JUVENTUDE COMO PARADIGMA

“... Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes...” (1 João 2.14).

"O que o jovem pensa de Cristo hoje determina o destino de nossa nação amanhã"
(Thomas Jefferson)

Juventude é paradigma de alguma coisa? Etimologicamente a palavra paradigma provém do grego parádeigma, que significa padrão ou exemplo. Paradigma pode ser entendido por um exemplo, um modelo, uma referência, uma diretriz, um parâmetro, um rumo, uma estrutura, ou até mesmo ideal. Algo digno de ser seguido. Podemos dizer que um paradigma é a percepção geral e comum - não necessariamente a melhor - de se ver determinada coisa, seja um objeto, seja um fenômeno, seja um conjunto de idéias. Ao mesmo tempo, ao ser aceito, um paradigma serve como critério de verdade e de validação e reconhecimento nos meios onde é adotado. Foi o físico Thomas Khun que o utilizou como um termo científico em seu livro A Estrutura das Revoluções Científicas, publicado em 1962.

Não é raro encontrar na sociedade moderna as pessoas que têm na juventude um paradigma. Quando se é uma criança entrando na fase da adolescência, percebe-se logo no discurso, que o seu desejo é chegar logo á fase da vida em que pode se sentir o “dono do seu nariz” e de assumir as suas responsabilidades. É a tão sonhada independência que se abre no auge da juventude e da maioridade. No outro lado, encontramos aqueles que já foram jovens, e andam por aí se queixando: “tempo que não volta mais”, “foi bom enquanto durou” e outras do tipo. É nesse sentido que o ser “jovem” é uma fase marcante e paradigmática.

Mas, como se vê, o que pensa e quem é o jovem de hoje? Essa tal "Geração Y", que está ingressando hoje no mercado de trabalho, cresceu num período econômico próspero, com as inovações tecnológicas ao seu alcance e estímulos constantes por parte de seus pais a desenvolverem suas habilidades; são jovens de autoestima elevada. A "Geração Y" é motivada por desafios e interesse de ascensão rápida, seus integrantes mudam de direção quando percebem que isso não acontecerá em um curto espaço de tempo.

Com toda essa correria e dinâmica do mundo moderno essa força pode se “esgotar” e o cansaço pode alcançar a nossa juventude: "Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão." (Is 40.29-31).

Por que então escrever aos jovens fortes? Certamente João sabia que a nossa força é o Senhor. Veja o que nos recomenda o apóstolo Paulo: "Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”.(Ef 6.10).

De que servirá tamanha força jovem? Certamente que essa força deverá ser direcionada para alcançar a própria juventude.  Nunca em outros tempos a juventude foi tão diversificada. São inúmeras "tribos", como eles mesmo se autodenominam. Os alternativos, os góticos, os emos, os punks; Os burgueses; os blogueiros; os sonoros; os metaleiros; roqueiros, funqueiros, sertanejos, pagodeiros. São diversas as formas de tribos urbanas que se formam no ideal de aproveitar toda essa força jovem.

O que Deus espera de nossa juventuda batista é que assumamos um compromisso de abençoar e trabalhar de forma especial para alcançar a nossa geração.  Ele disse que “somos fortes”, e mais, disse que nos faria ainda mais fortes: “...os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão." (Is 40.29-31).

Nosso desejo é que nossa “força jovem” seja um modelo, uma referencia, uma diretriz para as futuras gerações.

Que para tanto o Senhor nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário