COMO RESTAURAR A PAZ NO LAR


COMO RESTAURAR A PAZ NO LAR

Paz no lar, como seria legal alcança-la.

“Se uma casa estiver dividida contra si mesma, também não poderá subsistir.” Mc 3.25 - NVI

"Se uma família se divide, e os seus membros lutam entre si, ela será destruída." Mc 3.25 NBLH

Muitos lares estão quebrados.

Mesmo na igreja há divisões e conflitos.

Casais há muito estão divididos.

Para fazer do nosso lar o melhor lugar do mundo é necessário restaurar a harmonia em seu lar.

Já ouvi que existem cinco causas comuns de conflito no casamento:

Dinheiro,

Sexo,

Filhos,

Comunicação e

Parentes.

Conflitos são comuns e, via de regra, bate em algumas destas cinco áreas.

As famílias são frágeis.

Se não forem cuidados, os conflitos podem ferir famílias, machucar famílias e destruir famílias.

Eu penso que deveria ser obrigatório para que a qualquer pessoa antes de se casar, fosse ensinada acerca de gerenciamento de conflitos. Entramos no casamento completamente cegos.

Quantos de vocês, antes de se casarem, tiveram alguém que tenha sentado ao seu lado e ensinado como brigar honestamente? É preciso que haja uma lei contra isto! Conflito é inevitável.

Cada pessoa é singular. Deus nos fez pessoas singulares. Nós temos diferentes desejos, gostos, interesses, talentos, habilidades, temperamentos. Portanto, vamos entrar em colisão, pois somos diferentes. Vamos ver a vida diferentemente uns dos outros.

Hoje vamos olhar para três áreas dentro do assunto proposto:

I. AS RAZÕES DO CONFLITO FAMILIAR: Tg 4.1-2

A Bíblia é muito direta. Ela diz que há uma razão para eles:

“De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem”. (Tiago 4.1-2).

 A causa do conflito são os desejos que lutam entre si. Eu quero o que quero. Você quer o que você quer. Temos necessidades que competem entre si, interesses que competem entre si.

O dia em que você se casou, você esteve diante do altar ou do juiz de paz e você tinha muitas expectativas irrealistas no dia do seu casamento. A maior parte delas nunca será cumprida. Elas não são realistas.

Alguém afirmou que o casamento passa por três estágios:

A Lua de mel feliz,

a festa acabou,

vamos entrar num acordo.

 II. COMO VOCÊ NORMALMENTE REAGE AO CONFLITO?

- Geralmente reagimos de uma dessas cinco maneiras:

• "Minha maneira" - Esta é uma maneira de reagir. "Minha maneira". Faço valer a minha vontade até que você desista. Estou totalmente certo e você totalmente errada. “Minha maneira é a única maneira.” Alguns de vocês lutam desta maneira em seus casamentos. Você continua lutando até ganhar.

• "De maneira nenhuma" - Esta diz: "Eu bato em retirada”. Evito o conflito. Ignoro o problema. Eu o evito a todo o custo. O problema nunca é resolvido porque eu só vivo me afastando do conflito.

• "Sua maneira" - Eu desisto, finjo que estou surdo, ou que estou morto. Eu estou buscando aprovação e por isso sempre faço de contas que sou um capacho e sempre cedo à vontade dela. É sempre do jeito do outro. É uma maneira muito pacífica de viver, mas é também uma maneira altamente frustrante de viver.

• "Das duas maneiras" - Eu chego a um acordo. Desisto de um pouco. Você desiste de um pouco. Você ganha um pouco e você perde um pouco. Esta maneira é melhor do que as outras três.

• "Nossa maneira" - Nós trabalhamos em nossos alvos mútuos juntos. Eu não apenas me preocupo em resolver o problema, mas me preocupo também em cuidar do relacionamento e me preocupo com você. Quero que tenhamos uma solução mutuamente satisfatória porque você é importante e o relacionamento é importante. Esta é a forma correta. A decisão a dois.

III. A RESOLUÇÃO DO CONFLITO

Eu gostaria que olhássemos na Bíblia e víssemos oito passos para resolver o conflito da maneira, a dois:

1. TORNE-SE UM CRISTÃO

Torne-se um cristão. Este é o início. Entregue a sua vida a Cristo. Você não pode ter paz com outras pessoas enquanto você não está em paz primeiramente com Deus. A Bíblia nos diz que se eu não entreguei a minha vida a Cristo, estou em guerra com Deus.

Este é o fundamento. Se você ainda não fez, faça isso hoje mesmo. Abra o seu coração para Jesus Cristo e seja um crente de verdade.

“... e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade.

 Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, (Efésios 2:16-17).

2. CONVERSE COM DEUS SOBRE O CONFLITO

 "Vocês cobiçam, mas, como não podem conseguir o que querem, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus." – Tg 4.2 BLH

Antes de conversar com a pessoa com quem você está triste, converse com Deus acerca do conflito. Ore sobre isso. Admita-o diante dEle. Você pode resolvê-lo lá mesmo.

Muitos dos conflitos em nossa vida acontecem quando nós esperamos que outras pessoas satisfaçam necessidades que somente Deus pode satisfazer. Muitas vezes estamos olhando para outras pessoas para satisfazer as nossas necessidades e Deus está dizendo: "Eu quero que você peça a mim." Ele diz: "A solução para as suas necessidades não é encontrada em brigas e lutas, mas em pedir-Me."

3. ANALISE ONDE ESTÁ A RAIZ DO CONFLITO

"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?”- Mt 7.3

Pergunte a si mesmo: "Quanto desse problema é minha falta?" Antes de você sair acusando, atacando, Jesus diz: "Analise-se a si mesmo."

Sou eu o problema? Sou eu a causa? Existe algum ponto cego em minha vida que não consigo ver? 

Quando você estiver em conflito, antes de tentar tirar a “poeirinha/cisco” dos olhos do seu cônjuge, tire o poste que está dentro do seu próprio olho. Analise seriamente: Sou eu o problema? Será que estou demandando muito?  Estou sendo exigente? Estou fora da realidade? Estou sendo sensível demais? Será que estou sem paciência? Sou insensível?

Sou eu o problema? Não existe isso de "problema dele, ou problema dela" na família. Problemas de família não são somente seus problemas, eles são nossos problemas.

A Bíblia diz em 1 Jo 1.8 - "Se dissermos que não temos pecado enganamos a nós mesmos e a sua verdade não está em nós."

Seja honesto. Ninguém é perfeito. Todos nós fazemos coisas estúpidas.

Depois que você faz estas três primeiras coisas: Você entregou sua vida a Cristo, você tem conversado com Deus acerca do problema, e você o tem analisado, então...

4. ESTABELEÇA AS REGRAS PARA LIDAR COM O CONFLITO.

Devemos estabelecer regras na paz, para que na guerra possamos usá-las para o bem comum!

O pr. Rick Warren escreveu uma mensagem sobre as sete regras para uma luta honesta no casamento.

Todas elas começam com a letra "C". Ele pregou uma mensagem nestes "C"s chamada "O Kit de Sobrevivência do Casamento."

• Nunca Compare.

• Nunca Condene.

• Nunca Comande.

• Nunca Confronte.

• Nunca Condescenda. Não deprecie o seu cônjuge, Não diminua o seu cônjuge. Não ridicularize o seu cônjuge por causa de seus sentimentos ou de sua maneira de pensar, ou qualquer que seja o motivo.

• Nunca Contradiga.  Você sabia que uma pessoa normal pode dizer 150 palavras por minuto, mas pode ouvir 650 palavras por minuto.

      Isto deixa 500 palavras por minuto quando você pode ouvir.

• Nunca Confunda.

Deixe-me resumir estas ações em uma sentença:

ATAQUE O PROBLEMA E NÃO UM AO OUTRO.

Pv 11.29 - "O que perturba a sua casa herdará o vento..."

5. MUDE O SEU FOCO

Mude a atenção de si mesmo para a outra pessoa.

Do egoísmo para o altruísmo.

Se apenas fizéssemos o que diz Fp 2.4-5 BLH - "Que cada um procure os interesses dos outros e não somente os seus próprios interesses. Tenham entre vocês o mesmo modo de agir que Cristo Jesus tinha."

Qual foi o modo de agir de Jesus Cristo?

6. BUSQUE ACONSELHAMENTO COM PESSOAS DE DEUS

A Bíblia diz para buscar por conselhos:

Pv 15.12 BLH - "O homem vaidoso não gosta de quem o corrige; ele nunca pede conselhos aos sábios."

Pv 15.32 BLH - "Quem rejeita conselhos prejudica a si mesmo, mas quem aceita a correção fica mais sábio."

Em todas as outras áreas da vida você não tem vergonha de buscar ajuda profissional.

Se você tem problema de saúde, você vai ao médico que foi treinado e tem a habilidade para lidar com problemas de saúde.

Se você tem um problema legal, vai ao advogado que é um profissional e que pode ajudar você com problemas legais.

Se você tem problemas financeiros, procura um contabilista, ou alguém que é treinado para ajudá-los a lidar com os seus problemas financeiros.

Se você enfrenta algum problema de relacionamento na sua família, busque ajuda de algum conselheiro cristão! Não há motivo para estar envergonhado.

"Ah, eu posso lidar com isso sozinho, Não preciso de ajuda de ninguém." Você diz isso quando está falindo financeiramente? "Estou com câncer, mas vou resolver isso sozinho." Não, você vai buscar ajuda de um profissional. Busque algum tipo de ajuda!

Eu ouço: "Em minha família nós não precisamos de aconselhamento”. Podemos resolver os nossos próprios problemas.

7. NUNCA DESISTA DO SEU CASAMENTO

Não abandone no meio de uma discussão.

Termine suas lutas. Vá até o final. Resolva o seu problema. Resolver um conflito nunca é fácil.

Há três estágios em um conflito.

Reconhecimento: "Nós temos um problema."

Reação: "É pior do que eu pensava."

Resolução: "O que vou fazer a respeito disso?"

“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” Gl 6.9

CONCLUSÃO

 Deixe que Jesus tire toda a raiva, frustração, mágoas e a insegurança de sua vida.

“Mas Cristo nos uniu por meio de sua morte na cruz. A cruz nos leva a abraçar uns aos outros, e faz cessar a hostilidade. Cristo veio e pregou a paz...” Efésios 2.16 A Mensagem

Isso é verdade em sua família? Ambos têm sido reconciliados com Deus? Por causa disso a próxima frase acontecerá:

"Ele desfez a inimizade que os separava como se fosse um muro." Pode ser que muito do conflito que você tenha em seu lar seja porque você ainda está em conflito com Deus.

“... e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade.

Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, (Efésios 2:16-17).

VOCÊ VAI SE COMPROMETER EM FAZER SUA PARTE PARA RESTAURAR A HARMONIA DO SEU LAR?

Nenhum comentário:

Postar um comentário