O TIPO DE CRENTE QUE O MUNDO PRECISA

1.    E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
2.    E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
3.    Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
4.    Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
5.    E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
6.    E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
7.    Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8.    E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
9.    E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
10.    E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
11.    Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
12.    Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
13.    Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
14.    E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.
15.    Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus,
16.    E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,
17.    Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
18.    E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

Introdução

Abraão era um Crente.  Não tenho dúvida disso! Imagino um homem de 75 anos ouvindo tal promessa de Deus.

“Então (Deus) o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça”.  (Gênesis 15:5-6).

Um crente que recebeu as promessas do Senhor. Ele creu no Senhor.

Deus cumpriu sua promessa, 25 anos mais tarde.

“E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho”. (Gênesis 21.5).

O mundo precisa de crentes assim.

1. O MUNDO PRECISA DE CRENTES QUE NÃO TENHAM MEDO DE MUDAR.

Abraão tinha 75 anos quando saiu de Harã para a terra que Deus lhe mostraria. Não teve medo de mudar com essa idade.

“Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã”.  (Gênesis 12.4).

DECIDIU mudar em obediência a vontade de Deus.

“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção”.  (Gênesis 12.1-2).

Que mudanças Deus já propôs a você?

Você obedeceu?

Um bom exemplo de acolher mudanças, foi o apóstolo Paulo.
“Por isso, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial”.  (Atos 26.19).

2. O MUNDO PRECISA DE CRENTES DISPOSTOS A OBEDECER A DEUS.

“E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi”. (Gênesis 22.2)

Quando Deus manda Abrão sacrificar o seu único filho, ele poderia ter dito algo como “Eu acho que entendi errado, Senhor!”. Mas ele não o fez.  Obediência pode significar abrir mão do que há de mais precioso.

A obediência é o melhor sacrifício.

“Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? EIS QUE O OBEDECER É MELHOR DO QUE O SACRIFICAR; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. (1 Samuel 15.22).

Quando no Velho Testamento um sacrifício era oferecido, sabia-se que certamente o “sacrifício” apresentado era o pedido de perdão pela DESOBEDIÊNCIA cometida.

No Velho Testamento era um sacrifício feito pela desobediência dos homens.

E hoje?

Deus quer que SACRIFIQUEMOS através da Obediência.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. (Romanos 12.1).

Creio, que o maior sacrifício não seria oferecer Isaque no altar e sim, Abraão prestar a Deus sua total devoção e obediência. Essa era a adoração que Deus desejava.

3. O MUNDO PRECISA DE CRENTES QUE TRANSMITAM SUA FÉ AOS SEUS FILHOS.

6.    E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.

7.    Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

8.    E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. (Gênesis 22. 6-8)

Nossos filhos quase sempre, aprendem um pouco do que ensinamos. Mas levam para o resto de suas vidas tudo aquilo que nós somos.

Antes de mais nada, Abraão havia ensinado seu filho a ser obediente, pois mostrou isso ao ir, sem questionar, junto com seu pai. Quando achou estranho o fato de não haver um animal para o sacrifício, Abraão o ensinou também a ter fé. “O Senhor proverá”, é a grande lição de fé daquele pai. Hoje há falta de homens que sejam os líderes espirituais dos seus lares.

Paulo conheceu um homem que recebeu os ensinamentos de fé transmitidos por sua família. Pr. Timóteo.

“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti”. (2 Timóteo 1.5).

4. O MUNDO PRECISA DE CRENTES SEMPRE ATENTOS À VOZ DE DEUS.

9.    E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.

10.    E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;

11.    Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. (Gênesis 22. 9-11)

Quando chega a hora no sacrifício, Deus chama por Abraão e o interrompe. Ele para com a faca em mãos. E se Abraão não estivesse atento à voz de Deus? O mundo precisa de homens atentos à voz de Deus quando Ele manda fazer e quando Ele manda parar de fazer.

DEUS NÃO MUDA.

“Porque eu, o Senhor, não mudo...”. (Malaquias 3.6).

O que não significa que Deus não fará de tudo para que você mude.

5. O MUNDO PRECISA DE CRENTES QUE COMPREENDAM O PLANO DE SALVAÇÃO DE DEUS.

12.    Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.

13.    Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. (Gênesis 22. 12-13).

ESTE momento é um ícone – um protoevangelho – do que aconteceria na cruz do Calvário.

O cordeiro providenciado por Deus para morrer no lugar de Isaque, que representa o povo de Deus, é o Senhor Jesus Cristo.

Em Hebreus 11, o autor diz que o fato de Abraão descer daquele monte com o seu filho vivo é uma representação da ressurreição que todos os santos vão experimentar por causa do sacrifício de Jesus em nosso lugar.

Está presente neste texto a figura da Ressurreição.

“17 Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.

18 Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;

19 E daí também em figura ele o recobrou.

20 Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras”.   (Hebreus 11.17-20).

Quantas figuras existem na vida deste CRENTE Abraão.

Está presente no texto a figura da MUDANÇA DA TERRA:

8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

9 Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.

10 Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. (Hebreus 11.8-10)

Está presente no texto a FIGURA DO ÚNICO FILHO.

12.    Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. (Gênesis 22.12).

“Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito”. (Hebreus 11.17).

O texto é de fato uma profecia sobre Jesus o unigênito do Pai.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3.16).

É também o texto uma preparação para a apresentação de Jesus como PRIMOGÊNITO entre muitos irmãos.

“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja O PRIMOGÊNITO ENTRE MUITOS IRMÃOS”. (Romanos 8.29).

Onde exatamente acontece no texto a mudança da figura e do conceito de Unigênito presente em Isaque filho de Abraão, para o conceito de primogênito na velha aliança?

Vamos analisar O DIREITO DE PRIMOGENITURA.

“Pela fé Isaque (o filho de Abraão) abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras”. (Hebreus 11.20).

Veja como e quando acontece a bênção do Primogênito proferida por Isaque, filho de Abraão.

Isaque, devido a ação de sua esposa, acaba por abençoar o seu filho mais novo Jacó (Israel), que em figura representa todo o povo de Deus e não o seu filho Esaú (o seu primogênito), que estava no campo caçando.

ISAQUE ABENÇOA JACÓ. -   Gênesis 27.1-30).

1. E aconteceu que, como Isaque envelheceu, e os seus olhos se escureceram, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Meu filho. E ele lhe disse: Eis-me aqui.
2. E ele disse: Eis que já agora estou velho, e não sei o dia da minha morte;
3. Agora, pois, toma as tuas armas, a tua aljava e o teu arco, e sai ao campo, e apanha para mim alguma caça.
4. E faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma; para que minha alma te abençoe, antes que morra.
5. E Rebeca escutou quando Isaque falava ao seu filho Esaú. E foi Esaú ao campo para apanhar a caça que havia de trazer.
6. Então falou Rebeca a Jacó seu filho, dizendo: Eis que tenho ouvido o teu pai que falava com Esaú teu irmão, dizendo:
7. Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante da face do Senhor, antes da minha morte.
8. Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te mando:
9. Vai agora ao rebanho, e traze-me de lá dois bons cabritos, e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta;
10. E levá-lo-ás a teu pai, para que o coma; para que te abençoe antes da sua morte.
Veja que Rebeca ordena a morte (dentre o rebanho) de dois cabritos para que seja servido um guisado a Isaque.

Continuemos...

11.    Então disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú meu irmão é homem cabeludo, e eu homem liso;
12.    Porventura me apalpará o meu pai, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei eu sobre mim maldição, e não bênção.
13.    E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-mos.
14.    E foi, e tomou-os, e trouxe-os a sua mãe; e sua mãe fez um guisado saboroso, como seu pai gostava.
15.    Depois tomou Rebeca os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho menor;
16.    E com as peles dos cabritos cobriu as suas mãos e a lisura do seu pescoço;

Pare para perceber que Jacó se “Veste” literalmente de Esaú. E também estão colocados sobre seu corpo as peles dos animais sacrificados.
Continuemos....

17.    E deu o guisado saboroso e o pão que tinha preparado, na mão de Jacó seu filho.
18.    E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho?
19.    E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.

O mais novo assume o lugar do mais velho na hora da bênção.

20.    Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o Senhor teu Deus a mandou ao meu encontro.
21.    E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não.
22.    Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú.

O interior é o mesmo (a voz), é Jacó o usurpador. O enganador. Nada mudou. O exterior é de Esaú, pois está coberto (e identificado) com o sacrifício que deveria ser provido pelo irmão mais velho, o primogênito.

23.    E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o.

Como tal benção chega sobre Jacó?
“Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne” (Hebreus 9.13).
Quanto poder há no sacrifício!

24.    E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou.

Olho para este texto e reconheço: SOMOS TODOS COMO JACÓ! Queremos as bênçãos de Deus e não o Deus das bênçãos.

25.    Então disse: Faze chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho; para que a minha alma te abençoe. E chegou-lhe, e comeu; trouxe-lhe também vinho, e bebeu.
26.    E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu.
27.    E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou;

Lembre-se que as roupas são do PRIMOGÊNITO. Ele Jacó está coberto das peles do sacrifício. Que figura temos aqui!

É assim que Deus nos abençoa. Ele o Faz através do sacrifício do seu Filho Único Jesus (Isaque filho de Abraão em figura). Deus nos abençoa através de seu PRIMOGÊNITO (Jesus), o primeiro dentre muitos irmãos. Nesse contexto a benção ficou para Jacó (Israel), o mais novo, que representa todo o povo de Deus.  A maldição ficou sobre o primogênito (Esaú).

Eu também sou abençoado hoje, não pelos meus méritos. Não porque eu sou bom. Somos todos como Jacó! Somos abençoados, porque nosso PRIMOGÊNITO tornou-se maldição por nós.

“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”.  (Gálatas 3:13).

Ele é o sacrifício que está sobre a nossa CARNE.

É literalmente vestindo suas roupas que nos apresentamos diante do PAI.

Nossas roupas de Jacó, não permitiriam que a benção nos alcançasse.

Mas a vestes brancas pelo sangue do sacrifício permitem que tal benção chegue até nós.

“E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro”. (Apocalipse 7:14).

Voltemos ao texto da benção do Primogênito...

28.    Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto.
29.    Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem.
30.    E aconteceu que, acabando Isaque de abençoar a Jacó, apenas Jacó acabava de sair da presença de Isaque seu pai, veio Esaú, seu irmão, da sua caça.  (Gênesis 27.1-30).

Isaque abençoou a Jacó, pois naquele momento Jacó se identificava com seu irmão mais Velho. É um Jacó que está ali, mas o lugar era de Esaú.

Quantos aqui hoje se identificam com o Cristo da Cruz?

“O qual é imagem do Deus invisível, o PRIMOGÊNITO de toda a criação”.  (Colossenses 1.15).

É através de Jesus que somos livres da condenação do Pecado.

“E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão”. (Hebreus 9.22).

Se pela lei era assim, quanto mais pela graça de CRISTO.

“Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? (Hebreus 9:14).

Louvemos a Deus pela vida e pela benção que chegam até nós através do sacrifício de Cristo.

“De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes”. (Hebreus 9:23).

Jesus é Fiel, e sua morte é o sacrifício que nos habilita há uma vida de bênçãos espirituais e celestiais.

“E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados”. (Apocalipse 1.5).

Conclusão

Abraão não era um homem perfeito. Ele errou muito! Mas no que ele acertou, como “pai da fé”, ele é o tipo de homem que o mundo precisa.

Isaque não era um homem perfeito. Mas pela perfeita soberania de Deus, espelhou em figura para nós o que significa a benção de Deus para todo o seu povo.

Esaú e Jacó não eram homens perfeitos. Mas pela misericórdia de Deus experimentaram em suas vidas o que significa a vida debaixo das bênçãos e da maldição de Deus.

Nós todos somos como Jacó, filhos mais novos em relação ao Primogênito que é Cristo. Nós somos literalmente o ISRAEL de Deus.  Mas pela graça do sacrifício de Jesus na Cruz, Unigênito do PAI e nosso irmão Primogênito, nós temos sido abençoados.

Agradeçamos a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário