RESISTA À TENTAÇÃO

RESISTA À TENTAÇÃO
Por: Tomás de Kempis. (1380-1471).



1 . Enquanto vivermos neste mundo, não passaremos sem tribulações.
Conforme está escrito em Jó: “não é pesado o labor do homem sobre a terra?” (Jó 7.1).
Cada qual, portanto, deve estar atento às tentações, vigiando e orando, para que o diabo não encontre ocasião para enganá-lo, porque ele nunca dorme e está sempre à espreita procurando a quem possa devorar.
Não há homem tão perfeito e santo que não seja por vezes tentado, e das tentações ninguém nunca está livre por completo.

2 . Todavia, as tentações são muitas vezes úteis, mesmo que incômodas e poderosas, porque por elas o homem é humilhado, purificado e instruído.
Todos os santos passaram por muitas tribulações e tentações, e delas se beneficiaram.
Os que não suportaram as tentações foram reprovados e se afastaram.
Não há ordem tão santa, nem lugar tão secreto, onde não haja tentações ou adversidades.

3 . Não há homem que esteja totalmente livre das tentações enquanto viver sobre a terra, porque a raiz do mal está dentro de nós. Nascemos inclinados para o mal.
Quando uma tentação ou tribulação se vai, outra vem. Portanto, sempre haverá algo que nos faça sofrer, porque caímos de nossa posição de felicidade.
Muitos buscam fugir das tentações e, no entanto, caem mais deploravelmente ainda nelas.
Não é possível vencê-las apenas fugindo, mas pela paciência e verdadeira humildade nos tornamos mais fortes que todos os nossos inimigos.

4 . Pouco adianta quem evita as tentações apenas exteriormente e não as extirpa pela raiz. Sim, porque as tentações em breve voltarão, e será ainda pior que antes.
Aos poucos, com paciência e resignação, e mediante a ajuda de Deus, você vencerá mais facilmente do que com violência e obstinação.

5. Todas as tentações começam com a inconstância de espírito e a pouca confiança em Deus.
Porque assim como as ondas balançam o navio sem leme de um lado para o outro, também as tentações atacam de várias maneiras o homem negligente que abandona seu propósito.
O fogo prova o ferro; a tentação, o homem justo.
Muitas vezes, não sabemos do que somos capazes, mas as tentações nos mostram quem somos.
...
8 . As tentações e tribulações provam o homem e mostram quanto ele progrediu. Sua recompensa assim é maior, e as virtudes recebidas se revelam plenamente.
Não é também grande coisa ser o homem devoto e fervoroso em momentos de tranquilidade. Se, contudo, em tempos de adversidade ele se portar com paciência, então há esperança de grande progresso na graça.

KEMPIS. Tomás de. IMITAÇÃO DE CRISTO. Livro 1 - Conselhos úteis para a vida Espiritual.

Clássicos da Literatura Cristã. Trad. Almiro Pisetta, Antivan Guimarães. 1 Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2015. Págs. 409-410.

Nenhum comentário:

Postar um comentário