ORDEM E REGRESSO!

Quando lemos um título como esse, temos em nossa mente a impressão de que algo não parece estar muito certo. Também tive a mesma impressão ao redigi-lo.
A sentença a que estamos acostumados diz: “Ordem e Progresso”. Mais do que um simples lema na bandeira brasileira, por detrás deste lema, estão as idéias positivistas de Augusto-Comte que impregnaram o nascimento e a formação da República brasileira. Foram numerosas as influências do positivismo na organização formal da República brasileira, entre elas o dístico Ordem e Progresso da bandeira; a separação da Igreja e do Estado; o decreto dos feriados; o estabelecimento do casamento civil e o exercício da liberdade religiosa e profissional; o fim do anonimato na imprensa; a revogação das medidas anticlericais e a reforma educacional proposta por Benjamin Constant.

Ao buscar a República muitos sonhavam com uma República que traria ORDEM E PROGRESSO. Esse movimento era o grande sonho dos brasileiros da época. Havia muitos pequenos clubes republicanos, porém, depois de algumas guerras e conflitos internos, nossos sonhadores começaram a perceber que a República não passava de um sonho.

No Brasil em que vivemos o que mais queremos é continuar buscando ordem e progresso! Esse é um Sonho ainda a ser concretizado.

E na denominação? O que esperamos? Com o que estamos sonhando?

Decidi buscar em Deus forças para reformular uma sentença: “Ordem e Regresso”.


Não haverá ordem sem regresso! Nem Progresso sem Ordem. Penso ser isso o que diz a palavra de Deus: "Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança e por amor do meu nome sofreste, e não desfaleceste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras “. (Apocalipse 2.1-5)”.

A igreja de Éfeso estava realizando grandes feitos, grandes “obras” e Deus estava vendo isso. Deus queria, no entanto uma coisa: REGRESSO. Era preciso voltar. Lembrar-se de onde caiu e praticar as primeiras obras. Deus desejava ardentemente o “Regresso” de sua igreja ao primeiro amor.

Alguém escreveu uma canção que expressa isso de forma muito clara. “Quero voltar ao inicio de tudo. Encontrar-me contigo Senhor. Quero rever meus conceitos e valores. Eu quero reconstruir. Vou regressar ao caminho, rever as primeiras obras, Senhor. Eu me arrependo, Senhor, me arrependo Senhor, me arrependo, Senhor. Eu quero voltar ao primeiro a mor”.

Creio profundamente que Deus espera isso de nossa denominação. Um processo de reorganização espiritual. Rever conceitos e valores. Reconstruir. A Ordem começa com Regresso. Uma grande revisão precisa ser feita e deve começar não no âmbito administrativo, mas, no âmbito espiritual.

Muitas são as pessoas que tem perseverado, e sofrem por amor de Cristo, porém sua fé não é mais com antes, seu coração anda preocupado com muitas coisas. Sua busca para com Deus, não é como outrora. O Espírito Santo quer que o seu coração seja 100% para Ele, e para isto, deve acontecer de sua parte uma entrega total a Ele. Com o passar do tempo a tendência de muitos é esfriar-se em sua comunhão com Deus, passando a dar mais importância às coisas do mundo, portanto, a partir de hoje, devemos colocar as coisas de Deus em primeiro lugar, voltar ao primeiro amor. Buscar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento, de toda a alma, e então, todas as demais coisas serão acrescentadas. Esse é o regresso proposto por Deus em sua Palavra.

Pensamos até aqui no Regresso e como fica a Ordem?

Como dissemos anteriormente sem regresso não há ordem. Na Palavra de Deus o que abre as portas para o regresso é o arrependimento, o ato de cair em si, e decidir voltar e começar de novo.

Na Palavra de Deus, o rei Ezequias recebeu Dele um ultimato: 'Põe em ordem a tua casa “(Isaías 38)”. Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías e lhe disse: Assim diz o Senhor: 'Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás' “– (Isaías 38:1). Ezequias era um piedoso rei de Judá. Muita coisa fez para exaltar o nome do Todo-Poderoso Deus. Homem de retidão, de grandes empreendimentos, de reformas sociais e espirituais; homem de pureza e santidade. Apesar, disso tudo, não estava preparado para morrer. Deus lhe enviou o profeta Isaías para lhe dizer que morreria e por isso precisava por em ordem a sua casa”.

Bem! O processo de “colocar tudo em ordem” no caso de Ezequias, começou com um arrependimento por parte do rei. Ezequias se arrependeu, com lágrimas, diante do Senhor Deus e Ele lhe perdoou o pecado e lhe prolongou a vida. (Isaías 38.5-6).

Creio que para este tempo, Deus requer de nossa denominação: “Ordem e Regresso”. Isso requer esforço e dará muito trabalho. Contudo, é isso que Deus espera de nós.

A Graça de Deus será a nossa força, sua Palavra será a nossa fonte e nossa fé a motivação para continuar crendo!

Ordem e Regresso: Palavras de Deus para este tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário