A VIRTUDE TEM SEU VALOR

 A VIRTUDE TEM SEU VALOR.

“Mulher VIRTUOSA quem a achará? O seu VALOR muito excede ao de rubis”. (Provérbios 31:10).

Uma coisa especial na vida é encontrar alguém que tem virtudes.

A virtude é uma qualidade moral particular. É uma disposição a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação.

Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.
A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito.

Para algumas pessoas ser virtuoso é uma coisa habitual. Ser virtuoso é ser também astucioso. Ser virtuoso pode significar ser ético. Acreditamos que ter ética e ser virtuoso é buscar se aperfeiçoar através do conhecimento. As ações do homem que tem conhecimento se tornam virtuosas.

Quando há ausência de virtudes os valores podem se inverter. Atualmente, admiram-se as pessoas que ganham muito dinheiro, as grandes estrelas da televisão ou da música, os grandes esportistas. As habilidades físicas, desportivas ou intelectuais, certamente, são dons que tem que ser desenvolvidos com esforço, mas que por si mesmos, não nos convertem em pessoas melhores, mas apenas em melhores pianistas, esportistas ou matemáticos. Tornam melhor o que fazemos e não necessariamente quem somos.

Os VALORES são bens que a inteligência do homem conhece e aceita como algo bom para ele como pessoa.

As VIRTUDES são ações, que nascem do coração e estão orientadas diretamente a um bem espiritual. Estas fazem crescer a pessoa humana, levando-a para mais perto da imagem de Deus.

Se deseja alcançar algo realmente de valor, procure por virtudes.

A Bíblia nos conta a parábola de uma mulher que perdeu algo de valor.

“Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?  E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.  Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”. (Lucas 15:8-10).

Essa mulher nos mostra com clareza que conhecia bem os valores que possuía. Eram dez no total. Ela sentiu falta de um valor. Como resgatar esse valor perdido?

Nossa tese é que será preciso virtude. “Mulher VIRTUOSA quem a achará?”.

Há muitas virtudes nessa mulher, que a fizeram resgatar o seu valor perdido: Dissipar as trevas com o uso da luz, varrer a sujeira, ser diligente na procura e determinada até encontrar.

Para quem se dizia ter perdido um valor, essa mulher tornou evidente ter ainda muitos outros.

No caso dessa história o seu valor foi encontrado, quando quem procurava se utilizou das virtudes de grande valor.

Quem sabe é esse o grande recado para cada um de nós no dia de hoje: O seu VALOR talvez muito exceda ao de rubis, ele somente precisa ser procurado e encontrado por você.

Quer encontrar seu valor perdido? Deixe fluir as virtudes que Deus planejou para você.

Do coração do pastor, para o seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário