ADORAÇÃO E SERVIÇO

Novembro para a Denominação Batista é quando se celebra o mês da música. Durante todo o mês as igrejas têm a oportunidade de conhecer mais de perto algumas áreas deste ministério. É também no calendário anual da Igreja Batista, o segundo domingo de novembro o Dia Nacional do Diácono Batista, que se destaca como um ministério de serviço na igreja.

Infelizmente em se tratando de música, existe em grande parte de nossos ministérios, uma "Liturgia" que associa a adoração congregacional exclusivamente com canções. Poucos líderes se preocupam com elementos de adoração a Deus que não seja a música. No livro de Atos, temos um exemplo de algumas dessas atitudes de adoração que, muitas vezes, são completamente distintas da música.

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." (Atos 2:42).

Aqui temos grandes elementos que precisamos incluir em nossa lista de necessidades de um ministério de Louvor & Adoração. Eles devem ser as prioridades absolutas em nossos grupos musicais, como também em nossa vida de adoração pessoal.

Vejamos o primeiro: a Verdade.

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, ..."

Precisamos compreender, antes de qualquer coisa, que verdade se distingue totalmente de leis e regras impostas por homens que buscam satisfazer sua necessidade de poder ou justiça.

Jesus sempre condenou a religião composta apenas de regras. Fez suas mais duras críticas, aos religiosos que baseavam sua adoração em leis injustas e rígidas. Conclamou o povo a uma única verdade simples, e a resumiu numa única frase: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo." (Lucas 10:27). Pronto, está definido que a verdade bíblica se baseia em amor a Deus e ao próximo.

Vejamos o segundo: a Comunhão

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, ..."

Um dos ingredientes mais complexos da verdade de amar a Deus e ao próximo é a comunhão que ela exige de nós. Isso mesmo, a partir do momento que você coloca Deus no centro de sua vida, impreterivelmente o “próximo” virá junto com Ele. Passaremos então a usufruir a COMUNHÃO com os irmãos, fruto dessa centralidade e da verdade de Deus na nossa vida.

Vejamos o terceiro: o Serviço

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, ..."

O serviço traz propósito à adoração. Na verdade, adquirimos uma dupla responsabilidade quando assumimos a Verdade & Comunhão como peças fundamentais em nosso ministério. Além de louvar a Deus, a adoração nos impulsiona ao serviço ao próximo. A experiência de adoração que temos enche-nos de amor, e esse amor é levado aos que necessitam dele.

Por isso, adoração e serviço, estão intimamente ligados, um te leva ao outro, um não consegue viver sem o outro. Separá-los é como tentar distinguir o gás-carbônico do oxigênio enquanto respiramos, é algo impossível de se fazer apenas com o nariz.
"Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará." (João 12:26).
Jesus (Marcos 10:45) disse: "Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." É por isso que quando se via frente à multidão de pessoas que o acompanhava tinha "grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor." (Mateus 9:36). Seu ministério estava totalmente voltado às pessoas, era para elas (pessoas) que tinha vindo.

Alegra-nos muito que no segundo domingo de novembro durante o mês da Música e no Dia do Diácono Batista estes dois elementos estão bem presentes: Adoração e Serviço.

Neste segundo domingo de novembro estaremos consagrando 13 novos diáconos para o serviço na igreja: Alcir Dias da Silva, Andréa Dias Cezar de Oliveira, Antonio Milton de Souza, César Romero da Costa, Daisy Míriam de Souza Camargo, Luís Cláudio Lima Botelho, Márcia Valéria Januária de Souza, Maria Dalva Ferreira de Oliveira, Natan Paulo da Conceição, Newton Cezar Rodrigues de Oliveira, Paulo Roberto do E. S. de Souza, Sandra Rosales Pena Botelho e Virgínia Rozário.

Parabéns aos novos diáconos e parabéns a Primeira Igreja Batista de Campo Grande -RJ. Que juntos trabalhemos para que nossa Adoração seja realmente um serviço relevante para o Reino de Deus.

Pr. Carlos Elias de Souza Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário