O DESCONHECIDO BEM CONHECIDO


O DESCONHECIDO BEM CONHECIDO. 


“E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz.

Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”. (1 Crônicas 4. 9,10).

Jabez é para cada um de nós um ilustre desconhecido.

É um ilustre desconhecido nas narrativas do texto sagrado, até que um dado momento, lendo a Bíblia, tropeçamos no seu epitáfio.  Isso mesmo! Após sua morte, o que se registrou sobre a vida deste homem é extraordinário.

J. Oswald Sanders, em seu livro: A Spiritual Clinic, [Uma Clínica Espiritual], escreve:

“Quando Deus tem o trabalho de preservar o epitáfio de um homem dentre milhões e nos dá uma linguagem concisa e tão cheia de significado, podemos ter a certeza de que vale um estudo detalhado” (1).

Uma lápide sobre a prece de um homem: O que será que Deus quer que vejamos nessas poucas palavras?

A pergunta que desejo fazer neste momento é: Por que o autor escreveu estas palavras, e por que ele as incluiu neste momento da história?

Lendo a história, sabemos que o povo hebreu é chamado de povo da aliança de Deus. Foi para esse povo que Deus repetiu suas promessas. Especialmente a promessa de que eles seriam uma grande nação. Deus fez essa promessa quando eles saíram da escravidão do Egito em direção a terra prometida.

Leiamos Deuteronômio 28. 1-11.

“1 E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.

2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus:

3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.

4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.

5 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.

6 Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.

7 O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.

8 O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor teu Deus.

9 O Senhor te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos.

10 E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do Senhor, e terão temor de ti.

11 E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar”.

O que Deus prometeu ao seu Povo, é que Ele, Deus, se revelaria aos outros povos através das bênçãos que Ele mesmo derramaria sobre o seu próprio povo.

Charles R. Swindoll , em seu Livro Vidas Incríveis, diz que Deus desejou todas essas bênçãos para o povo por três motivos (2):

-Primeiro, porque Ele nos ama.

-Segundo, porque Ele tem prazer em nos abençoar

-Terceiro, porque isso faz manifesta a sua Glória.

Uma outra pergunta que podemos e devemos fazer é: Por que colocar essa narrativa de Jabez neste exato momento da história?

Responder a essa pergunta é percorrer um pouco de história. Com o rei Saul, o povo da aliança de Deus chegou ao pico e depois um agonizante declínio. Até que Deus deu um basta na rebelião de Saul. Para que seu próprio povo fosse corrigido, o mesmo passou por um longo período de cativeiro.

Depois de ver o seu povo voltar dos setenta anos de cativeiro da Babilônia, o cronista preparou um relato literário com o objetivo de recuperar a identidade perdida como povo da aliança de Deus. Era necessário VOLTAR A TER ESPERANÇA NAS PROMESSAS DE DEUS.

É nesse contexto que Jabez, até então um ilustre desconhecido, passa então a ser introduzido nesta genealogia do povo de Deus. O que percebemos é que ele viveu durante a época de Josué e da conquista de Canaã. E sua vida serviu para através do cronista, trazer de volta a Esperança que o povo de Deus havia perdido.

Jabez é “imortalizado” como: “...mais ilustre do que seus irmãos”. Um ilustre desconhecido.

É somente isso que se falou sobre ele. Nunca mais é mencionado na Escrituras. Contudo, nos parece mais do que suficiente. Temos muitas coisas importantes nestes versos.

A palavra hebraica que origina o nome “Jabez”, refere-se a angústia, sofrimento intenso ou dor.

Me parece que em sua oração Jabez nos mostra uma vida de poucas posses e de muito sofrimento: “...e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido”.

O homem cujo nome significa DOR, estava buscando nas promessas de Deus um pouco de esperança.

Jabez é o exemplo de um homem que se ergueu da dor e da tristeza para uma vida de dependência e de confiança em Deus.

Percebemos que...

1)   SUA ORAÇÃO FOI HUMILDE MAIS PRETENSIOSA.

Sua mudança de vida é o fruto de uma oração ousada: “E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”. (1 Crônicas 4. 9,10).

Encontramos quatro grandes pedidos em sua oração:

1)   ENOBRECIMENTO DIVINO“Se me abençoares muitíssimo”.  Pediu que Deus o abençoasse. A bênção de Deus não é para Jabez um assunto sem importância. Todo o crente necessita das bênçãos de Deus.

2)   EXPANSÃO DIVINA“...E meus termos ampliares”. A primeira vista pode parecer ambição. “Aumenta minha fronteira”. Contudo, sua oração era um pedido a Deus, para que Ele tivesse maior parte na aliança, para que pudesse ter mais expressão, mais responsabilidades e maior participação no projeto de Deus.

3)   DIVINA AUTORIZAÇÃO“e a tua mão for comigo”.  Ele deseja que o braço do Senhor esteja ao seu lado. Ele disse: Eu quero fazer a coisa do seu jeito e a sua maneira.

4)   DIVINA CAPACITAÇÃO“e fizeres que do mal não seja afligido”. A mão de Deus não é somente uma presença que nos guia é também um poder protetor.


Sem essa divina capacidade, não subsistimos ante ao inimigo:


“7 - O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.

8 O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor teu Deus” (Deuteronômio 28. 7-8)

 A Conclusão da Oração:

“E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”. (1 Crônicas 4. 9,10).

 Você notará que quando nos dedicamos a ler os versículos anteriores e posteriores a essa narrativa de Jabez, encontramos repetidas vezes as frases “pai de”, “filho de” e “irmão de”.

No entanto, não encontramos nenhuma dessas palavras com respeito a esse humilde homem, que fez uma oração extraordinária. Ele tinha mãe, pai e foi mais ilustre do que seus irmãos, mas não foi relacionado a ninguém citado neste livro. Se alguém nesse livro pode ser identificado como um “Zé Ninguém”, esse alguém era Jabez.  O desconhecido que ficou bem conhecido e muito bem falado.

É com o desconhecido Jabez, que após se tornar conhecido, que aprendemos três grandes lições:

1)   Um pequeno começo de lutas não significa uma vida inteira de limitações.

2)   Nenhum sucesso será totalmente seguro sem a benção, a presença e o poder de Deus.

3)   Quando é o próprio Deus que abençoa uma vida, não sobra lugar para a culpa.  (Os dons de Deus são sempre justos e apropriados).

O melhor horizonte para ter suas fronteiras ampliadas, é colocar toda sua esperança nas promessas de Deus. Deus é Fiel e suas promessas são reais e verdadeiras.

Charles R. Swindoll, em seu Livro Vidas Incríveis, diz o seguinte:

“Se você nem ao menos considerar a possibilidade de que pode fazer parte de um mundo muito maior, você está fadado a permanecer como um prisioneiro ignorante e feliz do mundo em que vive hoje. Não fique aí”. (3)

Se você se sente morto e totalmente sem vida, lembre-se do que Disse Jesus: “sai para fora”.  (João 11.43).

Ouse pedir de forma humilde mais pretensiosa.


Referências:

(1)    SANDERS, J. Oswald. A Spiritual Clinic: A Suggestive Diagnosis and  Prescription for problems in christian life and service. Chicago: Moody Prees, 1958. Pg. 120.

(2)    SWINDOLL, Charles R. Vidas Incríveis: histórias fascinantes sobre vidas esquecidas. Trad. Eloisa Pasquini. São Paulo: Ágape: 2013. Pg. 253.

(3)    Ibid., Pg. 267.

Nenhum comentário:

Postar um comentário