OS DOIS CAMINHOS

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá. (Salmo 1)
Há um texto paralelo a este em Jeremias 17.5-8: que também trata da árvore junto a um rio, e de um arbusto (junípero) no deserto. Dois tipos de pessoas, dois estilos de vida. É exatamente este o objetivo do texto: Os dois caminhos. Um leva à realização. Outro, à frustração.

A Bíblia ensina bom caminho. Também mostra o mau. Vejamos e optemos.

1. Neste Salmo o salmista faz uma comparação entre o justo e o ímpio, dando destaque ao fim de cada um.

2. W. R. Taylor, em O N. T. Int. V. por V., de R. N. Champlin comenta: “O salmista sabia bem que os fatos da história e da experiência individual com freqüência parecem falhar diante das expectativas do fiéis. Mas ele afirmou que, a despeito de todas as aparências, é verdade permanente que Deus cuida de todos quantos O temem, e, portanto, tudo vai bem com os que amam a Sua lei, e tudo vai mal com os que a desprezam”.

3. Pergunta: Será que isso é verdade mesmo?

4. Resposta: às vezes parece que não, mas é verdade sim. Deus cuida daqueles que são seus e os faz triunfar. Mas temos que lembrar que o triunfo implica em luta e não em falta dela.

5. Feita essa introdução, vejamos, de uma forma bem simples, a mensagem do Salmo


I. EM PRIMEIRO LUGAR VEJAMOS SOBRE O JUSTO.

1. O justo é apresentado como alguém que “não faz” e que “faz”.


a. O que o justo não faz? O verso 1 mostra:


i. O justo não anda segundo o conselho dos ímpios


ii. O justo não se detém no caminho dos pecadores


iii. O justo não se assenta na roda dos escarnecedores (ou zombadores)

Com isso o salmista quer dizer que o homem justo não adota para si os planos e nem o padrão de vida dos ímpios; não os acompanha em suas empreitadas pecaminosas.

b. O que o justo faz?

i. Veja o v. 2.

ii. Adam Clarke (citado por Champlin) comenta: “Não se trata de um estudo ocasional para o homem piedoso. Antes, trata-se de seu trabalho dia e noite. Seu coração dedica-se a esse mister. É o seu emprego. Seu estudo é freqüente, e, de fato, perpétuo.”

O justo ocupa-se, usando o seu tempo e a sua mente, em apreender a lei do Senhor, tendo, obviamente, como objetivo, andar segundo essa lei.

2. O justo é “bem aventurado” (v. 1) e é comparado a uma árvore frutífera plantada junto a ribeiros de águas (v. 3)

a. O termo “bem-aventurado” significa “feliz”. O crente é feliz tanto interior quanto exteriormente. Sua felicidade não é produto das circunstâncias. Ela provém de Deus, e, portanto, é perpétua.

b. A metáfora da árvore plantada junto a ribeiros de águas indica prosperidade. Uma árvore plantada junto a ribeiros de águas conta com um suprimento abundante de água.

c. Da mesma forma, o justo, por estar junto a Deus e à Sua Palavra prospera, conta com o suprimento que Deus dá. Deus não deixa faltar o suprimento material e nem o espiritual. Como Jesus deixa claro, em Mateus 7.25, podem vir os ventos, a chuva, os rios, enfim, venha o que vier, essa pessoa não cai porque está edificada sobre a Rocha. Mas não pode se transferir dessa Rocha para um outro lugar, como o orgulho por exemplo. No momento em que fizer isso cairá. Por isso Paulo disse: “aquele que está de pé cuide para que não caia”.

d. Uma árvore frutífera plantada junto a ribeiros de águas frutifica naturalmente na época certa. Da mesma forma o justo é frutífero. Veja em Gálatas 5.22 o fruto que nele é produzido. É o fruto do Espírito.


II. VEJAMOS AGORA SOBRE OS ÍMPIOS.

1. “O ímpios não são assim...” (v.4)
a. Os ímpios, em contraste com os justos, não podem ser comparados a uma árvore bem regada e frutífera. Antes, são como a palha que o vento dispersa.

b. Champlin comenta: “A figura, neste versículo, é o ato de trilhar as sementes. As espigas produzem seu grão, e o que resta é inútil. O vento dispersa a parte da palha inútil, e os homens queimam o restantes. Os homens lançam ao ar a palha, para que o grão dela se separe, e o que sobra, sendo de menor peso, é soprado pelo vento. O que cai de volta ao chão é, então queimado, no tempo apropriado”.

2. Os ímpios não subsistirão (v.5)

a. O ímpio pode até “se dar bem” por algum tempo. Esse tempo até pode ser, ainda que não necessariamente, toda a sua vida terrena. Mas quando o juízo de Deus se abater ele não poderá resistir. O ímpio terminará muito mal tanto física quanto espiritualmente.


UM CAMINHO QUE CONDUZ À FRUSTRAÇÃO

O do ímpio. Três verbos, adjetivos e substantivos. Estilo perfeito. Cresce na maldade e no pecado.

(1) Ação progressiva - andar, deter e assentar.

(2) Estado moral progressivo - ímpio (ra'ha, sem religião), pecador (hattat, ama o pecado), e escarnecedor (latsyn, insolente, arrogante).

(3) Envolvimento progressivo: conselho, caminho e roda (círculo).

Conseqüência: instabilidade (v. 4). Não obedece à Palavra. Jr 17.5-6, miséria. Não sobreviverão no juízo nem entrarão na "congregação dos justos" (lugar presidido por Deus). Instabilidade, juízo e afastamento de Deus, na eternidade. Mt 7.27.


O OUTRO É O CAMINHO QUE CONDUZ À REALIZAÇÃO

É o do justo. Bem-estar crescente. Cinco aspectos.

(1) Prazer na lei do Senhor - Hb, torah. Não coercitiva. "Instrução". Que rege nossas vidas? Outros ou Deus?

(2) Provisão - árvore junto ao rio. BSB: árvores nas ilhotas. Outro no deserto. Onde você vive?

(3) Estabilidade - fruto na estação própria.

(4) Vitalidade - folhas não caem. Não enfraquecem. Is 40.29-31.

(5) Prosperidade - Tudo. Gn 39.2, 3, 21-23. Como ser feliz? Subproduto da santidade. Saltério começa exaltando a Palavra de Deus. Obedecendo-a, o homem se realiza.
No fim, Iahweh conhece seu caminho. Verbo para relação conjugal. Deus participa da sua vida.

ENCERRANDO O SALMO

1. Davi reforça o que ele vinha dizendo sobre a não subsistência do ímpio, bem como diz que o Senhor conhece o caminho dos justos.

2. Deus conhece os que Lhe pertencem e os abençoa, os faz triunfar.

Dois caminhos. Ebal e Gerizim, vida e morte, luz e trevas, Cristo e sem Cristo. Há caminho errado: Pv 14.12. Há um caminho bom: Jo 14.6. Escolha o caminho correto. Ande por ele. V. nunca se arrependerá, e terá futuro.