A CRIANÇA E E IDOSO

Do dia 1º de outubro até o dia 12 de outubro, nós percorreremos dois extremos da vida humana: a infância e a terceira idade.

Tudo isso porque no dia 01/10 celebramos o “Dia Internacional da Terceira Idade” e no dia 12/10 comemoramos o “Dia da Criança”.

Qual é de fato a diferença maior entre um idoso e uma criança? Creio que se não fossem as grandezas tempo e crescimento a diferença seria nenhuma. Ambos seriam realmente iguais. Mas, graças ao tempo e ao crescimento idosos e crianças estão vivendo etapas diferentes em suas vidas.

Pensando na terceira idade, ou mesmo no idoso, já há entre eles o que diferenciar. Há uma grande diferença entre estar velho e amadurecer. Todos podemos envelhecer. Não requer talento nem habilidade para isso. O importante é amadurecemos encontrando sempre a oportunidade na mudança. Que diferenças podem ser encontradas nesses termos?

Idoso é quem tem muita idade; velho é quem perdeu a jovialidade. A idade causa a degenerescência das células; a velhice, a degenerescência do espírito. Você é idoso quando se pergunta se vale à pena; você é velho quando sem pensar responde não.

Você é idoso quando sonha; você é velho quando já nem ensina. Você é idoso quando ainda aprende; você é velho quando apenas descansa. Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida; você é velho quando todos os dias parecem o último de uma grande jornada. Em suma, idoso e velho podem ter a mesma idade no cartório, mas tem idades diferentes no coração. Não esqueçam que envelhecer é obrigatório, amadurecer é opcional.

E a criança? O que significa ser criança? Para alguns, ser criança é acreditar que tudo é possível. Ser criança é gostar da brincadeira, do sonho, do impossível. Criança é saber quase nada e poder quase tudo. Ser criança é não gostar de relógios e compromissos. É ter pouca paciência e muita pressa. E ser criança é, também, ser o adulto que nunca esqueceu da criança que foi um dia.

O grande desafio de ser criança ou mesmo em ser idoso está exatamente na questão do amadurecer. Este é sim é o grande desafio: amadurecer.
“.... A julgar pelo tempo, já devíeis ser mestres! Contudo ainda necessitais que vos ensinem os primeiros rudimentos da palavra de Deus, e vos tornastes tais, que precisais de leite em vez de alimento sólido! Ora, quem se alimenta de leite não é capaz de compreender uma doutrina profunda, porque é ainda criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que a experiência já exercitou na distinção do bem e do mal. (Hb 5, 12-14).

O amor do Pai conduziu Jesus no caminho da maturidade. Logo após o encontro de José e Maria com Jesus no templo, onde Ele diz "Não sabeis que preciso ocupar-me das coisas de meu Pai", a palavra nos diz: Crescia em estatura sabedoria e graça diante de Deus e dos homens. O itinerário de amor do Pai pelo seu filho Jesus que o fazia crescer no amadurecimento humano e espiritual, até a morte de si mesmo, é nosso também. Aquele que se torna filho é conduzido pelo Pai pelo mesmo caminho do Filho.

Caminhemos juntos idosos e crianças na busca da maturidade cristã.

Que para tanto o Senhor nos abençoe.

Um comentário:

  1. Ola Pastor Carlos!

    Estou passeando na net para conhecer blogs cristãos, saber o que o povo está buscando e falando... E para divulgar meu blog, o Genizah.

    Muito legal o trabalho que vocês fazem aqui! Parabéns.

    Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.

    Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Espero que goste. Paz e Bem!

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir