A BATALHA ESPIRITUAL DE CADA UM

A BATALHA ESPIRITUAL DE CADA UM

Texto: Efésios 6.10-18

10. Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
 11. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;
12.  pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes.
13. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.
14. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,
15. e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,
16. tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
 17.Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
 18. com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,                                                                               (Efésios 6:10-18).

I - Resumo do tema

Todos nós temos batalhas, e não há quem viva sem elas. O tema de hoje é A Batalha Espiritual de Cada Um. No texto de Efésios Paulo está tratando de uma batalha invisível. Não a vemos, mas, não há qualquer dúvida, ela está aí.

Não sei se você já percebeu, mas os homens são atraídos por batalhas. Futebol, Esportes, Basquete, Lutas e tudo mais. Por que tanta empolgação por causa dessas coisas? O homem nasceu e foi criado para se engajar em alguma coisa. O homem foi feito para lutar.  Quando não consegue se envolver numa luta de verdade ele acaba por se engajar em alguma coisa que o faça se sentir lutando.

No campo Batalha Espiritual a pergunta mais comum é: Quem está no controle? - Muitas vezes, no meio de nossas batalhas diárias, nos encontramos fazendo essa pergunta. A verdade é que, essa é uma batalha onde nem sempre podemos apontar nosso real opositor. São batalhas travadas no interior da nossa consciência, que nos levam à exaustão, que nos tiram o sono, que nos afastam da comunhão com o Pai. Não é por acaso que uma das metáforas que a Bíblia usa para descrever a vida cristã é a figura de um soldado – (2 Tm 2.3).

“Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.” (2 Timóteo 2:3).

Temos que admitir: existe uma batalha à nossa volta. Uma batalha feroz, algumas vezes até mortal, na qual estamos envolvidos diariamente. E, se desejamos viver de maneira santa, de maneira íntegra, de forma a agradar o nosso Senhor, podemos esperar que a batalha se acentue. Quanto mais perto de Deus quisermos estar, maiores serão os ataques. O Diabo não pode atingir Deus, mas ele pode ameaçar e ferir aqueles a quem Deus ama. Foi assim com Jó, e foi assim com Jesus.

Em I Pedro 5.8 lemos: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como um leão, rugindo e procurando a quem possa devorar”.

Quando escreveu a carta aos Efésios Paulo estava preso. Durante o tempo na prisão, muitas vezes ele viu soldados preparados para sua batalha diária, uma vez que haviam sido escalados para guardar os presos e a própria cadeia. A linguagem que Paulo usa nessa carta tem muito a ver com o ambiente que ele estava experimentando.

II Nossa batalha espiritual

Desde que fomos transportados do império das trevas para o império da maravilhosa luz de Jesus uma batalha contínua passou a fazer parte da nossa vida. O Diabo perdeu o domínio final sobre nós, e agora, como cidadãos de um novo Reino, nossa vida dever refletir aquilo que o Rei é. Inconformado com esta perda, o inimigo sempre procura destruir-nos e atingir Deus através de nós.

A ARMADURA DE DEUS - O texto não deixa dúvida. Paulo recomenda que vistamos a armadura de Deus para ficarmos firmes contra as ciladas do Diabo.

A armadura de Deus é: Salvação, fé, justiça, Palavra de Deus, Verdade e Evangelho. Ela nos fará permanecer firmes contra as ciladas do Diabo.

Alguns negam a existência do Diabo e outros exacerbam sua existência, vendo-o em tudo, ou culpando-o por tudo que de ruim que acontece na vida. Na verdade, nem uma coisa nem outra está correta. O Diabo existe e trabalha contra nós para nos afastar de Deus. A Bíblia é clara ao referir-se a Satanás como um ser real. No início ele tentou usurpar a gloria de Deus, apesar de ter sido criado com toda beleza (Isaias 14:12-17; Ezequiel 28:1-10).

Mais tarde, ele apareceu no Jardim do Éden em forma de uma serpente e levou Adão e Eva a desobedecerem a Deus (Gênesis 3). Jesus, no início do seu ministério, falou com Satanás bem como sobre Satanás (Lucas 10.18; João 8.44). Tanto os apóstolos como o autor do livro aos Hebreus falam a respeito de Satanás como um ser pessoal, que pensa, que age, que causa mal a humanidade, que vive nos espreitando. Nas Escrituras vemos o Diabo distorcendo as Escrituras como em Mateus 4:6 e procurando impedir o trabalho daqueles que servem a Deus (I Tessalonicenses 2.18).

O sentido da palavra cilada, no texto de Efésios, é de método, esquema, estratégia. O Diabo é astuto e sabe qual a melhor estratégia para abordar cada um dos filhos de Deus. Toda pessoa saudável deseja crescer, evoluir, desenvolver-se, e não há nada de errado nisso. A questão é que o Diabo se aproveita da ambição humana, e com seus esquemas, procura levar as pessoas a jogarem fora os princípios bíblicos e a fazerem qualquer coisa para alcançar o tão sonhado “sucesso na vida”.

Quando estamos diante de pessoas possuídas pelo Diabo não é tão difícil ver a batalha espiritual. Sim, a possessão demoníaca existe, Jesus expulsou demônios. Mas quando lidamos com o inimigo em uma forma invisível, a batalha se torna mais difícil.

III - As armas que Deus nos dá

Assim como é certo que teremos batalhas, também é certo que teremos vitórias. Deus não deseja que vivamos derrotados. Ele nos deu recursos suficientes para triunfarmos diante das batalhas. Isso não tem nada a ver com triunfalismo, aquela ideia de que, pelo fato de sermos salvos por Jesus, não vamos enfrentar lutas, que as dificuldades não nos atingirão.

O rei Davi perdeu uma batalha, desobedeceu, foi castigado, mas foi restaurado. O apóstolo Paulo foi impedido de ir a Tessalônica, mas, mais tarde ele pode ir. O inimigo tem certas permissões de Deus em nossas vidas. Ele tem limites, não o poder total. Só Deus tem o controle sobre nossa vida.

Nas instruções de Paulo encontramos diversos imperativos. Não vagas ideias, não sugestões, mas imperativos.

•    O primeiro imperativo diz: “Fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder”.

Para vivermos uma vida vitoriosa precisamos entender que não temos forças em nós mesmos. A força para a batalha vem do alto, a força vem do Senhor. Fortaleçam-se no Senhor, diz o texto. Em Efésios 1:19-20, Paulo escreve que o mesmo poder que levantou Jesus dentre os mortos, é o poder que opera em nós.

“...e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus...” (Efésios 1:19-20).

Por que antes do versículo: “Fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder”.  Paulo se utilizou da expressão FINALMENTE? Cremos que ele estava nos mostrando a armadura e as armas de uma batalha na qual ele já havia feito referência em capítulos anteriores.

Para compreendermos a questão, vamos dividir o livro de Efésios e 3 partes e você entenderá melhor o que isso significa:

Parte I - Efésios do capítulo 1 ao 3 – Nesta parte Paulo apela para que Sejamos Devotados a Jesus Cristo.

“..que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. (Efésios 3.17-19).

Uma grande batalha será travada para que tal devoção se cumpra em nossas vidas.

Parte II- Efésios 4 e 5 – O apóstolo Paulo desafia os Cristãos para que: “Vivam desse modo”.

“...que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados”. (Efésios 4:1).

Nestes capítulos Paulo nos apresenta alguns campos de Batalha tremendos. Lugares onde deveremos “pelejar” para alcançar uma vida e uma conduta que agrade ao Senhor.

•    No relacionamento na Igreja (Efésios 4.12)
•    No Abandono da velha vida (Efésios 4.17-31)
•    No relacionamento com sua mulher (5.25)
•    No Relacionamento com o Marido (5.22)
•    No Relacionamento com os Pais (6.1-2)
•    No Relacionamento com os filhos. (6.4)

Sem nenhuma dúvida aqui estão campos tremendos de batalha que precisam ser bem administrados ao longo de nossa vida cristã.

Parte III – FINALMENTE - Efésios 6 – Fortalecei-vos no Senhor.

Aqui o Apóstolo Paulo se propôs a dizer Como?

•    O segundo imperativo que encontramos no texto diz: “Vistam toda a armadura de Deus”.

A instrução do texto é para que continuamente vistamos a armadura de Deus. Não é de vez em quando, não é em ocasiões especiais, não é para certas batalhas, mas é sempre. Vistam a armadura de Deus e não tirem mais. Devemos vestir a armadura de Deus para não cair nas ciladas do Diabo e para resistir no dia mau. As ciladas já vimos que são as artimanhas, as estratégias do Diabo para nos derrotar.

Romanos 13:12 - A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutar na luz.

O dia mau é o dia difícil, no qual recebemos a informação pior possível. Em dias assim somos tentados a pensar que Deus nos abandonou, que não vale a pena seguir a Jesus, que aqueles que não estão nem aí para Deus têm uma vida melhor. Para enfrentar as ciladas e os dias maus precisamos de toda a armadura de Deus.

•    O terceiro imperativo diz: “mantenham-se firmes”.

Essa instrução tem a ver com o momento pós vitória. Nessa hora temos a tendência de baixar a guarda e de achar que a batalha terminou. Pensamos que merecemos descanso e deixamos de vigiar e de orar. Quando a questão é a batalha espiritual, não podemos descansar nunca. “Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica”, diz o texto.

“...com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos...). (Efésios 6:18).

Nunca devemos deixar de orar. A vitória de um dia não garante a vitória do dia seguinte.

LUTE! Essa será sua grande batalha: Lute para se parecer com Cristo, Lute para andar em amor, lute para amar e ser fiel à sua esposa, lute para educar e admoestar seus filhos em amor, lute para manter-se firme no Senhor.

Por fim, podemos ter certeza que as batalhas da vida continuarão. Devemos, entretanto, manter nosso olhar na vitória definitiva de Jesus, na cruz do calvário. Quando foi crucificado, Jesus derrotou Satanás para sempre. As batalhas continuarão, mas a vitória no Senhor é certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário