A SANTIFICAÇÃO QUE DEVEMOS BUSCAR

A SANTIFICAÇÃO QUE DEVEMOS BUSCAR

“Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.  (Josué 24.14-15)

Teriam os cristãos se tornado fracos em sua postura a respeito de santidade? Jamais parece ter sido dito muito sobre isso. Quantos sentem como se estivessem vivendo vidas santas? Pergunte-se a alguém sobre o nível de santidade em sua vida e pode-se ficar surpreso pela resposta recebida. Os cristãos negligenciam a santidade? Pode ser que sim, pode ser que não, mas a santidade ainda merece ser o alvo de nossa reflexão.

O que é "santo"? Comecemos pela origem do significado. O termo hebraico para santo provavelmente partiu de um conceito primitivo de “separação” ou remoção do sagrado e do profano. Deus tomou a palavra e usou-a para descrever muitas coisas e atividades separadas para adoração. O terminologia para “santo” é encontrada predominantemente em sentido religioso e usualmente contém um significado fundamental de "separado", ou "fora" do uso comum. O uso do termo “santo” ficou habitualmente restrito às regras cerimoniais ou limitado a certo povo (Israel, sacerdotes), lugares (tabernáculo) e coisas (altares). O termo surge para afirmar o oposto, ou seja, o oposto a santo é "impuro" ou "profano": “E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo”. (Levítico 10.10).

O que isso significa para um cristão? Deve significar que o cristão não foi feito para viver na lama do pecado. A Bíblia diz que fomos salvos para andar em novidade de vida.

Em 2 Coríntios 5.17, temos o primeiro degrau dessa enorme escada que precisamos subir:

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (2 Coríntios 5.17).

Isaías 35.8 diz que, haverá bom caminho, que se chamará o Caminho Santo:

“E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes...”. (Isaías 35.8).

Em 1Tessalonicenses 4.7, o apóstolo Paulo ensina:

“Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação”. (1Tessalonicenses 4.7).

Em 2 Timóteo 2.19 lemos:

“Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade”.  (2 Timóteo 2.19).

Ainda podemos encontrar em Colossenses 3.5 uma orientação do apóstolo Paulo:

“Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria”. (Colossenses 3.5).

Numa dessas conversas teológicas sobre a Bíblia e o pecado, uma pessoa me perguntou: o crente, aquele que já morreu para o pecado, ainda peca? Respondi: Eu gostaria de dizer “não”, mas ainda peca sim. Naturalmente não são os grosseiros pecados do tempo da incredulidade, mas peca. É como procurar estabelecer a compreensão entre um pecador perdido e um pecador remido.

Uma outra pergunta que podemos e devemos fazer aqui: Como viver então em santidade, nós que vivemos nesse mundo pecaminoso?

Vamos procurar construir um caminho pelo qual você consiga se orientar:

1) PROCURE SEPARAR-SE DE TODO PECADO QUE VOCÊ RECONHECE COMO PECADO.

“...e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito”. (Josué 24.14-15).

a – O rei Davi pecou, gastou algum tempo para reconhecer o erro abominável que cometera.

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me”. (Salmos 51.1-4).

b – Pedro também pecou, mas a Bíblia diz que ele caiu em si, fulminado pelo olhar penetrante de Jesus, deixou o lugar onde pecara, saiu e chorou amargamente (Lc 22.61-62).

“O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: "Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes. Saindo dali, chorou amargamente”. (Lucas 22.61-62)

2) PROCURE SEPARAR-SE DE TUDO O QUE INQUIETA A SUA CONSCIÊNCIA CRISTÃ.

“...Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais…”. (Josué 24.14-15)

Porém eu a minha casa serviremos ao Senhor! Não haveria mais inquietudes na vida de Josué e de sua família. Eles assumiram uma postura, que tornava a sua família uma família diferente de muitas outras.

Conta-se que um homem na outra América, na partilha dos bens deixados pelo pai, sentiu um peso no coração e começou a ter dores que nenhum médico conseguia diagnosticar; até que um médico lhe perguntou: O senhor porventura não está escondendo algum pecado? E o homem admitiu que sim. Sua aflição era fruto de seu pecado.

E você, por ventura não está escondendo algum pecado? Reconheça-o como tal, confesse e abandone (1 João 1.9).

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”. (1 João 1.9)

“Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca”.  (Salmos 32.1-4).

3) PROCURE SEPARAR-SE DE TUDO O QUE POSSA DIMINUIR A ABRANGÊNCIA DE SUA VIDA ABUNDANTE.

" Depois vocês atravessaram o Jordão e chegaram a Jericó. Os chefes de Jericó lutaram contra vocês, assim como os amorreus, os ferezeus, os cananeus, os hititas, os girgaseus, os heveus e os jebuseus, mas eu os entreguei nas mãos de vocês. Eu lhes causei pânico para expulsá-los de diante de vocês, como fiz aos dois reis amorreus. Não foi a espada e o arco que lhes deram a vitória. Foi assim que lhes dei uma terra que vocês não cultivaram e cidades que vocês não construíram. Nelas vocês moram, e comem de vinhas e olivais que não plantaram’.  "Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade”.  (Josué 24.11-14).

Seja santo. Decida separar-se das coisas deste mundo. Por exemplo, piadas indecentes; Leituras pornográficas; Novelas profanas; Más companhias; Roupas indecentes e Palavrões.

Livre-se de tudo que sirva de mal testemunho.

Numa história pouco comum, conta-se sobre uma senhora cristã que convidou o pastor de sua igreja para um jantar, esperando que o pastor ganhasse o marido dela para Cristo. Ela serviu o jantar e deixou o marido a sós com o pastor. Pouco depois o dono da casa ofereceu um cigarro ao pastor e ele aceitou. O esposo não perdeu tempo, foi chamar a esposa e disse-lhe: “vem ver o santo fumando”. Daí para frente do que adiantariam as palavras?


4) PROCURE UNIR-SE A DEUS DE TODO CORAÇÃO.

“Mas guardem fielmente o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor, lhes deu de amar O Senhor, o seu Deus, andar em todos os seus caminhos, obedecer aos seus mandamentos, apegar-se a Ele e servi-Lo de todo o coração e de toda a alma". (Josué 22.5).

Josué enquanto líder do povo de Deus, desejava o melhor de Deus para a vida do seu povo. Quando proferiu este ensino sobre apegar-se a Deus e servi-lo de todo o coração e toda a alma, ele desejava abençoar o seu povo: “Assim Josué os abençoou, e despediu-os; e foram-se às suas tendas”. (Josué 22.6).

Enquanto cada um de vocês não decidir levar o seu “velho homem” para a cruz, e morrer com o Senhor, sua vida será sempre uma gangorra, ora para cima, ora para baixo. É o que chamamos de uma vida cheia de altos e baixos.

O profeta Isaías, com a experiência que teve, vendo Deus assentado num alto e sublime trono e os serafins voando e proclamando a santidade de Deus, sentiu o seu pecado, clamou pela misericórdia de Deus.

“Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim”. (Isaías 6:5-8).

Uma vez purificado pela brasa viva do Altar, começou a santificar a sua vida no trabalho do Senhor, e a e servi-Lo de todo o coração e de toda a alma.

A santificação que devemos buscar pressupõe entrega total e absoluta.

É uma decisão sábia:

“Confia no Senhor de todo o teu coração...” (Provérbios 3.5).

Princípio encontrado na lei de Moisés:

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças”. (Deuteronômio 6.5).

E um princípio presente nos ensinos de Jesus Cristo:

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento”. (Marcos 12.30).

Essa é sim a santificação que devemos buscar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário