O VALOR DA BÊNÇÃO

O VALOR DA BÊNÇÃO

"Pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó e a Esaú, acerca de coisas que ainda estavam por vir..." (Hebreus 11.20).

O que é benção?

Se você tivesse feito essa pergunta a Esdras ou Neemias, a resposta provavelmente seria curta e precisa: bênção é "a mão de Deus sobre nós."

Ambos usam essa expressão cerca de nove vezes, falando da "boa", "bondosa" e "poderosa" mão de Deus. Desse modo, eles atingem o cerne da questão. Também poderíamos dizer: bênção significa "Deus está conosco!"

No Antigo Testamento, em geral, a bênção refere-se a bem-estar terreno, segurança, poder, riqueza, descendência, etc., e essa bênção está expressamente condicionada à obediência aos mandamentos de Deus:

"Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes" (Dt 11.26-28).

Para Israel, o povo que caminhou para herdar a terra prometida, são prometidas bênçãos terrenas.

Satanás agiu por todo o velho testamento para que os filhos dos servos de Deus não permanecessem debaixo das bênçãos de Deus.

-Plantou ódio e discórdia entre José e seus irmãos.

-Procurou por todos os meios a morte de Moises o libertador do povo de Deus. (Êxodo 1 e 2)

-Ainda no Novo Testamento decretou a matança dos infantes procurando assim que o filho de Deus fosse morto. (Mateus 2.16).

O plano do Senhor passava por essas vidas e por essas famílias, por isso Deus desejava que a benção Dele estivesse sobre essas famílias.

Deus proferiu uma benção para seu povo:

“Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados". (Gênesis 12.1-3).

E o Diabo trabalhou para que essa benção não chegasse até nós. Contudo, pela graça e misericórdia de Deus, por intermédio do sacrifício de Jesus Cristo ela nos alcançou.

“Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro". Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé. (Gálatas 3.13-14)

No Novo Testamento, a bênção para a Igreja de Jesus, o povo de Deus, tem uma conotação celestial correspondente:

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo" (Ef 1.3).

A bênção de Deus – "Deus conosco" – tornou-se homem em Jesus Cristo! Por isso também podemos descrever a ideia de bênção como sendo "a ação direta de Deus na vida de uma pessoa para atraí-la mais profundamente para Sua comunhão". Isso significa que a bênção nem sempre é o que desejamos, mas em todo caso se trata do que é bom e salutar para nós! Para entender: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm 8.28).

O sentido mais comum e bíblico de abençoar é “autorizar para avançar”. É literalmente dar a sua benção;

Essa é uma palavra muitíssimo importante que necessita ser restaurada: “abençoar”.

Poucos sabem seu real significado na versão original, ou seja, na língua hebraica. Abençoar, no hebraico, é “barach”( se pronuncia barar, com o “r”final bem forte). A raiz da palavra “barach”()rb) possui alguns termos derivativos, como: vrachá (benção); berech ( ajoelhar); b’rekah (tanque ou reservatório). Esta raiz da palavra abençoar ocorre centenas de vezes na Bíblia.

Mas, afinal, o que quer dizer abençoar? O sentido hebraico desta palavra é : “conceder poder a alguém para alcançar prosperidade, longevidade, fecundidade, obter sucesso e muitos frutos.” O conceito de multiplicação está imbuído também neste termo.

Na Bíblia há uma família em especial que conhecia o valor da benção familiar. Referimo-nos à família de Isaque e Rebeca e os filhos Esaú e Jacó. ( Gn. 27:34-44). Ambos os filhos lutavam pela bênção do pai. A bênção recaiu para Jacó. Ficou evidente, após várias gerações, que a linhagem de Esaú não prosperou na mesma medida da linhagem de Jacó.

Na formação de todo o velho testamento a benção era de fundamental importância no seio das famílias.

Há inúmeros registros por toda a Bíblia fazendo referências da importância da bênção.  Deus criou e planejou que a família fosse o lugar de bênção. Uma geração abençoando a próxima.  O diabo, que veio para matar, roubar e destruir, tem trabalhado muito para que o valor e o lugar da bênção não seja importante, portanto, pouco se pratica.

Que esta prática chamada de abençoar, seja bem recebida em seu coração. Que nós, pais, reflitamos sobre nosso papel, de agentes abençoadores. 

ILUSTRAÇÃO: Os judeus até hoje mantêm a tradição do “bar mitzvah” (filho do mandamento), quando o jovem, após ter completado 12 anos, ou seja, entrado nos 13, é abençoado por seus pais publicamente. Neste dia o jovem ou a jovem lê um texto da Palavra de Deus em público pela primeira vez e se torna membro da comunidade local. O pai passa ao filho a responsabilidade de cultuar, de agora em diante, a fé em um único Deus. Em outras palavras, o pai quer dar a entender que até ali ele cuidou espiritualmente do filho, mas que a partir daquela bênção, o filho deve buscar a Deus por si só, dando continuidade da bênção recebida e que será mais tarde transmitida a outro descendente.

Como pais, se não assumirmos o nosso papel, Satanás, encarregará de enviar os seus agentes.

Cristo nos ensinou, através de exemplos práticos, que devemos e podemos abençoar a nossa geração. “Em seguida, tomou as crianças nos braços, impôs-lhes as mãos e as abençoou”. (Marcos 10:16).

“Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus levantou as mãos e os abençoou. Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu”. (Lucas 24:50-51).

Paulo aceitou imitar o exemplo deixado por Cristo. Por se tornar um embaixador de Cristo, Paulo podia dizer: "E bem sei que, ao visitar-vos, irei na plenitude da bênção de Cristo" (Rm 15.29). Anunciando todo o desígnio de Deus, ele ministrava toda a bênção de Cristo. Quando crentes abençoam outras pessoas, isso significa que imploram a bênção de Deus sobre suas vidas. Quando crianças são abençoadas na igreja em nome de Jesus, nós as colocamos sob a bênção do Senhor e as entregamos à fidelidade e à direção de Deus. Ao abençoarmos o cálice e o pão na Ceia do Senhor, consagramos essas dádivas naturais da videira e do trigo para uso divino.

Deve-se ter em mente que o ato de abençoar requer, daquele que abençoa, um relacionamento correto com Deus e, sobretudo, de fé. O importante é saber que de Deus recebemos bênçãos para repassá-las ao nosso próximo. Temos um Deus abençoador, cheio de misericórdia, graça e justiça, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo, seu Filho amado.

A vida religiosa e a cultura dos antepassados no período do Velho Testamento estava repleta da prática de abençoar:

"Diga a Arão e aos seus filhos: Assim vocês abençoarão os israelitas:

"O Senhor te abençoe e te guarde;

o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça;

o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz.

"Assim eles invocarão o meu nome sobre os israelitas, e eu os abençoarei".   (Números 6:23-27).
Deus tinha algo especial em mente para o seu povo, quando ordenou que seu povo fosse abençoado por seus líderes. A resposta de Deus foi sempre positiva: “e eu os abençoarei".

No Novo Testamento a prática se manteve:

“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês”. (2 Coríntios 13:14).

Historicamente e biblicamente temos visto e aprendido que somos chamados para ser benção e para compartilhar a benção de Deus.

Como servos fiéis a Cristo temos sido desafiados hoje a praticar isso em nossa vida diária.

“Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem”.  (Romanos 12.14).

“Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança”.   (1 Pedro 3.9).

Tais evidências deixam pouca dúvida de que Deus planejou que a benção fosse usada para transmitir vida àqueles que a recebem.

Pais são chamados a transmitir a benção aos seu filhos, Lideres são chamados a abençoar seus liderados.

Se você deseja abençoar a vida do seu próximo, você deve:

Verbalizar. “Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes”. Suas palavras precisam ser verbalizadas, não podem ser apenas um desejo escondido no seu coração. Precisam ser verbalizadas e liberadas com poder e fé.

Impor as mãos. “Em seguida, tomou as crianças nos braços, impôs-lhes as mãos e as abençoou”. (Marcos 10:16).

Pense nisso!

- Rebeca foi abençoada por sua família. Quando se preparava para casar com Isaque ela foi abençoada.

“E abençoaram Rebeca, dizendo-lhe: "Que você cresça, nossa irmã, até ser milhares de milhares; e que a sua descendência conquiste as cidades dos seus inimigos". (Gênesis 24.60).

- Rute e Boaz foram abençoados por sua família quando se apresentaram para o casamento.

“Os líderes e todos os que estavam na porta confirmaram: "Somos testemunhas! Faça o Senhor com essa mulher que está entrando em sua família, como fez com Raquel e Lia, que juntas formaram as tribos de Israel. Seja poderoso em Efrata e ganhe fama em Belém! E com os filhos que o Senhor lhe conceder dessa jovem, seja a sua família como a de Perez, que Tamar deu a Judá! " (Rute 4.11-12).

Sabemos que pela fé essa benção alcançou suas famílias.

- Pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó.

“Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles. Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou a Deus, apoiado na extremidade do seu bordão”. (Hebreus 11.20-21).

Quando crentes abençoam outras pessoas, isso significa que imploram a bênção de Deus sobre suas vidas. Quando crianças são abençoadas na igreja em nome de Jesus, nós as colocamos sob a bênção do Senhor e as entregamos à fidelidade e à direção de Deus.

Oro para que esses ensinos abençoem você e sua família ricamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário