O CUMPRIMENTO DO PLANO DE DEUS

O CUMPRIMENTO DO PLANO DE DEUS - A BIOGRAFIA DE JESUS, A PARTIR DOS REGISTROS DE LUCAS

Neste trimestre estaremos estudando em nossa Escola Bíblica Dominical: A biografia de Jesus, a partir dos registros de Lucas

Nessa aula inaugural tomaremos por divisa:

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. (Lucas 19.10)

Para acompanhar nossa aula, abra sua REVISTA COMPROMISSO – na Introdução aos estudos do trimestre:

Página 06 a 10.

AO ESTUDAR UMA REVISTA PROCURE SABER QUEM ESCREVEU? Neste nosso caso:

Ana Maria Sumam Gomes.

Bacharel em administração de empresas

Pós-graduada em novas tecnologias na educação (FGVRJ)

Mestre em teologia (STBSB)

Ex-coordenadora do ministério de educação da pib do rio de janeiro.

Nosso desafio do Trimestre:

ESTUDAR A BIOGRAFIA DE JESUS, A PARTIR DOS REGISTROS DE LUCAS.

O AUTOR:

Desde os primeiros cânones da Bíblia Sagrada, como o Cânon Muratório (170-180 d.C.), que é uma das listas mais antigas que se conhece do Novo Testamento, que o terceiro Evangelho é reconhecido como de autoria de Lucas.

Irineu, um dos pais da Igreja, já citava o Evangelho Segundo Lucas em seus escritos, por volta do ano 180 d.C.

Lucas era companheiro e grande amigo do apóstolo Paulo. Único autor gentio incluído entre os escritores do Novo Testamento

LUCAS É O AUTOR DO TERCEIRO EVANGELHO E DO LIVRO DE ATOS, (AT. 1:1). OS DOIS LIVROS MOSTRAM UMA SIMILARIDADE DE ESTILO.

1 FIZ O PRIMEIRO TRATADO, Ó TEÓFILO, ACERCA DE TUDO QUE JESUS COMEÇOU, NÃO SÓ A FAZER, MAS A ENSINAR, (ATOS 1.1)

Lucas pesquisou com cuidado e compôs dois volumes que tratam do cumprimento do plano de salvação.

O ESCRITOR FOI UM COMPANHEIRO DE VIAGEM DE PAULO, ATOS 16. 10-17. 

“E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

 “Esta, seguindo a Paulo E A NÓS, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo”. (Atos 16. 16-17).

“Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas”.    (Colossenses 4. 14).

O EVANGELISTA LUCAS não conheceu Jesus pessoalmente:

“...Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti...” (Lucas 1.2-3).

No caso dos escritos de Lucas, OS DOIS DOCUMENTOS SÃO DIRIGIDOS À MESMA PESSOA: Teófilo.

“Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo”. (Lucas 1.3).

Esse nome se REFERE A UMA PESSOA E O EMPREGO DO ADJETIVO “EXCELENTÍSSIMO” junto com o nome, revela que se trata de alguém de posição importante. Teófilo era possivelmente o patrocinador de Lucas, responsável por mandar copiar e distribuir seus escritos. Dedicatórias como essa da abertura do livro de Lucas eram comuns naquela época.

TEÓFILO É UMA PALAVRA DE ORIGEM GREGA, composta pelas palavras "Theos" - que quer dizer: Deus;

E a palavra "Filos" que quer dizer: Amigo. Então, a palavra Teófilo quer dizer: Amigo de Deus.

No livro de Atos dos Apóstolos, define A PALAVRA TEÓFILO como sendo um tratado, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas ensinar.

Seguindo-se essa interpretação, então Teófilo será uma lista de ensinamentos, no seguimento cristão. Normas e leis celestiais a serem seguidas.

DATAÇÃO:

O evangelho de Lucas foi escrito por volta do ano 60 d.C.

Contudo alguns acham que pode ter sido escrito por volta de 63.

Já outros intérpretes argumentam a favor de uma data entre 75 e 85 d.C., afirmando que algumas passagens de Lucas pressupõem a destruição de Jerusalém, fato ocorrido em 70 d.C. (ex. 19.43; 21.20, 24). Mas essas passagens falam daquilo que era costumeiro quando um exército sitiava uma cidade da época, e não se podem acrescentar novas conclusões além daquilo que foi profetizado por Jesus. Jesus profetizou que as políticas em vigência levariam à ruína da nação no devido tempo.

Com as informações que dispomos a DATA MAIS RAZOÁVEL É NO INÍCIO DOS ANOS 60.


A QUESTÃO ARQUEOLÓGICA.

São diversos os casos em que os estudiosos inicialmente pensaram que Lucas tivesse se enganado em determinada referência, descobertas posteriores, entretanto, confirmaram a correção de seu texto.

Em Lucas 3.1, por exemplo, o evangelista refere-se a Lisânias como tetrarca de Abilene por volta de 27 d.C.

“E no ANO QUINZE do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos presidente da Judéia, e Herodes tetrarca da Galiléia, e seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene”. (Lucas 3:1).

Um Tetrarca, a época do Império Romano, em especial, no período de Jesus: era o governador de um quarto de território.

Durante anos os especialistas citavam essa passagem como prova de que Lucas não sabia do que estava falando, uma vez que todo mundo sabia que Lisânias não fora tetrarca, e sim governador de Cálcis cerca de meio século antes. Se Lucas não era capaz de acertar um detalhe tão elementar quanto este, diziam, não se pode confiar em mais nada do que escreveu.

Mais tarde A ARQUEOLOGIA descobriu-se uma inscrição da época de Tibério, de 14 a 37 d.C., em que Lisânias aparece como tetrarca de Abila, perto de Damasco, exatamente como informara. Acontece que havia dois governadores chamados Lisânias.

Eva Souza da Silva Evangelista, Redatora da Revista Compromisso diz o seguinte:

“Se fosse possível resumir a mensagem de Lucas em uma frase, eu me atreveria a dizer: Lucas é o Evangelho que apresenta o misericordioso filho do homem, que oferece a salvação de Deus a todos os povos (Lucas 19.10)”.  

(Revista Compromisso – Ano CIX – nº 431. Edição do Professor. Lucas Pesquisador que Apregoa o Cumprimento do Plano de Deus. Página 07).


I - QUEM FOI LUCAS

Homem crente, cheio do Espírito do Senhor, com ampla visão da necessidade da obra, Lucas empregou seus dons ligados à palavra escrita para proclamar o que sabia a respeito de Jesus Cristo. Ele fora EVANGELISTA, PASTOR e chamado de “médico amado”:

1) O médico amado -  Esse é o tratamento afetivo que lhe dispensa Paulo em Cl. 4:14. Seus pais eram de origem grega. Lucas não fora discípulo de Jesus, em seu ministério. Provavelmente converteu-se com a pregação de Paulo. Por ter amplo vocabulário e dom da comunicação, ao escrever o terceiro Evangelho e Atos, Lucas oferece-nos maior quantidade de informações históricas do que qualquer outro autor do Novo Testamento.

 2) Evangelista e pastor - Lucas foi companheiro nas viagens missionárias do apóstolo Paulo, permanecendo com ele até sua morte, Cl. 4:14; 2Tm. 4:11 e Fm. 24. Lucas ficou em Filipos, na segunda viagem missionária de Paulo, a fim de ajudar a estabilizar a nova igreja ali, At. 16: 40; 17: 1.


II - ASPECTOS BÁSICOS DO LIVRO

a) A chave do livro de Lucas -   O autor diz, na introdução, 1: 1-4, que muitos contemporâneos haviam empreendido a mesma tarefa:

1 Visto que muitos têm empreendido fazer uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram,

2 Segundo no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da palavra,

3 Também a mim, depois de haver investido tudo cuidadosamente desde o começo, pareceu-me bem, ó excelentíssimo Teófilo, escrever-te uma narração em ordem.

4  Para que conheças plenamente a verdade das coisas em que foste instruído.

(Lucas 1.1-4).

O que nos leva a concluir que:

•    Havia, ao tempo do escritor, várias obras que continham relatos de partes da vida e obra de Jesus;
•    Os autores dessas narrações tinham tentado um arranjo sistemático das fontes disponíveis, 1: 1;
•    Estes fatos eram bem conhecidos no mundo cristão;
•    O autor sentia-se tão bem informado e capaz como os outros para escrever sua própria narrativa;
•    Dirigia sua obra a uma pessoa de alta categoria, a quem trata de “excelentíssimo”. Teófilo provavelmente havia sido informado oralmente a respeito de Cristo, mas precisava de mais conhecimentos que o firmassem e o convencessem da verdade.

- Os Gráfico de Agostinho
















- Os Gráfico do Evangelho Sinóticos.
















b) Parábolas.   Das 35 parábolas registradas no NT, 19 são encontradas no Evangelho de Lucas, entre elas: a da figueira estéril, 13; a da grande ceia, da dracma perdida, 15; do administrador infiel, 16; do fariseu e do publicano, 18.

c) A linguagem -    O Evangelho de Lucas é o mais literário de todos. Contém no início quatro belos hinos: 

- o cântico de Maria, 1:46-55, quando foi visitar Isabel; 

- o cântico de Zacarias, uma palavra profética do pai de João Batista, 1:67-79; 

- o cântico dos anjos, 2:14, quando Jesus nasceu e

- o cântico de Simeão, em 2:28-32, ao tomar o menino Jesus nos braços.

d) A paixão do Salvador, 18: 31-23: 56 -  É interessante observar como Lucas, ao relatar os dias finais de Jesus, dá um toque característico de linguagem à última ceia, ao aviso de Jesus a Pedro, ao episódio de suor com sangue, à disposição dos acontecimentos em casa de Caifás, ao comparecimento de Jesus perante Herodes, ao discurso de Jesus às mulheres de Jerusalém, 23:27-31, ao ladrão arrependido, sem alterar a sua marcha nem o seu significado. As simpatias e os sofrimentos humanos foram postos em relevo por Lucas, ao mostrar como o Filho do Homem sofria na cruz em obediência ao Pai.

e) Ao relatar a ressurreição do Salvador, 24:1-53, Lucas o faz de uma forma nova e diferente. A realidade é a mesma dos demais evangelhos, porém a forma como relata a aparição do Cristo ressurreto aos discípulos no caminho de Emaús elimina qualquer dúvida que, porventura, o leitor possa ter quanto ao fato. A inesperada e convencedora manifestação da presença viva de Jesus, sua interpretação das Escrituras e a convicção espiritual que se apossou deles, quando Ele lhes falava, constituía evidência incontestável de que alguma coisa de novo havia acontecido na terra.


III - ENSINOS QUE SE DESTACAM NESTE EVANGELHO
  
O propósito de Lucas ao escrever para os gregos era o de alcançar a maioria dos convertidos através da pregação de Paulo, At. 11:20-21.

As pessoas educadas nessa cultura costumavam glorificar a sabedoria, a beleza e o homem ideal. Quando o evangelho começou a circular, puderam conhecer mais claramente a mensagem universal de Jesus, que assim pode ser resumida:

a) Oferta universal de salvação    - Jesus é o perfeito Deus-Homem que oferece a salvação a todas as nações, Lc. 2: 29-32.

“28 Ele, então, (Simeão) o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:

29 Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;

 30 Pois já os meus olhos viram a tua salvação,

31 A qual tu preparaste perante a face de todos os povos;

32 Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel. (Lucas 2:28-32)

É uma oferta universal, pois para Ele não há judeu, nem gentio, nem grego, nem bárbaro, nem escravo, nem livre. Sua obra é uma interpretação viva e completa daquele que tem poder para redimir o homem em qualquer lugar e em qualquer tempo. 

 b) Redentor e salvador -   Lucas descreve Cristo como redentor de todos os que crêem, oferecendo perdão e salvação independentemente do privilégio de uma raça particular ou nação, a saber:

- aos samaritanos, 9: 51-56; 10: 30-37; -

aos pagãos, 2: 32; 3: 6; 4: 25-27;

- aos judeus, 1: 33; 2: 10;

- aos publicanos, pecadores e desterrados, 3: 12; 5: 27-32; 7: 37-50;

- ao povo de modo geral, 7: 36; 11: 37; 14: 1;

- aos pobres, 1: 53; 2: 7; 6: 20; 7: 22;

- aos ricos, 19: 2; - 23: 50;

- a mulheres e a homens.

 c) A doutrina do Espírito Santo - Lucas dá especial atenção à doutrina do Espírito Santo, mais que Mateus e Marcos juntos. Ele nos informa que todos os principais personagens do Evangelho tinham o poder do Espírito Santo para a obra:

- João Batista, 1: 15;

-Maria, 1: 35;

- Isabel 1: 41; Zacarias, 1: 67; Simeão, 2: 25, 26, e o próprio Jesus 4: 1.

Nossa conclusão:

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23

Hino do Trimestre: 295 CC Tudo Entregarei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário