VENCENDO OS INIMIGOS DO NATAL

Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo".
Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém.
Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo.
E eles responderam: "Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta: ‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’ ".
Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido.
Enviou-os a Belém e disse: "Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo".
Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino.
Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.
Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.
E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho.. (Mateus 2. 1-12)

Não sei se você já ouviu falar do Grinch. Ele é Personagem do escritor Dr. Seuss (Conto rimado ilustrado: "Como Grinch Roubou o Natal" . Há um Filme famoso, com Jim Carey: intitulado "Grinch" que foi baseado neste livro. Em resumo Grinch é um inimigo do natal.

Ele é uma criatura mal-humorada que tem o coração bem pequeno, odeia o Natal - pois não consegue ver ninguém demonstrando felicidade - e planeja roubar todos os presentes e ornamentos para impedir a celebração do evento, em uma aldeia perto de sua moradia. Para seu espanto, a celebração ocorre de qualquer maneira - a essência do Natal não estava nos presentes ou nos ornamentos.

Grinch não é o único inimigo do natal. Existe um outro inimigo do Natal e que fez tudo o que pode para acabar com ele. Ele teve uma participação importante nos eventos relacionados com o nascimento de Cristo, mas quase não se fala dele durante o Natal.

Estou me referindo ao REI HERODES e vamos encontrar parte de sua história no segundo capítulo de Mateus – Ele foi um dos muitos inimigos do natal ao longo da história.

Leia Mateus 2.1-18


Quem era este homem?

Herodes o GRANDE. Rei dos Judeus. Nascido em 73 ac . Filho de ANTIPATER II - era da região (Induméia) indicado por Júlio César como "governador da Judéia". Marco Antônio formalizou Herodes como "Rei da Judéia" em 40 ac . Houve uma guerra civil que durou três anos, mas depois disso o seu poder foi consolidado. Os historiadores descrevem Herodes como um regente eficaz, mas, ao mesmo tempo, cruel e despótico. Depois de sua morte, Herodes foi substituído por seus filhos, que dividiram o reino:

Herodes Arquelau reinou na Judéia e Herodes Antipas reinou na Galiléia - este, reconhecido pelo imperador romano como Herodes, o Tetrarca - é o Herodes que aparece com mais freqüência, no restante do Novo Testamento. Foi ele que executou João Batista, na melhor tradição de seu pai. Foi ele que mandou Jesus para Pilatos - quando os líderes judeus o trouxeram.

Herodes o Grande (o pai) morreu entre 4 a 2 ac . Isso significa que Jesus nasceu entre 4 a 6 ac . A Bíblia não nos dá a data do nascimento de Jesus, apenas nos diz que foi no reinado de César Augusto, nos dias do rei Herodes. Quando os Magos do Oriente chegaram a Jerusalém - Herodes o Grande, era o rei.

Mateus relata as tentativas de Herodes para matar a Jesus.

Foram duas tentativas, que falharam, mas que retratam o ódio de Herodes pelo Natal.

Quando ele ouve o que os Magos têm a dizer, ele fica cheio de inveja e de raiva.
  
A primeira: Em Mt 2.8 lemos que Herodes mandou os Magos para Belém e disse:
Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo".

O seu primeiro plano era localizar a criança por intermédio dos Magos e depois executá-la, mas a sua intenção é frustrada por Deus. Em Mt 2.12, lemos :
Sendo por divina advertência, prevenidos em sonho, para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra".

Belém ficava a cerca de oito quilômetros de Jerusalém. Herodes logo verifica que eles não vão voltar pelo palácio e contar o que ele queria.

A Segunda: Em Mt 2.16 temos: 
Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos".

Com certeza esse é um dos crimes mais bárbaros já registrados pela história. No entanto, ele é coerente com o caráter de Herodes, com o que conhecemos dele, na história: Anos antes, Herodes havia executado dois de seus filhos, por sentir que eles ameaçavam e cobiçavam o seu reinado. Mais tarde, antes de sua morte, executou mais um filho, pela mesma razão. No ano 7, a.C. , em um acesso de fúria, executou sua esposa. Herodes era assim - um homem odioso e cheio de ódio.


Como vencer OS INIMIGOS DO NATAL

 
1) PRIMEIRA ATITUDE:

É PRECISO COMBATER OS PODERES QUE SE LEVANTAM CONTRA O REINO DE JESUS CRISTO. (2.2)

-Onde está o Rei ?

A pergunta que estava nos lábios dos magos provocava a ordem vigente, deste acordo entre o Imperador, o governador e o próprio Herodes.
E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está dentro de vós.” (Lucas 17:20-21).

Esse é o tipo de Reino que se manifesta dentro do coração daquele que crê em Jesus após tê-lo recebido como seu Senhor e Salvador pessoal.
E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.” (Apocalipse 11:15).

Não importa as ligações que o inferno tenha conspirado, Você precisa saber que o Rei nasceu, você faz parte do povo recém nascido e pode declarar com ousadia que está debaixo do domínio deste novo Rei.

VOCÊ PRECISA VIVER COM SABEDORIA NESTE MUNDO PARA SERVIR AO REI JESUS: v. 8
E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo.” 

Os dias são maus e tem muita gente que diz que ama Jesus, mas está matando Jesus.

A falta de discernimento está destruindo a vida de muitas pessoas. 
Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.” (Mateus 10:16)


2) SEGUNDA ATITUDE:

É PRECISO FALAR DAS COISAS QUE TEMOS VISTO E OUVIDO. (2.2)
- Vimos a sua estrela!

O mundo é guiado pelas conveniências, você é guiado pela convicção.

O seu brilho vai ser destaque no cenário de trevas onde os povos estão desejando ver a luz conforme (Isa. 9:2), a sua motivação diante da luz é simplesmente Adora-lo! O pai busca os verdadeiros adoradores e ele quer encontrar em você este espírito e esta convicção!

Ilustração: Mas Pedro e João responderam:
Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus. Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos. (Atos 4:19-20).

VOCÊ PRECISA SUBMETER-SE A VONTADE DO REI JESUS: Vs. 2 e 8 

Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.”


Se Jesus é o nosso REI, devemos nos submeter a Ele e à sua autoridade.

Temos que fazer as coisas do jeito dele e não do nosso. Essa deve ser a parte mais difícil de aceitar. Se Jesus é o meu REI, eu não posso ser meu rei.

Normalmente queremos ser os donos de nossas próprias vidas. Se vamos honrar a Jesus como REI, não podemos estar no controle.


3) TERCEIRA ATITUDE:

É PRECISO ROMPER COM A INÉRCIA RELIGIOSA (2.4-5)

-Os religiosos sabiam de tudo o que iria acontecer, só que não se moviam em direção a nada.

A paralisia é a marca da religiosidade, o conhecimento teórico tem sido o grande mal que aliado ao poder de Herodes coloca as pessoas debaixo de frustração.

Realmente entre o saber e o fazer há grande diferença. Achamos que sabemos, mas quando vamos fazer nos damos conta de que, na verdade, não sabíamos. A Pedagogia, que é a arte da educação e do ensino, nos esclarece que só aprendemos, verdadeiramente, fazer, fazendo. Ou seja, só podemos dizer que sabemos algo depois que o praticamos, e não, por informações ou teoria. Em outras palavras, só aprendemos a nadar, nadando; aprendemos a tocar um instrumento musical, tocando esse instrumento; aprendemos uma profissão, trabalhando nela. O conhecimento teórico, a informação, é de grande utilidade, mas não basta.

O problema é:

Os que Sabem e não fazem.
Os que Fazem sem Saber.
Os que fazem saber.
Os que sabem fazer e fazem.

A diferença entre o sábio e o tolo, não é saber ou não a palavra, a diferença é praticar!

Ilustração: Um cientista muito preocupado com os problemas do mundo passava dias em seu laboratório, tentando encontrar meios de minorá-los.

Certo dia, seu filho de 7 anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou fazer o filho brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível removê-lo, procurou algo que pudesse distrair a criança. De repente, deparou-se com o mapa do mundo. Estava ali o que procurava. Recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:

- Você gosta de quebra-cabeça? Então vou lhe dar o mundo para consertar.

Aqui está ele, todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Mas faça tudo sozinho! Pelos seus cálculos, a criança levaria dias para recompor o mapa. Passadas algumas horas, ouviu o filho chamando-o calmamente.

A princípio, o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na sua idade conseguir recompor um mapa quem jamais havia visto. Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança.

Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?

- Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?

- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem.

Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui.

Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem. Sabia eu que ao consertar o homem, também consertaria o mundo.


4) QUARTA ATITUDE:

É PRECISO ANDAR NA DIREÇÃO DE DEUS PARA FRUSTRAR A EXPECTATIVA DO INIMIGO. (2.12)

-Os magos receberam a orientação divina, e deixaram Herodes frustrado. O Espírito do Senhor está sobre você e isto é Sabedoria, conhecimento!

O poder de Herodes não obterá vantagem sobre você porque a direção de Deus te alcança a tempo e te concede todos os livramentos!

Andar na Direção de Deus faz de você UM FIEL SÚDITO DO REI JESUS: vs. 12 e 16 

Sendo por divina advertência, prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra.” 

A ação espiritual que agia sobre a vida de Herodes, é semelhante a que agia sobre a vida de Acabe.


Ilustração: A revelação dos magos é Diferente da de Elias. -
E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu." (1 Reis 19:15-17)

5) QUINTA ATITUDE:

VOCÊ PRECISA DAR O SEU MELHOR AO REI JESUS: V. 11 

Entrando na casa, viram o menino com Maria , sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.” 

Eles deram o melhor, mais caro e mais valioso e você vai dar o quê? Sua vida?

CONCLUSÃO

Quando essas atitudes forem manifestações vivas na vida dos cristãos, não haverá inimigos capazes de deter ou distorcer a verdadeira mensagem do natal!