RESTAURANDO O SEU VIGOR

“Restaura-me o vigor." NVI
“Ele restaura a minha alma." NBLH
“Ele me devolve a paz de espírito quando me sinto aflito” BV (Sl 23.3)

A depressão é uma doença, pode atingir pessoas de todas as idades e religiões, existem ateus e cristãos que podem estar sofrendo de depressão. Lembro-me que no passado quando se falava que uma pessoa morreu de desgosto, na verdade era a depressão.

Realmente é algo terrível. A vida perde o prazer, a cor e a beleza.

O transtorno depressivo é um transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades. Caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias (anedonia), apatia, alterações cognitivas(diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar ou/e de tomar decisões), psicomotoras (lentidão, fadiga e sensação de fraqueza), alterações do sono (mais freqüentemente insônia, podendo ocorrer também hipersonolência), alterações do apetite (mais comumente perda do apetite, podendo ocorrer também aumento do apetite), redução da interesse sexual, retraimento social, ideação suicida e prejuízo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar).

A depressão não é tristeza. É uma doença que precisa de tratamento.

Qualquer ser humano pode estar sujeito a ficar desencorajado, deprimido, e desesperado. Experimentamos canseira, fracassos, frustrações e medos. Todos nós temos algum tipo de ferida emocional de situações passadas. Carregamos ferimentos, cicatrizes de guerra, lixo emocional que Deus deseja eliminar da nossa vida. Ele quer restaurar a sua alma.

•   Quais são as causas da depressão?

Podem ser inúmeras e controversas.

Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, separação dos pais, rejeição, drogas, problemas na escola e outros fatores estão relacionados com o surgimento ou agravamento da doença.

Culpa, angústia e ressentimento são três VENENOS que podem manter você emocionalmente desequilibrado e a uma terrível depressão.

O que fazer primeiro?

1. DEIXE DEUS REMOVER SUA CULPA: Sl 38.5 e 6
“Minhas feridas cheiram mal e supuram por causa da minha insensatez. Estou encurvado e muitíssimo abatido; o dia todo saio vagueando e pranteando.”
Nada pode destruir a alma mais rapidamente do que a culpa.

Culpa é um problema sério por duas razões:

1.    Todos nós temos razões de sobra para nos sentir culpados.
       Todos nós cometemos erros. Naturalmente carregamos culpa em nossa vida.

2.    Não é possível fugir da culpa. Ela está na nossa mente.
       Mesmo quando mudamos, geograficamente falando, nossa consciência culpada nos acompanha.  A mudança geográfica é até uma mudança de latitude, mas não representa uma mudança de atitude.

Não adianta tentar fugir de você.
“O SENHOR nos deu uma mente e uma consciência. Não podemos nos esconder de nós mesmos.” - Pv 20.27
Como se libertar da culpa? Como tratar da culpa em nossa vida?
As pessoas geralmente tentam  algumas dessas opções:

a. Você pode negá-la; fazer de conta que ela não existe.

Você pode enterrar o passado – mas não funciona. Se ainda está vivo, ele revive. Quando você pensa que ele se foi, ele reaparece em sua mente numa hora bem inapropriada. Negar a culpa não nos liberta da culpa.

b. Você pode minimizá-la.“ Aquilo não foi nada; não foi um grande pecado.”

Mas, então, porque você ainda se lembra dela? Por que você não se esquece dela? Minimizá-la não funciona.

c. Você pode negociar com ela, rebaixando seus valores.

Se você sente culpa a respeito de alguma coisa, é só dizer “Os tempos mudaram; não creio que isso ainda seja errado.”  Os chineses tem um ditado que diz: “Cometa um pecado duas vezes e ele não vai mais parecer como sendo pecado.” O décimo assassinato não vai parecer tão ruim quanto o primeiro. É uma verdade.  Se você repetidamente pratica uma mesma ação, eventualmente, seu consciente ficará calejado, mas isso também não remove a culpa.

d. Você pode racionalizar sua culpa -  “Todo mundo faz isso!”

Em primeiro lugar, todo mundo não faz isso. Mesmo se todo mundo fizesse, justificá-la com base no comportamento de outros não torna você isento de responsabilidade. Você sempre conseguirá achar alguém que é pior que você! Quando eu racionalizo a minha culpa, estou tentando convencer meu coração a respeito de algo que eu sei, com a minha cabeça, que é errado, dizendo “Tudo bem.”  Mas o coração sempre acaba ganhando da cabeça.

e. Você pode jogar a culpa nos outros.

Mentalmente mantemos um registro tanto das coisas erradas que praticamos contra os outros, assim como das que os outros praticam contra nós. E procuramos manter um equilíbrio -  eu me sinto culpado por isso, então jogo a culpa no outro por aquilo. Mas o fato de culpar os outros não torna você isento de responsabilidade.

f. A maioria de nós se auto flagela. Nós punimos a nós mesmos.

Porque interiormente, sabemos que alguém vai ter que pagar o pato pelas coisas de errado em nossa vida. Subconscientemente, nos preparamos para pagar por nossos pecados. Será que sentimento de culpa pode fazer a gente ficar doente? Sem dúvida.  Será que sentimento de culpa pode causar depressão? Certamente!

Será que sentimento de culpa pode nos levar a fracassar? Pode contar com isso. Quantas pessoas bem sucedidas estão vivendo numa boa e, de repente, implodem? Por que? Existe aquele pequeno sentimento de culpa interior que diz: você não merece ser bem sucedido.

Nenhuma dessas alternativas funciona!

Existe somente uma maneira para você solucionar o problema da sua culpa.

Você precisa colocá-la nas mãos de Deus. Ele é o único que pode removê-la! Só Deus faz uma cirurgia em nossa alma e espírito. Neste lugar só Deus pode operar!

Todos nós pecamos, apesar disso Deus nos declara “isentos de culpa” se crermos em Jesus Cristo que em Sua misericórdia graciosamente perdoa os nossos pecados. Rm. 3.23 e 24.

- Como é que Deus perdoa?
“Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz.” – Cl. 2.13-14.
TODOS os nossos pecados.

Eliminou a evidência. Anulou-a completamente. Quando Deus perdoa, Ele perdoa completamente. Ele perdoa os seus pecados e lança-os no fundo do mar, coloca uma placa que diz:  “Proibido Pescar

Tem gente que confessa um pecado a Deus, mas não pára de ficar pedindo perdão.

Se Deus esquece pecados confessados, você também não deveria esquecer?

Por que ficar se acusando de algo que Deus não está lhe acusando?

2. DEIXE DEUS ALIVIAR SUAS MÁGOAS: Ef 4.31

“Livrem-se de toda amargura”
“Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos.” – Hb 12.15
Nem tudo o que fere a nossa vida é algo que nós mesmos fazemos. Às vezes eu sofro por causa de coisas que são feitas contra mim. Outras vezes eu sofro por ver outras pessoas sendo feridas.

A verdade é que teremos sofrimentos durante a vida!

Experimentaremos solidão na vida. Aqui não é o céu ainda. A terra é imperfeita.

Algum dia desses, você vai sentir solidão. Algum dia desses o seu coração vai ser quebrado. Algum dia desses você vai sentir desespero. Algum dia desses você vai experimentar angústia, dor e ressentimento.

O que você faz quando o seu coração é partido?

O que você faz quando a angústia toma conta da sua vida? Você dá uma festa para sua auto-piedade? Entra no jogo do “Se tal coisa acontecesse”? Ou  procura se isolar do mundo, dizendo “Nunca mais deixarei que alguém me machuque novamente”? Você se retrai e pede demissão da vida, vivendo de um modo miserável para o resto da vida?

Existem outras opções. Você pode dar a Jesus a oportunidade de restaurar a sua alma.

O Salmista Davi  foi uma pessoa que conhecia bem o significado de viver angustiado. Ele experimentou o quanto que o sofrimento danifica a alma.
“Misericórdia, SENHOR! Minha vida é consumida pela angústia, e os meus anos pelo gemido; minha aflição esgota as minhas forças e os meus ossos se enfraquecem.”
Sl 31.9-10
Ele está dizendo que sabe o quanto o sofrimento danifica a alma.

Às vezes nós sofremos por causa da estupidez dos nossos próprios atos. Fazemos tolices e cometemos erros sérios, e nos metemos em tudo quanto é tipo de confusão. Isso nos deixa angustiados. Outras vezes  ficamos angustiados ao ver outras pessoas passando por sofrimento. Por causa de uma grande perda. Porque somos vítima inocente da crueldade de outras pessoas.

O que Davi fez com a sua angústia?

Ele fez três coisas. Estas são as coisas que você precisa fazer para que Deus venha restaurar a sua alma.

a. NÃO TENTE MUDAR O QUE NÃO PODE SER MUDADO:
"Enquanto a criança ainda estava viva, eu jejuei e chorei. Mas, agora ela está morta por que devo eu jejuar? Poderia eu trazê-la de volta à vida?"
  2 Samuel 12.22-23
Você tem sido magoado por seja lá quem for - seus pais, sócios e amigos. Mas, por mais que você queira se lamentar, nada pode alterar o que aconteceu no passado.

O primeiro passo para se restabelecer a saúde emocional, a cura, a restauração da alma, é aceitação.

Aceite aquilo que não pode ser alterado.

Aceitação é o primeiro passo para curar a mente, à vontade e as emoções.

Esta é a primeira chave para se desfrutar de paz de espírito.

Aceite e encare o que não pode ser mudado!

b. ENTREGUE-SE AOS CUIDADOS DE DEUS:

Sofrimento na vida é inevitável, mas permanecer como vítima é opcional. 

A Bíblia diz que devemos ser realistas e colocar tudo o que nos afeta nas mãos de Deus. 
"Entregue o seu caminho ao Senhor."  - Sl. 37.5
Ao invés de dizer “Isto, prá mim, é uma tragédia insuportável!”
Diga “Deus, me ajude a passar por esta situação.”
“Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do SENHOR e o adorou.” II Sm. 12.20
c. DIRECIONE SUA VIDA PARA O QUE AINDA É, E NÃO PARA O QUE JÁ SE FOI:
“Depois Davi consolou sua mulher BateSeba e deitou-se com ela, e ela teve um menino, a quem Davi deu o nome de Salomão.” - II Sm. 12.24.
Alguns de vocês hoje aqui estão passando por um período angustiante.

Deus ainda não acabou de cumprir o plano que Ele tem para a sua vida. Ele não
terminou a obra em você ainda. É doloroso, mas não vai devastar a sua vida, se você abrir sua vida para Cristo e permitir que Ele cure suas emoções.

Peça a Deus: “Remova minha culpa, alivie  minha angústia.” 

Enquanto você estiver vivo, Deus ainda tem propósitos para a sua vida.

E o restante da sua vida pode ser a melhor parte da sua vida. Creia mesmo que O MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR!
“E dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do SENHOR, para manifestação da sua glória.” – Is 61.3
Você não precisa permanecer prisioneiro da sua angústia. É uma escolha que você tem a fazer.

3. DEIXE DEUS TRATAR SEUS RESSENTIMENTOS:

Ressentimento é o resultado do que outras pessoas fazem contra mim.

Eu sinto culpa pelo que faço contra as pessoas, mas eu fico ressentido por causa do que elas fazem contra mim. Uma hora ou outra, ficaremos magoados nesta vida; esta é uma realidade.

A vida é injusta. Pessoas vão nos magoar. Às vezes intencionalmente, outras vezes involuntariamente.

De qualquer jeito, ficamos magoados e ressentidos.

Mas, o modo como tratamos o ressentimento determina se...

CRESCEMOS OU ENCOLHEMOS. A ESCOLHA É NOSSA!

Eu posso escolher se a situação vai me devastar ou se vai me dar uma nova direção; se me ajudará a prosseguir ou a retroceder; refinar ou estagnar.

O que eu faço com as feridas que tenho acumulado, com o lixo emocional de que continuo me ressentindo, com aquelas pessoas que, só de pensar, me dão dor de estômago? O que é que eu faço?
“Ficar desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo que leva à morte.”
Jó 5.2
Por quê?

O ressentimento nunca fere a outra pessoa; ele somente fere a nós mesmos.

A outra pessoa pode nem estar sabendo que estou ressentido contra ela. Elas continuam vivendo numa boa.

Alguns seguem permitindo que pessoas do seu passado continuem magoando vocês hoje! Isso é uma estupidez. O que passou, passou. Elas não podem magoar você, a menos que você continue passando um replay na sua mente.

Você não tem nada a ganhar ficando ressentido. Pelo contrário, você é quem fica ferido.
“Com sua raiva, você está ferindo a si próprio.” - Jó 18.4
O que você faz com suas mágoas? Com os ressentimentos que tem causado feridas emocionais?
Novamente: “Livrem-se de toda amargura … perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” – Ef. 4.31-32.
Existe um céu de verdade, e um inferno de verdade. Um dia Deus vai acertar as contas – Deus é justiça.

Enquanto isso, Ele diz: livre-se de toda amargura, perdoando um ao outro, assim como Deus perdoou você. Se você tem recebido perdão, Deus espera que você ofereça perdão. Você nunca terá que perdoar alguém, mais do que Deus já tem perdoado você.

Uma das maiores declarações de Martin Luther King foi: “A amargura é cega.” Se eu permitir que a amargura entre no meu coração, ela vai me cegar. Cegar para reconhecer a verdade, reconhecer tudo o que é de bom no mundo.

Você nunca será curado das suas mágoas e ressentimentos senão receber o perdão de Deus através de Jesus Cristo, para então poder oferecer perdão às outras pessoas. Existe alguma coisa sobre a qual você sente culpa? O que vem à sua mente e lhe incomoda, quando eu começo a falar sobre culpa?

Racionalizar, minimizar, negociar, transferir culpa e se auto flagelar não servem para coisa alguma.

Jesus Cristo pode remover a sua culpa! Somente Ele pode lhe dar um novo começo.

O que é chamado de nascer de novo. Ele pode limpar a sua ficha. Não existe razão alguma neste mundo para você continuar com uma consciência culpada, quando Ele lhe oferece o perdão. Simplesmente aceite-o. Pare de condenar a si mesmo pelo que já passou.
 
Jesus Cristo quer curar suas emoções danificadas. Ele vai restaurar sua alma se você lhe der a oportunidade.
“Por que você está abatida, ó minha alma?
Ponha a sua esperança em Deus.” Sl. 42.5
Você está com a sua alma abatida?

Davi usou uma palavra que todo pastor de ovelhas entendia. Abatida.

Quando acontece de uma ovelha ficar nessa posição, ela não tem como sair dela. Não somente a ovelha fica indefesa no caso de ser atacada por outros animais, mas o que é pior, ela pode morrer sufocada por gases provenientes do estomago. Não há coisa alguma que elas possam fazer por si mesmas. Elas precisam de um pastor que restaure suas almas.

Conclusão:

Jesus Cristo quer restaurar sua alma!

Se você está abatido por qualquer razão, Ele é o único que pode lhe ajudar a se levantar novamente.

Quando Ele restaura a sua alma, Ele restaura a sua confiança, sua alegria, sua paz e suas forças. Nós podemos restaurar muitas coisas – carros, quadros, gravações, edifícios, etc.

Todavia, somente Deus pode restaurar uma alma.

Jesus Cristo quer restaurar sua alma. Como que Ele faz isso?
"Contudo, se você lhe consagrar o coração e estender as mãos para ele; se afastar das suas mãos o pecado e não permitir que a maldade habite em sua tenda, então você levantará o rosto sem envergonhar-se; será firme e destemido. Você esquecerá as suas desgraças, lembrando-as apenas como águas passadas.” – Jó 11.13-16
“Restaura-me o vigor." NVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário