medido, pesado e equilibrado corretamente, assim será a existência dessas duas partes. Uma não poderá estar separada da outra. Viva 100% uma e 100% a outra.

Quer vencer as provas deste dia? ABANDONE A VAIDADE PELA HUMILDADE.

Humildade. Esta palavra é muito usada, mas nem todas as pessoas conseguem entender o seu Verdadeiro significado. O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente. Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil da sua alma, a boa semente. A verdadeira humildade é firme, segura, sóbria, e jamais compartilha com a hipocrisia ou com a pieguice. A humildade é a mais nobre de todas as virtudes, pois somente ela predispõe o seu portador, à sabedoria real.

O contrário de humildade é a vaidade (evidentemente estão em lados opostos) porque o vaidoso nega tudo o que a humildade defende. O Vaidoso é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola vaidade. Alguns exemplos talvez tornem mais claras as nossas reflexões. Quando, por exemplo, uma pessoa humilde comete um erro, diz: "eu me equivoquei, eu errei", pois sua intenção é de aprender, de crescer. Mas quando uma pessoa vaidosa comete um erro, diz: "não foi minha culpa", porque se acha acima de qualquer suspeita.

Se você equivocadamente decidir acrescentar humildade a sua vaidade, desenvolverá um caráter doentio e acreditará “piamente” que alguém deve ter ORGULHO santo de não ser como os demais pecadores. Vejamos exemplo prático: “O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano”. (Lucas 18.11).

Esse é um exemplo de doença e não de saúde. Quem está sofrendo deste mal, deve procurar um médico e um tratamento para sua alma. Não vai adiantar ganhar o mundo se perder a sua alma. “Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?”.  (Marcos 8:36).

Da última vez que estive em meu médico, ele me disse que estava enfermo. A solução foi buscar tratamento. Jesus já nos ensinou: “os doentes precisam de médicos”.

ABANDONE A VAIDADE PELA HUMILDADE.  Ou você troca uma por outra, ou substitui uma pela outra, ou a falha e o desequilíbrio, ficarão cada dia mais evidentes. Será bem mais complicado combater tais falhas e crescer durante as provações.

“Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz”. (Tiago 3.13-18).

Reflita: “Mas a sabedoria que do alto vem... é sem hipocrisia”. Aprenda a amar aquele que decidiu se relacionar com você sem hipocrisia. Certamente um relacionamento assim será sempre saudável, pois está à procura de sabedoria.

Deus abençoe você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário