TESOUROS NOS CÉUS

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”.  (Mateus 6.19-21).

2- DEUS ACIMA DE TUDO

Que devemos buscar a Deus acima de todas as coisas (Deuteronômio 6:5) é claro para todo cristão, pelo menos em tese. Que devemos entregar nossas vidas nas mãos de Deus (Salmos 37:5) também é claro.

Que o coração é parte da nossa vida a ser entregue ninguém duvida.

Por que então temos tanta dificuldade de realmente viver isto?

O que mais te atrai?

3- ONDE ESTÁ SEU CORAÇÃO?

O que chama a sua atenção, onde está seu coração? O que tem atraído você? O que é o tesouro?

A resposta pode até parecer difícil, mas é muito simples:

4- “... Onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”.  (Mateus 6.19-21).


Nosso tesouro está onde estão nossas expectativas, onde está depositada a nossa confiança. Está onde construímos nosso futuro. Nosso tesouro se torna aquilo pelo qual somos capazes de dar nossa vida e investir o melhor que temos e possuímos. É aquilo que nos custa tão caro, que não seríamos capazes de viver sem ele. Por isso, quando abandonamos o Senhor e deixamos de viver nossa aliança ao lado dele, estamos na verdade mostrando onde de fato está nosso coração.

5- O QUE ATRAI SEU CORAÇÃO?

O que você mais dá atenção?

6- PRIORIDADES: Onde estão as suas prioridades?

O que você constantemente está falando?

7- ATENÇÃO MULHERES!

8- ATENÇÃO HOMENS!

“Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Mateus 12.34b

Observando um pouco mais atentamente a nossa
sociedade moderna, percebe-se claramente a influência que o dinheiro exerce sobre as pessoas, e como a ganância e a cobiça imperam.

9- A SOCIEDADE PARECE SER REGULADA PELA CARTILHA DINHEIRO.

A sociedade impõe às pessoas, implicitamente (ou seria explicitamente?), um estilo de vida em que acumular bens e correr atrás da prosperidade material é o que conta.

Os que seguem essa filosofia logo se deparam com as consequências dessa escolha. Os relacionamentos com as pessoas, a família, a ética e a moral, o bom senso e, muitas vezes, os princípios e valores fundamentais são sacrificados porque a ganância por riquezas foi colocada em primeiro lugar.

É assim que tem surgido no mundo um tipo de gente que assusta.

10- GENTE TÃO POBRE,  QUE NÃO TEM MAIS NADA ALÉM DE DINHEIRO.

11- "Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos". (Eclesiastes 5.10).

Mais cedo ou mais tarde, sendo ou não bem-sucedidos no propósito de acumular dinheiro e bens, percebem que estão correndo em vão, atrás de um objetivo vazio.

12- CORRER ATRÁS DO VENTO CANSA E O QUE É PIOR, ENTOPE SUAS VEIAS DE VAZIO.

13- “Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento...”.   Eclesiastes 2.11

Pessoas assim, quase sempre descobrem que realmente estavam à procura de uma vida significativa, relevante, uma vida de contentamento, ou seja, algo que o dinheiro não pode oferecer.

14- "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens". ( Lucas 12.15).

O Senhor Jesus ensinou a seus discípulos que onde estiver às riquezas do homem ali também estará o seu coração. Muitas pessoas hoje afirmam amar a Cristo. Alguns dizem ser capazes de dar suas vidas em favor do testemunho que prestam a Deus a respeito de Jesus Cristo. Não quero de forma alguma lançar dúvida em você sobre seu amor pronunciado por Cristo. Mais uma pergunta preciso fazer: Onde está o teu coração? Será que realmente ele está em Deus e em sua obra. Pois muitos casais dizem se amar mesmo estando em traição um com o outro.

O homem adultera e diz amar sua esposa mesmo quando existe outra pessoa em sua vida.

UM HOMEM ASSIM PRECISA ARREPENDER-SE PELA DUREZA DO SEU CORAÇÃO.

PRECISARÁ ORAR AO SENHOR COM FÉ E DIZER:

15- SENHOR REMOVA A DUREZA DO MEU CORAÇÃO.

Jeremias o profeta escreveu:

16- O CORAÇÃO É MAIS ENGANOSO QUE QUALQUER OUTRA COISA.  JEREMIAS 17:9

A pergunta que o Senhor faz através do profeta é preocupante: Quem o conhecerá?

Não é fácil saber o que se passa no coração de um homem. Creio que você já deve ter se assustado com alguma coisa que viu alguém fazendo.

17- SE QUISER POR A PROVA O CARÁTER DE UM HOMEM DE-LHE PODER.  Abraham Lincoln.

18- Caráter – Você sabe o que significa?

"O caráter determina como uma pessoa usa a sua inteligência". Um homem vai agir nas oportunidades que se apresentam e reagir às circunstâncias de acordo com seu caráter, que é moldado por seus valores. Por isso, é muito importante que uma pessoa defina conscientemente seus princípios, valores e convicções, pois disso depende a sua vida.

19- "Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida". Pv 4:23

20- GUARDE SEU CORAÇÃO DA AVAREZA.

Avareza é a incapacidade de dividir, de compartilhar algum bem ou algum dom. É quando se retém algo que serviria para o bem de outrem.

A avareza foi chamada de idolatria também por causa daquilo que os bens produzem em nós em termos de consolo e conforto em relação ao futuro.

21- Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a GANÂNCIA (avareza), que é idolatria. Colossenses 3.5

22- SOU CRISTÃO IDOLATRIA NÃO!

23- A ganância escraviza e aprisiona. É um enorme cativeiro.

É fato que o homem naturalmente tem seu caráter corrompido. A ganância é definida na Bíblia como pecado (Ef 5:5). Ela já está lá no coração do homem.

É para despertar os santos que o Próprio Senhor Jesus Cristo disse:

24- VOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO. Mateus 6.24

Observando a História da humanidade, em qualquer época, em qualquer lugar, percebe-se como a ganância está presente, e o estrago que causa. Quantos homens foram consumidos pela ganância. Veja um exemplo do que o homem é capaz de fazer, movido pela ganância:

25 - GENOCÍDIO DA TRIBO SHASTA

Corria o ANO DE 1851. Fazia apenas um ano que a CALIFÓRNIA se tornara um estado dos Estados Unidos. Mas nos inexplorados rios da região havia sido descoberta uma substância amarelada e reluzente, um metal que domina os homens e os transtorna completamente: o ouro.

O órgão do governo que cuidava dos interesses indígenas enviou ao lugar três expedições. Uma delas era chefiada por um homem chamado:

26- CORONEL REDDICK MCKEE. Esse grupo chegou ao norte da Califórnia, subindo pelo rio Klamath, e se fixou no Vale Scott, habitado pela tribo shasta. Os índios, que já haviam tratado amistosamente os poucos garimpeiros que haviam aparecido por lá, deram uma calorosa acolhida à expedição. Ao contrário de outras tribos, que eram mais hostis, o povo shasta era amável e manso, simples e confiante.

O Coronel McKee promoveu um encontro com eles a fim de elaborarem um tratado em que se estabelecessem os direitos deles, já que, como o governo previa, outros garimpeiros viriam - em número cada vez maior - devido à descoberta do ouro.

Três mil guerreiros da tribo atenderam à convocação, e acamparam-se nas proximidades do Forte Jones.

Afinal, eles encerraram as negociações e firmaram um acordo que foi assinado por treze líderes da comunidade indígena, mais o Coronel McKee e outras testemunhas.

- Agora quero convidá-los para participarem de um banquete conosco! - falou o coronel aos índios, por meio de um intérprete. Teremos aqui o que chamamos de "churrasco". Queremos servir-lhes um farto almoço para selar nossa amizade.

Alguns índios não compareceram ao churrasco. Não confiavam no homem branco, e muito menos no Coronel McKee. Mas a maioria da tribo foi. E aqueles milhares de índios se enfileiraram junto às longas mesas onde cada um recebia seu prato com pedaços de carne e pãezinhos. Depois, sob um sol de outono, sentavam-se ao chão para comer, formando pequenos grupos. Foram poucos os que notaram que seus anfitriões, os homens brancos, bem como algumas mulheres índias que eram casadas com garimpeiros, não estavam comendo nada.

No dia seguinte, um médico que viajava numa diligência que passou pela região viu, ao lado da estrada, umas figuras de forma estranha. O cocheiro parou o veículo, e o doutor desceu apressado. Imediatamente constatou, horrorizado, que aqueles "montinhos" que avistara eram pessoas mortas. Mas o que viu em seguida, quando levantou os olhos para a estrada, deixou-o horrorizado: centenas e centenas de índios mortos caídos ao longo do caminho, os corpos ainda contorcidos pela agonia sofrida.

Inicialmente, ele achou que as mortes tivessem sido causadas por algum tipo de peste.

Mas, na verdade, eles haviam morrido quando regressavam para casa, após o "churrasco", onde haviam comido carne e pão envenenados com estriquinina.  (A estricnina é um alcalóide cristalino muito tóxico. Foi muito usado como pesticida, principalmente para matar ratos).

Antes do anoitecer, o médico e outros viajantes encontraram mais três mil corpos. Tyee Jim, um dos poucos índios que haviam escapado, ajudou a sepultá-los.

27-  O fato foi noticiado no Jornal Alta News, da cidade de Alta, Califórnia, no dia 5 de novembro de 1851. Não foi realizado nenhum inquérito sobre o caso. Os mansos índios da tribo shasta tinham sido massacrados. Afinal, na época da chamada "corrida do ouro", na Califórnia, era mais simples destruí-los do que se preocupar com tratados e com os direitos territoriais deles.

O massacre da tribo shasta foi um crime hediondo, mas é apenas uma pequenina parcela do mal que Satanás tem semeado no mundo desde os primórdios dos tempos. E muitos desses males acham-se relacionados com a ganância por riquezas. Quem não estiver atento a essas coisas, pode até ignorar um versículo bíblico: "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males".

O Senhor Jesus nos deixou um alerta:

28- "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância..." Lc 12:15ª

Paulo em seu ensino doutrinário e consistente disse:

29- “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.  (1 Timóteo 6:9-10).

Mesmo nos dias do Senhor Jesus, Ele precisou orientar os seus discípulos sobre “os Ladrões que Minam e Roubam”.

30- "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam..." [Mateus 6.19-21].

Podemos ter o mundo inteiro dentro da nossa carteira, mas esta não nos garante a felicidade, não nos permite comprar a paz, a amizade, não nos livra de sofrimento, de angústia, não nos resguarda da escuridão, não nos protege da solidão nem da morte. Obviamente que viver dignamente implica bens materiais, mas sem extremismos. A ganância faz-nos mal, obscurece o essencial. Em função de números, de novo, sacrificamos a dignidade humana ao capital, acumulação desmedida, além das necessidades básicas, centrados na riqueza como um fim em si mesmo e não como meio facilitador.

 Na nossa carteira cabem notas, fotos, documentos e até memória, mas não cabem pessoas, sentimentos, o olhar de um rosto, de uma presença amiga, não cabe o toque, o sorriso, um aperto de mão, a força de um abraço, um beijo, o carinho de um afago,

31- EM QUE CONSISTE A VIDA?

Mas, se a vida não consiste na quantidade dos seus bens, então, em que consiste?

Muita gente tem muita coisa a dizer sobre a vida:

32- A ARTE DA VIDA CONSISTE EM FAZER DA VIDA UMA OBRA DE ARTE. Mahatma Gandhi.

33- O sentido da vida consiste em que não tem sentido nenhum dizer que a vida não tem sentido.  - Niels Bohr.  (Niels Bohr (1855-1962) foi um físico dinamarquês).

Com simplicidade e com muita verdade o Senhor Jesus nos disse que a vida só ganha sentido em Deus.

34- Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.  Mateus 6.33

Se eu cumprir o propósito de Deus em minha vida, é certo que ela será bem sucedida.

Estamos cercados de todos os lados de arrogância, orgulho e egoísmo, esses são os resultados do pecado.

Dos céus chega a voz falando com um mundo atormentado, destruído: 

35- “Aconselho-te que de mim compres ouro puro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha de tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas… (…) Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo” – (Apocalipse 3.18 a 20).

36- Onde está seu tesouro? 

37- No banco?

38- Na garagem?

39- No espelho? 

40- Ou você está guardando seu tesouro no céu?

O problema não é ter o desejo de vencer e galgar uma vida melhor, o problema é quando colocamos nosso coração em coisas passageiras, esquecemo-nos de buscar as eternas.

O profeta disse:

41- A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Lm 3.24

O que todos precisamos aprender é que existe uma tremenda diferença entre nossas vontades e nossas necessidades! Temos a promessa de Deus que Ele atenderá estas, mas em parte alguma do Novo Testamento há a promessa que Ele garantirá aquelas.

Ele nos assegura suprir todas as nossas necessidades:

42- "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus." [Filipenses 4:19].

Em seu ensino complementar aos seus discípulos, mostrou-lhes como viver debaixo dessa graça que supre:

43- “Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabem, aonde não chega ladrão e a traça não rói”. (Lucas 12.33).

Errado está quem interpreta as palavras de Jesus como renúncia aos bens materiais e como defesa da indigência das pessoas. Pelo contrário, o desafio a fazer bolsas que não envelheçam, é forte apelo à partilha solidária, a tratar o próximo com delicadeza, e sobretudo os mais pobres. Aquilo que fizerdes aos meus irmãos mais pequeninos é a Mim que o fazeis.

Dai-lhes vós de comer.

Como Eu fiz fazei vós também.

O primeiro mandamento: amar a Deus. O segundo decorre do primeiro: amar o próximo como a si mesmo.

“Onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração”.

Dentre tantas coisas que devemos fazer aqui, na Terra, para a nossa felicidade eterna, uma delas é desconhecida pela maioria das pessoas: fazer tesouro nos céus que nunca acabe. Há indivíduos que têm mais de um emprego; outros se esforçam para conseguir juntar um pouco mais; há gente preocupada com a velhice e, por isso, começa a adquirir bens para conseguir manter-se. Tudo isso é certo, mas Jesus falou sobre fazer tesouro nos céus.

44- “E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado. Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos, E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.    (Lucas 14:12-14).

Se fores recompensado somente na ressureição dos justos, então terás certamente JUNTADO para você Tesouros no Céu!

45- Como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve de menos.   2 Coríntios 8.15

 É preciso que o nosso tesouro seja Deus e que o nosso coração esteja em Deus. Esta é a garantia que a nossa vida não será em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário