O LUGAR ERRADO PARA SE ESTAR

O LUGAR ERRADO PARA SE ESTAR.
Gênesis 19.9-20
9- "Saia da frente! "gritaram. E disseram: "Este homem chegou aqui como estrangeiro, e agora quer ser o juiz! Faremos a você pior do que a eles". Então empurraram Ló com violência e avançaram para arrombar a porta.
10 - Nisso, os dois visitantes agarraram Ló, puxaram-no para dentro e fecharam a porta.
11- Depois feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, dos mais jovens aos mais velhos, de maneira que não conseguiam encontrar a porta.
12- Os dois homens perguntaram a Ló: "Você tem mais alguém na cidade — genros, filhos ou filhas, ou qualquer outro parente? Tire-os daqui,
13- porque estamos para destruir este lugar. As acusações feitas ao Senhor contra este povo são tantas que ele nos enviou para destruir a cidade".
14- Então Ló foi falar com seus genros, os quais iam casar-se com suas filhas, e lhes disse: "Saiam imediatamente deste lugar, porque o Senhor está para destruir a cidade! " Mas eles pensaram que ele estava brincando.
15- Ao raiar do dia, os anjos insistiam com Ló, dizendo: "Depressa! Leve daqui sua mulher e suas duas filhas, ou vocês também serão mortos quando a cidade for castigada".
16- Tendo ele hesitado, os homens o agarraram pela mão, como também a mulher e as duas filhas, e os tiraram dali à força e os deixaram fora da cidade, porque o Senhor teve misericórdia deles.
17- Assim que os tiraram da cidade, um deles disse a Ló: "Fuja por amor à vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície! Fuja para as montanhas, ou você será morto! "
18- Ló, porém, lhes disse: "Não, meu senhor!
19- Seu servo foi favorecido por sua benevolência, pois o Senhor foi bondoso comigo, poupando-me a vida. Não posso fugir para as montanhas, se não esta calamidade cairá sobre mim, e morrerei.
20- Aqui perto há uma cidade pequena. Está tão próxima que dá para correr até lá. Deixe-me ir para lá! Mesmo sendo tão pequena, lá estarei a salvo".
(Gênesis 19.9-20).

INTRODUÇÃO

Há lugares que definitivamente nós não deveríamos estar.


- Imagine você caindo de paraquedas num Rio cheio de crocodilos.


- Imagine você numa Rua de determinado bairro, falando ao celular, exatamente na rota do estouro de uma boiada.


Não são exatamente os lugares que eu definitivamente gostaria de estar.

Para o início de nossa conversa hoje faço uma citação de A. W. Tozer quando disse: Loucura é buscar continuamente o certo no caminho ERRADO!

O melhor lugar nesta terra, é o Centro da Vontade de Deus e quando decidimos, mediante as nossas razões pessoais, andar por outros caminhos que não foram preparados pelo Pai, as consequências são nefastas.

Vejamos algumas situações de crentes que estavam fora do lugar, ocupando espaço e lugar que não deveriam ocupar:

1. ABRAÃO DESCEU AO EGITO E NÃO FOI BEM SUCEDIDO.
“10 Havia fome naquela terra; desceu, pois, Abrão ao Egito, para aí ficar, porquanto era grande a fome na terra. 11 Quando se aproximava do Egito, quase ao entrar, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher de formosa aparência; 12 os egípcios, quando te virem, vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida. 13 Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida” (Gênesis 12.10-13).
Abrão desceu ao Egito sem direção porque não creu na provisão de Deus. Mentiu acerca de sua esposa por medo e ela foi entregue na mão de outro homem, o faraó e foi repreendido por ele por causa da mentira (vs.14-19).

Sua falta de confiança na provisão de Deus e na segurança que advém do Senhor, colocou Abrão num lugar onde ele não deveria estar.

2. LÓ MUDOU-SE PARA SODOMA E LÁ PERDEU TUDO O QUE PODERIA PERDER.

Quando aconteceu a separação entre Abrão e Ló, este escolheu aparentemente a melhor parte e acabou por ficar de fato com a pior.
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor”. (Isaías 55.8)
“Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. (Isaías 55.9).
- “11 Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro. 12 Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma. 13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor” (Gênesis 13.11-13).
Se você tiver acesso a um mapa de geografia Bíblica você poderá ter a idéia do que geograficamente isso implica.

A Palavra diz que Ló era um homem justo, porém ele se alinhou com o mundo e seus pecados, inclusive envolvendo toda a sua família nesta aventura mal sucedida perdendo inclusive a sua esposa que virou uma estátua de sal –

“E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal” (Gn 19.26).

3. ELIAS SE DEITOU DEBAIXO DO ARBUSTO FUGINDO DE JEZABEL EM VEZ DE ESTAR NO CARMELO.


“Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais”. (1 Reis 19.4).

Elias, após destruir os profetas de Baal no Monte Carmelo, recebeu ameaças por parte de Jezabel, teve medo, fugiu para o deserto e de tão abatido desejou a morte.

Quando estamos no centro da vontade de Deus somos fortalecidos por ele, mas quando vamos ao deserto por nossa conta e risco, somos assolados por angústias e morte.

4. JONAS ESTAVA NO VENTRE DO PEIXE E CLAMOU

“Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus, e disse: Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz” (Jonas 2.1, 2).

O profeta fujão precisou ser lançado ao mar e ser tragado por um grande peixe, para decidir obedecer a Deus.



5. O PROFETA ENGANADO PISOU NUM CAMINHO ERRADO E MORREU.
“19 Então, voltou ele, e comeu pão em sua casa, e bebeu água. 20 Estando eles à mesa, veio a palavra do Senhor ao profeta que o tinha feito voltar; 21 e clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor: Porquanto foste rebelde à palavra do Senhor e não guardaste o mandamento que o Senhor, teu Deus, te mandara, 22 antes, voltaste, e comeste pão, e bebeste água no lugar de que te dissera: Não comerás pão, nem beberás água, o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais. 23 Depois de o profeta a quem fizera voltar haver comido pão e bebido água, albardou para ele o jumento. 24 Foi-se, pois, e um leão o encontrou no caminho e o matou; o seu cadáver estava atirado no caminho, e o jumento e o leão, parados junto ao cadáver”(1 Reis 13.19-24).
A instrução de Deus para o profeta era que não comesse pão, nem bebesse água e voltasse pelo mesmo caminho após entregar a palavra profética, porém não obedeceu ao ouvir e ser enganado pelo profeta velho e perdeu a vida.

6. DAVI ESTAVA NO TERRAÇO EM VEZ DE ESTAR NO CAMPO DE BATALHA.

“1- Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. 2 Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa. 3 Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu. 4 Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa. 5 A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida”(2 Samuel 11. 1 -5).
Estar no lugar errado na hora errada, o expôs a uma situação de adultério e assassinato que o acompanhou em toda a sua vida, trazendo dor e tristeza. A espada jamais se apartou de sua casa e ele teve uma filha estuprada e quatro filhos mortos.

7. PEDRO SE AQUECEU JUNTO AO FOGO AO INVÉS DE VIGIAR

“E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles” (Lucas 22.55).

Eram os momentos mais difíceis para Jesus e Pedro sentou-se junto com aqueles que eram os seus algozes, e por três vezes negou o Senhor e o galo cantou, cumprindo o que o Senhor dissera.

Conclusão:

Não confie na conversa dos tolos que afirmam que todo o lugar é o centro da vontade de Deus. Não creia naqueles que dizem que todos os caminhos levam até Deus. Não são verdadeiras tais afirmativas.

Deus mesmo em sua palavra assim nos orienta:

Salmo 25.12-14: “Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra. A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”.

Aquele que busca ao Senhor e tem dentro de si o temor Dele, receberá sempre Dele a direção e o caminho a seguir.

Assim Tomé perguntou ao Senhor: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.  (João 14:5-6).


Se você já conhece o caminho, estar Nele, andar Nele, Permanecer Nele, já será suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário