TRIBUTO A LYGIA LOBATO DE SOUZA MOTTA



Lygia Motta 29/05/1922 - 04/04/2010

A irmã Lygia Motta era a última missionária emérita viva da JUNTA DE MISSÕES MUNDIAIS. Foi juntamente com seu falecido marido, Pastor Waldomiro Motta, o casal de missionários batistas pioneiros na Bolívia, pela JMM, entre 1946 e 1956. Teve uma vida muito abençoada, deixando um grande legado, que ficará para sempre em nossa memória:

“IN MEMORIAN” Waldomiro Motta – Esposo

...Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito , para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam. (Apocalipse 14:13)

Filhos, genros e noras: Creusa Lygia (Arídio), Paulo (Aurora), Rozélia (Deusdedit), Waldomiro (Neuza Maria), Ligivaldo (Solange), Conceição (Paulo Monteiro).

Netos: Arídio, Paulo Marcelo, Douglas, Alexandre, Laida Corina, Ana Lúcia, Ruth Cristina, Dalton, Wladmir, Sandra, Adriano, Soraya, Rogério, Cristine, Anderson e Vitor Hugo.(16)

Bisnetos: Cairo, Cyro, David, Nathalia, Larissa, Danilo, Karina, Ana Lygia, Jéssica, Joanna, Bruna Lygia, André Vitor, Rodrigo, Graziela, Dalton, Diego, Melyssa, Júlia, Bruna, Gustavo, Gabriel, Felipe, Carolina, Matheus, Enzo e Mariana. (26)

LOUVAMOS A DEUS PELA VIDA EXEMPLAR E DE LUTAS POR AMOR A JESUS CRISTO QUE ELA NOS DEIXA.

Histórico da irmã Lygia

Em 1946, a Junta de Missões Estrangeiras (primeiro nome de Missões Mundiais da CBB) envia o casal Waldomiro e Lygia Motta, junto com os três filhos, para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Após um ano de trabalho, precisamente em 26 de junho de 1947, organizam a Primeira Igreja Batista de Santa Cruz da la Sierra. O trabalho de pregação do Evangelho seguiu prosperando naquele país, mesmo enfrentando oposições, doenças, prisões e perigos, como as locomoções entre as localidades alcançadas, que eram feitas a cavalo, em carretas de bois, de caminhão e a pé.

Em 14 de abril de 1949, o Pr. Waldomiro Motta é agredido e preso pelo prefeito da cidade de Santa Cruz de la Sierra. O fato, aparentemente triste, resulta em bênção para a família missionária. Primeiro, os moradores da cidade tornam-se simpáticos para com os evangélicos, em especial com o ministério do casal. Em segundo, o jovem Alexandre Serrate Perez, sobrinho do prefeito, se converte e mais tarde torna-se pastor, formando-se em Teologia no Seminário Batista do Sul (STBSB), no Rio de Janeiro/RJ.

A família Motta se divide entre a organização da Primeira Igreja Batista de Santa Cruz, os programas de rádio, o jornal El Bautista Boliviano, o trabalho de colportagem, o ambulatório médico, a organização da Junta de Missões Nacionais Boliviana, dentre outros ministérios.

Em 1955, o casal missionário Pr. Waldomiro e Lygia Motta volta ao Brasil, mas as marcas desses pioneiros em terras bolivianas até hoje permanecem.